Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kit confecçao Placa de circuito impresso


Victor_npb

Posts recomendados

Estou querendo adquirir um kit para fazer minhas próprias plaquinhas, nao é nada muito avançado nao, mas nao sabe como é duro ficar reaproveitando placas de outras coisas des-soldando todos os componentes e quebrando a cabeça para reaproveitar as trilhas... Nao achei nenhum no mercadolivre, e aqui na minha cidade é uma negaçao ja chegaram a me cobrar 1,50 por um resistor.ROUBO!

Se puderem me indicar onde comprar tudo na internet, e uma lista de que preciso para fazer minhas placas artesanais...

sei que preciso de um acido, catalizador, etc.. uma caneta, essa caneta é especial?

ferro de solda, estanho eu ja tenho e para furar e cortar acho que a dremel que tenho aqui da para cortar e furar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para início:

1) Um riscador manual: parece uma caneta. Ele é todo de metal e você usa para cortar a placa (você vai riscando a placa, com força, até que ela fica mais fraca por causa da vala que se forma nela e você pode quebrá-la). Uma dica: você pode comprar um riscador desses numa loja de material de construção, pois existem deles pra cortar pisos de cerâmica e fórmicas (cuidado: os utilizados pra cortar vidro creio que não sirvam).

2) Lixa, pra dar acabamento na beirada da placa depois de cortada.

3) Palha de aço pata limpar a parte cobreada da placa.

4) Caneta utilizada em retroprojetor para desenhar as trilhas. Pode comprar em qualquer papelaria.

5) Um furador manual ou furadeira elétrica. O furador manual parece um grampeador. Esses não tem jeito: tem que comprar em lojas de eletrônica mesmo ou pela internet.

perfurador_placa_pp4_suetoko_245.jpg

6) Percloreto de Ferro para corrosão das placas. Esse também é específico... Pode tentar achar na internet:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90025026-percloreto-de-ferro-para-confecco-de-circuito-impresso-_JM

7) Uma bacia de plástico ou vidro pra por as placas de molho no percloreto. Nuca use vasilhas de metal! Pode comprar em lojas de produtos domésticos mesmo (vasilhas pra congelar no freezer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que você está apenas começando a criar suas placas, e imagino que não vá fazer muitas delas por hora, eu aconselho a 'montar' seu KIT, comprando as plaquinha de fenolite (ou de fibra) e o acido separados. Fica mais em conta do que comprar um KIT que você não vai usar todo.

Para fazer as trilhas eu uso o metodo termico, tem uma qualidade final inferior, mas é muito mais barato que o metodo 'optico'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ainda nao estou fazendo circuitos muit complexos ou que exiga muita precisao, acredito que eu possa desenha-los manualmente usando regua e caneta, certo?

R$6,50 o percloreto, realmente achei barato, preciso de algo mais para corroer, algum catalizador? qual a diferença deste para o liquido? estes 150 gramas permitem corroer quantas placas? acredito que deva diluir, em agua? depois de diluir da pra reaproveitar?

qual a diferença entre placas de fenolite e fibra?

desculpem a quantidade de perguntas. e obrigado pela ajuda.

vitim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só o percloreto + água para poder corroer, o único catalisador é temperatura e movimentação mecânica... leia as instruções que vem junto com o pó de percloreto (ele não é vendido líquido, apenas em pó).

Dica - água morna ajuda a corroer mais rápido, assim como ficar mexendo o pote em que está a placa com o percloreto, balançando todo o conteudo de um lado para o outro, assim impede que o percloreto sujo dificulte a corrosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei o percloreto, do link que o cabteixeira mandou, e vou comprar algumas placas de fenolite de outro vendedor... acho que o resto do materia que preciso consigo aqui em casa mesmo, tenho uma dremel com brocas bem finas, cerra tico-tico, e caneta retroprojetor. Ai eu "roubo" uma tupperware da minha mae pra corroer la dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe a demora em responder. O metodo 'termico' consiste em 'imprimir' o circuito em papel fotografico e depois passar a tinta do papel para o fenolite através de calor.

Eu faço assim, imprimo o circuito em papel comum, usando uma impressora jato de tinta. Depois tiro um Fotocopia em papel fotografico (o mais grosso que encontrar) depois de alinhar o papel no fenilite, eu uso um ferro de passar na temperatura media para derreter a tinta e com isso passar ela do papel para o fenolite

Dicas- Não adianta imprimir direto no papel fotografico, pelo menos não com impressoras jato de tinta (impressoras a laser dá certo sim).

Limpe normalmente o lado cobreado do fenolite antes de aplicar o papel.

Mergulhe a plaquinha em agua fria, ainda com o papel quente. O choque termico ajuda a fixar a tinta no cobre.

******************************************************

Detalhe, é normal algumas trilhas não sariem direito neste metodo (borrarem ou não sairem do papel). Na maioria das vezes sai tudo certo. Mas se acontecer você pode usar aquelas canelas comuns para fazer pequenas correções (aqueles tipo 'canetão' ou 'pincel atomico')...

********************************************

Na minha opinião, a unica diferença entre as placas de fenolite e as de fibra, é o preço. Elas tem basicamente o mesmo peso (embora as de fibra sejam lijeiramente mais leves). Mas apresentam praticamente a mesma resistencia mecanica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...