Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Reiniciando e perdendo o HD


Edgar STL

Posts recomendados

Olá a todos, estou com um baita problema e gostaria da ajuda de alguém, acabei de montar um pc (coloco a configuração no final), e ocorre o seguinte:

Na primeira vez: apareceu uma tela azul, dizendo que alguma coisa com relação a instalção de um novo hardware poderia ser o problema e indicando despejo de memória física. Aconteceu uma única vez.

Na segunda vez: o pc fica reiniciando e dando uma mensagem numa tela preta falando alguma coisa relacionado à "Reboot", e o principal, quando o pc reinicia o hd não é mais reconhecido, o pc perde o hd. Acontece direto.

Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido, o problema é recorrente, porém, tem hora que acontece logo ao iniciar o sistema, em outras vezes uso o pc por um longo tempo, várias horas até acontecer de reiniciar.

Configuração:

MB: Asus p5kpl-am

HD: Samsung Spinpoint Sata II 320Gb, 16 mb buffer

Mamória: Corsair DDR2 - 800 mhz (2 x 1Gb)

Processador: Core 2 Duo E7400 (2.8 ghz, 3m cache)

Fonte: Seventeam 450w ST-4509-cg

Placa Wireless PCI: D-Link DWA-510 54Mbps

Não sei o que fazer, as peças estão todas na garantia, porém necessito identificar onde está o problema para solicitar a troca do produto, e eu não sei o que fazer, se alguém puder me far uma luz fico muito agradecido.

Muito obrigado.

já formatei mano, e nada... já troquei os cabos tbém... monitorei temperatura, nada... tá zuado ainda...

o que esqueci de colocar é que, quando ele reinicia sempre se escuta um barulho, uma espécie de estalo...

+ de qq forma valeu, continuarei aguardando quem pode me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja qual a origem do estalo, de onde ele vem.

poste aqui

abraço

Pois é, eu fiz isso, esse "estalo" vem do HD, é exatamente o mesmo barulho que o HD faz quando eu desligo o sistema voluntariamente. quando desligo o pc, o windows demora aquele tempinho, acho que fica salvando alguns arquivos ou instalando as atualizações e logo depois ocorre esse mesmo barulho desligando o sistema, até aí normal, problema é quando reinicia sozinho. Não sei se esse barulho é normal, sempre usei HD Samsung e nunca percebi isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EASC1, está me parecendo que o encaixe do seu HD está com problemas

verifique se o cabo de força dele está ok

tente também trocar o cabo, verifique os encaixes, pois essas telas azuis ao qual se referiu são devido ao desligamento do HD durante a execução do windows

aguardo

Caro Neuneu, já fiz tudo isso, já troquei de cabo de força, troquei o cabo Sata de posição na placa mãe e depois troquei por outros cabos que sempre tenho de reserva e o problema persiste.

Só uma observação, como consta na primeira mensagem, a tela azul aconteceu uma única vez, após isso ele sempre vem reiniciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em modo de segurança ocorrem as reinicializações também?

faça o seguinte:

Paine de Controle -> Sistema -> Avançado -> Incialização e recuperação -> Configurações -> desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente".

veja se apresenta tela azul, caso apresente, anote o problema ao qual ele se refere.

se ele simplesmente reiniciar, teste ligar o HD em outro computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em modo de segurança ocorrem as reinicializações também?

faça o seguinte:

Paine de Controle -> Sistema -> Avançado -> Inicialização e recuperação -> Configurações -> desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente".

veja se apresenta tela azul, caso apresente, anote o problema ao qual ele se refere.

se ele simplesmente reiniciar, teste ligar o HD em outro computador.

OK... farei isso, qto ao modo de segurança nunca fiz esse teste, farei depois digo o q aconteceu... valeu pela dica

em modo de segurança ocorrem as reinicializações também?

faça o seguinte:

Paine de Controle -> Sistema -> Avançado -> Incialização e recuperação -> Configurações -> desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente".

veja se apresenta tela azul, caso apresente, anote o problema ao qual ele se refere.

se ele simplesmente reiniciar, teste ligar o HD em outro computador.

Caro NeuNeu, fiz o que recomendou, deu tela azul duas vezes, e tbém por duas vezes quando reiniciei após a tela azul pediu pra escolher o dispositivo onde seria dado o boot, isso ainda não tinha acontecido.

em modo de segurança ocorrem as reinicializações também?

faça o seguinte:

Paine de Controle -> Sistema -> Avançado -> Incialização e recuperação -> Configurações -> desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente".

veja se apresenta tela azul, caso apresente, anote o problema ao qual ele se refere.

se ele simplesmente reiniciar, teste ligar o HD em outro computador.

Caro NeuNeu, fiz o que disse, desmarquei a opção "Reiniciar Automaticamente" e realmente apresentou tela azul por duas vezes com os seguintes erros:

1ª vez: PFN_LIST_CORRUPT

2ª vez: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Também apresentou tela azul com o computador em modo de segurança, com o seguinte erro:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Quanto ao teste com o HD em outro computador somente poderei fazê-lo no fim de semana pois não tenho acesso a outro pc no momento, mas assim que fizer o teste posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo, o primeiro erro PFN_LIST_CORRUPT

se refere a conflitos ou drivers corrompidos, mas antes de pensar em instalar algo, vamos resolver o IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL

retire a bateria da sua placa mãe e desconecte o cabo de força, deixe o pc assim por 2~ minutos antes de religa-lo

ao ligar, ele vai apresentar um erro de CMOS, F1 para continuar ou F2 para dar load bios default se não me engano, de um load bios default e veja se vai continuar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelos erros que você me reportou, a organização de IRQ's estava incorreta, o reset na BIOS as organizou e se você disse que está demorando mais, sinal de que as IRQ's já estão fixadas

agora devemos procurar o driver que está corrompido ou, ainda, o componente que está funcionando incorretamente.

Caro NeuNeu, fiz o que recomendou, deu tela azul duas vezes, e tbém por duas vezes quando reiniciei após a tela azul pediu pra escolher o dispositivo onde seria dado o boot, isso ainda não tinha acontecid

teste ligar o pc com outro HD, pode ser aí o nosso problema

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola meus caros amigos vi o topico e nao pude deixar despercebido ja aconteceu a mesma coisa comigo, primeiramente troque a sua memoria teste em outro pc se nao der certo pode ir trocar sua placa-mãe que foi ela q foi pro brejo bjj abrax:lol:

agradecemos a opinião, mas no momento estamos seguindo um esquema de testes.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelos erros que você me reportou, a organização de IRQ's estava incorreta, o reset na BIOS as organizou e se você disse que está demorando mais, sinal de que as IRQ's já estão fixadas

agora devemos procurar o driver que está corrompido ou, ainda, o componente que está funcionando incorretamente.

teste ligar o pc com outro HD, pode ser aí o nosso problema

abraço

Cara, deixa eu agradecer pela força que você tá me dando aqui, valeu mesmo, sempre recorro a esse fórum porque o pessoal aqui é ponta firme...

Qto ao problema, como eu disse, só terei acesso a outro pc e a outros componentes no fim de semana quando eu for levar meu pc na casa de um amigo que tbém tá me acompanhando nesse problema, ele comprou essa briga, parece até que o pc é dele... hehe... aí poderei testar tudo sem problemas, então, pode ser que eu demore para postar outra mensagem com o resultado, mas postarei com certeza.

Aliás, será que tem problema eu fazer os testes com um HD Sata, sendo que o meu é Sata II???

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a única diferença entre um HD sata e um sata II é a velocidade de transmissão que no nominal fica em 150mb/s para sata e 300mb/s para sataII, porém as performances não mudam muito.

você pode sim, ligar seu sata em sua placa mãe onde está o sataII e inclusive ligar os dois juntos.

te recomendo mesmo, já que não pode testar esse HD em outra maquina, teste outro HD na sua, pois se o problema continuar descartaremos a hipótese do HD.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro NeuNeu, estou nesse momento no pc do meu amigo, trouxe o HD e as memórias para testar aqui. Colocamos o HD no pc dele e de cara deu tela azul, não apontou nenhum erro específico como aqueles que foram citados anteriormente, somente a mensagem da tela azul. Ele sugeriu entrar em modo de segurança, e o windows iniciou sem problemas. Após isso colocamos os dois HD's, dando o boot pelo HD dele, assim nós conseguimos acessar o meu HD sem problemas. Alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...