Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diegobh

ERRO: CPU FAN FAIL ao ligar pc

Recommended Posts

Olá galera, tudo bem?

Fiz a atualização da minha BIOS ontem e tudo ocorreu bem.

Porém, quando fui ligar o pc hoje, aparece um aviso logo ao ligar o pc, e pede para que eu aperte F1 para poder continuar a ligar o pc. Eu aperto e ele roda o win normalmente.

O aviso que aparece é:

Warning: Your computer CPU Fan Fail or speed too low***

- You can also disable this warning in setup.

O que quer dizer esse aviso?

Tem algo de errado com meu pc?

A galera, eu não só atualizei a Bios, instalei também 2 Hds satas e troquei as memórias. Pelo razoável de inglês q eu sei, não me parece ter nada a ver com esse aviso essas coisinhas que eu fiz.

Minha placa mãe é a ASUS P5N-E SLI, versão da bios 1301 (antes da atualização estava a versão 0608)

A atualização serviu para poder suportar meus 8GB de memória, que anteriormente só suportava 4GB (o pc n chegava nem a carregar o OS e agora ocorre tudo normal, exceto por esse avisozinho chato aí...)

Alguém tem alguma ideia do que pode ser e de como resolver o problema?

Vi que esse aviso pode ser desabilitado na BIOS, mas gostaria de resolvê-lo. Quero que meu pc rode tudo 100% certo.

Baixei o ASUS PROBE e ele alerta que a placa mãe está quente: 51º C e alerta que CPU, CHASSIS, POWER, CHIPSET E CHASSIS2 estão todos vermelhos com 0 RPM o.O o que poderia ser?

valeu galera, abraços!!!

Editado por diegobh

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"speed too low"

Ajuste o Speedfan de sua placa-mãe para AUTO ou 100%. Ele está reclamando q a ventoinha do cooler do processador está lenta.

Compartilhar este post

Link para o post
"speed too low"

Ajuste o Speedfan de sua placa-mãe para AUTO ou 100%. Ele está reclamando q a ventoinha do cooler do processador está lenta.

Obrigado pela ajuda, porém tive problemas:

Fui lá na BIOS e achei a parte que você falou de CPU Fan Speed, porém ela está escrito de cinza, com valor de 0 RPM e não dá para selecionar nem mudar o valor...

Mais em cima tem as opções CPU Q-Fan Control e Chassis Q-Fan Control, que estavam desabilitadas. Habilitei as 2 para testar se depois de ativados podia mudar o valor de CPU Fan Speed porém do mesmo jeito continuou travada a opção.

Alguma ideia de como resolver?

Só uma dúvidazinha meio boba:

Como q o pc detecta a rotação do cooler? E eu andei instalando hds como eu disse acima e creio não ter deixado todos os sensores nos lugares corretos... Tipo eu n sei onde por cada um, CPU, VGA etc... Pode ser que esse erro esteja acontecendo por um sensor no lugar errado?

Baixei o ASUS PROBE e ele alerta que a placa mãe está quente 51º C e alerta que CPU, CHASSIS, POWER, CHIPSET E CHASSIS2 estão todos vermelhos com 0 RPM o.O o que poderia ser?

Obrigado pela ajuda!

Editado por diegobh

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique se o fio do meio do cooler que se conecta a placa-mãe esta danificado, e por ele que o sistema verifica a velocidade do cpufan, pelo que entendi, você instalou um hd e mais memoria e não melhorou a refrigeração do gabinete por isso a temperatura interna aumenta e o cpufan resfria o processador com o ar interno do gabinete e ja que este esta bem mais quente o não consegue resfriar o processador adequadamente e o sistema "pensa" que ele esta com poucas rotaçoes

Compartilhar este post

Link para o post
Verifique se o fio do meio do cooler que se conecta a placa-mãe esta danificado, e por ele que o sistema verifica a velocidade do cpufan, pelo que entendi, você instalou um hd e mais memoria e não melhorou a refrigeração do gabinete por isso a temperatura interna aumenta e o cpufan resfria o processador com o ar interno do gabinete e ja que este esta bem mais quente o não consegue resfriar o processador adequadamente e o sistema "pensa" que ele esta com poucas rotaçoes

acabei de verificar o cabo, ele está normal...

Hum... no caso o que poderia fazer então para diminuir a temp interna e da placa mãe?

O meu cooler é bem grandinho, é um Zalman CNPS7700-*****

O aviso fala que está abaixo dos 600RPM, e esse cooler temvelocidades bem superiores: 1000 a 1400RPM no modo silencioso e 1400 a 2000RPM no modo com pouco barulho...

Será q é problema no cooler?

O que eu achei estranho, é que esse aviso só apareceu depois da atualização da BIOs.

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentou fazer um Clear CMOS? E depois reconfigurar no SETUP as opções de rotação?

Provável que seja apenas um bug no sensor dessa nova versão de BIOS. Faça esse Clear CMOS e poste como ficam as temperaturas através do SETUP e também do Everest.

Compartilhar este post

Link para o post
Já experimentou fazer um Clear CMOS? E depois reconfigurar no SETUP as opções de rotação?

Provável que seja apenas um bug no sensor dessa nova versão de BIOS. Faça esse Clear CMOS e poste como ficam as temperaturas através do SETUP e também do Everest.

acabei de fazer o clear cmos, porém continua aparecendo o aviso.

Até achei no setup opção CPU Fan Speed, porém ela está cinza (não tem como alterar) e apresenta valor de 0 RPM.

Mais acima tem a opção de Controle Q-FAn, que está desabilitada. Eu Habilitei p/ ver se depois dava p alterar a velocidade de rotação mas deu no mesmo...

Uma coisa q achei estranho quando tva dando o reset de CMOS é q na MB, onde tem CPU_FAN, parece um jumperzinho c 4 pinos, não tem nda ligado (o plugzinho...)

As temperaturas são as seguintes:

- Bios -

CPU: 47 C

MB: 36 C

- Everest -

CPU: 58 C

MB: 43 C

- Asus PC PROBE -

CPU: 46 C

MB: 43 C

Compartilhar este post

Link para o post

Esses pinos (CPU_FAN) são de alimentação do Cooler: coloque aí o conector de energia do Cooler.

Mas agora algo me deixou confuso: onde exatamente esta conectado o conector de energia do Cooler neste momento?

Compartilhar este post

Link para o post
Esses pinos (CPU_FAN) são de alimentação do Cooler: coloque aí o conector de energia do Cooler.

Mas agora algo me deixou confuso: onde exatamente esta conectado o conector de energia do Cooler neste momento?

Só tem 1 fiozinho fino saíndo do cooler, na verdade são 3 fioszinhos colados um no outro: preto, vermelho e branco. Tem uma etiquetazinha no fio escrito FAN. Saí do cooler e liga na parte da frente do pc, n deu p ver direito onde é porque o gabinete é fechado na parte que o fio vai, mas fica na parte frontal, perto da ventoínha.

Só p informar, meu gabinete é um Wisecase WSK-5566

PS: Tem 2 anos q tenho o pc e só agora reparei q o cara q montou ele instalou a ventoínha 12x12 c/ neon azul na parte da frente do gabinete e não na traseira como a descrição no site da wisecase apresenta. Será q isso está influenciando no aquecimento também?

Editado por diegobh

Compartilhar este post

Link para o post

Olha: o conector de energia dos coolers tem formato único, ou seja, não será possível você conectar o conector do cooler erradamente no próprio conector CPU_FAN (na placa-mãe) pois encaixará de uma única forma.

Agora sobre a ventoinha: eu fico de orelha em pé: pode ser somente que o montador colocou a ventoinha na parte da frente porque no projeto dele a preferência era de a ventoinha puxar ar fresco ao invés de expelir ar quente, ou na pior das hipóteses ele colocou a ventoinha errado em todos os sentidos e nesse caso a ventoinha estaria expelindo o ar fresco:wacko:!

Em todo caso você pode sim refazer esta instalação da refrigeração do seu case, continuando à ficar sempre atento nos conectores corretos:).

Compartilhar este post

Link para o post
Olha: o conector de energia dos coolers tem formato único, ou seja, não será possível você conectar o conector do cooler erradamente no próprio conector CPU_FAN (na placa-mãe) pois encaixará de uma única forma.

Agora sobre a ventoinha: eu fico de orelha em pé: pode ser somente que o montador colocou a ventoinha na parte da frente porque no projeto dele a preferência era de a ventoinha puxar ar fresco ao invés de expelir ar quente, ou na pior das hipóteses ele colocou a ventoinha errado em todos os sentidos e nesse caso a ventoinha estaria expelindo o ar fresco:wacko:!

Em todo caso você pode sim refazer esta instalação da refrigeração do seu case, continuando à ficar sempre atento nos conectores corretos:).

mas o problema é q n tem nda ligado no CPU_FAN (na placa mãe) e o cooler tá rodando... Só tem um fiozinho saindo dele e vindo p parte da frente...

N sei se o cara teve motivos p/ ligar a ventoínha na frente, mas sempre foi assím e só hoje, depois de 2 anos, instalar mais mem e hd e de atualizar a BIOS q deu esse aviso. =P já n sei mais o q fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

A instalação do conector do cooler do processador foi feita de forma errada. O cooler está ligado no conexão de ventilação auxiliar ao invés do conector de ventilação do processador.

Muito me impressiona que alguém tenha montado e feito uma bobagem dessas. Troque o conector para o CPU_FAN e nenhuma mensagem de erro será exibida.

Compartilhar este post

Link para o post
A instalação do conector do cooler do processador foi feita de forma errada. O cooler está ligado no conexão de ventilação auxiliar ao invés do conector de ventilação do processador.

Muito me impressiona que alguém tenha montado e feito uma bobagem dessas. Troque o conector para o CPU_FAN e nenhuma mensagem de erro será exibida.

hum...

