Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria do meu Sony Vaio descarregando em poucos minutos


ARTLIPE

Posts recomendados

Amigos,

Tenho um Sony Vaio modelo: VGN-FZ38M, trazido de Portugal (o equivalente nacional seria o VGN-FZ390).

O Notebook tem 1 ano e 1 mês de uso. Desde que comprei, segui dicas de uso da bateria (inclusive um tópico aqui do fórum muito bom). Usava sempre na tomada sem tirar a bateria e mais ou menos uma vez por semana usava na bateria até descarregar (salvo nas ocasiões em que eu precisava trabalhar com o note). Mas sempre seguindo a regra de que, se eu tirar da tomada deixo descarregar até o fim. Umas 2 vezes eu cronometrei 1 hora e 40 minutos de duração da bateria.

Acontece que eu acabei relaxando nesses cuidados e passei cerca de 1 mês com "preguiça" de fazer isso. Colocava o note em modo hibernar, que gasta bateria, e quando ia usar de novo já tacava o bixo na tomada para trabalhar ou fazer qualquer outra coisa, mesmo ele tendo gasto um pouco de bateria.

Semana passada fui cronometrar o tempo de bateria e marcou 37 minutos apenas. Fiquei impressionado, comecei a carregá-lo completamente e usar na bateria até descarregar e eis que o tempo foi diminuindo: 27 minutos, e hoje, acabei de fazer o teste, acreditem a bateria só aguentou 15 minutos ...

Amigos, meu procedimento ferrou minha bateria para sempre ou ainda há algum jeito ?

Lembrando que: Sistema Operacional Vista, Configuração de Energia Equilibrado, Modelo da bateria VGP-BPS8A ....

Existe algo a fazer para recuperar a bateria ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra ter diminuido isso todo, essa bateria parece que que já deu o que tinha que dar; o procedimento de se descarregar se faz a cada 1 ou 2 mês e não toda semana.

Mas tenta ai o procedimento que o Mynhow explicou, de preferência faça com o notebook desligado e de um dia pro outro quando não dá comichão de ligá-lo ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 5 meses depois...
Amigos,

Tenho um Sony Vaio modelo: VGN-FZ38M, trazido de Portugal (o equivalente nacional seria o VGN-FZ390).

O Notebook tem 1 ano e 1 mês de uso. Desde que comprei, segui dicas de uso da bateria (inclusive um tópico aqui do fórum muito bom). Usava sempre na tomada sem tirar a bateria e mais ou menos uma vez por semana usava na bateria até descarregar (salvo nas ocasiões em que eu precisava trabalhar com o note). Mas sempre seguindo a regra de que, se eu tirar da tomada deixo descarregar até o fim. Umas 2 vezes eu cronometrei 1 hora e 40 minutos de duração da bateria.

Acontece que eu acabei relaxando nesses cuidados e passei cerca de 1 mês com "preguiça" de fazer isso. Colocava o note em modo hibernar, que gasta bateria, e quando ia usar de novo já tacava o bixo na tomada para trabalhar ou fazer qualquer outra coisa, mesmo ele tendo gasto um pouco de bateria.

Semana passada fui cronometrar o tempo de bateria e marcou 37 minutos apenas. Fiquei impressionado, comecei a carregá-lo completamente e usar na bateria até descarregar e eis que o tempo foi diminuindo: 27 minutos, e hoje, acabei de fazer o teste, acreditem a bateria só aguentou 15 minutos ...

Amigos, meu procedimento ferrou minha bateria para sempre ou ainda há algum jeito ?

Lembrando que: Sistema Operacional Vista, Configuração de Energia Equilibrado, Modelo da bateria VGP-BPS8A ....

Existe algo a fazer para recuperar a bateria ??

Boa noite amigo,

Muitas dúvidas sobre como manter uma bateria são lançadas diariamente na internet, pois existem muitos artigos divergentes sobre o mesmo assunto, todos os dias clientes me perguntam como aumentar a vida útil de suas baterias. Vou tentar explicar o que pode ter acontecido com a sua bateria e ao mesmo tempo lançar algumas dicas básicas para aumentar a vida útil de uma bateria.

Toda bateria de íon de lítio possui uma vida útil aproximada de 2 a 3 anos ou de 400 a 500 ciclos de carregamento, cada ciclo de carregamento equivale a uma descarga e recarga total de uma bateria.

As baterias de íon de lítio (lithium-ion) vão perdendo sua capacidade de armazenamento conforme o tempo de via útil, esta perda de capacidade pode variar conforme a utilização, temperatura e os cuidados do usuário, uma exemplificação seria: quanto tempo vive um ser humano? A resposta poderia ser: depende muito do estilo de vida e as condições de sobrevivência deste ser. Para as baterias de íon de lítio a mesma lógica é aplicada, uma bateria com a mesma fabricação pode possuir uma vida útil maior em alguns ambientes do que em outros.

Recomenda-se que uma bateria de íon-lítio permaneça com um armazenamento de aproximadamente 40% sob uma temperatura entre 15º e 20º. A temperatura interna da bateria se difere da temperatura externa da mesma, normalmente quando uma bateria está com 100% de carga sua temperatura interna está em 45º, devido a este fator recomenda-se que a bateria seja mantida com 40% de carga.

Uma bateria de íon de lítio possui várias células internas que são responsáveis pelo armazenamento da energia, estas células, visualmente dizendo, são parecidas com pilhas do tipo AA. Quando se passa um determinado período no qual foram feitas várias recargas/descargas recomenda-se calibrar estas células para que elas possuam o mesmo nível de energia. Para efeito de comparação vou tentar colocar um exemplo, imagine que dentro de uma bateria existam várias garrafas pet de 2 litros, conforme você for carregando e descarregando o líquido das garrafas são gastas de maneira desuniforme, então chega uma hora que você deverá jogar todo o líquido de todas as garrafas fora e então enchê-las novamente com o líquido, desta forma você “calibrou” ou “nivelou” o armazenamento de líquido destas garrafas. Com a bateria de lítio o processo seria o mesmo, você deixaria descarregar as células até o notebook hibernar e então carregaria 100%, este procedimento deveria ser executado apenas a cada 30 recargas/descargas da bateria.

A partir deste pequeno artigo você poderá tentar tirar as conclusões das causas da perda de autonomia da sua bateria.

Segue uma lista simples de como prolongar a vida útil de uma bateria de íon de lítio:

- Evite descarregar a bateria completamente freqüentemente porque isso aumenta o esforço da bateria.

Recomenda-se para baterias de lítio descarregamentos parciais e carregamentos freqüentes, esta ação não provocará o conhecido “efeito memória”, este efeito é descartado para baterias de íon de lítio.

- A cada 30 ciclos de carregamentos parciais seja feito a calibragem da bateria. Ignorar esta ação ocasionará na diminuição na capacidade de armazenamento de energia de cada célula interna da bateria.

- Caso for utilizar o notebook por um longo período de tempo ligado a tomada verifique a possibilidade da retirada da bateria. Caso a bateria seja retirada coloque-a em um lugar limpo e evite locais quentes.

Fonte: How to prolong lithium-based batteries. BatteryUniversity: 2006. URL: http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

Tradução e interpretação: Welysson Soares, responsável pelo suporte técnico da empresa BringIT Comércio Eletrônico. URL: http://www.bringit.com.br

Espero tê-lo ajudado. Fico a disposição para qualquer outra dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...