Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Philips 20pt3331/78r - Queimando fuzível


Amateur_Ch

Posts recomendados

Olá a todos

estou com uma tv philips 20pt3331/78r que não estava ligando

mas carregava o capacitor normal e tudo beleza só não ligava o led de stand by nem dava sinal de vida algum além de carregar parte da fonte.

Após algumas pesquisas descobri que podia ser algum problema em resistências ou outros componentes que estivessem por algum motivo queimados. Pois bem, descobri um resistor 2k2 queimado e tive a má sorte de fechar um curto direto neste resistor e após isso a tv queimou o fuzível principal e agora mesmo sem ponte ou resistor na posição onde o r 2k2 estava ele queima todos os fuziveis que coloco no lugar do anterior.

Aí vem a pergunta, o que queimaria no caso deste curto que está fazendo com que a fonte desta placa queime todos os fuzíveis que coloco?

Meu objetivo é consertar ela por completo.... mas quero ir por partes para não me confundir.

Obrigado desde já a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok colega Amateur, ao fechar curto neste resistor, você pode ter queimado o CI 7520 (TEA1506), o FET 7521 (STP7NK80ZFP), e verifique também os diodos retificadores de emtrada 6500~6503 como também outros transistores e diodos da fonte... (é imprevizivel), estes que te passei são os principais, mas pode haver outros componentes queimados também...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigos, substitui os diodos 6500~6503, troquei o fet 7521 e o ci 7520 e coloquei o resistor que estava queimado... aí vem a questão:

Estou com receio de realizar um teste, gostaria de saber a forma mais segura que me garanta que eu não vá queimar componentes. Tinha até lido sobre colocar uma lâmpada incandescente em série com a tv... e fim... mas não sei o que devo observar.

Agradeço a todos desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Tinha até lido sobre colocar uma lâmpada incandescente em série com a tv...
Sim!, não tem uma outra forma mais segura de testar!, eu costumo retirar o fusivel e soldar um soquete com uma lâmpada de 100W no lugar dele..., a primeira coisa que deve ser feita neste teste, é desligar a bobina desmagnetizadora do tubo da placa, quando se liga a Tv com a lâmpada em série, ela acende forte e vai apagando aos poucos, e depois, dependendo da Tv, ela fica oscilando conforme a Tv tenta partir e desarma por sub-tensão, se a lâmpada continuar acesa direto, sem variações!, significa que algum componente esta consumindo muito, e a fonte não esta "partindo"!...

Esta é realmente, a forma mais segura de testar a fonte!...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu costumo retirar o fusivel e soldar um soquete com uma lâmpada de 100W no lugar del

Fiz o que você dise amigo Bcpetronzio, a lâmpada ascendeu... mas o led da tv não... acendeu com brilho total ( a lâmpada). E agora o que faço... jã que troquei os diodos e os componentes principais o que pode estar fazendo a tv não ligar nem o stand by?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, se você retirou a bobina desmagnetizadora da placa, (desplugou ela), a lâmpada não poderia acender com brilho total!, significa que você ainda possui um curto-circuito na fonte...

Teste o Transistor na posição 7522 e o diodo na posição 6521, e como ela foi vítima de um curto-circuito!, seria interessante substituir o fotoacoplador (7515), o transistor 7523 (SMD) e o diodo 6520, e fazer uma minunciosa "testada" em todos os componentes da fonte!..., você pode estar com algum resistor SMD aberto nesta fonte e impedindo ela de oscilar!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. vou fazer isso então... verificar os componentes comprar e substituir após testá-los, é claro. Tenho uma dúvida: Antes desse curto, porque a tv não ligava? No caso de uma sobrecarga de uma chuva ou algo do tipo se ela tivesse ligada, o que queimaria e faria o resistor de 2k2 queimar?

Obrigado desde Já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
No caso de uma sobrecarga de uma chuva ou algo do tipo se ela tivesse ligada, o que queimaria e faria o resistor de 2k2 queimar?
Neste caso o resistor 3527 (2K2), ele é que "oferece" a partida do CI TEA1506, ou seja!, se ele queimou?, o CI foi junto!...

No caso de descarga elétrica (Raio), o estrago, Geralmente, não esta só na fonte ok?, pode ter queimado o varicap e processador também!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...