Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Esquentando Demais


Visitante

Posts recomendados

Primeiro a config do meu pc, aí explico o que está acontecendo.

AMD Athlon XP2400+

Zalman CNPS6000cu+

Asus A7V8X-X

512MB DDR333

Inno3D Geforce FX5200 128MB DDR

Samsung 80gb 7200RPM

LG Combo GCC-4480B 48X24X48X16X

O problema é o seguinte... o processador está esquentando muito. O cooler está funcionando direitinho... coloquei um fan de 80mm direto no dissipador de cobre da Zalman... junto com o que vem... e mesmo assim a temperatura está subindo demais... consigo mexer uns 5 minutos no computador aí a temp chega em quase 75ºC... o estranho é que quando eu testei na loja, o cara colocou o cooler dele... não lembro o modelo nem marca... mas era um desses convencionais... e a temp ficou normal... o que pode estar ocasionando o aquecimento tão rápido do processador? a minha placa-mãe tem um jumper de OverVolt... mas ele está desabilitado. Tem pasta térmica no processador... tentei colocar um ventilador virado pra dentro do pc e mesmo assim não deu certo... alguém tem alguma ideia do que pode ser? por favor... me ajudem

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrei agora que o dissipador fica em quente... acho que isso quer dizer que ele está em contato com o processador certo? ou errado... e não a acho que seja problema no fan, pois as rotações dele estão normais... entre 2500 a 3000 rpm.

droga... qual será o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu gabinete deve ser de 4 baias, senão não dava para instalar esse cooler.

Das duas uma:

- você disse que o overvolt está desabilitado. tem certeza? Qual a marcação do vcore medido no setup?

- O cooler está mal colocado, inclinado, sem pasta térmica, com pasta térmica demais, ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, quatro baias. Certeza absoluta, porque ele estava habilitado aí eu vi no manual e mudei o jumper.

Não tem como o cooler estar inclinado ou algo assim, porque ele tem um encaixe que não entra de outro modo. Está com pasta térmica. Deve ter apenas uma pequena camada né? Vou retirar tudo e recolocar...

Sobre o VCORE:

Vcore Setting: Auto

Vcore: 1.650V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por bcb@03 jan 2004, 14:10

MUDA DE COOLER meu deus! não sabe comprar outro cooler?

O cara compra um cooler de mais de 140,00 reais pra suportar até um xp3200+ e vem um e diz pra ele troca de cooler que o "cooler que não presta", não é isso não... fala bobeira não... :tantan:

seguinte os cooler da zalman tem um acabamento ótimo super lisos... (NO GERAL) olha se o seu tá com alguma ranhura, e faz um poilimento, ve se o clipe de fixação não tá meio frouxo, porque ai ele não fica com contato beleza com o processador podendo até se desconectar total do die(TCHAU PROCESSADOR) faz isso ai e posta pra gente o que deu o resultado... como o amigo ai disse acima ele mantem um 2600+ entre os 40-45º...

o seu deveria ficar por volta dessa temp também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então caras... eu retirei o processador, retirei toda pasta térmica que havia no processador e no dissipador... passei uma fina camada e agora ele está funcionando... mas a temp com o gabinete aberto fica em torno de 49ºC e chega a uns 57ºC quando estou com algum jogo rodando... se eu fecho a temp sobe uns 5ºC...

eu usei os programas SpeedFan e Motherboard Monitor para ver a temperatura.

Será que há alguma coisa a ser feita pra que a temp. abaixe?

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instala um programa pra "desligar" seu processador enquanto não está sendo usado intensamente..... CPUCOOL, CPUICE, CPUIDLE.... qualquer um desses resolve seu problema com o sistema em idle.... deve cair uns 7º.... seguinte.... você viu o que eu postei acima.?? do clipe de fixação não estar dando a pressão necessaria? verificou isso ai mano?? abraço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest@04 jan 2004, 22:40

instala um programa pra "desligar" seu processador enquanto não está sendo usado intensamente..... CPUCOOL, CPUICE, CPUIDLE.... qualquer um desses resolve seu problema com o sistema em idle.... deve cair uns 7º.... seguinte.... você viu o que eu postei acima.?? do clipe de fixação não estar dando a pressão necessaria? verificou isso ai mano?? abraço :-BEER

Esses programas só melhoram a temperatura quando está em Idle, é quase inútil, e o problema de super-aquecimento vai continuar existindo...

você não passou pasta térmica demais não? Qual a temperatura ambiente aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade eu não gosto desses coolers da zalman, mas ruim eles não são.

Bom, o problema devia ser muita pasta térmica, se você limpou e passou de novo e caiu, quase 20º (75º para 57º). Acho que você exagerou um pouquinho ainda, tente passar um pouco menos agora, veja se dá certo.

OBS.: Com ele aberto e temperatura tá boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque você não usa o ASus Probe q vem com o CD da placa mãe??

será e ele esta esquentando mesmo???

Instala o Prog da Asus.. e foi desenvolvido p/ sua placa-mãe.. e verifica se essa temperatura está alta.... não tem o q ser... acho q 57° ainda é muito.. para o cooler q você está usando..

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por renato_mendes@05 jan 2004, 13:53

porque você não usa o ASus Probe q  vem com o CD da placa mãe??

será e ele esta esquentando mesmo???

Instala o Prog da Asus.. e foi desenvolvido p/ sua placa-mãe.. e verifica se essa temperatura está alta.... não tem o q ser...  acho q 57° ainda é muito.. para o cooler q você está usando..

Abraços!

57 graus é muito pra esse cooler sim...

Não há diferença nenhuma entre o Asus Probe e o AIDA, ou o MBM5... as temperaturas são sempre iguais em todos os programas, pois todos lêem a temp. da mesma maneira...

Para os Athlon XP, uma fina camada de pasta térmica sobre o DIE deve bastar, uma camada bem fininha, o suficiente para cobrir o DIE e pronto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...