Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Renato Tribiolli

Relógio Digital com 4 displays de 7 segmentos

Recommended Posts

:eek: Minha nossa, so de pensar no tamanha que vai ficar a placa...

você nao pode fazer com um unico microcontrolador?

relogio.jpg

Meu codigo fonte está em Proton IDE (PICBASIC)

se alguem puder me ensinar como colocar o codigo aqui, eu posto.

tem como postar o codigo em um TextBox?

post-549412-1388495167634_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria com um microcontrolador utilizando um shift register para converter de serial para paralelo, assim voce precisaria de 2 pinos do microcontrolaodr para controlar cada um dos display de 7 segmentos ou então fazendo multiplexaçao dos mesmos com transistor.

Vantagem de fazer com multiplexacao: menor custo e menos componentes na placa

Vantagem de fazer com shift register: usaria menos pinos do microcontrolador (2 para cada display) e nao precisaria ficar multiplexando, e sim mudando os valores a serem exibidos nos displays somente quando necessário (não haveria a necessidade de ficar "ativando" um display por vez, enquanto os outros ficam "desativados").

Compartilhar este post

Link para o post

gente gente... ja existem CI's que SÃO relógios digitais, eles funcionam com a frequencia da rede, etc... não precisa desesperar para fazer com MCU's ou coisa assim... alias... é só esperar que logo logo alguém fala o nome desse maledeto CI que eu não lembro ehhehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, quando fiz tec. eletronica, tinha algumas provas que eram pra fazer relogios, cronometros, displays de LEDs, em aulas digitais.

Provavelmente é pra isso.

Tenho um esquema em pdf, mas está em outro HD que está desligado.

Não é o primeiro que pede isso.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
gente gente... ja existem CI's que SÃO relógios digitais, eles funcionam com a frequencia da rede, etc... não precisa desesperar para fazer com MCU's ou coisa assim... alias... é só esperar que logo logo alguém fala o nome desse maledeto CI que eu não lembro ehhehehehe

Pois é, mas a freqüencia da rede oscila, logo o relógio não seria preciso e com o passar do tempo o horário ficaria bastante defasado.

Um relógio digital preciso seria feito com um RTC, utilizando o clock de um cristal (preciso, com erro de poucos ppms) como base de tempo e com um supercap externo para manter o RTC funcionando enquanto não houver alimetanção no circuito por tempo prolongado

Já fiz um trabalho que consistia em fazer relógio e calendário (tudo ajustável) digital usando 2 RTCs (um com interface I2C e o outro com interface SPI, pois o objetivo do trabalho era o aprendizado destes dois protocolos de comunicacao serial, senao seria utilizado somente um) comunicando com um MCU e este mostrando em um LCD a data e o horário. Neste trabalho utilizei um SuperCap de 1F (1 Faraday :D) x 5.5V, deixei o circuito sem alimentaçao por quase tres semanas e quando voltei a liga-lo o horário ainda estava sincronizado com o horario do PC, pois os RTCs consomem muito pouco, na faixa de nanoamperes.

Compartilhar este post

Link para o post

Este CI dedicado que toma como base de clock a propria frequencia rede é intessante, não sabia que havia um Ci dedicado para isto.

voce já chegou a utilizá-lo? E se sim, a precisão é próxima de um RTC? Fiquei curioso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais