Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Kreitos

Por que usar Java?

Recommended Posts

Ola pessoal, gostaria da opinião de vocês, quais as vantagens e desvantagens de ultilizar a programação java e se você ultiliza outra linguagem(qual ?).

Desde já valeu.

^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a principal comparação que costuma acontecer é entre Java e C++. Uns defendem ferrenhamente um lado, outros dão a vida pelo outro, quando o ideal seria fazer o que você está fazendo.:P

Eu acredito que as principais vantagens de java são a portabilidade e um maior controle sobre o ambiente de desenvolvimento. Por java ser uma linguagem de máquina virtual, é bem fácil levar o programa de um sistema operacional para o outro. Além disso, Java oferece um ambiente de desenvolvimento no qual a máquina virtual se encarrega de diversas atividades e evita erros que o programador pode vir a cometer, isso inclusive é um dos fatores responsáveis pela grande popularidade dos jogos de celular em Java, já que não há riscos desses jogos danificarem os aparelhos. Em contrapartida, todo esse controle que é tirado das mãos do programador e que é jogado para o compilador ou máquina virtual dão ao programador um pouco menos de poder, e pelo fato de haver uma etapa interpretada, Java apresenta uma pequena perda de desempenho que já vem sendo amenizada há um tempo.

Quanto a C++, umas das principais vantagens são o grande poder oferecido ao programador e uma maior velocidade(vale lembrar que C e C++ são umas das linguagens mais rápidas que existem). C++ permite que você faça basicamente tudo, se der erro o problema é seu, por isso é necessário que o programador saiba o que está fazendo ao programar nessa linguagem para evitar alguns acontecimentos bem estranhos.:mellow: É só lembrar do homem aranha: "com um grande poder, vêm grandes responsabilidades", então apesar de oferecer uma das melhores performances e de dar ao programador todas as possibilidades de otimização, é necessário cuidado redobrado a fazer qualquer coisa, por exemplo uma utilização errada de ponteiros pode causar muitos problemas.

Em suma, cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, há diversas outras linguagens que também devem ser analisadas, como Python que é uma linguagem interpretada bastante popular e intuitiva, mas que peca um pouco em termos de velocidade para aplicações mais pesadas. E vale lembrar que determinar a linguagem a ser utilizada em um certo projeto é algo bastante importante, e isso pode ser a causa de muitas noites mal dormidas.:wacko:

Bem, já escrevi um bocado.:D Não sei se esclareci muito bem a sua dúvida, então se ainda tiver perguntas, fique à vontade para fazê-las. E vale lembrar: não há linguagem melhor ou pior, então para cada situação deve-se escolher bem a linguagem que melhor resolve o problema em questão.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado pelo comentario me ajudou muito. Uma duvida, essa questão de velocidade das linguagens chega a ser percebida pelo usuario ou depende da ultilização?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da utilização.

Por exemplo: há algum tempo eu vi uma palestra na qual o palestrante disse que fez um programa que analizava as milhares(ou milhões) de operações realizadas por um determinado programa e selecionava apenas uma pequena parte dessas, como umas 10 ou 20. Essa análise era feita para encontrar possíveis bugs ou brechas no programa, e então corrigí-las para evitar a má utilização desses por terceiros.

O responsável pela elaboração deste programa disse que na primeira versão utilizou a linguagem Python, e era necessário algo em torno de 1 a 2 dias.(sim, dias) Ele então decidiu refazer o programa em C++, e como resultado o programa passou a rodar em 2 a 4 horas. Espantoso não?:eek:

Em contrapartida, se alguém te pedir para fazer um sistema de administração de lojas por exemplo, C++ não seria uma boa escolha, é mais interessante fazê-lo em java por levar menos tempo e também por ser mais fácil de portar para outros sistemas operacionais, no caso de as lojas em questão não utilizarem apenas um SO, e também esse não é o tipo de programa que exige uma grande capacidade de processamento ou desempenho em tempo real, então no fim das contas o desempenho do programa em Java ou C++ acaba sendo o mesmo, logo seria mais interessante utilizar Java para este propósito.

Então no fim das contas a diferença de desempenho está intimamente ligada ao propósito do programa e inclusive é comum alguns buscarem a linguagem que supostamente oferece o maior desempenho quando na verdade a sua aplicação não precisa disso tudo, é como matar uma formiga com uma bala de canhão.;)

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×