Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
João Müller

[Resolvido] Como trocar capacitor variável por varicap?

Recommended Posts

Olá pessoal!

À mais de 20 anos possuo um sintonizador Gradiente Model 9, pelo qual sou apaixonado, mas o capacitor variável dele, mesmo sendo da marca Alps já está começando a dar mau contato. Sei que não acharei outro para substituí-lo, portanto, estou abrindo este tópico para saber como substituir um capacitor variável por varicap. Existe algum esquema padrão?

Desde já, agradeço as respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega João Müller, se este capacitor variável que você diz, for semelhante ao da figura abaixo!, saiba!, eles não dão problemas!, o máximo que você deve fazer é, lubrificar os eixos, e eventualmente, limpar a "palhetas/aletas", de 5 ou em 10 anos de uso!!!, limpe-as com um limpa-contatos tipo "freon TF", só para remover eventuais "poeiras"..., se seu capacitor variável for diferente da figura abaixo!, poste uma foto dele, se possivel, para melhor analisarmos....

post-359338-13884951671512_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é igual à este da foto, só que com mais sessões. Eu sou um DXista inveterado e vivo trocando de estações o tempo todo. Coitado do variável!!! Trabalha feito um doido!!! Estou tendo dificuldade de sintonizar as frequencias mais baixas, mas acho que realmente um limpa-contatos vai resolver o problema. Nesse meu sintonizador, já fiz várias modificações melhorando-o e uma delas foi instala um display digital, então, no momento ele tem o ponteiro e o display digital. Como levo ele em minhas viagens (sou maluco!), vira e mexe a cordinha está soltando, e se eu tirasse o variável e ficasse sem o ponteiro não teria problemas, pois tem o display, com a vantagem de não ter mais peças móveis. Portanto, mesmo sendo um ótimo variável, se pudesse trocá-lo por algo "sólido" me traria vantagens.

Então, ainda fica a minha pergunta: é possível? Como?

Muito obrigado pela sua resposta à minha primeira pergunta, e desejo-lhe e à todos do Fórum, um ótimo fim de semana.

Desde já, muito obrigado à todos que puderem me ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post

Colega João, a foto não esta abrindo...

Na realidade não seria uma adaptação, creio que você teria que substituir toda a atapa de sintonia do receiver, eu particularmente, nunca pensei em fazer uma modificação como esta!, lamento!, neste caso não tenho sugestões para lhe dar!..., aguarde outros colegas, talvez tenha quem já fez algo parecido...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela sua boa vontade em me ajudar!

Imaginava retirar o variável e nos mesmos bornes ligar um varicap e através de um potenciometro variar a tensão sobre eles. Mas a sua dica já ajudou muito.

Com relação à foto, coloquei-a abaixo.

Ficarei aguardando então alguém que possa me dar uma dica, alguém que já tenha feito esta troca (e tenha dado certo...Hehehe...).

Bom fim de semana!

attachment.php?attachmentid=67011&stc=1&d=1243110777

Na imagem abaixo, está sintonizado numa estação de AM.

post-549466-1388495167586_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

João

Esses variáveis podem ser limpos usando uma lampada em série com a própria rede elétrica. Quem trabalha com eletrônica e consertos de rádios sabe e já fêz muito disso.

Você liga uma lampada começando com uma de potência baixa, tipo 40W, e vira o eixo móvel desde o começo até o fim e onde saltar faiscas, voce desencosta as placas até que as faíscas desapareçam.

Vaí-se aumentando a potência da lampada aos poucos até atingir uma potência de 120W. Se nessa potência sumir os curtos circuitos, então o variável estará recuperado.

Esse procedimento é seguro e dá certo em 99% dos casos.

Quanto à adaptação dos diodos "VARICAPS", é preciso lembrar que os mesmos variam a frequência de acordo com a tensão que é aplicada em seus terminais e essa tensão vai de "0.......a.........33V". Mas são cálculos complexos e só o DIODO VARICAP e a variação de tensão não irão resolver o seu problema.

Recupere o "VARIÁVEL" que é infinitamente mais fácil e lógico.

Apenas tentando ajudar

Agricio

eletronicabarbo@gmail.com

agric@gmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela sua informação. Aos poucos vou formando minha opinião à respeito. Sempre mexí com eletrônica, mas como hobby, nunca trabalhei profissionalmente em reparos. A dica que você me deu é valiosa e vou colocá-la em prática logo, logo. Achei que seria fácil fazer a troca, mas estou aprendendo que não é bem assim. Hehehe...

Vivendo e aprendendo.

Agradeço a sua ajuda e desejo-lhe um ótimo domingo.

Considero minha dúvida resolvida.

:lol: Um abraço à todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais