Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como "Gelar" O Processador Sem Gastar Muito


Posts recomendados

gostei da ideia da pra pensa nisso sim

e da pra inprovissar uns heatpipes pegando tudo de cobre e colocando liquido de water cooler dentro

o problema é unir os tubos com odissipador

o melhor jeito seria fazer um furo muuuuuuuuuito junto e colocar o cano de cobre no nitrogenio liquido(huahsuahs)ai ee iria se comprimir um pouco e quando esquentasse ficaria uma junssao perfeita(a ferrari utiliza esse procedimento nos seu motores)

ou tambem esquentar bem o dissipador e e esfriar no freezer os tubos de cobre(-20 graus os tubos e uns 300 e pouco o disipador)

ai ficaria show sua ideia ta anotada e vou ver como posso colocala em pratica valeu

a pasta temica reseca se ela estiver esposta ao ar ou se tiver muito amontoado???

porque um dissipador encaixa certinho no buraco do outro

agora to planejando lapidar ele porque quando eu montei ja estava meio oxidado o cobre porque fazia muito tempo que estava parado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho meio "ousado " demais, mas se você quer fazer e tem como fazer, vá em frente =D

seria bom se você conseguisse algum dissipador de alguma placa -mãe queimada ou usada, que voce possa retirá-lo e adaptar o heat pipe no seu cooler

a pasta térmica não pode ficar exposta... é meio que nem pasta de dente, quando fica ao ar livre ela seca...a pasta termica deve ser usada somente entre o processador e a base do dissipador.... amontoar nao causa esse tipo de problema, mas não se deve fazer isso pois ela pode conduzir eletricidade, e se tocar em algum componente da placa mãe pode danificá-lo...só use a quantidade realmente necessária

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

n liga n a minha pasta termica é da implastec(n tem outra na minha cidade:p)

essa ideia de dissipador velho gostei vou falar com um tecnico que é amigo meu e ve se ele consegue(ele ja conseguiu 3 gravadores de dvd quebrados claro , para uma coissa que eu n posso falar pois apagaram meu topico sobre "isso" pois consideraram prejudicial a saude:o:o)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo tutorial amigo pedro, mas tenho uma duvida, que pelo queeu entendi voce pega um cooler e bota emcima do outro e preeenche o espaço vago entro o núcleo do dois com pasta termica certo?se for isso porque voce nao tenta fazer uma especie de calço ou sei la como se chama, seria uma peça de cobre que ficaria em contato dos dois dissipadores, e entre os dissipadores e a peça voce passaria pasta termica normalmente como se passa em uma cpu, para melhorar a dissipaçao de calor para o segundo disipador.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fo ia ideia do amigo tmrgt

pegar os heatpipes de um dissipador velho pra unir os dois dissipadores

to procurando um dissipador velho co mheat pipes

a noite tava pensando onde arranjar heat pipes(bateu o arrependimento)

meu amigo tinha um xbox que deu aquela redlight varias vezes ai fico sem conserto,ele levo na escola e na hora do almoço detonaram o negocio

eu fiquei com dó mais n funcionava(tambem n era meu n posso falar nada)

ai a gente tava jogando futebo lde xbox pela escola e apareceu o inspetor e falo ou vocês joga mfora ou alguem guarda ai ninguem quis e falei pode me da então e soquei na mochila

bo indo ao assunto o dissipador do processador dele tinha dois heat pipes que iam funcionar muito bem MAS minah mãe fal o que tava muita bagunça no quartinho qe eu guardo as coissa ai joguei um monte de coissa fora,inclusive o X , como ele n ia servi pra nada(serião o negocio é indestrutivel eu n consegu isolta nada da carcaça de alumino mesmo usando uma furadeira e broca de 10mm:D)ai joguei fora mas dava pra cortar os heat pipes:(:(

MORAL:nunca jogue nada fora se sua mãe mandar jogar alguma coissa fala que ela tem um monte de tralha e ela não joga:D)

fo iisso agora to atrais dos heat pipes(funcionariam melhor que duto de cobre com agua ou liquido de water cooler)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que e meio complicado um heat pipe ai n meio dos dois dissipadores, eu pegaria um pedaço de cobre num ferro velho na espessura da fresta que fica entre os dois dissipadores,, cortaria em forma de uma moeda para entrar no buraco do dissipador, lapidava a peça dos dois lados e mandava pasta termica nela e montava.

mas a ideia do heat pipe e boa!

se fosse por exemplo fazer tres furos no dois dissipadores, na parte solida do centro deles e ai dentro dos furos olocar tres heat pipes da mesma medida, como ja foi mencionado.

o problema seria conseguir os heat pipes daquele tamanho.

eu trabalhei muito tempo com refrigeraçao industrial e senao me engano ha refrigeradores que utilizam canos de cobre, se fosse pegar pedaços dese cano efexar as pontas com o liquido dentro sera que nao funcionaria como um heat pipe? ja que na parte de baixo e mais quente ocoreria a evaporaçao e na decima por ser mais fria a condensaçao.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que e meio complicado um heat pipe ai n meio dos dois dissipadores, eu pegaria um pedaço de cobre num ferro velho na espessura da fresta que fica entre os dois dissipadores,, cortaria em forma de uma moeda para entrar no buraco do dissipador, lapidava a peça dos dois lados e mandava pasta termica nela e montava.

mas a ideia do heat pipe e boa!

se fosse por exemplo fazer tres furos no dois dissipadores, na parte solida do centro deles e ai dentro dos furos olocar tres heat pipes da mesma medida, como ja foi mencionado.

o problema seria conseguir os heat pipes daquele tamanho.

eu trabalhei muito tempo com refrigeraçao industrial e senao me engano ha refrigeradores que utilizam canos de cobre, se fosse pegar pedaços dese cano efexar as pontas com o liquido dentro sera que nao funcionaria como um heat pipe? ja que na parte de baixo e mais quente ocoreria a evaporaçao e na decima por ser mais fria a condensaçao.

valeu!

o problema é que moldar um pedaço que caberia no vão do dissipador de baixo seria muito difícil ele n tem um formato quadrdao ou cubico é um buraco que comessa largo e progressivamente vai fechando ai n daria pra moldar(tambem um bloco de cobre é duro pra serra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

pessoal demoro mais to atualizando

fiz o que eu tinha falado(faz tempo mas n postei aqui)

ta assim um fan da intel dentro do duto ligado a um fan da adda em cima dicicipador

so que as temperaturas n mudaram

a base do cooler ta muito ruim vou lapidala so falta tempo e coragem ja até comprei as coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostei da iniciativa (e também do futebol de xbox), e acho que você pode melhorar seu projeto.

Primeiro é esta junção dos dois coolers... montar e soldar estes heatpipes eu acho uma fria, porque ia dar um trabalho semi-infinito furar, usinar, montar um heatpipe (que tenha bom rendimento e compense o trabalho). A junção então deve ser feita pelo miolo dos dois dissipadores, a questão é como está sendo esta interface. É uma pena que você só tenha a implastec, mas piora ainda a situação você usar uma quantidade muito grande, pois o ideal é usar uma camada bem fininha mesmo pra não atrapalhar a condução dos metais, pensando assim a ideia do pé-grande compensa mais, tentar criar uma peça de metal (preferência cobre, mas alumínio deve ser bem mais fácil de fazer) que una dos dois coolers sem deixar muitos buracos e sem interromper o fluxo de ar nas aletas.

Se o barulho tá te incomodando, eu te recomendaria fazer o seguinte, manter uma ventoinha da intel em cima e amarrar outras duas ventoinhas (acho que há altura para colocar duas de 80mm) na lateral do cooler, como se fosse um cooler tower, sacou? Você pode utilizar duas akasa amber, são as fans mais silenciosas de 80mm que me vêm à mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo o futebol foi bem legal hehe

a junção pode ser que eu pegue um pedaço de aluminio e tente esculpir com minah micro retifica

a questão é que esse cooler é temporario pois vou comprar algum tpwer e "case modar" meu gabinete

ai vai ficar assim um fan de 120 na frente(mas ou menos entre o cd rom e o diskete que vou coratar ali) soprando dentro de um duto de acrilico(igual o do pistolão n sei se você ja viu) depois em frente do dissipador(um hyper 212 ou algum outro tower com espaço para fan 120 mm)e outro atras do dissipador e depois desse fan um outro duto que leva para fora ,ou seja(cerveja)o ar que passa pel odicipador n tem nenhum contato com o ar do gabinete ai na parte de baixo do gabinete dois fans de 120 mm(refrigerando minha futura hd4890:wub:) e jogando pra cima o ar que sera tirado por um ou dois(fica ruim dois por causa do leitor de cd ja que o fan dafrente vai ocupar até a segunda bai de baixo pra cima) tirando ar mais o da fonte que tambem vou trocar

todos os fans vão ser aquele cooler master 90 cfm(eu sei que é menos) / 19 db

mais pra frente eu vou faze iss

hoje vou encomendar 4 desses para um prjeto que estou montando e se for bom mesm oai coloco no meu pc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

opa!

andei vendo que voce nao abandono a ideia de unir dois coolers.

então vi que voce quer preencher o epaço que ha entre os dois com estanho, so que estanho naoe estão bom condutor de calor como cobre ou aluminio.

andei vendo que os cooler box intel tem um buraco na parte de cima, ou seja o núcleo deles nao é rente com as aletas (claro para isso voce vai usr o estanho), então pensei, voce poderia pegar um pedaço de aluminio ou cobre da espessura que preenchese esse buraco, ai passar pasta temica dos doislados e montar o outro cooler em cima, difícil nao seria, cortava a chapa com uma lixadeira um serra de ferro, nem que saia num formato meio hexagonal, ai dava acbamento no esmeril, lixadeira ou microretifica.

ou cortar as aleta do dissipador que vai ficar em baixo de modo que os dois núcleos dos dissipadores se toquem sem problemas, ou intermediarios, so a pasta termica no meio.

citei como núcleo a parte redonda que tem no meio dos disipadoresde calor da intel.

se falei algo que nao entendeu me pergunte.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pé grande não abandonei não, assim que terminar a v2 :D e atualizo o tópico , essa ideia seria ótima mais o buraco do centro não é plano e seri muito difícil fazer um núcleo de cobre pra colocar ali, o melhor jeito seria achar alguém que fundisse cobre e colocasse no centro mas aqui na minh cidade acho difícil , quanto a ideia de cortar um pedaço não daria certo porque

o buraco começa logo após as aletas começarem amanha posto umas fotos pra você intende melhor p q to falando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu nao é,

por enquanto problemas nem o estanho e consegui derreter ainda, aceito ideias, at,e agora usei 2 ferros solda pra tentar derreter mais nao rolo, derrete mais ja solidifica

tambem coloquei uma vela mais como eu previa nao derreteu inteiro, nesse caso ficou dentro do fundo de uma lata de cerveja

escrevendo aqui acabei de te uma ideia, jaja eu falo se funciono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai, pelo menos eu penso que a vida e feita de gambiarras.

quando monta fala ai como ficou.

eu imagino o empenho para lixar esse estanho todo fora do dissipaor, isso e coisade louco.

e parabens pelo empenho!

a melhor solução (ideia do meu pai :lol:) foi cortar com um serra pra metal, e deu certo, deu um pouco de trabalho mais funcionou

So uma curiosidade... não tem risco do estanho ficar mole com o calor, quando você tiver usando o dissipador ja pronto????

eu acho que não porque depois de solido nem com um ferro de solda eu to conseguindo de derreter ele, o ponto de fussão dele é mais de 350 graus, é baixo entre os metais, mas não é uma temperatura baixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...