Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Jony man

Projeto INTERNET2 - Dúvidas

Recommended Posts

é o seguinte pessoal expert do CDH.

andei pesquisando sobre a INTERNET2 e, até então só tenho encontrado material desatualizado e nao sei a quantas anda isso tudo

tenho dúvidas sobre o funcionamento, sobre sua possível implementação e como funciona, quem por exemplo fornece a estrutura, o que é necessário para uma possível implementação...

e outras dúvidas que acho que posso perguntar mais tarde

gostaria primeiramente de encontrar alguem que estivesse por dentro do assunto

OBRIGADO A TODOS ESPERO RESPOSTAS

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei pra ti esse material muito bom, olha:

FONTE: http://www.rnp.br/redes/internet2.html

Internet2

A Internet2 é uma iniciativa norte-americana, voltada para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para as comunidades acadêmica e de pesquisa. A iniciativa envolve mais de 200 universidades norte-americanas, além de agências do governo e indústria e visa ao desenvolvimento de novas aplicações como telemedicina, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais, entre outras que não são viáveis com a tecnologia Internet atual.

O objetivo final da iniciativa não é somente o desenvolvimento de pesquisas exclusivamente voltadas para a área acadêmica, mas também a transferência, ao setor comercial, das tecnologias desenvolvidas e testadas ao longo da execução dos projetos.

O Brasil, através do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vem acompanhando de perto o desenvolvimento da Internet2, tendo participado de vários encontros de trabalho de seus líderes. A participação formal do Brasil e de suas instituições de ensino superior e centros de pesquisa foi também incluída no acordo de cooperação em tecnologias para a educação, assinado em outubro de 1997, por ocasião da visita do presidente Clinton ao Brasil. Em março de 2000, a RNP e a University Corporation for Advanced Internet Development (Ucaid) assinaram o Memorandum of Understanding (MoU), que coloca, definitivamente, o Brasil como parceiro do projeto norte-americano.

A primeira conexão do backbone da RNP à Internet2 ocorreu em 29 de agosto de 2001 através do projeto Americas Path (Ampath). Em 2004, a comunicação com o projeto norte-americano passou a ser feita via Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). Atualmente, a RNP também compartilha um link direto à Internet2 com a Clara e com a Ansp (rede avançada de São Paulo), através do projeto Whren-Lila (Western Hemisphere Research and Education Networks – Links Interconecting Latin America).

Também tem esse outro artigo aqui, excelente:

http://www.webartigos.com/articles/15837/1/internet-2/pagina1.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais