Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JE

Asus P6T Deluxe - Temperatura & Coolers adicionais

Recommended Posts

Povo,

Tenho um computador com processador Core i7 920 e Placa-mãe Asus P6T Deluxe v2, e vou trocar o cooler original da Intel por um Cooler Master V8, para melhorar as temperaturas do processador.

A minha placa-mãe possui dissipadores de cobre em volta do processador, para receber o ar que sai do cooler original, e o Cooler Master V8 é do tipo tower, que joga o ar quente diretamente para fora, através da fan traseira do gabinete. Para ajudar na refrigeração da placa-mãe vou colocar um fan de 40 x 40mm em cima do Northbridge, conforme diz o manual da placa.

Só que na caixa da placa-mãe também veio um cooler para ser encaixado em cima do dissipador dos Mosfets, como mostra a foto abaixo (foto ilustrativa):

67700.jpg

O manual diz que o mesmo "deve ser utilizado somente com sistemas de watercooler ou com coolers passivos (sem fan), para não atrapalhar a ventilação da placa-mãe".

A minha dúvida é a seguinte: Posso utilizar esse cooler junto com o Cooler Master V8? Esses coolers do tipo torre pode ser considerados como coolers passivos, já que não jogam ar para cima da placa-mãe?

Já pesquisei na Internet e muita gente utiliza a combinação Asus P6T Deluxe + Cooler Master V8, porém não li se eles utilizam esse cooler adicional.

[]'s

---

EDIT:

Povo,

Acabei instalando o Cooler Master V8 sem colocar o cooler adicional, pois o cooler encostava no V8, não permitindo o seu correto encaixe. Sistema montado, não notei diferença na temperatura na placa-mãe, que continuou alta, variando entre 50-55ºC.

Pesquisando mais sobre esse assunto e vendo o que podia fazer (estava pensando em até trocar de gabinete), acabei descobrindo que o sensor de temperatura da placa-mãe, ao invés de ficar dentro do chipset como eu pensava, fica entre o 1º slot PCI e o Southbridge, debaixo do 1º slot PCI-Express. Ou seja, exatamente debaixo da placa de vídeo :eek:! Como eu tenho uma ATI HD 4870 (uma VGA reconhecidamente quente), Não me admirava que marcasse temperaturas tão altas.

Para tirar a dúvida, fiz um teste: Através do Catalist, aumentei bastante a rotação do cooler da VGA e fiquei monitorando as temperaturas do sistema. E realmente após alguns minutos tanto a temperatura da placa de vídeo quanto da placa-mãe cairam juntas em quase 10ºC :o.

Com essa descoberta me veio algumas dúvidas: Posso aceitar essa temperatura da placa-mãe como "normal" devido à placa de vídeo? Tem algo que posso fazer para diminuir essa temperatura (já que o barulho do cooler da VGA em velocidade alta é quase insuportável)?

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×