Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Anny_S2

No-break SMS 700va ou APC 600va?

Recommended Posts

Olá pessoal, estou querendo comprar um no-break para o meu PC mas primeiro gostaria de saber qual a opinião de vocês. Eu tenho aqui um computador com essas configurações:

Intel Core 2 Duo E7400 (2.8 Ghz)

1 Pente de Memoria RAM DDR2 2GB

1 HD de 300GB

Pretendo colocar uma GeForce 8500GT

1 Monitor 19"

1 Impressora jato de tinta

2 caixas de som

Qual vocês acham que é a quantidade de va certa para essa minha configuração? Bem, eu ia comprar um APC de 600va (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600BR) mas andei lendo por aí que no meu caso ele aguentaria só por uns 3 minutos e eu queria um que aguentasse uns 10 minutos pra dar tempo de salvar alguma coisa que eu esteja fazendo e desligar. É verdade mesmo que um no-break de 600va segura só por 3 minutos o meu PC :o ? Se não for, por quanto tempo seria? Supondo que realmente sejam esses 3 minutos eu pensei em comprar um de 700va (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=NET4800220), só que ele é da SMS e os da APC de 700va são dificeis de achar e bem mais caros. Eu sei que a SMS também é uma marca boa mas eu tenho ouvido falar melhor da APC. Vale a pena trocar a SMS pela APC no meu caso?

Gente, agradeço muito a quem responder, to precisando muito da ajuda de vocês :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 HD de 300GB

1 Monitor 19"

2 caixas de som

Em primeiro lugar, os elementos em vermelho tire-os de cima do no-break. Em segundo lugar, e mais importante. Como queres que se calcule demanda ou autonomia do no-break se não deres a fonte utilizada?? e tampouco o tipo ou potência de teu monitor. É LCD ou CRT. Qual potência do mesmo??

Impossível..

Tua config demanda no pico do pico não mais do que 150 Watts, pois sua placa de vídeo tem baixa demanda e não tendo CD nem DVD a demanda é menor ainda.

De acordo com a fonte utilizada se saberá a demanda na tomada da rede ou do no-break..

Se a fonte for das meia-boca, com eficiência de 70% a demanda de pico seria de 150/0,70 = 215 Watts + uns 40 Watts do Monitor, se for LCD, daria = Total de 254 Watts

Se a fonte for moderna, das ótimas, uma ST380P-AS por exemplo, teria uma eficiência em torno de 84%, que daria então como demanda de pico do no-break 150/0,84 = 178 Watts + 40 do monitor = Total de 219 Watts

Penso que sua config poderá durar de 7 a 9 minutos com a melhor fonte e de 4 a 6 minutos com a pior fonte...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá pessoal, estou querendo comprar um no-break para o meu PC mas primeiro gostaria de saber qual a opinião de vocês. Eu tenho aqui um computador com essas configurações:

1 HD de 300GB

1 Monitor 19"

2 caixas de som

Qual vocês acham que é a quantidade de va certa para essa minha configuração? Bem, eu ia comprar um APC de 600va (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600BR) mas andei lendo por aí que no meu caso ele aguentaria só por uns 3 minutos e eu queria um que aguentasse uns 10 minutos pra dar tempo de salvar alguma coisa que eu esteja fazendo e desligar. É verdade mesmo que um no-break de 600va segura só por 3 minutos o meu PC :o ? Se não for, por quanto tempo seria? Supondo que realmente sejam esses 3 minutos eu pensei em comprar um de 700va (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=NET4800220), só que ele é da SMS e os da APC de 700va são dificeis de achar e bem mais caros. Eu sei que a SMS também é uma marca boa mas eu tenho ouvido falar melhor da APC. Vale a pena trocar a SMS pela APC no meu caso?

Gente, agradeço muito a quem responder, to precisando muito da ajuda de vocês :)

Diga-nos que fonte usa e qual o modelo do monitor. Se quiser realmente usar impressora e caixas de som no nobreak (não recomendo) informe-nos qual o modelo da impressora, e a potência das caixas de som (potência consumida ou na pior das hipóteses potência RMS).

Com essas informações dá para calcular até o tempo de autonomia aproximado que conseguirá.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Diga-nos que fonte usa e qual o modelo do monitor. Se quiser realmente usar impressora e caixas de som no nobreak (não recomendo) informe-nos qual o modelo da impressora, e a potência das caixas de som (potência consumida ou na pior das hipóteses potência RMS).

Com essas informações dá para calcular até o tempo de autonomia aproximado que conseguirá.

O meu monitor é LCD SAMSUNG 19" modelo T190 e minha fonte eu não sei qual é. Já tentei procurar algum programa tipo Everest que mostrasse o modelo da fonte mas parece que só abrindo o gabinete mesmo, e isso eu não quero fazer porque o PC ainda está na garantia. Quanto à ligar a impressora e as caixas de som no no-break, eu ia fazer isso pra não ter que ligar direto na tomada nem manter meu estabilizador só pros 2, já que minha mesa é pequena. Por isso que eu quero saber se 700va não é melhor, que aí eu fico com uns watts de sobra e ligo os dois, já que eles nem puxam tanta energia. A impressora é bem simples daquelas Lexmark Z600 Series e a caixa de som também é a mais simples possível, daquelas que já vem com o PC. E aí, quanto tempo de autonomia eu tenho com 600va e com 700va? :confused:

Em primeiro lugar, os elementos em vermelho tire-os de cima do no-break. Em segundo lugar, e mais importante. Como queres que se calcule demanda ou autonomia do no-break se não deres a fonte utilizada?? e tampouco o tipo ou potência de teu monitor. É LCD ou CRT. Qual potência do mesmo??

Impossível..

Tua config demanda no pico do pico não mais do que 150 Watts, pois sua placa de vídeo tem baixa demanda e não tendo CD nem DVD a demanda é menor ainda.

De acordo com a fonte utilizada se saberá a demanda na tomada da rede ou do no-break..

Se a fonte for das meia-boca, com eficiência de 70% a demanda de pico seria de 150/0,70 = 215 Watts + uns 40 Watts do Monitor, se for LCD, daria = Total de 254 Watts

Se a fonte for moderna, das ótimas, uma ST380P-AS por exemplo, teria uma eficiência em torno de 84%, que daria então como demanda de pico do no-break 150/0,84 = 178 Watts + 40 do monitor = Total de 219 Watts

Penso que sua config poderá durar de 7 a 9 minutos com a melhor fonte e de 4 a 6 minutos com a pior fonte...

O Monitor é LCD mesmo, e a fonte não sei, mas não acredito que seja muito boa, porque já veio com o PC e eu não troquei. Ah, também tenho 1 drive de DVD (esqueci de falar). Mesmo sem saber qual é a fonte, tem como você me dizer mais ou menos a autonomia que eu teria agora com cada no-break (o de 600va e o de 700va)? ^_^

Editado por Pierre C.
    Use o botão Multi-citar, para fazer citações à mais de um membro.

Compartilhar este post

Link para o post
    O meu monitor é LCD SAMSUNG 19" modelo T190 e minha fonte eu não sei qual é. Já tentei procurar algum programa tipo Everest que mostrasse o modelo da fonte mas parece que só abrindo o gabinete mesmo, e isso eu não quero fazer porque o PC ainda está na garantia. Quanto à ligar a impressora e as caixas de som no no-break, eu ia fazer isso pra não ter que ligar direto na tomada nem manter meu estabilizador só pros 2, já que minha mesa é pequena. Por isso que eu quero saber se 700va não é melhor, que aí eu fico com uns watts de sobra e ligo os dois, já que eles nem puxam tanta energia. A impressora é bem simples daquelas Lexmark Z600 Series e a caixa de som também é a mais simples possível, daquelas que já vem com o PC. E aí, quanto tempo de autonomia eu tenho com 600va e com 700va? :confused:

Consumo de pico do PC: 191W, deve dar uns 100W continuamente (para calcular duração da bateria).

Sua fonte deve ser das piores, considerando uma eficiência de 65% ela consumiria 293W e 160W, em pico e em uso normal, respectivamente.

Seu monitor consome 34W, a impressora não consegui o consumo, mas deve ser uns 50W, as caixas de som uns 5W. (Eu ligaria impressora e som direto na tomada...)

293+34+50+5= 382W, na teoria nenhum dos dois nobreaks seguraria esse seu PC... Mas na prática deve segurar sim, principalmente se for sem a impressora.

Cálculos de autonomia para o APC, sem a impressora:

160+34+5=199W/0,6 (fator de potência)=330VA

A bateria é de 7,2A e 12V, uma potência de 86,4W por hora, o consumo da bateira é de 330VA+ineficiência do nobreak=470W da bateria. 86,4/470=0.18h, ou seja, 11 minutos.

O SMS eu já descartei, até por que nem sei qual o modelo dele. Sendo possível pegar esse APC fique com ele, é bem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Consumo de pico do PC: 191W, deve dar uns 100W continuamente (para calcular duração da bateria).

