Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
MHK

Desenhar Retângulo em Pascal

Recommended Posts

Oi pessoal!

Alguém sabe como criar um retângulo no Pascal?

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Não entendi direito sua dúvida amigo..

Seria algo como:

WriteLn('---------------');
WriteLn('- -');
WriteLn('---------------');

?

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sabe, eu estava querendo dizer funções de desenho no pascal. Certa vez vi numa apostila funções assim que desenham retângulos etc.

    Desejo saber se alguém sabe uma função dessa, só isso.

    Abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Sabe, eu estava querendo dizer funções de desenho no pascal. Certa vez vi numa apostila funções assim que desenham retângulos etc.

    Desejo saber se alguém sabe uma função dessa, só isso.

    Abraços.

    Olá,

    Como padrão eu particularmente desconheço, possa ser que umas dessas Units do Pascal (gráficas) tenha essa função. Mas pelo que eu sei tem que criar uma rotina mesmo.

    Em fim, eu desconheço, mas se você quiser construir uma formula para criar esses retângulos nós te ajudamos, ou seja, se tiver e você encontrar me avise, senão eu ajudo a fazer uma pra você!

    UPDATE

    Dei uma pesquisada na internet. E existe uma função chamada rectangle na Unit Graph (.tpu), mas o que acontece, para usá-la, você terá todo um processo para iniciar um gráfico!!! Eu até tentei, mas estava me dando muito trabalho, tem que carregar drive de vídeo e tudo mais... e de qualquer forma é muito trabalho para pouco utilidade!!!

    Em outras palavras, ou você parte logo para um nível gráfico total, com imagens, mouse, etc (melhor partir para outra linguagem), ou cria uma rotina simples, e continua usando o Pascal na forma que ele merece (de modo simples)!

    Se você deseja utilizar desse recurso gráfico, pesquise mais sobre a função rectangle.

    Para adiantar o seu lado, baixe aqui o meu Pascal 7.1, nela tem uma pasta "Units" onde contém "GRAPH.TPU" e "GRAPH3.TPU". Eu lembro que tinha baixado para fazer uns testes com interface gráfica no Pascal, mas vi que não ia me levar a lugar nenhum!!!Olhe que me deu certo trabalho para encontrar-las... rs

    Mas como eu disse: É melhor criar uma rotina (procedure ou function) para desenhar um retagulo!!!

    Para criar uma você pode usar o mesmo princípio do Rectangle:

    Declaration:
    procedure Rectangle(x1, y1, x2, y2: Integer);

    Remarks:
    (X1, Y1) define the upper left corner of the rectangle, and (X2, Y2) define
    the lower right corner (0 <= X1 < X2 <= GetMaxX, and 0 <= Y1 < Y2 <=
    GetMaxY).

    Ai ficaria...

    procedure Retangulo(x1, y1, x2, y2: Byte);
    var

    begin

    end;

    ou

    function Retangulo(x1, y1, x2, y2: Byte):xxxx;
    var

    begin

    Retangulo:=yyyyyy;

    end;

    Onde xxxx é o tipo escolhido para dar um retorno, como boolean, para sucesso ou falha, ou integer, onde você definiria uma tabela de retornos, como: 0=sucesso, 1=coordenadas inválidas, 2=figura fora da margem da tela, etc...

    A implementação fica por conta da sua imaginação (eu ajudo se quiser)!

    No aguardo!

    Abraços

    Editado por Simon Viegas
    UPDATE

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×