Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajudem-me com o som on-board da sis530 com o winxp


Post

Posts recomendados

Preciso de ajuda.

É o seguinte:

Tenho um K6II-450, com 320mb, placa-mãe pc chips m598 (SIS530), c/ som on-board,  e percebia que alguns jogos ele não rodava legal, apesar da memória, enquanto que os micros de amigos meus, com configuração parecida, era tudo mais rápido.

Então, um amigo disse-me que era porque usava o w98, que não "reconhecia" toda a memória (328mb), apenas 128, e que teria que instalar o windows xp, que, este sim, reconhecia toda a mem.

Daí o que eu fiz: Instalei o xp "em cima" do w98, sem formatar o HD.

Resultado: O micro ficou sem som. Quando olho nas propriedade de sistema, ele diz que há o codec de som, mas que não há um dispositivo de mixer instalado.

Já tentei instalar de tudo que foi jeito.

Pensei que fosse por falta do driver do XP, mas procurei em quase toda a net e não achei um driver da m598, específico para Windows XP.

Qurem tiver tido problema semelhante, ajude-me, preciso da solução.

Valeu negada!!

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega

           esse papo de  win98 reconhecer só 128 de ram é pura balela de gente mal informada! Isto não existe. Pense bem então pra os fabricantes de placas-mãe iriam fazer com placas com 1,5 Gb (3x512)? Com relação ao seu xp você deveria é ter instalado ele em outra partição, assim você ficaria com dois sistemas. O xp não reconhece som onboard a menos que você ache atualização no site do fabricante. Mais fácil seria desabilitar o som onboard e colocar um plaquinha PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O XP tem o driver de som para a M598lmr e instala automaticamente. Sei disso porque tenho uma. O ideal é instalar do zero para não ter problemas. O único driver da M598 que o XP não tem é do modem (o meu está sem instalar até hoje pois tenho Speedy  :-DD ). Tenta o windows update ele te mostrará que há atualização de driver dai é só baixar. Ou então vá em propriedades do driver e clica em atualizar, manda ele procurar o arquivo na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço nova ajuda:

Formatei o HD e instalei o WinXp "do nada".

O micro, por incrível que pareça, tá rodando mais rápido do que com o w98.

Mas ficou opequeno grande problema: NÃO CONSIGO INSTALAR O SOM ON-BOARD. Tentei de tudo, mas não deu certo.

Quando mando o computador verificar se há periféricos conectados, mas não instalados, ele não acha nada.

Mas quando vejo no gerenciador de dispositivos, ele diz que "não há um dispositivo de mixer instalado!".

O que eu faço? Só falta isso para o micro ficar beleza.

Valeu pela ajuda, negada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por M@C@04 Nov. 2002,20:20

d-: O CHIPSET CORRETO É DA C-MEDIA

8738, já TIVE UMA... BAIXEI O DRIVE DO XP, A PARTIR DO PROPRIO CLUBE DO HARW. TEM UM LINK PRA CMEDIA....

Exato, é o que está instalado no meu. Mas foi o próprio XP quem instalou.

No Gerenciador de dispositivos, clica na exclamação e manda ele atualizar driver, deixe que ele procure pelo driver automaticamente, ele ira buscar na internet.

ou então coloque o cd da placa mãe no drive e mande ele procurar lá. se ele encontrar no cd e instalar (talvez seja o do 2000) rode o window update para que seja instalado driver correto.

O baixe o driver CMI 8738 e instale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...