Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
eletro312

Como salvar ou fazer o backup do firmware do modem DSL D-Link 500B?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal li diversos topicos e não encontrei um que tirasse minha duvida.

Preciso saber como faço para salvar (tirar, coletar) o firmware originaldo DSL D-Link 500B.

Acredito que seja um procedimento via TFTP mas não sei como preceder, tentei o seguinte comondo no dos

tftp -i 10.1.1.1 get TEimage.bin

e me da o seguinte erro

Erro no servidor: Get not supported

Preciso de ajuda pois quero ter um backup do firmware original caso eu precise

Fico no aguardo

Abraços o todos

Igor da Cunha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é a atual versão do seu firmware e a sua operadora?

EDIT.: como já disse o colega DuoLEd na mensagem logo abaixo, esse comando de tftp não te será útil no caso do D-Link 500B. Seria diferente no caso de outros modens da D-Link, como o 500G.

Vá até o site da D-Link e procure outros firmwares. A indagação acerca da sua operadora é a de melhor orienta-lo na escolha dos vários firmwares disponíveis no site da própria D-Link, já que eles são otimizados ou pré-configurados de acordo com cada operadora de banda larga, seja Speedy(Telefônica), ou Telemar, ou Sercomtel, ou CTBC entre outras . . . .

Aqui mesmo nesta área do fórum muitos dos problemas relacionados ao D-Link 500B foram resolvidos com o firmware da Sercomtel, também disponível no site da D-Link. Ex: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-link-caindo/524094

Neste caso, em que você porventura opte por este firmware da Sercomtel (reconhecidamente estável), bastaria que você fizesse um backup das configurações do seu atual D-Link através do seguinte caminho: "Management" >> "Settings" >> "Backup".

Salvo o arquivo de backup das configurações (veja bem backup de configurações não backup de firmware) logo após uma atualização de firmware basta que faça em seguida o restauro das atuais configurações pelo caminho: "Management" >> "Settings" >> "Update".

Dessa forma você não sofre com reconfigurações por causa da atualização, bastando apenas o restauro para que tudo volte à funcionar corretamente depois da atualização.

É isso, abraço e Bem-Vindo ao fórum . . . .:lol:

Editado por Linio Alan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acredito que seja um procedimento via TFTP mas não sei como preceder, tentei o seguinte comondo no dos

tftp -i 10.1.1.1 get TEimage.bin

e me da o seguinte erro

Erro no servidor: Get not supported

Esso comando só tem efeito nos modens cujo chipset é o Globespam Virata ou os Conexant originados do primeiro. O DSL-500B possui chip Braodcom e não permite tal comando.

O site da Dlink costuma ter várias versões de firmware para o 500B. Vale a pena baixar e guardá-la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me perdoem minha falta de entendimentos mas, tenho uma curiosidade e gostaria de aprender. Qual seria a finalidade de saber a operadora aDSL nessa questão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez seja apenas para a configuração VCI/VPI porque os firmware são todos iguais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim DuoLEd, VCI/VPI cada operadora tem seus valores mas, o que eu realmente gostaria de saber é o por quê saber a operadora para se fazer um back-up de firmware.

Existem procedimentos diferentes ou algúma configuração diferente para se fazer um back-up de um firmware de um modem/router de acordo com cada operadora? Até onde entendo, essa operação é feita apenas a nível de hard e OS diretamente no modem/router não sendo necessário intervenção das operadoras nem estar conectado a rede mundial, eu acho. Por favor, corrigirdes se eu estiver enganado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×