Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD queimado. Por que será?


Ryusuken

Posts recomendados

Sou novo aqui, então vamos logos ao acontecimentos:

Não estava presente na hora, mas quando cheguei, meu PC estava sem identificar o HD. Todo o resto funciona perfeitamente (tanto que já troquei o HD queimado por outro enquanto procuro por uma nova placa logica pro torradinho...).

Se foi por pico de energia, outras coisas não deveriam ter ido queimado tb?

Se for a fonte (satellite SL-8600EPS), pode ser por causa de alguma variação de energia na mesma? A bio informa que a corrente de +12V dela tá dando 12,25! Outros programas (controlador de Fan e temperatura) concordam.

O coitado do HD tava há mais de tres anos rodando quase que 24/7 direto em temperaturas normais (o gabinete fica por volta de 40-50 de temp no verão), e finalmente 'passou' por idade (uso) avançado (aparentemente a queima - que foi um belo dum curto circuito, queimou mesmo a espuma entre a placa e o HD - começou em um dos capacitores da placa lógica do HD).

Como paranoia pouca é bobagem, eu tô aqui na dúvida. Obrigado por me 'iluminarem' neste problema, pois pretendo saná-lo de algum jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é fato que trabalhar sem parar consome vida útil e a temperatura de operação de um HD deve se manter entre 30~45°c.

Se houve uma explosão é bem provável que tenha sido um outro causador além da velhice. Talvez um inseto ou um detrito entre as placas causando o curto circuito.

Se você usa estabilizador, ele pode ter contribuido para isso. Vale olhar também o conector de energia em busca de mal contatos ou irregularidades que poderiam causar esse curto

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, inseto não foi, pois não tinha um 'cadaver' pra contar historia, nem resquicios de um. A unica coisa que nunca mudei, mexi ou troquei foi justamente o HD, e antes de liga-lo (após uma limpeza, por exemplo, onde eu tiro tudo que é cabo das conexões) eu verifico todas as conexões, procurando ver se deixei alguma mal-conectada e nunca nem tirei o infeliz do local de onde os camaradas da Preview o colocaram durante sua montagem....

O estabilizador está ok, se bem que tb é velho...sua temp está dentro dos padrões normais e tal, pois nunca esquentou d+. Vou ver se coloco um cooler neste novo HD, só pra ter certeza.

Obrigado pelo comentário NeuNeu! Se mais alguem puder dar alguma ideia, seja bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NeuNeu, você falou do estabilizador...eu ainda uso um só como se fosse um benjamim (pra aumentar o nº de tomadas) pois já li e me convenci aqui no fórum que ele não serve pra nada em termos de proteção. Você acha que ele pode até piorar as coisas? Se você souber de algo, diga aí que eu aposento o estabilizador (ou dôo pra alguém proteger a geladeira em alguma zona rural por aí, se é que serve pra isso).

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica, esqueçam desses estabilizadores que não estabilizam nada mesmo, ainda mais no Brasil onde a oscilação da tensão varia muito....esses estabilizadores trabalham bem numa curta faixa de tensão, se baixar muito ou passar muito, ele manda tudo pra fonte. Aí não adianta ter fonte da Seventeam, thermaltake ou outra marca boa, ela vai sofrer igualmente.

Negócio é no-break, pega um de 1,2 KVA, de preferência com bateria automotiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...