Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equalizador visual


xanok

Posts recomendados

Olá!

Gostaria de uma ajuda para montar um equalizador visual, que mostra a intensidade do som grave, médio e agudo em 4 níveis... nenhum led ligado = 0 de intensidade, 1 led ligado intensidade baixa, 2 leds ligados intensidade média, 3 leds ligados intensidade alta. :D

Obs.: Plugin p2 ou p10 ;)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de nenhum pronto mas se tu tem noção de criar fica bem mais fácil com esses comparadores que tem 4 opamps em cada, no caso 4 CI's desse e mais 4 TL072 por exemplo dariam conta. Caso tu não consiga eu projeto algum para ti, ou pelomenus os filtros de banda passante, basta apenas tu me falar qual freqüencia exatamente tu quer, por exemplo, um mes atrás fiz um circuito para um cara com 6 lm3915 mas 6 barra de leds e 6 filtros com bandas se não me engano de 60, 125, 250, 800, 1200, 8000Hz. Usei o recurso de barra e ponto móvel do LM para dar um efeito legal, ele podia selecionar entre ponto movel, barra e os dois intercalador em uma frequencia dada por um 555 que deu um efeito show de bola!

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de nenhum pronto mas se tu tem noção de criar fica bem mais fácil com esses comparadores que tem 4 opamps em cada, no caso 4 CI's desse e mais 4 TL072 por exemplo dariam conta.

Sim, muito bom, foi a primeira coisa que notei quando procurei pelo datasheet e dei uma olhada por cima!

Não me lembro de nenhum pronto mas se tu tem noção de criar fica bem mais fácil com esses comparadores que tem 4 opamps em cada, no caso 4 CI's desse e mais 4 TL072 por exemplo dariam conta. Caso tu não consiga eu projeto algum para ti, ou pelomenus os filtros de banda passante, basta apenas tu me falar qual freqüencia exatamente tu quer, por exemplo, um mes atrás fiz um circuito para um cara com 6 lm3915 mas 6 barra de leds e 6 filtros com bandas se não me engano de 60, 125, 250, 800, 1200, 8000Hz.

Forte abraço

O que seria um 'filtros de banda passante'?

Hmm, conhece o tocador de música winamp?

Ele tem as frequencias 70, 80, 320, 600, 1k, 3k, 6k, 12k, 14k e 16k.

Não preciso todas essas frequencias ainda.

Na realidade acho que vou começar com um circuito rítmico simples primeiro. Não sei como eles fazem. Se é 'a diferença de tensão' ou frequencias específicas, você que entende mais disso pode me dizer o que fica mais fácil e melhor.

Todo caso, fico agradecido se me passar o esquema de equalizador visual ou de um circuito ritmo com uma explicação.

Usei o recurso de barra e ponto móvel do LM para dar um efeito legal, ele podia selecionar entre ponto movel, barra e os dois intercalador em uma frequencia dada por um 555 que deu um efeito show de bola!

Uau, se for o que estou pensando parece show de bola mesmo!

Abração!

Vlews

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora amigo xanok.

Filtros de banda passante ou Band-Pass é o mesmo que um equalizador, porém dividido em partes, uma para cada frequencia.

Veja:

http://alvaroneiva.site.br.com/filteq2.htm

Quanto as bandas do winanp, é aquilo mesmo, cada barramento de léd mostra uma banda.

Recomendo que use LM3915 velho, é mais simples e vai ocupar o mesmo espaço que um CI comparador de tensão. Sem falart que vai ter 10Léds que apenas 4!

O projeto que fiz conserteza ficou legal hehe! Como ainda não sei trabalhar isso com MCU's uso analógico mesmo.

Me dica que frequencias exatamente queres, quantas bandas que projeto para tí. Ou pode aproveitar o projeto que fiz mesmo!

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora amigo xanok.

Opa, tudo bem! xD

Recomendo que use LM3915 velho, é mais simples e vai ocupar o mesmo espaço que um CI comparador de tensão. Sem falart que vai ter 10Léds que apenas 4!

Interessante esse 3915, ele é muito difícil de se conseguir ? (pesquisei na blucolor, 11 reais un., e 3 por 8,70un)

Achei um circuito aqui:

http://www.electronics-lab.com/blog/wp-content/uploads/2007/10/led-vumeter.GIF

Só não gostei de uma coisa, os Leds não estão com resistor no circuito... =/

O projeto que fiz conserteza ficou legal hehe! Como ainda não sei trabalhar isso com MCU's uso analógico mesmo.

Me dica que frequencias exatamente queres, quantas bandas que projeto para tí. Ou pode aproveitar o projeto que fiz mesmo!

Forte abraço.

Podemos 'trocar figurinhas' então xD

Depois que tenho sinais separados em frequencias e por intensidade, da pra fazer milagre com um PIC de 4 pila hehehe.

Pode ser o seu projeto sim, se não se importar :)

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só não gostei de uma coisa, os Leds não estão com resistor no circuito...

Não precisa usar resistores para os LEDs no LM3915 e nem no LM3914, pois suas saídas fornecem corrente constante, programável somente por um resistor no pino7.

00510404.jpg

http://www.national.com/images/pf/LM3915/00510404.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...