Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Shankar

Programa de Controle de Estoque (banco + Java)

Recommended Posts

Galera, to meio perdido...

Foi mal se to criando tópico repetido, mas não achei nada exatamente com meu "problema".

Trabalho da faculdade: Criar programa de gerenciamento de estoque utilizando banco de dados.

To iniciando agora em Java e sei os comandos básicos de SQL. A professora deixou bem avontade pra decidir o que usar. Me falaram em JDBC, MySQL, Oracle...

Ou seja, to entendo nada. O que é preciso pra fazer um programinha desse da forma mais fácil (em Java)??

Muitissimo obrigadooo!! Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shankar, eu desenvolvo aplicações Java + MySql e recomendo essa dupla. No site do mysql tem o conector jdbc para utilizar nas aplicações, dessa forma, você pode fazer a conexão na aplicação java, utilizando a biblioteca desse conector. Caso tenha interesse, te passo como fazer a conexão com o banco, dando um exemplo pra você, é bem fácil, e utilizando esse método você pode desenvolver tanto aplicações locais (janelas) como aplicaões Web.

Um detalhe JDBC não é banco de dados, é a forma de conectar a aplicação java diretamente com um banco de dados, sem intermediários...

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito leoleonleo! Peguei uns tutorias de JDBC, já estou estudando. Com certeza quando aparecerem as dúvidas vou apelar para você (e a galera). A professora é Doutora em Banco de Dados, mas só curte Oracle... se o MySQL for mais fácil (que pelo o que eu ouço, é), posso utiliza-lo.

Quanto a aplicação, pode ser até no proprio console. Mas eu particularmente gostaria de fazer pra web, assim já ia desenvolvendo esse lado.

Então o esquema fica:

JAVA <--| JDBC|--> BANCO (Oracle, MySQL)

E quanto ao Hibernate?? Me falaram tb, mas parece ser mais difícil... correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Shankar!

O mysql é principalmente leve, não vai consumir todos os recursos da sua máquina. sem problema de programar para o console, a ideia será a mesma também...

Segue abaixo como fazer a conexão,

A primeira parte é a declaração das variáveis...

os métodos conecta e desconecta são responsáveis por iniciar a conexão com o banco e finalizá-la... depois de conectado é só utilizar métodos para executar consultas...

private Connection bd = null;
public boolean conectado = false;
private String conector = "com.mysql.jdbc.Driver";
private String banco = "jdbc:mysql://computador/database?user=usuario_banco&password=senha_banco";

private boolean conecta(){
try{
Class.forName(conector);
}catch(ClassNotFoundException faltabanco){
faltabanco.printStackTrace();
}
try{
bd = (Connection) DriverManager.getConnection(banco);
conectado = true;
}catch(SQLException errosql){
errosql.printStackTrace();
}
return conectado;
}

private void desconecta(){
try{
bd.close();
conectado = false;
}catch(SQLException errosql){
errosql.printStackTrace();
}
}

Compartilhar este post

Link para o post

to começando agora no java tb...

esse JDBC funciona somente para o MySQL ou para o SQL tb? ou nao é recomendado usar o SQL da MS?

Compartilhar este post

Link para o post

esse jdbc funciona somente com o mysql, porém deve haver algum conector java também para o banco da MS... verifique no site deles... a ideia de conexão não deve mudar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais