Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador com problema


engenheiro_ce

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom pessoal, vou tentar relatar de forma breve o problema, gostaria de possiveis motivos para o mesmo:

- Estava ontem realizando um teste de estabilidade do pc utilizando ORTHOS quando com 2 horas de teste o estabilizador deu alguns estalos e o pc desligou.

Tentei religar e nada. Esperei algum tempo (15s) e o micro ligou novamente. quando terminou de carregar, liguei novamente o ORTHOS e com 10s mesma coisa, alguns estalos do estabilizador e a maquina desliga. Enquanto fazia isso, deixei o multimetro ligado no estabilizador e ele mantém a tensão estável em 115.4~115.8, mas quando começa a chavear (estalar) ele pula entre 115.4 ~ 116.5 (aparentemente nada anormal).

Liguei em outro estabilizador e o micro funcionou normal (o que descarta completamente algum problema na máquina).

Abri o estabilizador e senti um certo cheiro de queimado, mas ainda assim ele liga e mantém as tensões boas, mas quando põe-se carga de trabalha, acontece o relatado.

Bom.. alguma possível causa mais provável??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você é engenheiro? Elétrico?

Se você deixasse de usar estabilizador não teria esse problema.

Curso graduação em engenharia elétrico para ser engenheiro eletricista, não elétrico.

Tensão da minha cidade é 220v, moro próximo a 2 fábricas, tensões variam muito. Embora a fonte do micro tb regule, as oscilações do estabilizador são menores, enquanto a tomada varia de 200V~230V o estabilizador varia de 115.2~117V.

Então, sem off topic, pls.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom você estava rodando um programa de stress de hardware certo?Programas de stress de hardware fazem o computador trabalhar com sua potência de consumo total elevada,ou seja acho que todo mundo sabe que um Computador em Full consome muito mais que ele em Idlle.Então a pergunta é,seu Estabilizador tem potência o bastante para fornecer ao micro?Quantos VA o seu estabilizador é e qual a sua configuração?

O que eu penso é que seu estabilizador não consegue suprir o consumo elevado do computador em Full load e esse é desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Leia e acorde:

Qual é a proteção elétrica ideal para um PC doméstico?

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Não Usem Estabilizadores

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Ato contínuo abandone essa joça dai, chamada estabilizador, garanta que seu PC receba a pura energia da tomada elétrica da parede, assim como seu TV, seu micro-ondas, seu DVD, tudo, somente tudo ai na tua casa, ou você coloca estabilizador em todo o resto??

E por favor amigo, não aguentei, tive que colocar isso que você provavelmente deverá considerar off-topic, mas como você está cursando Engenharia Elétrica pensei interessante algum dia saberes da realidade da absoluta não necessidade de um estabilizador na maioria absoluta dos casos....

O primeiro enorme erro dai é numa região de 220 Volts estar alimentando teu PC com 110 Volts. Burrice da pura..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom você estava rodando um programa de stress de hardware certo?Programas de stress de hardware fazem o computador trabalhar com sua potência de consumo total elevada,ou seja acho que todo mundo sabe que um Computador em Full consome muito mais que ele em Idlle.Então a pergunta é,seu Estabilizador tem potência o bastante para fornecer ao micro?Quantos VA o seu estabilizador é e qual a sua configuração?

O que eu penso é que seu estabilizador não consegue suprir o consumo elevado do computador em Full load e esse é desligado.

Realmente, esqueci de mencionar.

O estabilizador é superdimencionado. Já tem 1 ano e 4 meses de uso com a maquina e só deu defeito agora, justo quando minha config está mais lite, pois estou sem VGA "decente", usando apenas uma Riva TnT2 PCI 32MB, e o resto da config padrão que eu já usava.

O estabilizador com defeito é um de 500VA e pra você ter ideia, liguei ele em um de 300VA para testar. Claro que não da pra aguentar tudo o que tenho aqui em 1 unico estabilizador, por isso uso 2, mas para teste, liguei apenas o desktop e funcionou de boa, por isso o descartei.

Leia e acorde:

Qual é a proteção elétrica ideal para um PC doméstico?

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Não Usem Estabilizadores

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Ato contínuo abandone essa joça dai, chamada estabilizador, garanta que seu PC receba a pura energia da tomada elétrica da parede, assim como seu TV, seu micro-ondas, seu DVD, tudo, somente tudo ai na tua casa, ou você coloca estabilizador em todo o resto??

E por favor amigo, não aguentei, tive que colocar isso que você provavelmente deverá considerar off-topic, mas como você está cursando Engenharia Elétrica pensei interessante algum dia saberes da realidade da absoluta não necessidade de um estabilizador na maioria absoluta dos casos....

O primeiro enorme erro dai é numa região de 220 Volts estar alimentando teu PC com 110 Volts. Burrice da pura..

Abraço...

Seus topicos são interessantes. Lerei todos com atenção.

Mas devo dizer que nem tudo que deveria ser de fato é. Não ligo estabilizador em tudo, claro, mas outras peças tem sistemas de potenção mais "parrudos" por assim dizer. Também deveríamos ligar aterramento em muitas coisas (geladeira, micro-ondas, ar condicionado...) e quantos tem realmente aquele seu fiozinho verde ligado?!

Se fosse assim, seria estranho dizer que todos os computadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará utilizam estabilizadores, mas ainda assim, todos usam.

Mas como disse, lerei seus tópicos e conversarei depois com meus professores. Gostaria ainda de ser bolsista e ter acesso aos laboratórios para poder estar realizando testes com os equipamentos que tinha à minha disposição, mas minhas ocupações já não me deixam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas devo dizer que nem tudo que deveria ser de fato é. Não ligo estabilizador em tudo, claro, mas outras peças tem sistemas de potenção mais "parrudos" por assim dizer. Também deveríamos ligar aterramento em muitas coisas (geladeira, micro-ondas, ar condicionado...) e quantos tem realmente aquele seu fiozinho verde ligado?!

Depois de ler os tópicos citados pelo faller você vai entender porque disse essa bobagem. Não há nada de "outras peças que tem sistemas de proteção mais parrudos". Computadores são equipamentos eletrônicos como qualquer outro, e estabilizador só atrapalha o bom funcionamento da fonte, seja ela fonte de computador, de DVD, de micro-ondas, do que for.

Se fosse assim, seria estranho dizer que todos os computadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará utilizam estabilizadores, mas ainda assim, todos usam.

Mas como disse, lerei seus tópicos e conversarei depois com meus professores. Gostaria ainda de ser bolsista e ter acesso aos laboratórios para poder estar realizando testes com os equipamentos que tinha à minha disposição, mas minhas ocupações já não me deixam.

Então o laboratório de sua universidade foi montado por leigos no assunto.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mundo esta cheio de letricistas... cuidado pra nao se tornar um, pelo jeito você esta no caminho, seguindo os que montaram o lab da sua universidade.

meus pesames.

brincadeiras à parte, realmente muita gente nao sabe do mal que os estabilizadores fazem, eu era um deles até ler os topicos do faller, ja estou mudando o pensamento de muita gente à respeito deles.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os computadores com estabilizadores??

Mas não é possível??

Isso dai não teria sido comprado com o dinheiro público??

Talvez tivessem sido até mesmo dimensionados esses estabilizadores, bem como a sua compra, por algum burocrata de plantão?? Teriam sido comprados pelos preços normais de loja??

E finalmente, como não citaste que os da faculdade estão dando problema, de desligamento, te digo, até mesmo um borocrata de plantão conseguiu melhor dimensionar um simples estabilizador do que nosso futuro engenheiro... Repense.. Talvez psicologia, quem sabe zoologia..

Pense rapaz. Bote essa cabeça a funcionar??

Ou na sua primeira entrevista de emprego, no futuro, vais chegar com teu notebook e teu estabilizador. Teu entrevistador vai cair de costas!!

Afinal, note também é PC.. E PC, segundo você mesmo, necessita obrigatoriamente de estabilizador por definição!!

NoteEstabilizador.jpg

Tem cada um que são 2..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom acho que o ensino hoje de engenharia eletrica ou o que seja a ver com eletrica ta piorando cada dia mais,pessoas que passam o dia inteiro na internet em fórums ja sabem de todos os problemas que um estabilizador causa a um computador.Bom todos os tópicos sugeridos são de grande importancia eu mesmo ja li todos.

Amigo esqueça estas porcaria que chamamos de estabilizadores que estão no dia a dia de muitos ''tecnologos'' ''micreiros''''mexirutecnicos'' de plantão que nem sabe para que tal sevem e nem para que estão o utilizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...