Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testador de Pilha


Crazy Gamer

Posts recomendados

Caro bacon_gustavo,

Compra um multimetro para medir a TENSÃO DA PILHA !!! Se estiver aproximadamente 1,5v ela esta boa ... se estiver um pouco abaixo ela ja esta meio velha !!!

A existência da tensão na pilha medida com o multímetro não significa obrigatoriamente que ela tem/terá condição de fornecer a corrente necessária quando colocada para alimentar determinado aparelho. Isso porque a demanda de corrente automaticamente "joga" a tensão pra algo muito inferior aos "1,5VCC" medidos pelo multímetro com a "pilha solta".

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui na minha cidade apareceu um testador que se parece com um carregador de pilhas e baterias. ele tem entrada via conector para testar bateria 12v, a outro para 9v no aparelho e as comuns para quase todos os tipo de pilha de 1,5v grade, media, aaa, aa, a.

Tem um visor analogico e claro com marcação da tensão em vermelho em 12, 9, 1,5 e em amarelho o limite que o cara acho que pode ter as mesma.

ps. se você tiver um carregador a veio ou queimado você pode adapitar ele para ler os valores ai e mostra no multimetro analogico que pode ficar encaixado nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode estipular uma determinada tensão, acima da qual, a pilha seria considerada boa.

Mas, este testador terá que ter sua própria fonte de tensão, de 3v ou mais, que poderá ser uma bateria CR2032, por exemplo.

A tensão da pilha seria aplicada na entrada de um comparador de tensão como o CI LM339, onde a outra entrada estaria fixada na tensão escolhida para a pilha ser considerada boa. Na saída do comparador iria ligado o LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compra um multimetro de 13 conto, digital, aquele amarelinho, sabe, essa á bom heheheheh

menos que 1,3 ta ruim, dependendo do consumo da carga, mais 1,3 em vazio ja ta ruim, uma nova dá mais ou menos 1,5 a 1,6 em vazio, pelo proço do multimetro os componentes o ácido e a placa acho que vão sair mais caro heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como digam AMD disse, não basta apenas um multimetro pois o valor mostrado não significa que a pilha não tem capacidade de suprir corrente.

O brigado pela ajuda Mulder_Fox, vou dar uma pesquisada.

Não seria necessário impor uma resistência na pilha para ver se ela pode gerar corrente suficiente? Caso alguem tenha mais alguma dica ou ideia de como construir um, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Boa Noite!

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a montar um testador de pilhas (comuns). Pode ser algo bem simples, onde, se a pilha estiver boa, um LED acende. Grato desde já!

Experimente o multímetro da Minipa modelo ET-3021. É um aparelho que inclue um testador de pilhas e baterias muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...