Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desenhar Retângulo em Pascal


MHK

Posts recomendados

  • Membro VIP
Sabe, eu estava querendo dizer funções de desenho no pascal. Certa vez vi numa apostila funções assim que desenham retângulos etc.

Desejo saber se alguém sabe uma função dessa, só isso.

Abraços.

Olá,

Como padrão eu particularmente desconheço, possa ser que umas dessas Units do Pascal (gráficas) tenha essa função. Mas pelo que eu sei tem que criar uma rotina mesmo.

Em fim, eu desconheço, mas se você quiser construir uma formula para criar esses retângulos nós te ajudamos, ou seja, se tiver e você encontrar me avise, senão eu ajudo a fazer uma pra você!

UPDATE

Dei uma pesquisada na internet. E existe uma função chamada rectangle na Unit Graph (.tpu), mas o que acontece, para usá-la, você terá todo um processo para iniciar um gráfico!!! Eu até tentei, mas estava me dando muito trabalho, tem que carregar drive de vídeo e tudo mais... e de qualquer forma é muito trabalho para pouco utilidade!!!

Em outras palavras, ou você parte logo para um nível gráfico total, com imagens, mouse, etc (melhor partir para outra linguagem), ou cria uma rotina simples, e continua usando o Pascal na forma que ele merece (de modo simples)!

Se você deseja utilizar desse recurso gráfico, pesquise mais sobre a função rectangle.

Para adiantar o seu lado, baixe aqui o meu Pascal 7.1, nela tem uma pasta "Units" onde contém "GRAPH.TPU" e "GRAPH3.TPU". Eu lembro que tinha baixado para fazer uns testes com interface gráfica no Pascal, mas vi que não ia me levar a lugar nenhum!!!Olhe que me deu certo trabalho para encontrar-las... rs

Mas como eu disse: É melhor criar uma rotina (procedure ou function) para desenhar um retagulo!!!

Para criar uma você pode usar o mesmo princípio do Rectangle:

Declaration:
procedure Rectangle(x1, y1, x2, y2: Integer);

Remarks:
(X1, Y1) define the upper left corner of the rectangle, and (X2, Y2) define
the lower right corner (0 <= X1 < X2 <= GetMaxX, and 0 <= Y1 < Y2 <=
GetMaxY).

Ai ficaria...

procedure Retangulo(x1, y1, x2, y2: Byte);
var

begin

end;

ou

function Retangulo(x1, y1, x2, y2: Byte):xxxx;
var

begin

Retangulo:=yyyyyy;

end;

Onde xxxx é o tipo escolhido para dar um retorno, como boolean, para sucesso ou falha, ou integer, onde você definiria uma tabela de retornos, como: 0=sucesso, 1=coordenadas inválidas, 2=figura fora da margem da tela, etc...

A implementação fica por conta da sua imaginação (eu ajudo se quiser)!

No aguardo!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...