Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
laryro

Duvida quanto ao particionamento do hd com o vista já instalado

Recommended Posts

Olá!

Eu uso o vista há bem pouco tempo, mas não sou leiga com computadores.

Porém, me chegou a informação de que o hd podria ser particionado com o Vista já instalado no sistema.

Mas tenho algumas dúvidas...

1) É possível fazer isto com o Vista Home Basic?

2) Essa partição é real ou é só para o Vista? Por exemplo, se eu precisar formatar futuramente o computador, o hd vai continuar com as duas partições ou vai ser só uma, como se a partição só fosse uma espécie de pasta do windows vista??

:unsure:

É isso.

Obrigada!

Laryssa Rocha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá!

Eu uso o vista há bem pouco tempo, mas não sou leiga com computadores.

Porém, me chegou a informação de que o hd podria ser particionado com o Vista já instalado no sistema. Mas tenho algumas dúvidas...

1) É possível fazer isto com o Vista Home Basic? 2) Essa partição é real ou é só para o Vista? Por exemplo, se eu precisar formatar futuramente o computador, o hd vai continuar com as duas partições ou vai ser só uma, como se a partição só fosse uma espécie de pasta do windows vista??

:unsure: É isso. Obrigada! Laryssa Rocha

Oi Larissa!

amiga, eu tenho um modo bem simples e prático, mas lhe peço que preste bem atenção e se fizer errado, repita novamente quantas vezes quiser,ok:

ORIENTAÇÕES:

1. Naquele "globinho" colorido, que é o MENU INICIAR > Iniciar Pesquisa > escreva Gerenciamento de computador;

2. Clique no Gerenciamento de computador > aparecerá um quadro com várias funções, aí clique lado direito mouse em Gerenciamento do Disco;

3. Aparecerá um quadrado grande onde estão seus drivers (c:\, d:\ e:\ e etc...

4. Clique com lado direito do mouse no c:\ (sistema e Inicialização, é onde está o Win Vista e outros programas...

5. Abrirá um quadrinho pequeno, com vários números em MB (mas é GB, "pro-forma)...

6. Clique na opção diminuir Volume, vai aparecer um pequeno quadradinho com 4 funções:

a) tamanho do disco onde está seu windows vista,

B) tamanho de diminuição disponível em MB (GB "pro-forma"),

c) opção para você escolher em MB, espaço a diminuir (sempre é GB) e...

d) quarta função é tamanho total da diminuição que resta no disco HD...

6. Escolhido o número em MB, clique nas opção diminuir e aguarde uns segundos;

4. Vai aparecer uma sobra em MB, justamente o que o windows disponibiliza para você, caso a escolha foi menor do disponibilizado

5. aplique a letra disponível num quadrinho B,E,F,G,H, etc... será criada então uma unidade lógica, se for o caso será E:\ ou :F\, porque o D:\ deverá ser o seu CD/DVD, portanto ficará assim:

6. c:\ Sistema - Básico - NTFS - Integro (Sistema, Inicialização, etc...)

e:\ Sistema - Básico - NTFS - Integro (Unidade Lógica)

f:\ Sistema - " " " (Unidade Lógica)

g:\ Modelo motherboard, para seu CD/DVD (partição primária);

Se você fizer tudo isso, mesmo errando, tente uma ou duas ou três vezes, etc... acertará na última!

Eu, por exemplo errei umas 3 vezes e na quarta acertei e particionei mais duas partições, tranquilamente (tudo é prática)!

Assim por diante, se quiser mais partições, você escolhe:

(d:\para filmes, e:\para MP3, f:\para Vídeos YOUTUBE, g:\para programas, h:\para cópias de textos do words, i:\para mensagens de e-mail, j:\para anexos de fotos pessoais, etc...

Caso você tenha um HD de 1TB, poderá particionar bastante e muito bem, mas com o uso do CD boot do WIN XP poderá ser até melhor...

Alerta: RESET sempre quando for acabar cada formatação (d:e:f:g:h:i:j:k:l:...)

Será que agora deu para entender?

Caso ainda tenha dúvida, retorne ao fórum, acho bom salvar esse tutorial, pode precisar outras vezes...

Imprima-o para fazer passo a passo e boa sorte.

.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais