Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Agricio

COP8SAA720N8 (Alguém conhece os macetes para se programar esse µcontrolador?

Recommended Posts

Olá,

Esse µcontrolador produzido pela NATIONAl de apenas 20 pinos não tem os

pinos "C0 e C1" que poderiam ser usados para receber dados de programação

via "INTERFACE SERIAL MAX232" ou seja, via "RX e TX".

Pergunto: Alguém já programou esse µcontrolador ou sabe qual seria o

procedimento para tal?

Obrigado

Agricio

agric@hotmail.com

Editado por Agricio
Identificação e agradecimentos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja olhou o datasheet?

Para programar por RS-232 ele precisa estar pré-programado com um bootloader.

Compartilhar este post

Link para o post

esse C.I. é novo. Está em branco. (zerado)

Compartilhar este post

Link para o post

então olhe o datasheet e veja como se programa essa birosca ou então vá no site da national e veja se eles tem algum programador, ou ainda escreva no google "National mcu programmer"

como eu acabei de dizer, para programar por RS-232 tem que estar pré-programado com o bootloader, SE ele não está pré-programado então não tem como programar por RS-232, LOGO você precisa usar um PROGRAMADOR para o mesmo...

Espero que tenha entendido.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido SCORPIO

Por "National mcu programer" eu ainda não procurei. Vou fazer isso já.

Obrigado

Agricio

Saint Joseph of the Fields = São José dos Campos

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Agricio, dê-nos retorno quando resolver sua dúvida ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido Moderador: Vai demorar um pouco p/ resolver, mesmo porque as informações encontradas são de 1994 a1997 e uma porção de links do site da NATIONAL estão desativados. O Programa WCOPIDE já era. Mas tem bastante informação boa lá.

Obrigado

Agricio

Editado por Agricio
Corrção geral

Compartilhar este post

Link para o post

Ok colega Agricio!, foi só para alertar!, estaremos acompanhando!...

Obrigado pelo retorno!...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo... mas me diga, qual é a necessidade de usar um microcontrolador ultrapassado? E sendo de 93~97 provavelmente ele era do tipo "one time burn" ou com EPROM apagável por UV...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro SCOPIO

Esse C.I. é usado em uma porção de "esteiras ergométricas" e não raro acontece de o pessoal ligar esses aparelhos em 220 volts e esquecer que a esteira é p/ ser usada em 110 volts. A esteira funciona algum tempo por ser sem transformador de entrada e então de repente entra tudo em curto, inclusive esse C.I. . Então p/ não ter que ficar mudando o circuito ou estar fazendo adaptações, seria muito mais fácil "aprender" como se programa o mesmo, tendo em vista que o C.I. em branco

é facilmente encontrado no comércio.

Já adaptei outras formas de controle quando acontece essas

"desgraças, mas, às vêzes não compensa.

Ademais, adaptação é a minha especialidade, mas podendo deixar tudo original é sempre melhor.

Obrigado

Agricio

agric@hotmail.com

eletronicabarbo@gmail.com

Editado por Agricio

Compartilhar este post

Link para o post

Então procure as versões mais novas desse CI ja que ele é tão antigo, por exemplo, o 16F877 passou por várias atualizações desde 97, e continua até hoje com a mesma pinagem e ja tem a versão 16F877A. Infelizmente é tudo que tenho a dizer sobre o caso...

Compartilhar este post

Link para o post

Agricio, só uma perguntinha...

Você tem o arquivo para gravar no microcontrolador?

Você quer saber como gravá-lo ou como fazer o programa?

Compartilhar este post

Link para o post

SOSHIP

Eu preciso das duas coisas, mesmo porque sou "cego" em programação.

De tanto vasculhar na INTERNET e em tudo quanto é site da NATIONAL acabei por encontrar uma porção de informações que me renderam alguns frutos.

Montei uma intarface com o MAX232 na certeza absoluta que iria encontrar os pinos correspondentes ao C0 e C1 no C.I COP8SAA720N8, mas, contudo, entretanto, esse C.I. não tem os pinos correspondentes ao C0 e C1.

Por que C0 e C1? Por ter encontrado outras informações que usando essas duas entradas é possivel gravar os COP8 pelas informações RX e TX. (em HEX)

Como não obtive sucesso tenho tentado então gravar pelos S0, SK e SI., invertendo aleatóriamente esses terminais.

Encontrei no SITE da NATIONAL um arquivo com os dados para se controlar o PWM desse C.I. que me parece ser exatamente o que preciso.

O problema me parece estar exatamente na interface ou talvez no arquivo que parece ser para o COP822

O arquivo eu µpei para o meu disco virtual, caso queira dar uma olhada, é só baixar pelo link a seguir:

http://www.4shared.com/file/104418904/5c282c9f/Dados_para_programao_de_velocidade_do_COP8_AN-824.html

Os dados desse arquivo eu copiei em BASIC STAMP v.2.4.2 exatamente como está aí.

Caso queira dar uma força, agradeço, pois o propósito do tópico é esse mesmo.

Agricio

agric@hotmail.com

Editado por Agricio

Compartilhar este post

Link para o post

Agricio,

infelizmente com este micro não posso ajudar... nem faz sentido aprender quando já programo outras 2 linhas.

Agora, se você quisesse aprender com AVR, PIC ou outro micro mais popular, não faltaria ajuda aqui no forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu acredito que fiz bem em desiludir o CLIENTE e ter adaptado um circuito que eu mesmo "bolei", com a única desvantagem de ele ter que controlar a rotação com um

potênciometro mecanico até que eu consiga uma solução definitiva para o mesmo.

Como essa esteira é de uma academia, o 'DONO" dela vivia me apressando, (enchendo o saco, mesmo), então eu dei essa opção e ele aceitou numa boa.

Mas eu tenho que encontrar uma solução para outros casos que aparecem.

Eu entendo a insistência em colocar algum PICxxxxx no lugar, mas veja, eu tenho também que mudar a PCI e isso é o que eu mais evito de fazer.

Obrigado

Agricio

agric@hotmail.com

eletronicabarbo@gmail.com

Editado por Agricio
Correção geral

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa mudar a placa, você monta uma placa "filha" que encaixe nos furos do antigo microcontrolador, assim você tem acesso à tensão e a todos os sinais e ao invés de mudar a placa é só uma a mais que se encaixa num soquete de CI de 20 pinos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais