Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
doraimom

Problemas diversos de audio

Recommended Posts

Olá.

Já estou ficando irritado aqui com os problemas de som do Ubuntu Desktop, mas creio que servirá para que eu aprenda a corrigir os problemas gerais de som de uma vez por todas.

O primeiro problema que estou tendo é que o microfone esta capturando o som com volume muito baixo, apesar de tanto o capture e o capture 1 estarem com o volume no máximo. Constatação pelo skype test, programa de gravação de voz, e conversa com amigos pelo skype.

Nas configurações de entrada e saída de audio do Skype, existem as opções: Default device, HDA intel (hw;intel,0), HDA intel (plughw;intel,0),HDA intel (plughw;intel,1), HDA intel (hw;intel,1), HDMI, headset e pulse. Eu acabei deixando tudo em: HDA intel (hw;intel,0).

Segundo problema é que o comando alsa-conf que eu costumava utilizar não está instalado com o alsa do ubuntu.

Terceiro problema é que não estou conseguindo fazer com que mais de um programa injete som na caixa de som, por exemplo, se eu toco uma música e ligo o skype, o skype não funciona. Se ligo o skype e tento tocar uma música, a música não toca! Uma porcaria isso e isso acontece vez ou outra desde que uso o linux :angry::angry::angry::angry::angry:

Não existe uma configuração geral para resolver isso, ou vou ter de ir verificando e mudando as configurações de programa por programa de audio?

O amarok, não está tocando música nenhuma, apesar de outros players tocarem música normalmente como o movie player que vem com o Gnome, como o Rhythmbox, e outros fazem sem problemas. Como o amarok não tem porcaria de opção nenhuma de audio nas suas configurações, fico de mãos atadas para reslver este problema nele.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para configurar o volume do audio:

alsamixer

Já o caso do amarok pode ser uma dependencia faltando...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço o comando alsamixer. Rodando tanto como user, quanto como root, não aparece na listagem dele mic. POr isso eu to regulando o volume do capture e do capture 1 pela janela de controle de volume que tem perto do relogio na barra do sistema.

No alsamixer aparecem: PCM, front, IEC958 (como MM), IEC958 L (como 00), IEC958 P (como analog M), analog L (como MM), Digital (como analog 1), PC beep (como 00).Só existem estas opções.

Já o caso do amarok pode ser uma dependencia faltando...

Seria estranho isso já que foi instalado usando synaptic e ele carregou todas as dependencias sozinho. Só se carregou errado.

Compartilhar este post

Link para o post

doraimon, você não postou mas eu acho que estou adivinhando que você está usando o ubuntu Jaunty, né. Se for isso mesmo eu andei vendo que ele anda dando problema c/ som da Intel e c/ o Amarok (que no Intrepid 8.10 funcionavam). Se você entender inglês dê uma olhada no ubuntuforums.org que há vários tópicos sobre isso.

Também poste o resultado de lspci (no Terminal) pra gente saber as especificações da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post
você não postou mas eu acho que estou adivinhando que você está usando o ubuntu Jaunty
9,04 jaunty.
Se for isso mesmo eu andei vendo que ele anda dando problema c/ som da Intel e c/ o Amarok
Do amarok eu vi sim que muita gente tem tido problemas, principalmente no ubuntu. Segundo me falaram, os problemas ocorrem porque agora o som é gerido por um tal de phonon (não sei direito ainda o que é).

De todo jeito eu resolvi o problema do amarok, instalando a versão 1.4.4.

Quanto ao som, meu problema continua sendo não conseguir tocar som de 2 programas ao mesmo tempo. Apesar de ter posto ALSA em todas as configurações, o problema está longe de ser corrigido.

saída do lspci:

eu-laptop:/home/eu# lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 0c)

00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 PCI Express Root Port (rev 0c)

00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)

00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 02)

00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 02)

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)

00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)

00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 02)

00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 4 (rev 02)

00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)

00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)

00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)

00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 02)

00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f2)

00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 02)

00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 02)

00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA AHCI Controller (rev 02)

00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 02)

01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GeForce 8600M GT (rev a1)

03:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation BCM4401-B0 100Base-TX (rev 02)

03:01.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)

03:01.1 SD Host controller: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)

03:01.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C843 MMC Host Controller (rev 12)

03:01.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)

03:01.4 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev ff)

0c:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 4965 AG or AGN [Kedron] Network Connection (rev 61)

Editado por doraimom

Compartilhar este post

Link para o post

doraimon, nesse post

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1134779&highlight=82801H+audio (post #7)

o cara sugere uns upgrades (no caso o Pulse Audio parece que tem a ver com direcionar as saídas de som).

Nesse outro

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1130384&highlight=82801H+audio

o cara que postou, 'markbuntu', é um entendido, o post tá ativo e ele tá respondendo aos problemas (eu não li as 10 páginas, mas se você for perguntar dê uma lida antes).

Nesse aqui (ver #728)

http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=7243816&highlight=82801H#post7243816

o cara pôs uma solução pra ele prum equipamento igual ao seu (mas não falou nada de não funcionar c/ dois programas).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais