Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas atuais, boas e "baratas"...


Adriano Silva

Posts recomendados

Ola Augueim podia me dizer afinal qual a diferença dessas duas placas-mãe da EPOX

AMD64 S754 Epox EP-8KDA3+

AMD64 S754 Epox EP-8KDA3J

Se sao placas-mãe boas para overclock e se não forem (heuheuh) Qual seria melhor com uma mesma media de Preço

MTMTMTMTMTM Obrigado :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@22 de julho de 2005, 06:34

Olha, eu já montei máquinas tanto com esta placa quanto com a 741GX-M, e o que posso dizer é o seguinte, a placa da ECS é superior em vários sentidos, isto se não levarmos em conta a garantia estendida da Foxconn.

A ECS 741GX-M possui 1 slot AMR para o modem já incluso e 8 portas USB 2.0, já as demais configurações são iguais.

Agora, o que mais achei legal é o seu setup, permitindo setar o FSB em 200MHz sem o menor problema.

Para uma máquina de baixo custo, esta placa-mãe com um Sempron 2400+ e memórias PC-3200, você tira um bom caldo. Montei várias configurações destas e todas aguentavam trabalhar tranquilamente com o processador em 10x200MHz.

Abraços,

Gostei dessa placa. Estou querendo montar um PC bem custo beneficio mesmo e gostei da sua descrição. Achei essa placa ECS 741GX-M por R$ 140,00 e o Athlon SEMPRON 2.400+ por R$ 187,00.

Sei q o topico é para placa mãe mas... o q falta pra ele tipo: o cooler bom pra esse processadro;

-=-=-=-eDITANDo=-=-=-=--=-

Vi em um outro topico muito bom sobre placas( http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=254203 ) em q dizem q essa Ecs tem q atualizar a bios para q aceite Sempron 2200. Isso é verdade?

Vi tambem nesse topico q uma Abit VA-20 é uma boa pedida. Apesar da diferença de 50 reais.

VA-20 Placa para AMD, Chipset VIA KM400A/ VT8237, 3 PCI, 1 AGP8X, FSB 266/333/400MHz, Suporta DDR400/333/266/200, USB 2.0, ATX, SATA, RAID 0/1, vídeo, rede (VIA VT6103L 10/100Mbps PHY) e áudio (Realtek ALC655) on board ...

R$ 215,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, é o seguinte: quero montar um micro bom e barato, que também seja bom para jogos 3D (por exemplo, Need For Speed Underground). Li alguns posts deste tópico e estou pensando em adquirir a placa mãe ECS 741GX-M ou a Foxconn K7S741GXMG-6L. Pretendo colocar 512 MB de RAM, processador AMD Sempron entre 2500 e 2800+ (Estou pensando no Athlon XP também, que não está com uma grande diferença de preço) e usar uma placa de video Geforce ou Radeon.

1 - Queria saber se esta placa mãe seria satisfatória para o que quero (ou se só é boa mesmo para escritório e internet) e...

2 - também uma dica de placa de vídeo boa e o mais barata possível para isso. Queria saber se é necessário uma Geforce FX 5500 ou se uma 5200 seria o suficiente.

Se possível, gostaria de receber respostas por email também. [email protected]. Tenho certa urgência. Muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por filipeutzig | jw@26 de dezembro de 2003, 12:38

cara com certeza... qm tem aprova e eu não sou diferente aprovo e dou nota 9.0 também, apesar de q eu estou querendo trocar a minha AsRock K7S8X Rev 1.0 mas não é por pouka coisa se eu trocar só troco por uma AbiT NF7-S, EpoX 8RDA3+ ou Asus A7N8X Deluxe só pelo fato delas terem opções avançadas de overclock e Serial-ATA Raid etc...

Mas deixando isso de lado quando eu comprei a minha nunca tinha ouvido falar em AsRock, botei ela na minha lista como segunda da fila (atrás da Asus A7S333) pelo fato de nunca ter ouvido falar na marca, ela estava com um preço tentadore tinha tudo q eu queria, IDE133, FSB333, DDR333 e AGP8X (isso era o que eu queria) mas não podia gastar + de 70 dolares (preço da Asus A7S333) e esta estava pro apenas 56 Dolares... dei uma pesquisada e fiquei sabendo q a AsRock é uma subsidiaria da Asus e passei ela para primeiro lugar na fila... no final acabei ficando com uma otima placa q nem se quer conhecia e agora recomendo a todos q desejam uma otima placa-mãe...

Tenho uma placa ECS K7SEM (3.0m) CPU on-board 1.8 ghz ( na verdade,1.2).Um dia,estava ligada e faltou energia elétrica,ao voltar a rêde,passou a ligar quando queria,depois,parou.Ao verificar a motherboard constatei dois transistores danificados "Q21 e Q22 " ( pn 2222 ) substituí-os mas não adiantou,a placa liga e já fazendo boot,desliga.Por gentileza você poderia me dar uma dica de como devo proceder ou, de algum lugar que conserte Motherboard ?

Grato - Renato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunotorres@16 de agosto de 2005, 12:18

Pessoal, é o seguinte: quero montar um micro bom e barato, que também seja bom para jogos 3D (por exemplo, Need For Speed Underground). Li alguns posts deste tópico e estou pensando em adquirir a placa mãe ECS 741GX-M ou a Foxconn K7S741GXMG-6L. Pretendo colocar 512 MB de RAM, processador AMD Sempron entre 2500 e 2800+ (Estou pensando no Athlon XP também, que não está com uma grande diferença de preço) e usar uma placa de video Geforce ou Radeon.

1 - Queria saber se esta placa mãe seria satisfatória para o que quero (ou se só é boa mesmo para escritório e internet) e...

2 - também uma dica de placa de vídeo boa e o mais barata possível para isso. Queria saber se é necessário uma Geforce FX 5500 ou se uma 5200 seria o suficiente.

Se possível, gostaria de receber respostas por email também. [email protected]. Tenho certa urgência. Muito obrigado a todos!

aí veio.. seguinte.. comprei umah radeon 9600 SE 128 MB(sem cooler).. paguei US$ 54,00 no paragua.. elah dá 16 no aquamark(não sei qual a medida).. usei elah com pentium 4 2800 com 1024MB DDR400 PC 3200..

meu amigo tem umah radeon 9600 PRO 128MB(com cooler).. não sei o preço mah é um pouco + carah.. mah dá 22 no aquamark.. ele usa com um Athlon 64 2800 com 512MB DDR400 PC 3200..

antes ele tinha umah gforce4.. 5mil e algumah coisah.. num sei certo.. 256MB.. mah dv 8 no aquamark.. veio gostei dá minha 9600SE.. é mt boah.. e acho q umah 128 tá de bom tamanho porque o AGP 8X é mt rápido e não ocupah todah a memoriah 256MB..(segundo um professor de arquiteturah meu).. espero ter te ajudado.. valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cereau@17 de agosto de 2005, 16:43

aí veio.. seguinte.. comprei umah radeon 9600 SE 128 MB(sem cooler).. paguei US$ 54,00 no paragua.. elah dá 16 no aquamark(não sei qual a medida).. usei elah com pentium 4 2800 com 1024MB DDR400 PC 3200..

meu amigo tem umah radeon 9600 PRO 128MB(com cooler).. não sei o preço mah é um pouco + carah.. mah dá 22 no aquamark.. ele usa com um Athlon 64 2800 com 512MB DDR400 PC 3200..

antes ele tinha umah gforce4.. 5mil e algumah coisah.. num sei certo.. 256MB.. mah dv 8 no aquamark.. veio gostei dá minha 9600SE.. é mt boah.. e acho q umah 128 tá de bom tamanho porque o AGP 8X é mt rápido e não ocupah todah a memoriah 256MB..(segundo um professor de arquiteturah meu).. espero ter te ajudado.. valeu..

Valeu pela dica. Estou pensando em uma GeForce FX 6200 256MB, que está me parecendo uma ótima opção e mais em conta (a partir de R$ 330 contra R$ 400 da Radeon 9600 Pro 256MB) ou ainda uma Radeon 9550 256MB, que tá saindo a partir de 310. O q você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunotorres@17 de agosto de 2005, 16:00

Valeu pela dica. Estou pensando em uma GeForce FX 6200 256MB, que está me parecendo uma ótima opção e mais em conta (a partir de R$ 330 contra R$ 400 da Radeon 9600 Pro 256MB) ou ainda uma Radeon 9550 256MB, que tá saindo a partir de 310. O q você acha?

caiu a energiah aqui mah vamo lá de novo..

eu num so nenhum expert nisso.. mah a minha radeon 9600SE 128MB custo 140reais.. e comprei + RAM.. 1024 daih.. aí dá pra por rodah sem paginaçaum tranquilo.. ficah bem + rápido.. eu gostei bastante dá minha placah.. e baseado nos teste q a gente fez com o aquamark a gf4 256MB deu 8* nah paradah.. fico bem atrás das outras 2 q são 128.. umah radeon 9600 PRO deu 22* e a minha 9600 SE deu 16*.. se eu fosse você pegariah umah 128 q saih bem + em contah q uma 256 e colocoria + RAM q ce pode usah pra outra coisah em aplicativos q não exigem video.. ce nem usah td os 256 porque o AGP8X é super rápido.. e ce morah onde mesmo?? no paraguai a 9600PRO 256MB tá 280reais.. olha q aí tá caro.. e eu vi nesse mesmo forum uns carah falando q a serie FX da GeForce num é mt boah.. erah melhor ce dá uma pesquisadah.. ou perguntah pro pessoal aqui memo.. falo aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso da minha opiniao ??? sem quere mete no assunto eu tenho uma RADEON 9600XT com COOLER e paguei bem mais caro no Py que a 6200 ms se eu fosse você eu Ficaria com a 6200 é mais nova e tudo a 9600Xt não e o BICHo não

Mas vou relembrar minha Opiniao huehuehueheuheu se falei M###da Me desculpem .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por mud=D@12 de janeiro de 2004, 15:31

Tudo bem pessoal, não quero defender a pc chips nem nada...

Mas eu voto para a M810!

Tipo, eu tenho 2 dessas em casa... Se bem configurada ela fica muito estável, e pelo preço que se paga ela é muito boa, basta ter cuidado e ter ela bem configurada!

Aqui em casa por exemplo ela nunca trava, juro para vocês, uso aqui win2000pro e win98se nenhum dos 2 trava. Olha que as minhas temps estão altas!

Outros votos vão para a AK38N, M848LU, K7S8X, etc.

Abraços  :bye:

A Pc-Chips já fazia MB desde a idade da pedra, com certeza faz centenas de testes antes de colocá-las no mercado. Desta forma medir o "desempenho" através das "travadas" é meio redundante, não que elas não travem.

Sempre que sou perguntado sobre as MB da Pc-Chips faço o seguinte relato: Como usuário você não vai ter incomodos, mas como técnico, com certeza, você vai ganhar alguns cabelos brancos.

Vejam o exemplo da MB citada, a M810. No início do ano montei 4 computadores com esta MB no prazo de 1 mês, para o mesmo cliente. E pasmem, recebi 3 versões diferentes do CD de instalação e o quê é pior, um cd não "funciona" na outra MB. Trava, dá um erro que não tem nada a ver e etc...

Por isso eu digo, como técnico você vai esquentar a cabeça. Hoje você tem os CDs, daqui um ano quero ver você descobrir os drivers pelo metodo de erro e acerto. Vai mudar de ideia, com certeza.

O quê mais intriga, é que a Pc-Chips cometeu estes erros no passado e comete ainda hoje. Quando eles vão aprender????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por guga_@21 de agosto de 2005, 12:38

Posso da minha opiniao ???    sem  quere  mete no assunto eu tenho uma RADEON 9600XT com COOLER e paguei bem mais caro no Py que a 6200  ms se eu fosse você eu Ficaria com a 6200 é mais nova e tudo a 9600Xt não e o BICHo não 

Mas vou relembrar minha Opiniao huehuehueheuheu  se falei M###da Me desculpem .....

amigo.. não conheço a 9600XT.. + quantah memoriah ce tem no teu pc?? no caso to usando uma SE 128MB com 1024MB de RAM.. + realmente a radeon 9600SE não é o bicho.. o bicho memo é a 9600PRO.. mah é + carah.. mah gostei bastante dá minha SE.. também num entendo mt de gf4 mah pelo q vi meu amigo falando.. e q relatei no comentario anterior.. pelos testes com aquamark umah placah GF4 de 256MB ficou bem atrás dá radeon.. mas pode te certeza q a radeon 9600SE é umah otimah placah custo beneficio.. posso tá errado também.. mah é o q constatei.. valeu.. abraço.. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aewws B)

alguém conhece/poderia falar sobre a:

FOXCONN 741MG-6L ??

quero montar um pc que seria para uso bem "leve" tipo internet, ms office, ouvir mp3.. coisas do tipo :P

achei ela bem interessante pra esse caso, pois vem com som, rede, vídeo e modem, sendo que nessa situação esses itens não precisam muita qualidade ou desempenho, apenas estabilidade e que não estraguem de repente ehehhe :looka:

e por fim, no paraguay encontrei ela por US$ 37,00...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Realmente louvável essa iniciativa sobre as placas mãe "baratas" da AMD, parabéns pela iniciativa, aproveitando esse tópico, gostaria que me ajudasse nas dúvidas a seguir.

Antes desse meu pedido, só uma confirmação, em um dos testes sobre placas mãe, aqui mesmo no clube, eu vi uma nota dizendo ser a ASROCk uma bomba, então... é ou não é ?

Em uma das pesquisas sobre placas-mãe, li sobre o teste da ASUS P4R800-VM que sinceramente, pela capacidade e preço, achei uma excelente placa p/processadores P4 e Celeron, aí vai meu pedido de ajuda a galera do fórum, vocês saberiam me dizer ou até mesmo indicar uma placa nesse nível de recomendação e se possível com teste efetuado pelo Clube do Hardware, só que para plataforma AMD ?

Agradeço a ajuda, grande abraço a todos .

Júnior Moura (Msn: [email protected])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

É verdade mesmo. A Asrock é uma bomba!!! Pronta para explodir e levar tudo junto!!!

Posso dizer isso com conhecimento pois já fui um infeliz proprietário de uma AsRock M810LMR. Na época fiz a maior burrada que se pode fazer!!! Como a grana estava curta, investi em um bom processador (Althon 2200), mas na hora de comprar a MB tive que manerar no custo.

Resultado. Não pude aproveitar nem metade da capacidade do meu Atlhon. O poder de O.C da minha AsRock era até boa, mas esquentava pra ######, mesmo com um sistema de refrigeração perfeito. De uma hora para a outra o som onboard queimou, e, por incrível que pareça a placa-mãe não. Como a grana continuva curta comprei um plaquinha de som e pluguei nela.

Em resumo. Nunca mais compro uma Asrock ou um Asus. Baixo custo é uma coisa, enganar o consumidor oferendo um produto de terceira linha é outra estória.

Agora, to juntando grana para migrar para o A64, mas minha prioridade é uma boa MB, como a DFI Lanparty nF4 Ultra-D. Se não der para colocar um processador Top, coloco um A64 inferior, mas economizar na placa-mãe, nunca mais!!!!!

E abaixo a Asrock!!!!! Não passa de segunda linha vagabunda da Asus, que também não tá lá essas coisas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meu processador está dando problema, ele está travando muito ultimamente, e ficou impossível executar jogos, por exemplo. Sempre que eu entro em algum jogo, o micro trava após uns 10 segundos (às vezes um pouco mais) e só desligando e ligando novamente... Realmente, é frustrante, até porque eu investi bastante em uma placa de vídeo boa há pouco tempo (cerca de 1 mês)... Uma GeForce 6600GT.

No início, fiquei com medo que fosse problema na placa de vídeo nova, mas no PC de um amigo ela funcionou perfeitamente. Pedi para um técnico dar uma examinada e ele concluiu que é o processador sim.

Eu tenho uma placa-mãe ECS K7S5A PRO, e o meu processador é um Athlon XP 2200+. Pedi conselho ao mesmo técnico e ele me sugeriu trocar o processador por um de 64 bits, me avisando também que eu deveria trocar a placa-mãe. Até aí tudo bem, o problema foi o orçamento que ele me fez (é dono de uma loja de informática), que foi algo em torno de R$ 880.

Eu achei isso meio caro, e resolvi procurar por conta própria uma placa-mãe e um processador; e agora estou aqui, pedindo ajuda à vocês.

Alguém pode me dizer uma boa configuração de placa-mãe+processador apenas, tendo em vista que o meu interesse principal é rodar jogos utilizando o máximo possível da minha placa de vídeo nova?

Se ainda assim for ficar caro, alguém poderia me dar alguma dica de uma configuação inferior, mas que valha a pena sob o ponto de vista do custo-benefício? Eu estou disposto a gastar cerca de R$ 600 a R$ 700... Nem que seja apenas trocar o processador (por um XP 3000+, por exemplo), mas aí trocando a placa-mãe por uma nova que possua barramento AGP 8x (a desgraçada da minha placa possui um somente barramento AGP 4x), a fim de que eu possa aproveitar melhor os recursos da GeForce?

Qualquer ideia será muito bem vinda B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saudações amigos da rede-blogo,

comprei hoje dois pentes de uma kingston ddr400 pc3200 cas 3 512.

pretendo montar um athlon 3.0 ou superior, em uma maquina pra graficos, som e games.

tenho dado uma olhada no forum e me parece que essa asrock é memos uma boa opção...

mas ela guenta minhas memos?

tem alguma versão dela pra 64 bits?

o slot agp dela é 4 ou 8?

estava afins de comprar uma geforce 256. ela teria uma boa compatibilidade com essa placa?

muy grato cabrones!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[CaLviN],

Acho difícil você conseguir uma boa placa mãe com um processador A64 por menos de R$ 600,00. De qualquer forma, creio ser improvável que o problema do seu pc seja o processador. Porém, o fato de desligar depois de 10 segundos executando um jogo tem grande probabilidade de ser "super-aquecimento". Isto por que a placa de vídeo tem seu uso potencializado justamente neste tipo de execução (jogos).

Portanto, não leve muito a sério esse negócio de trocar de processador e sistema. Por esse preço que o "técnico" lhe passou com certeza ele vai lhe empurrar uma placa "vagabunda", o que acaba sendo um péssimo negócio.

De uma olhada no seu sistema de refrigeração ou se os seus coolers estão funcionando corretamente. Qualquer coisa leia o tutorial do clube sobre "super-aquecimento".

Não é um teste muito válido, mas tente usar o seu computador com a torre "aberta", sem as proteções laterias para ver o que acontece. Depois nos informe o que aconteceu. Apenas ratificando, acho muito improvável ser algum problema do processador, pois esse tipo de problema é típico de super-aquecimento.

O mais válido seria verificar a temperatura enquanto utiliza o computador. Na seção download do site há programas para isso.

Boa sorte.

Ah, uma boa configuração seria um A64 3000+ Núcleo Venice (soquete 939) com uma MB DFI Lanparty nF4 Ultra-D, que na minha opnião é a melhor MB do mercado para A64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei de tudo, inclusive abri o gabinete e direcionei um ventilador lá para dentro. O problema continuou.

Uma alteração que foi feita da primeira vez que deu problema (da placa de vídeo antiga), foi quando o técnico me disse que o processador estava dando problemas, ele trocou o cooler do processador por um outro. Poderia ser esta a causa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calvin,

É possível que sim. Como disse, o problema de super-aquecimento é mais comum do que você pode imaginar. Ao trocar o cooler do processador, caso o problema seja de refrigeração, isso faria que a temperatura diminuísse. Colocar um cooler que não esteja funcionando corretamenre, faria a temperatura ir às alturas e, consequentemente pc trava!! É bem provável que o seu problema seja justamente esse. O "técnico" pode ter colocado um cooler que não esteja funcionando corretamente, tente trocar por um novo.

Pois bem, se ao trocar o cooler o computador funcionar normalmente isso significa que o problema de super-aquecimento restou superado, e que esse "técnico" na verdade queria mesmo era te enrolar.

Acredite, isso é bem "prática do mercado". Sempre tem um "técnico" querendo enganar alguém menos experiente. felizmente, nem todos são assim.

Uma outra coisa que pode ter acontecido, e aí você vai ter que trocar o processador mesmo, é quando do momento da troca do cooler ter ocorrido algum dano no processador, inclusive intortando algum "pino". Sei lá cara, falando assim é difícil saber o que possa ser. As possibilidades são múltiplas. De qualquer forma, não custa nada pedir uma segunda opnião. Consultar um outro profissional acerca do seu problema, requerendo a ele um parcer sobre as posíveis ocorrências, seria o mais lógico e plausível a fazer.

Boa sorte e continue nos informando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não troquei o cooler ainda, mas utilizei o programa para monitorar a temperatura da CPU que encontri no Clube do Hardware mesmo (Hardware Monitor, se não me engano).

De acordo com este programa, a temperatura da CPu se mantém estável em 34 graus e a placa-mãe a 33 graus... Entretanto, um dos campos ali em baixo que trata das voltagens está em vermelho. É um campo denominado Aux, e está assinalando +2,46V.

De qualquer forma, pretendo levá-lo a outro técnico em breve.

Sobre a possibilidade de ter sido algum problema em algum pino, era o que eu estava imaginando desde o início, pois o computador funcionava sem problemas até queimar a placa de vídeo antiga (que eu comprovei pessoalmente testando-a em diversos computadores) e eu levá-lo ao técnico, que acabou por "condenar" também o processador.

Um abraço e obrigado pela ajuda. Qualquer coisa que eu descubra, eu aviso aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente quando nos mudamos de processador (para um mais potente) é aconselhado também mudar o cooler. Tanto pela sua capacidade de dissipar como o proprio desgaste dele. Mas já vi casos q o processador estava com problemas (curto), mas trabalhava por um certo tempo normal antes que parar. Tudo é possivel. Confira se suas voltagens de alimentaçao estão corretas (processador, memoria, etc). já vi casos também q a maquina funcionava + ou - , aquecendo também. Muitos tecnicos condenaram placa-mãe, processador, etc, mas o defeito era a fonte q estava alterada mandando tensão em excesso. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro internauta

No caso, é recomendavel voce já comprar uma placa-mãe já com o soquete de 939 pinos da AMD, que já seria a linha K8. Uma placa mãe boa barata e veloz seria a K8SMX da ASUS, que conta com u poderoso chipset da SIS, com um som on board da realtek de 5.1, já com efeitos de audio (reverberação, equalização e muito mais) com uma video da SIS que pode ser expandivel até 64MB, com uma placa de rede de 10/100,e tambem com suporte a Hard Disk SATA (SERIAL ATA).

E podendo ser expandivel até com um processador 3400+ de 64bits da Amd.

Uma placa-mãe deste nipe voce pode pagar até uns R$190,00, já o processador você pode comecar com um 2500+ de 939 pinos AMD que você vai lhe custar mais uns R$210,00, e futuramente você pode migrar para 3400+.

Um conselho, eu não recomendo a voce a não comprar placa-mãe da linha K7, isto já esta saindo de mercado e você não vai ter opcao no futuro colocar um processador mais potente, a diferenca de preço é muito pouca de uma K7 p/ K8.

Portanto, nada melhor do que pesquisar

Alexandre Giovaneli

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...