Sua fonte deve ser das piores, considerando uma eficiência de 65% ela consumiria 293W e 160W, em pico e em uso normal, respectivamente.

Seu monitor consome 34W, a impressora não consegui o consumo, mas deve ser uns 50W, as caixas de som uns 5W. (Eu ligaria impressora e som direto na tomada...)

293+34+50+5= 382W, na teoria nenhum dos dois nobreaks seguraria esse seu PC... Mas na prática deve segurar sim, principalmente se for sem a impressora.

Cálculos de autonomia para o APC, sem a impressora:

160+34+5=199W/0,6 (fator de potência)=330VA

A bateria é de 7,2A e 12V, uma potência de 86,4W por hora, o consumo da bateira é de 330VA+ineficiência do nobreak=470W da bateria. 86,4/470=0.18h, ou seja, 11 minutos.

O SMS eu já descartei, até por que nem sei qual o modelo dele. Sendo possível pegar esse APC fique com ele, é bem melhor.

Obrigada por responder, agora entendi melhor. Você disse que com esse APC (http://atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600BR) eu teria 11 minutos de autonomia. Só que eu tava pensando em levar esse SMS (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:48:22) que tem 800va, aí eu posso ficar mais tranquila pro caso de querer ligar impressora e caixa de som, e também saber que posso colocar essa GeForce 8500 GT sem precisar me preocupar se o nobreak segura ou não. Você acha que mesmo assim eu devo levar o APC 600va só por causa da marca? E a SMS também é uma marca boa, não é?

Obrigada por estar me ajudando :)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Gente, qual é a real diferença entre esses dois nobreaks porque a diferença de preço é muito grande. O Net 4+ de 800va ta custando R$ 299,00 (http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0010101/nobreak-sms-net4-800va-115v-black-27256.aspx) e o Progressive III de 1000va ta só R$ 209,00 (http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0010325/estabilizador-sms-progressive-iii-1000va-bivolt-16201.aspx). Na mesma loja! :o Queria saber se alguém que saiba qual é a diferença me dissesse qual é. Ah, a SMS é uma boa marca para no-breaks ou só a APC mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
    Obrigada por responder, agora entendi melhor. Você disse que com esse APC (http://atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600BR) eu teria 11 minutos de autonomia. Só que eu tava pensando em levar esse SMS (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:48:22) que tem 800va, aí eu posso ficar mais tranquila pro caso de querer ligar impressora e caixa de som, e também saber que posso colocar essa GeForce 8500 GT sem precisar me preocupar se o nobreak segura ou não. Você acha que mesmo assim eu devo levar o APC 600va só por causa da marca? E a SMS também é uma marca boa, não é?

Obrigada por estar me ajudando :)

O SMS de 800VA, Net 4+ tem bateria de 9A, o que dará uma autonomia um pouco maior sim. Também suportará mais carga, até 560W.

Mas já cansei de ouvir reclamações de nobreaks SMS, nobreaks de 600-700VA não conseguindo segurar configurações simples...

A proteção de surtos do SMS também é mias fraca que a do APC, mas isso é coisa para filtro de linha e não para nobreak. O nobreak SMS mais um filtro de linha básica da APC (R$ 30) já dá a mesma proteção do nobreak APC.

Gente, qual é a real diferença entre esses dois nobreaks porque a diferença de preço é muito grande. O Net 4+ de 800va está custando R$ 299,00 (http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0010101/nobreak-sms-net4-800va-115v-black-27256.aspx) e o Progressive III de 1000va está só R$ 209,00 (http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0010325/estabilizador-sms-progressive-iii-1000va-bivolt-16201.aspx). Na mesma loja! :o Queria saber se alguém que saiba qual é a diferença me dissesse qual é. Ah, a SMS é uma boa marca para no-breaks ou só a APC mesmo?

Um é nobreak, o outro é estabilizador...

Editado por Pierre C.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Um é nobreak, o outro é estabilizador...

Nossa, viajei, coloquei o link errado. O certo é esse: http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0012287/nobreak-sms-net-station-1200va-115v-black-27361.aspx.

E não é Progressive, é Net Station. Ele está bem mais barato, esse aí é de 1200va e está só 329 reais o outro (Net 4+) é de 800va e está 299. Vale mais a pena comprar o Net Station?

O SMS de 800VA, Net 4+ tem bateria de 9A, o que dará uma autonomia um pouco maior sim. Também suportará mais carga, até 560W.

Mas já cansei de ouvir reclamações de nobreaks SMS, nobreaks de 600-700VA não conseguindo segurar configurações simples...

A proteção de surtos do SMS também é mias fraca que a do APC, mas isso é coisa para filtro de linha e não para nobreak. O nobreak SMS mais um filtro de linha básica da APC (R$ 30) já dá a mesma proteção do nobreak APC.

Então no meu caso você acha melhor eu ficar com o APC 600va mesmo? Ou é melhor colocar nobreak SMS + filtro de linha da APC?

Editado por Pierre C.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, esse nobreak APC 600VA o, principalmente BE600-BR, tem alguns probleminhas.

1 - Faixa baixa e alta de comutação pra bateria muito restrita - 190-240V. Em redes com oscilação além desses valores, vai fazer o nobreak entrar constantemente em bateria.

2 - Só aguenta 360W e já presencie o mesmo derrubando a carga (equipamento) por não aguentar um pico de partida de um CRT, mas foi uma vez apenas, nunca mais aconteceu. No caso foi um BE600-LM - monovolt 120V. De qualquer forma eles bipam por sobrecarga toda vez que se liga um CRT, mas depois volta ao normal. No meu PC ele de vez em quando dá bipes de sobrecarga na partida, mas aparentemente não atrapalha.

3 - Corrente de fuga relativamente alta. Isso aqui é um pequeno detalhe que descobri recentemente e não influencia em nada no funcionamento e nem vem tanto ao caso aqui. Essa corrente de fuga, quando somada com várias outras, podem fazer um dispositivo de proteção contra choques desarmar a rede, esse dispositivo é exigido por norma, mas poucas casas tem, como estou pra instalar um, eu resolvi fazer várias medições e descobri que enquanto um nobreak SMS ou estabilizador apresenta uma fuga ao aterramento, de 0.25A ou no máximo 0,50A o nobreak da APC apresenta quase 1mA! O fato disso é a presença de 4 capacitores Y ao invés de dois comumente instalados em nobreaks e estabilizadores.

4 - Varistores de proteção com valor um tanto quanto elevados para a proteção que eles se presam. Em nobreaks como os SMS é comum ver varistores de 175V ou 275V, ambos feito pra proteger equipamentos operando em 110-127V ou 220-240V, já esses APC possuem varistores de 300 pro modelo monovol e 385V pro modelo bi-volt. Valores absurdamente altos, na minha opinião não deveria passar de 320V pra proteção de equipamentos operando em 220V-240V.

Esses são os pontos que gostaria de destacar e que poucos perceberiam sem ter o nobreak em mão. Possuo ambos modelos, mono e bivolt, BE600-LM e BE600-BR.

Compartilhar este post

Link para o post
    Nossa, viajei, coloquei o link errado. O certo é esse: http://www.maniavirtual.com.br/produto/informatica/protecao-de-energia/sms/0012287/nobreak-sms-net-station-1200va-115v-black-27361.aspx.

E não é Progressive, é Net Station. Ele ta bem mais barato, esse aí é de 1200va e ta só 329 reais o outro (Net 4+) é de 800va e ta 299. Vale mais a pena comprar o Net Station?

Nobreak SMS só compraria se fosse Net 4+ ou Manager Senoidal, os outros da linha domestica não quero nem chegar perto.

Esse Net Station aí é para ter fator de potência 0.5, o que daria 600W úteis, o Net 4+ com fator de potência de 0,7 dá uma potência útil de 560W, praticamente a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olha, esse nobreak APC 600VA o, principalmente BE600-BR, tem alguns probleminhas.

1 - Faixa baixa e alta de comutação pra bateria muito restrita - 190-240V. Em redes com oscilação além desses valores, vai fazer o nobreak entrar constantemente em bateria.

2 - Só aguenta 360W e já presencie o mesmo derrubando a carga (equipamento) por não aguentar um pico de partida de um CRT, mas foi uma vez apenas, nunca mais aconteceu. No caso foi um BE600-LM - monovolt 120V. De qualquer forma eles bipam por sobrecarga toda vez que se liga um CRT, mas depois volta ao normal. No meu PC ele de vez em quando dá bipes de sobrecarga na partida, mas aparentemente não atrapalha.

3 - Corrente de fuga relativamente alta. Isso aqui é um pequeno detalhe que descobri recentemente e não influencia em nada no funcionamento e nem vem tanto ao caso aqui. Essa corrente de fuga, quando somada com várias outras, podem fazer um dispositivo de proteção contra choques desarmar a rede, esse dispositivo é exigido por norma, mas poucas casas tem, como estou pra instalar um, eu resolvi fazer várias medições e descobri que enquanto um nobreak SMS ou estabilizador apresenta uma fuga ao aterramento, de 0.25A ou no máximo 0,50A o nobreak da APC apresenta quase 1mA! O fato disso é a presença de 4 capacitores Y ao invés de dois comumente instalados em nobreaks e estabilizadores.

4 - Varistores de proteção com valor um tanto quanto elevados para a proteção que eles se presam. Em nobreaks como os SMS é comum ver varistores de 175V ou 275V, ambos feito pra proteger equipamentos operando em 110-127V ou 220-240V, já esses APC possuem varistores de 300 pro modelo monovol e 385V pro modelo bi-volt. Valores absurdamente altos, na minha opinião não deveria passar de 320V pra proteção de equipamentos operando em 220V-240V.

Esses são os pontos que gostaria de destacar e que poucos perceberiam sem ter o nobreak em mão. Possuo ambos modelos, mono e bivolt, BE600-LM e BE600-BR.

E para as configurações que eu citei do meu PC, você acha que esse da APC de 600va seria uma boa? Eu só quero mesmo que segure a energia por uns 10 minutos pra dar tempo de salvar alguma coisa e desligar. Eu teria essa autonomia com ele? Ou você aconselha o SMS de 800va?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, você conseguiria 10min com o APC.

Se a tensão da sua casa nao flutuar demais, abaixo dos valores estipulados pela APC:

94-140V - Rede 110

ou

190-240V - Rede 220

Ele vai te dar esses 10min e nao vai ficar caindo toda hora em bateria.

Editado por _rau_

Compartilhar este post

Link para o post

ola, boa noite a todos, sei que o topico e antigo mais não gostaria de abrir outro para adcionar somente uma informação, gostaria de saber como faço o calculo para saber o tempo de duração da bateria do nobrack, vi um calculo la em cima, porém não sei se entendi a formula para caucular a potencia da bateria. ex. tenho equipamento que consome 100 w continuamente. o nobrack é um MCM nbk 500va com bateria automotiva de 12v e 70 amperes. a formula para eu saber a potencia da bateria e o tempo de duração dela perante este consumo seria,

12v x 70a = 840 wats por hora

840wh/100w = 8,4 hs? seria correto este calculo?

Editado por joubertlgr
    reformulação da pergunta

Compartilhar este post

Link para o post
    ola, boa noite a todos, sei que o topico e antigo mais não gostaria de abrir outro para adcionar somente uma informação, gostaria de saber como faço o calculo para saber o tempo de duração da bateria do nobrack, vi um calculo la em cima, porém não sei se entendi a formula para caucular a potencia da bateria. ex. tenho equipamento que consome 100 w continuamente. o nobrack é um MCM nbk 500va com bateria automotiva de 12v e 70 amperes. a formula para eu saber a potencia da bateria e o tempo de duração dela perante este consumo seria,

12v x 70a = 840 wats por hora

840wh/100w = 8,4 hs? seria correto este calculo?

Pegue a potência em VA do computador, some a eficiência do nobreak quando operando em bateria (em média 80%). Por exemplo:

O consumo é de 100W, fator de potência de 0,5 e eficiência do nobreak de 0,8: 100/0,5/0,8 = 250VA

Agora descubra quantos VA a bateria do nobreak é capaz de fornecer por hora, no seu caso 840VA (12V x 70A = 840VA)

Agora divida 840 por 250, resultado: 3,36horas, essa será a autonomia do nobreak.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pelo esclarecimento, ajudou muito. Pois trabalho com varios no-brack diferente e parcebi que muda muito o fator de potencia, que quanto maior, parece ser melhor, agora ja posso calcular o tempo medio dos no-brack que trabalho. Novamente obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o "galho":

sobre o nobreak NET4+ 1400VA, alguem ja desmontou ele (só não desmonto o meu pois ainda está na garantia e fico veiaco com choque). Pelo que ví no site da SMS, ele tem estabilizador integrado de 4 estágios. Creio eu que ele passa os mesmos males que um estabilizador passa também. Será que a proteção que ele oferece contra surtos/ruído presta?

SdS

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma dúvida:

Porquê não é recomendado ligar a impressora e as caixas de som no nobreak?

Seria somente quando entra na alimentação pela bateria(s) ou mesmo em sua operação normal?

SdS

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problema nenhum em ligar esses dispositivos num nobreak se o consumo deles não extrapolarem a capacidade dele a não ser que a impressora seja Laser. Eu mesmo em um belo dia tava imprimindo um boleto que eu tava saindo pra pagar e a energia acabou no mesmo instante, a impressora felizmente tava no nobreak...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais