Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JE

Asus P6T Deluxe - Temperatura & Coolers adicionais

Recommended Posts

Povo,

Tenho um computador com processador Core i7 920 e Placa-mãe Asus P6T Deluxe v2, e vou trocar o cooler original da Intel por um Cooler Master V8, para melhorar as temperaturas do processador.

A minha placa-mãe possui dissipadores de cobre em volta do processador, para receber o ar que sai do cooler original, e o Cooler Master V8 é do tipo tower, que joga o ar quente diretamente para fora, através da fan traseira do gabinete. Para ajudar na refrigeração da placa-mãe vou colocar um fan de 40 x 40mm em cima do Northbridge, conforme diz o manual da placa.

Só que na caixa da placa-mãe também veio um cooler para ser encaixado em cima do dissipador dos Mosfets, como mostra a foto abaixo (foto ilustrativa):

67700.jpg

O manual diz que o mesmo "deve ser utilizado somente com sistemas de watercooler ou com coolers passivos (sem fan), para não atrapalhar a ventilação da placa-mãe".

A minha dúvida é a seguinte: Posso utilizar esse cooler junto com o Cooler Master V8? Esses coolers do tipo torre pode ser considerados como coolers passivos, já que não jogam ar para cima da placa-mãe?

Já pesquisei na Internet e muita gente utiliza a combinação Asus P6T Deluxe + Cooler Master V8, porém não li se eles utilizam esse cooler adicional.

[]'s

---

EDIT:

Povo,

Acabei instalando o Cooler Master V8 sem colocar o cooler adicional, pois o cooler encostava no V8, não permitindo o seu correto encaixe. Sistema montado, não notei diferença na temperatura na placa-mãe, que continuou alta, variando entre 50-55ºC.

Pesquisando mais sobre esse assunto e vendo o que podia fazer (estava pensando em até trocar de gabinete), acabei descobrindo que o sensor de temperatura da placa-mãe, ao invés de ficar dentro do chipset como eu pensava, fica entre o 1º slot PCI e o Southbridge, debaixo do 1º slot PCI-Express. Ou seja, exatamente debaixo da placa de vídeo :eek:! Como eu tenho uma ATI HD 4870 (uma VGA reconhecidamente quente), Não me admirava que marcasse temperaturas tão altas.

Para tirar a dúvida, fiz um teste: Através do Catalist, aumentei bastante a rotação do cooler da VGA e fiquei monitorando as temperaturas do sistema. E realmente após alguns minutos tanto a temperatura da placa de vídeo quanto da placa-mãe cairam juntas em quase 10ºC :o.

Com essa descoberta me veio algumas dúvidas: Posso aceitar essa temperatura da placa-mãe como "normal" devido à placa de vídeo? Tem algo que posso fazer para diminuir essa temperatura (já que o barulho do cooler da VGA em velocidade alta é quase insuportável)?

[]'s

Editado por JE
acrescentando informações

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais