Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabos ide.


Visitante

Posts recomendados

Prezados amigos,

 Tenho uma dica q não vi em lugar algum e q tem funcionado. Serve para melhorar a performance de um cabo flat de 40 vias, na ausencia do de 80 vias. E permite utilizacao de DMA-4 atraves desse cabo na maioria dos PCs.

 Basta "desfiar" o cabo de 40 vias deixando-o completamente livre entre as pontas, isso em maquinas q "travavam" ou ficavam muito "lentas" usando UDMA-4 com cabo de 40 vias resolveu o problema. já em UDMA-5 o sistema melhora mas continuam os travamentos (também, hoje todas as placas vem com o de 80 vias).

 Parti do pressuposto q o cabo de 80 vias possui um terra para cada via, evitando inducao durante o trajeto da informação.

 Testem e me retornem para eu ter uma base maior de informações a esse respeito. Na pior das hipoteses, não muda nada!

[]s Eduardo Stella

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse q aumenta a transferencia, mas pelo menos suporta o DMA-4 sem ficar travando o windows quando o acesso a disco é pesado ... sem isso, podem desligar a opção DMA do Windows.

quando eu digo essas coisas é porque ninguém nota diferenca porque não sabem ativar o DMA no Windows ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAX, analisando calmamente, a ideia do fets teoricamente funciona. Analisemos: o cabo de 80 vias, tem 40 de dados e 40 de terra, cada terra entre dois de dados, para impedir que o campo eletromagnético de um interfira no cabo ao lado, certo? Pois se desfiarmos todos os cabos, o espaço entre os fio aumentará, dificultando a interferência, tal como o cabo de 80 vias. O maior problema é que os conectores, os cabos se juntam de novo e o podem interferir junto ao HD ou junto a placa.

Habilitar o DMA no windows é fácil, mas muitas pessoas não sabem faze-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente apenas 40 vias são usadas para transferências de dados e as outras 40 vias são para fazer um terra a fim de diminuir o nível de interferência e permitir a comunicação a altas velocidades como você disse acima, só que talvez vocês não saibam é que UM DELES acumula também uma função de controle, permitindo ao controlador detectar se está sendo usado um cabo de 80 vias ou um cabo de 40 vias

comum. Por isso que eu acho que não tem como acontecer o que o nosso ilustre amigo disse uma vez que apenas desfiando o cabo a controladora não receberá a informação (enganosa) de que esta sendo ligado à ela um cabo de 80 vias ligando o de 40 desfiado ,permitindo ativar o DMA  4 ou 5 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edujastre@31 Oct. 2002,18:36

Olha, eu acho que naopode enganar o PC. Mas comoos cabos estão separados a interferencia é reduzida. Talez há umamelhora, mas nada de surpreender como um cabo de 80 vias !

Aí é que você se engana , uma vez que o cabo foi desfiado não tem mais nada ao lado dele protegendo de interferências , muito pelo contrário a camada de borracha fica mais fina e muitas vezes o fio fica desemcapado pelo ato de desfiar e por isso pióra (teóricamente) o desempenho  .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí ... nada de se surpreender a diferenca como o de 80 vias, mas há uma melhora sensivel ... E nem tanto a performance, mas o travamento temporario (aqueles q o mouse parece q esta sujo) quando se ative o DMA em cabos de 40 vias. E tem outra, as controladoras mais antigas nem sabem q cabo esta sendo utilizado, apenas quando se ajusta o windows para ativar UDMA você sabe q a maquina comeca a travar ... Nesse caso o cabo resolve. É claro, q o fato de melhora da performance não é decorrente do aumento da transferencia de dados, mas sim do fato de as informações irem direto para a memoria.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fets@31 Oct. 2002,20:14

E tem outra, as controladoras mais antigas nem sabem q cabo esta sendo utilizado, apenas quando se ajusta o windows para ativar UDMA você sabe q a maquina comeca a travar ... Nesse caso o cabo resolve. É claro, q o fato de melhora da performance não é decorrente do aumento da transferencia de dados, mas sim do fato de as informações irem direto para a memoria.

[]s

As controladoras antigas nem sabem que cabo está sendo utilizado porque não precisam de cabos de 80 vias e por causa da sua baixa capacidade de transferência de dados (PIO 0 = 3,3Mb/s por exemplo), por isso habilitando ou não o DMA e usando ou não um cabo de 80 vias não iria adiantar nada ...... imagine usando um cabo de 40 vias desfiado ?

Obs. Gostaria que você me explicasse melhor (se posível) a parte onde você diz que as informações vão direto pra memória .

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

 O objetivo é brincar né ... controladoras mais antigas q eu digo é a 5598MLR por ex. Q tem suporte pra UDMA-4 e as mesmas não vem incluido o 80 vias. O fato é q se funcionarem a 66Mb/s elas ficam travando o windows ... e fazendo o desfiamento com o cabo o windows consegue fazer melhor a leitura.

 Agora, se quer uma explicação de como funciona o DMA, pode consultar um dos livros do Gabriel Torres q provavelmente tenha lá uma explicação convincente. Mas a grosso modo é que os dados sao transferidos do disco diretamente para a memoria (vice-versa) e não sobrecarregam o processador. Liberando este para outras tarefas, isso não importa se é DMA 1, 2, 4 .... ai so muda a velocidade ....

 Ta explicado??? PS: Eu tenho um K6-II com essas placas SIS q mencionei acima e deve estar melhor configurada q a maioria dos P3 e P4 com placas de excelente qualidade por ai ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fets@31 Oct. 2002,21:11

Bom,

 O objetivo é brincar né ... controladoras mais antigas q eu digo é a 5598MLR por ex. Q tem suporte pra UDMA-4 e as mesmas não vem incluido o 80 vias. O fato é q se funcionarem a 66Mb/s elas ficam travando o windows ... e fazendo o desfiamento com o cabo o windows consegue fazer melhor a leitura.

 Agora, se quer uma explicação de como funciona o DMA, pode consultar um dos livros do Gabriel Torres q provavelmente tenha lá uma explicação convincente. Mas a grosso modo é que os dados sao transferidos do disco diretamente para a memoria (vice-versa) e não sobrecarregam o processador. Liberando este para outras tarefas, isso não importa se é DMA 1, 2, 4 .... ai so muda a velocidade ....

 Ta explicado??? PS: Eu tenho um K6-II com essas placas SIS q mencionei acima e deve estar melhor configurada q a maioria dos P3 e P4 com placas de excelente qualidade por ai ...

[]s

O objetivo não é brincar não ....muito pelo contrário , o objetivo é trocar idéias e com isso aumentar o nosso conhecimento , se você achou que fui irônico me desculpe .

Bom eu sei como funciona o DMA (Direct Memory Access ou Acesso Direto à Memória) só fiz a pergunta porque queria entender o motivo de você afirmar que com o cabo de 40 vias desfiado o hd acessaria diretamente a memória (DMA) e sem estar desfiado não acessaria , só isso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá desculpado ...

Mas acho q consegui explicar o q quis dizer ... o fato de desfiar o cabo não "Cria" o UDMA, mas dentro de suas limitações melhora um pouco o desempenho e principalmente o travamento do Windows ...

Experimente fazer isso num K6 com a placa q lhe falei ... o maximo q pode acontecer é você perder tempo e um cabo de 40 vias.

Eu tinha Win 2000 na epoca e quando instalei o driver SISIDE q a PCChips distribui no site o win não inicializava mais ... não passava do carregamento (nem no modo de segurança). (eu tinha cabo 40 vias). Dai fui procurar nos foruns da vida e me falaram do cabo de 80 vias (e era um domingo, pra variar) e tal e tambem do desfiamento. Desfiei e funcionou ... Lógico q dp comprei o de 80 vias e o desempenho realmente não se compara.

Andei testando em alguns clientes q antes eu não podia ativar o DMA (dentro da propriedades de disco do sistema) q ela ficava lerda e travante. Ao desfiar os cabos (mesmo em UDMA-2) as maquinas comecavam a funcionar bem, e notei q o liberamento do processador se fez (não por causa do cabo, mas da configuração).

Faça o teste de depois escreva pra ca ... use o winbench pra fazer as medições apos o teste ... eu tenho um programinha q mede disco.

Boa sorte!!!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...