Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Athlon 64 X2 4000+


Fozzy

Posts recomendados

Eu precisa saber se pra overclocka o processador é simplesmente aumentar na bios da placa, tipo 200 MHZ para um numero maior como por exemplo 233, atualmente ele é 2.1, queria upa até no maximo 2.4, alguem poderia me explicar como se faz direitinho? Meu processador é o da assinatura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

Nós podemos sim explicar direitinho como se faz, mas antes, leia o material do link abaixo e poste as informações que são pedidas.

Procure pela parte que configura o processador, memória, PCI-E, tensão processador e memória, também seria bem interessante você achar a opção de HT Link fotografar e postar.

http://forum.clubedohardware.com.br/...ement.php?f=13

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desobedeci alguma regra peço que me perdoe mas meu tempo é um pouco limitado, sobre as informações que me pediu, acredito que sejam estas;

15553741.png

79606752.png

74853905.png

processador.png

38403398.png

sobre o HT Link , como poderia estar tirando a foto? se por acaso tiver de tirar o processador ou algo do tipo ai lasco, nao manjo muito bem não:unsure:

Em todo caso agradeço desde já sua ajuda:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

Amigo faltou o principal, as fotos que mostram as configurações do bios de sua placa mãe.

Note que no material que passei para você, tem várias fotos que mostram as configurações do bios da placa mãe, são fotos dessas configurações de sua placa mãe que necessitamos.

Sua placa não tem todas aquelas configurações, mas é necessário sabermos o que ela oferece de recurso para over.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, grato pela resposta ^_^ Não tenho camera fotografica digital e nao tenho o cd de instalação do meu celular então nao tive como tirar as fotos, mas consegui um site explicando certinho as bios da minha mobo, segue o link dela aqui;

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=241464&page=3

espero que isso seja o suficiente para me ajudar, grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, grato pela resposta ^_^ Não tenho camera fotografica digital e nao tenho o cd de instalação do meu celular então nao tive como tirar as fotos, mas consegui um site explicando certinho as bios da minha mobo, segue o link dela aqui;

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=241464&page=3

espero que isso seja o suficiente para me ajudar, grato!

Seu processador tem um sério overvolt. a tensão padrão do Brisbane é 1.31v. Aí té 1.576v!! :o

Vcore muito alto ao invés de ajudar pode acabar atrapalhando.

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Kaiserr tranquilo, eu não sabia disto não, nunca cheguei a mexer nele, isso por acaso é um problemão? se for tem como reverter?

Bem, ele só vai aquecer muito mais e isso pode danificar alguma coisa ou forçar os mosfets do CPU .Tem como resolver sim, no bios. Aquele tópico do fórum pcs que você mandou tem dizendo isso. os brisbanes chegam a 3.0 GHz a 1.33v, sem esquentar demais.

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha bios aparece normal a tensão dele, quer dizer quase, esta como 1.36. Da para entender! Não sei como voltar o VCore ao padrão normal, alguma dica?

No site que você mandou tem uma parte onde tem ajustes de overclock. 'CPU Voltage' ali provávelmente você vai poder setar pra 1.31V

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque de programa, usa o everest. O Cpu-z ainda tem alguns bugs.

_o/

O everest aponta como 1.57V tambem, poderia ser erro de fabrica? de umas semanas para ca começou a ocorrer muito despejo de memoria no meu pc, limpei memos, formatei mas não consegui corrigir isso, o processador pode fazer com que ococorra o despejo? em todo caso mudei o fsb para 220 conseguindo faze-lo funcionar numa velocidade de 2.3, os despejos agora so acontecem se o computador ficar muito tempo ligado, mas em relação a antes diminuiu bastante, uma outra coisa que reparei foi que as latencias das memos aumentaram, no teste do proprio everest, a latencia ficava em 69.8, agora fica em 119.5, sabe me explicar o por que disto?

E desculpa a quantidade de perguntas xD e brigadão pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O everest aponta como 1.57V tambem, poderia ser erro de fabrica? de umas semanas para ca começou a ocorrer muito despejo de memoria no meu pc, limpei memos, formatei mas não consegui corrigir isso, o processador pode fazer com que ococorra o despejo? em todo caso mudei o fsb para 220 conseguindo faze-lo funcionar numa velocidade de 2.3, os despejos agora so acontecem se o computador ficar muito tempo ligado, mas em relação a antes diminuiu bastante, uma outra coisa que reparei foi que as latencias das memos aumentaram, no teste do proprio everest, a latencia ficava em 69.8, agora fica em 119.5, sabe me explicar o por que disto?

E desculpa a quantidade de perguntas xD e brigadão pela ajuda

Credo! tem Alguma coisa bem errda aí. sua latência era pra ser dempre menor que 75ns.

Despejo de memória quer dizer tela azul (BSOD)?

Qual a temperatura dele em idle e em full?

3 coisas podem estar erradas: placa mãe (Teste outro processador e memórias); Memórias (teste memórias diferentes) e cpu( teste-o em outra placa).

se testar e um deles falhar, posta aí pra gente

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo! tem Alguma coisa bem errda aí. sua latência era pra ser dempre menor que 75ns.

POis é:mellow:

Despejo de memória quer dizer tela azul (BSOD)?

Não sei bem o que é BSOD, mas sim ele cai para tela azul, afirmando despejo de memória

Qual a temperatura dele em idle e em full?.

idlle? oxi xD , creio ser a temperatura da maquina né. A placa mãe nao passa dos 31º, núcleos dos processadores de 45 a 47º e vga de 51º, HD 24°

3 coisas podem estar erradas: placa mãe (Teste outro processador e memórias); Memórias (teste memórias diferentes) e cpu( teste-o em outra placa).

Então exatamente por causa disto, começei a trocar peças que poderiam estar causando tal erro, a minha mobo é nova, nem 1 mês de uso, memórias tmbm, fonte no máximo 1 mês e meio de uso, vga nova, HD 2 meses de uso, só não troquei o processador porque nunca suspeitei dele (_( meu computador ta praticamente zero, e continua com mesmo erro, eu to é com medo de trocar o processador e continuar dando tela azul, que fraude. Sobre testar em outra maquina tais peças, vou levar na casa do meu primo e testar na máquina dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis é:mellow:

Não sei bem o que é BSOD, mas sim ele cai para tela azul, afirmando despejo de memória

idlle? oxi xD , creio ser a temperatura da maquina né. A placa mãe nao passa dos 31º, núcleos dos processadores de 45 a 47º e vga de 51º, HD 24°

Então exatamente por causa disto, começei a trocar peças que poderiam estar causando tal erro, a minha mobo é nova, nem 1 mês de uso, memórias tmbm, fonte no máximo 1 mês e meio de uso, vga nova, HD 2 meses de uso, só não troquei o processador porque nunca suspeitei dele (_( meu computador ta praticamente zero, e continua com mesmo erro, eu to é com medo de trocar o processador e continuar dando tela azul, que fraude. Sobre testar em outra maquina tais peças, vou levar na casa do meu primo e testar na máquina dele

-Idle quer dizer ocioso, e full a pleno uso(normalmente stress tests)

-Blue Screen Of Death- BSod- em bom portuga: Tela Azul Da Morte

Quando testar, posta aí o saldo do teste

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Pensei num over hoje (nunca fiz isso), e achei um tópico desta semana justamente sobre meu processador. ^_^

O Kaiserr falou que a tensão normal do 4000+ Brisbane é 1.31, certo? Aqui, pelo CPU-Z, ta normalmente 1.104, e as vezes varas pra 1.200 e pouquinho. Porque? Isto, pra over, é bom, certo?

Outra coisa: o multiplicador está 5.0x. Variou por uns 2 segundos pra 9 e pouco, mas não está 10.5x. Darei uma olhada na BIOS, mas o pc ta funcionando normalmente. E o Core fica variando entre 1004 e 1006, sendo que sempre ficou na casa dos 2100. Claro, tem a ver com o multiplicador, mas saberiam me explicar o que acontece. Detalhe: estou com o Win 7 RC, não sei se muda algo.

Bom, darei uma olhada na BIOS e retorno dizer o que vi.

Outra coisa: é muito arriscado fazer over do processador? Minha mobo é uma ga-m61pm-s2.

Optmizei na BIOS, e a frequência ficou AUTO (já estava, creio). Aqui, ontinua baixo, mas abrindo várias coisas começa a variar, mas ainda fica mais no baixo. Creio que com jogos seja diferente. Aí também varia o Core Voltage, ficando na medida que o Kaiserr falou.

Bem, vou ler o tópico sugerido, mas fica a pergunta: perigoso overclockar? A fan que ta no processador é uma boqueta, veio com o pc (da Preview), e as mémorias são: 1 genérica (veio da Preview tb, marca brasileira) e outra Kingston, cada qual com seu 1 giga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Pensei num over hoje (nunca fiz isso), e achei um tópico desta semana justamente sobre meu processador. ^_^

O Kaiserr falou que a tensão normal do 4000+ Brisbane é 1.31, certo? Aqui, pelo CPU-Z, ta normalmente 1.104, e as vezes varas pra 1.200 e pouquinho. Porque? Isto, pra over, é bom, certo?

Outra coisa: o multiplicador está 5.0x. Variou por uns 2 segundos pra 9 e pouco, mas não está 10.5x. Darei uma olhada na BIOS, mas o pc ta funcionando normalmente. E o Core fica variando entre 1004 e 1006, sendo que sempre ficou na casa dos 2100. Claro, tem a ver com o multiplicador, mas saberiam me explicar o que acontece. Detalhe: estou com o Win 7 RC, não sei se muda algo.

Bom, darei uma olhada na BIOS e retorno dizer o que vi.

Outra coisa: é muito arriscado fazer over do processador? Minha mobo é uma ga-m61pm-s2.

Optmizei na BIOS, e a frequência ficou AUTO (já estava, creio). Aqui, ontinua baixo, mas abrindo várias coisas começa a variar, mas ainda fica mais no baixo. Creio que com jogos seja diferente. Aí também varia o Core Voltage, ficando na medida que o Kaiserr falou.

Bem, vou ler o tópico sugerido, mas fica a pergunta: perigoso overclockar? A fan que ta no processador é uma boqueta, veio com o pc (da Preview), e as mémorias são: 1 genérica (veio da Preview tb, marca brasileira) e outra Kingston, cada qual com seu 1 giga.

A tensão dos núcleos Brisbane é 1.31V, o que ocorre no seu caso é que em seu pc está ativado o recurso "Cool N' Quiet" que reduz o Vcore e o multiplicador do Cpu quando o mesmo está ocioso.

Isso em termos de overclock é muito ruim, pois pode gerar muita instabilidade.

Os principais perigos do overclock são:

Em 1º lugar Fontes genéricas: Além de não terem uma filtragem boa, oscilam muito a corrente de saída quando são exigidas (uma de 450W fornece apenas 250W, pra ter uma ideia). E essa oscilação pode arruinar seu hardware( perdi 4 placas mãe até descobrir isso :angry:). Já levei uns puxões de orelha da moderação por causa disso. Prefira marcas boas Zalman, Corsair Seventeam... Mas pesquise bem, cada modelo tem sua peculiaridade.

Em 2º temperatura: Como o processador vai realizar mais cálculos por segundo, quer dizer que mais corrente vai passar por ele em 1 segundo, e isso quer dizer mais calor. Chipsets também devem ser bem resfriados, memórias nem tanto, tirando as de alta performance. Não esquecendo do sistema de alimentação do cpu. Normalmante ficam a esquerda ou acima do soquete se voce olhar o gabinete deitado. É um conjunto de bobinas mosfets e capacitores, você deve manter os mosfets frios, eles vão alimentar seu cpu, se eles falharem, existe uma boa chance de seu processador ir embora também. Normalmente o pessoal corta dissipadores velhos e colam com adesivo térmico, é uma boa se você n pretender vender a placa.

A refrigeração do gabinete tem que ser bem feita, de modo a manter a temp do gabinete no máx a 32ºc. O ideal é Fan 120mm na fente e na traseira, (aspirador e exaustor, respectivamente) 80mm ou 120mm lateral como aspirador. Um cooler de alta performance para o cpu e pasta térmica a base de prata ajudam a manter a 'cuca fresca'.

3º Qualidade dos componetes: Não espere que uma memória da Markvision tenha a mesma qualidade que uma Kingston ou uma OCZ, da mesma forma uma placa mãe da Phitronics não tem a mesma qualidade que uma da Intel. Cuidado com o barato que pode sair caro. tembém cuidado com os limites da placa mãe (Por ex.: Uma A6VMX suporta CPU até 105W, se não me engano, o Phenom x4 9600 BE teóricamente funcionaria, contudo ele drena 125W os mosfets superaquecem e a placa desliga.

4º Informação: leia bastante pra não acabar fazendo besteira (eu já fiz!:D mas era meu pc reserva). informe-se sobre as propriedades da sua placa mãe, para que serve cada opção no bios. Como funciona um Torture Test, temperatura máxima dos componentes, pra depois sim se arriscar a fazer um overclock.

Espero ter Esclarecido suas dúvidas:music:

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm, minha fonte é uma Allied que, pelo que andaram tirando minhas dúvidas, entrega uma potencia bastante razoável (ela é de 350) mas é difícil prever a qualidade dos componentes; veio com meu pc Preview. Estou de olho na Zalman 360 e na Corsair 400, mas ainda não encontrei nenhum teste pra esta última. Mesmo porque estou trocando minha VGA de uma 8600gt pra 9600gt com Accelero 2 (e aproveitando:sabe se este dissipador vai gastar muito mais do que um cooler normal??).

As bobinas e o capacitadores são estas coisas parecidas com pequenas pilhas (uma fileira com 5 e outa com 3) e estas caixinhas pretas? Ficam ao lado esquerdo do processador.

A memória só Kingston que presta mesmo, a outra, nem da pra lembrar a marca. Esta Kingston também, se eu tiro, custo a faze-la funcionar de novo; infelizmente as duas juntas não funcionam em Dual.

E por último: estou com o cooler de traz desligado, porque tá fazendo barulho. É um cooler normal também. Então, deixo o PC aberto. Gabinete aberto refrigera bem? :D É ruim deixar aberto?

Valeu pela atenção. Irei pesquisar sobre o over, mas por enquanto, com esta fonte ao menos, não tentarei. Nem com a VGA nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm, minha fonte é uma Allied que, pelo que andaram tirando minhas dúvidas, entrega uma potencia bastante razoável (ela é de 350) mas é difícil prever a qualidade dos componentes; veio com meu pc Preview. Estou de olho na Zalman 360 e na Corsair 400, mas ainda não encontrei nenhum teste pra esta última. Mesmo porque estou trocando minha VGA de uma 8600gt pra 9600gt com Accelero 2 (e aproveitando:sabe se este dissipador vai gastar muito mais do que um cooler normal??).

As bobinas e o capacitadores são estas coisas parecidas com pequenas pilhas (uma fileira com 5 e outa com 3) e estas caixinhas pretas? Ficam ao lado esquerdo do processador.

A memória só Kingston que presta mesmo, a outra, nem da pra lembrar a marca. Esta Kingston também, se eu tiro, custo a faze-la funcionar de novo; infelizmente as duas juntas não funcionam em Dual.

E por último: estou com o cooler de traz desligado, porque tá fazendo barulho. É um cooler normal também. Então, deixo o PC aberto. Gabinete aberto refrigera bem? :D É ruim deixar aberto?

Valeu pela atenção. Irei pesquisar sobre o over, mas por enquanto, com esta fonte ao menos, não tentarei. Nem com a VGA nova.

Vamos por partes:

1- A Akasa de 350 também é uma fonte boa, e é mais fácil de achar.

2-As caixinhas pretas menores são os mosfets(normalmente 8, 9 ou 12) , são transístores de alta potência que regulam a corrente que vai pro cpu. As maiores são as bobinas (de 3 a 5).

3-Não faça overclock com esta outra memória desnomeada, vai vicar muito instável. Elas mal são compatíveis entre si.

4-Não tão bem, com o gabinete fechado voce cria uma corrente de ar interna que retira o calor dos componentes, e esse calor é extraído pela ventoínha traseira e pela ventoínha da fonte. (barulho por barulho eu nem me incomodo são 2 fans de 120mm, e 1 de 80mm que parece mais uma turbina:wub: Mas com isso tudo a temp da placa mãe não passa de 29ºc, com ambiente a 28ºc)

5-É uma boa ativar o "Cool'n Quiet" quando não estiver overclockando, ele em conjunto com o Smartfan, que regula o ventilador de acordo com o uso do cpu, reduzem o consumo e o barulho. Quando for overclockar desative os 2. o 1º causa instabilidade e o 2º aquecimento

Bons esdtudos e até a próxima (parece telecurso 2000:huh:)

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

1- A Akasa de 350 também é uma fonte boa, e é mais fácil de achar.

2-As caixinhas pretas menores são os mosfets(normalmente 8, 9 ou 12) , são transístores de alta potência que regulam a corrente que vai pro cpu. As maiores são as bobinas (de 3 a 5).

3-Não faça overclock com esta outra memória desnomeada, vai vicar muito instável. Elas mal são compatíveis entre si.

4-Não tão bem, com o gabinete fechado voce cria uma corrente de ar interna que retira o calor dos componentes, e esse calor é extraído pela ventoínha traseira e pela ventoínha da fonte. (barulho por barulho eu nem me incomodo são 2 fans de 120mm, e 1 de 80mm que parece mais uma turbina:wub: Mas com isso tudo a temp da placa mãe não passa de 29ºc, com ambiente a 28ºc)

5-É uma boa ativar o "Cool'n Quiet" quando não estiver overclockando, ele em conjunto com o Smartfan, que regula o ventilador de acordo com o uso do cpu, reduzem o consumo e o barulho. Quando for overclockar desative os 2. o 1º causa instabilidade e o 2º aquecimento

Bons esdtudos e até a próxima (parece telecurso 2000:huh:)

_o/

Hm, a Akasa seria melhor que a Corsair ou a Zalman? Dei uma olhada rápida no MercadoLivre, no Waz e no Just Shop, e não encontrei nada da Akasa (coolers, na maioria, e fontes usadas). Tem uma Corsair 400W CX Series - CMPSU-400CX na Just Shop por 214, contra 299 na WAZ. Esta Just Shop é confiável?

Cara, o que menos quero é barulho! Ventoinhas silenciosas devem ser caras, não? PC no quarto, as vezs quero deixar ligado de noite...tem que ser ultra-silencioso (um dos motivos pelos quais placa de vídeo nova será passiva).

Bem, acho que desvirtuamos um pouco o tópico! rs...

E obrigado (ainda bem que Telecurso é de graça, hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm, a Akasa seria melhor que a Corsair ou a Zalman? Dei uma olhada rápida no MercadoLivre, no Waz e no Just Shop, e não encontrei nada da Akasa (coolers, na maioria, e fontes usadas). Tem uma Corsair 400W CX Series - CMPSU-400CX na Just Shop por 214, contra 299 na WAZ. Esta Just Shop é confiável?

Cara, o que menos quero é barulho! Ventoinhas silenciosas devem ser caras, não? PC no quarto, as vezs quero deixar ligado de noite...tem que ser ultra-silencioso (um dos motivos pelos quais placa de vídeo nova será passiva).

Bem, acho que desvirtuamos um pouco o tópico! rs...

E obrigado (ainda bem que Telecurso é de graça, hehehe)

A Corsair e a Zalman normalmente são mais possantes, citei a Akasa de 350 por ser uma fonte básica.

Sobre a Just Shop: já ouvi falar, não sei se é boa. A revista nintendo world faz propaganda de lá, então deve se rno mínimo razoável.

Ventoínhas silenciosas são bem mais caras, mas no seu caso recomendo um controlador de velocidade.

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, coloquei o processador de um colega meu aqui, para ver no que dava segue a imagem;

54890895.png

Como podem ver, o v core continua o mesmo 1,57 sendo que na bios esta no padrão, 1.20V, qual o motivo disto será? O bom é parou de dar a famosa tela azul, e com temperatura de 25º e 38º 39º em full

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, coloquei o processador de um colega meu aqui, para ver no que dava segue a imagem;

54890895.png

Como podem ver, o v core continua o mesmo 1,57 sendo que na bios esta no padrão, 1.20V, qual o motivo disto será? O bom é parou de dar a famosa tela azul, e com temperatura de 25º e 38º 39º em full

Se marca 1.5v tanto aí, quanto no Everest quer dizer que sua placa mãe tem um belo bug, ou os programa sque você tá usando tem um bug. ^^]

Pelo sim e pelo não, se no pc health stats (bios) marcar a tensão certa, confie no bios!

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...