Estou na aula agora e assím que chegar em casa irei verificar e responderei aqui.

Muito Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei que eu levei no téc que faz manutenção na empresa do meu pai.

Ele disse que o cooler estava rodando mais lento (o.O q novidade, sério?), e como eu falei que não era para trocar, ele limpou todo i tal. Ajeitou as ligações do pc.

Porém quando chegou aqui em casa o PC NEM LIGOU o.O

O que será que pode ter acontecido?

Levei lá, e verificamos placa de vídeo, mem, hd... E nada.

O pc liga, o cooler roda, o coolerzinho da placa de video também roda, porém o monitor n liga, as luzes do teclado também n ligam e o mouse óptico também n liga...

Acabou que deixei lá de novo para ele verificar, disse que amanhã me responderia. Adiantou falando que é placa mãe...

O que vocês acham???

Eu n sei n... Sei que deixei meu pc lá funcionando TUDO, acusando ao ligar q a cpou speed fan estava mais lento que o normal, mas você apertava F1 e o pc ligava normalmente e funcionana normalmente.

Agora o cara me devolve o pc sem nem ligar e diz que é placa mãe???

vocês tem alguma ideia?

Compartilhar este post

Link para o post
Deu um clear CMOS em sua placa mãe?

sim. Tinha dado antes de enviar p/ manutenção. Porém o aviso da baixa velocidade do cooler continuou, mesmo após o clear CMOS.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei todos os pentes da mem. Anteriormente a esse erro do cooler, o pc n tva ligando com os 8gb.

Atualizei a bios e ligava normalmente, funcionanava normalmente, porém estava esquentando muito o cpu e a placa mãe, além de antes de entrar no OS, aparecia o aviso do cpu s´peed fan e tinha que apertar F1 p/ continuar.

Depois que busquei meu pc na manutenção, nem ligar ele liga. N sei se é importante, mas logo após apertar o botão de ligar, ele dá um beep, curto e de altura média. Nessa hora as 3 luses de teclado acendem (numlock, capslock,scroollock). O beep acaba, as luses apagam, e nada do pc ligar...

Fica rodando o cooler, as ventoínhas (2) e a ventoínha da placa de vídeo.

também já testei a placa de vídeo em outro pc e funcionou normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

esse bipe não é coisa de BIOS travada, não???? tipo erro de clock????

Compartilhar este post

Link para o post
Testou sua placa de vídeo em outro slot dessa placa mãe?

Eu até tentei, mas a placa de vídeo é muito grande e ela tampou os slots SATA da placa mãe =/ N dá p/ ligar a placa de vídeo no slot de baixo porque senão n liga os hds, gravador sata....

esse bipe não é coisa de BIOS travada, não???? tipo erro de clock????

n sei... Pode ser?

Se for, um clear cmos resolve?

--------------------

Bom galera, eu levei lá de novo e me falaram que é a placa mãe. Pediram uma outra para testar. Estou aguardando respostas. Agora uma dúvida:

Um erro de CPU FAN SPEED, pode queimar ou danificar a placa mãe?

Fiquei sem ligar o pc e mandei p/ manutenção justamente p/ n danificar.

Ainda avisei, quando deixei minha máquina no suporte, que as temperaturas do processador e placa mãe estavam altíssimas, de acordo com a BIOS, o Everest e o ASUS PROBLE II.

Estava tudo funcionando PERFEITAMENTE, só que aparecendo o aviso de cpu fan speed. Então eu simplesmente desliguei o pc e mandei para manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

ae pessoal, eu tenho uma m2n-sli com athlonx2 6000, e to tendo um problema semelhante

- qualquer fan ( 3 ou 4 pinos) no conector do cpu, só funciona alguns segundo antes do POST, ficando desligado e indicando 0RPM

- já os fans q estão conectados no conector "chassis", rodam normalmente, mas tem leitura de 0 rpm na bios...

- o fan ligado no conector "Power", roda e é o único q dá leitura na bios?!!!?!?!

Coisa loca né, já tentei os procedimentos, de resetar a bios, desabilitar os cool'nquiet e etc, testei todos os coolers diretamenete na fonte, ta tudo funcionando, mas o conector do cpu parece estar bugado...

O mais lógico seria ele não funcionar em hipótese alguma, mas ele para de funcionar logo q a bios é carregada..

O mais estranho é q a meses não faço nenhuma modificação, de hardware nem over, simplesmente hj comoçou dar isso...

Editado por Salmonella

Compartilhar este post

Link para o post

Salmonella

Você atualizou a BIOS desse PC???

Se os conecotres são de 4 entradas, e os Fans, são de encaixe de 3 entradas... então está correto marcar 0 rpm, geralmente, o quarto encaixe, é o contador de RPM dos Fans...

Agora tem placas que fazem a contagem apenas pelo conector convencionar, que seriam 3 entradas, ao invés de 4....

Agora, quanto a desligar, você desabilitou a opção cool nquiet?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais