Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kreitos

Por que usar Java?

Recommended Posts

Ola pessoal, gostaria da opinião de vocês, quais as vantagens e desvantagens de ultilizar a programação java e se você ultiliza outra linguagem(qual ?).

Desde já valeu.

^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a principal comparação que costuma acontecer é entre Java e C++. Uns defendem ferrenhamente um lado, outros dão a vida pelo outro, quando o ideal seria fazer o que você está fazendo.:P

Eu acredito que as principais vantagens de java são a portabilidade e um maior controle sobre o ambiente de desenvolvimento. Por java ser uma linguagem de máquina virtual, é bem fácil levar o programa de um sistema operacional para o outro. Além disso, Java oferece um ambiente de desenvolvimento no qual a máquina virtual se encarrega de diversas atividades e evita erros que o programador pode vir a cometer, isso inclusive é um dos fatores responsáveis pela grande popularidade dos jogos de celular em Java, já que não há riscos desses jogos danificarem os aparelhos. Em contrapartida, todo esse controle que é tirado das mãos do programador e que é jogado para o compilador ou máquina virtual dão ao programador um pouco menos de poder, e pelo fato de haver uma etapa interpretada, Java apresenta uma pequena perda de desempenho que já vem sendo amenizada há um tempo.

Quanto a C++, umas das principais vantagens são o grande poder oferecido ao programador e uma maior velocidade(vale lembrar que C e C++ são umas das linguagens mais rápidas que existem). C++ permite que você faça basicamente tudo, se der erro o problema é seu, por isso é necessário que o programador saiba o que está fazendo ao programar nessa linguagem para evitar alguns acontecimentos bem estranhos.:mellow: É só lembrar do homem aranha: "com um grande poder, vêm grandes responsabilidades", então apesar de oferecer uma das melhores performances e de dar ao programador todas as possibilidades de otimização, é necessário cuidado redobrado a fazer qualquer coisa, por exemplo uma utilização errada de ponteiros pode causar muitos problemas.

Em suma, cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, há diversas outras linguagens que também devem ser analisadas, como Python que é uma linguagem interpretada bastante popular e intuitiva, mas que peca um pouco em termos de velocidade para aplicações mais pesadas. E vale lembrar que determinar a linguagem a ser utilizada em um certo projeto é algo bastante importante, e isso pode ser a causa de muitas noites mal dormidas.:wacko:

Bem, já escrevi um bocado.:D Não sei se esclareci muito bem a sua dúvida, então se ainda tiver perguntas, fique à vontade para fazê-las. E vale lembrar: não há linguagem melhor ou pior, então para cada situação deve-se escolher bem a linguagem que melhor resolve o problema em questão.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado pelo comentario me ajudou muito. Uma duvida, essa questão de velocidade das linguagens chega a ser percebida pelo usuario ou depende da ultilização?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da utilização.

Por exemplo: há algum tempo eu vi uma palestra na qual o palestrante disse que fez um programa que analizava as milhares(ou milhões) de operações realizadas por um determinado programa e selecionava apenas uma pequena parte dessas, como umas 10 ou 20. Essa análise era feita para encontrar possíveis bugs ou brechas no programa, e então corrigí-las para evitar a má utilização desses por terceiros.

O responsável pela elaboração deste programa disse que na primeira versão utilizou a linguagem Python, e era necessário algo em torno de 1 a 2 dias.(sim, dias) Ele então decidiu refazer o programa em C++, e como resultado o programa passou a rodar em 2 a 4 horas. Espantoso não?:eek:

Em contrapartida, se alguém te pedir para fazer um sistema de administração de lojas por exemplo, C++ não seria uma boa escolha, é mais interessante fazê-lo em java por levar menos tempo e também por ser mais fácil de portar para outros sistemas operacionais, no caso de as lojas em questão não utilizarem apenas um SO, e também esse não é o tipo de programa que exige uma grande capacidade de processamento ou desempenho em tempo real, então no fim das contas o desempenho do programa em Java ou C++ acaba sendo o mesmo, logo seria mais interessante utilizar Java para este propósito.

Então no fim das contas a diferença de desempenho está intimamente ligada ao propósito do programa e inclusive é comum alguns buscarem a linguagem que supostamente oferece o maior desempenho quando na verdade a sua aplicação não precisa disso tudo, é como matar uma formiga com uma bala de canhão.;)

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×