Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Shankar

Particionamento em RAID0 perde desempenho??

Recommended Posts

Me surgiu essa dúvida, então fui pesquisar. Encontrei alguns tópicos sobre este assunto que uns falavam que perdia desempenho (ou deixava de ganhar) e outros diziam que não, não influencia em nada o particionamento.

Tenho 2HDs de 500GB Samsung SATA2 em RAID0 no Windows 7. Mas não é nada funcional uma partição de 1TB, então queria saber se particionando esse volume em 2 parte de 500GB ou 500+250+250 ia diminuir o tempo de escrita e leitura...

Obs: Strip de 128Kb

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai... ninguém que tenha feito testes com RAID0 particionado??

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu nunca vi um RAID particionado em fração.

Ou seja, em RAID-0 ou volume distribuído, o volume é como se fosse único. A gravação é feita 50% em cada HD, aumentando a performance em 50% mais rápido.

Não é tolerante a falhas, ou seja, se um HD queimar você perde tudo.

Eu nunca ouvi, a possibilidade de criar partições nesse caso, já que você já está distribuindo. Posso estar errado!

Se você tem 2 HDs de 500 Gb. O Melhor seria criar um RAID-1 (você não gostaria de perder 500 Gb de informações), ou compre outro de 500 Gb e crie um RAID-5.

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Não não... RAID-1 não seria interessante. Preciso de uma Biblioteca para guardar somente Filmes, Livros, Musicas e Jogos (executaveis).

Só uma correção marcoast, o RAID-0 aumenta a velocidade de gravação e escrita em 100%. Ou seja, o que era 300MB/s passa a ser 600MB/s (nominal).

Mesmo assim, talvez o particionamento seja feito de forma simétrica. Exemplo: se eu dividisse em 2 partes de 500GB, ele pegasse 250GB de cada HD, fazendo uma partição de 500GB. Assim, continuaria gravando sempre em 2 HDs mas enxergando somente um.

raid0.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguem tem essa luz??? Parece que esse assunto é um tabu mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível sim fazer partição em RAID-0.

Ao fazer esse tipo de RAID, o sistema reconhece dois HD's como sendo uma única unidade de armazenamento. Por exemplo, se você tiver dois HD's de 250GB, o sistema indicará uma unidade de 500GB. Assim, é possível sim particionar o mesmo da maneira que quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela colaboração, mas a pergunta não é bem essa. Quero saber é se esse particionamento interfere no desempenho do RAID-0 (leitura e escrita). Leia novamente o topico que vai entender. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... como a resposta demorou a chegar. Eu fiz o particionamento por conta em risco. Realizei alguns testes com um HD SATA de 80GB e o RAID-0 com 2 HDs SATA II de 500GB. Por essa diferença de hardware ficou difícil analisar a consistência das informações e dizer se o particionamento afetou ou não desempenho. Seria bom se alguem com RAID-0 não particionado (com HDs SATA II) postasse tb seus testes. Quem sabe assim acabemos com esse tabú???

HDs usados:

1 HD SAMSUNG SP0812C

info80.jpg

2 HDs SAMSUNG HD501LJ em RAID-0

info500.jpg

Programa usado:

HD Tune Pro 3.50

Testes feitos:

1)Benchmark

2)Random Access

Teste 1 - Benchmark

HD SATA 80GB sem RAID-0

teste80.jpg

2 HDs SATA II 500GB com RAID-0

teste1000.jpg

Teste 2 - Random Access

HD SATA 80GB sem RAID-0

teste802.jpg

2 HDs SATA II 500GB com RAID-0

teste10002.jpg

Conclusão

Não sou nenhum expert em disco rigido, mas vendo outros testes de RAID-0 com HDs SATA, eu ACHO que o meu RAID-0 com SATA II devia ter um desempenho muito melhor!

Editado por Shankar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais