Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
bcsouza09

Temperaturas elevadas - Troca Urgente

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Lendo alguns tópicos por aqui, baixei o RealTemp, o CoreTemp e o Orthos para testar estabilidade e temp do meu sistema que estava tentando usar overclock p/ 3.0GHz. Tenho um E6320 numa P5N-E SLI. Gabinete Casemall Black Hole R410 e fonte TT 430W. Consigo estabilidade c/ 2.8GHz (FSB 1600 x7), mas as temperaturas estão elevadas demais (chegando a quase 90o C durante teste c/ Orthos). Em stock, as temperaturas continuam elevadas em 46/44 e em full load chegando a 77/78.

Uso o cooler box da Intel, que pelo jeito não está ajudando nada. Nunca tive problema de superaquecimento, mas agora comecei a ficar bastante preocupado vendo a maioria aqui com temperaturas muito mais baixas.

Gostaria de sugestão para trocar o Cooler Box, levando em consideração que meu orçamento infelizmente está bem apertado. (150R$ passando dos limites já).

O que aconselhariam? Estou pensando em trocar esse Cooler hoje mesmo, dependendo das respostas ou com esse valor não é possível um médio/bom cooler que resfrie mais?

PS: A ventilação interna do gabinete é feita apenas por um 12cm na parte traseira funcionando como exaustor. Não tenho 12cm na frente. Gabinete possui duto lateral apontado para o processador.

Agradeço qualquer ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi Souza, com esse valor voce pode encontrar bons cooler (bem melhores que o stock com certeza), posso recomendar o "Arctic Cooling Freezer 7 Pro" que voce deve encontrar com um preco abaixo do seu orcamento.

Se o seu case suportar seria interessante voce colocar um fan na frente puxando ar para dentro do gabinete, isso deve ajudar a refrigerar outros componentes.

Espero ter ajudado, valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Se couber no seu gabinete um cooler tower de 12cm:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=184&osCsid=lbadiqrv235t3t57vrcplhjat5

Ótimo esse Cooler Master Hyper 212, ele leva Q6600 a 3,2Ghz fácil.

Silencioso, bonito e resfria bem.

Se o seu case suportar seria interessante voce colocar um fan na frente puxando ar para dentro do gabinete, isso deve ajudar a refrigerar outros componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá , eu uso o cooler buffalo no meu P4 e minha placa mãe é p5n-sli quase igual a sua , antes processador chegava a 92 graus agora ele não passa de 65 graus no Orthos e paguei R$66.90 na kabum . E ainda uso a pasta termica dele q é ruim se trocar acho q ainda da mais uma boa melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a ajuda rápida de todos que postaram, mas o problema é que, como as temperaturas estão elevadas mesmo em stock (fazendo agora, nesse momento, 54 apenas com o firefox aberto e o gabinete sem tampa), estou com urgência em trocar esse cooler box. Infelizmente não posso encomendar por sites pois isso me levaria alguns dias a mais e, querendo mais rápido, teria o valor elevado por conta do Sedex. Se alguém for do RJ e puder me indicar algum nesta faixa de preço que tenha no boadica, eu agradeço.

Andei vendo por lá o Akasa Nero 967 (150R$), o Coolermaster Hyper TX2 (80R$) e o 212 (já sugerido aqui, a 150R$). Os da Zalman que tem, todos passam o orçamento.

Existe algum bom da Thermaltake? Pois tenho variadas opções aqui no RJ.

E pasta térmica? Seria melhor a Artic Silver 5 (29,90, seringa com 3,5 prata)? ou existe alguma melhor, barata?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, dos que você citou, o Akasa Nero deixa os processadores abaixo dos 22ºC, diz o site frostytech.com, e ele é o melhor custo/benefício de longe. Agora a pasta térmica existem melhores, porém mais caras...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu posso falar por experiência própria.

Tenho um Cooler Master Hyper 212, e recomendo, Akasa pode ter um custo/benefício bom, mais o Hyper 212 tb tem um custo/benefício ótimo, minhas temperaturas antes do cooler em Idle stock eram 59°~60°, hj em dia no full Prime95 chego em 49°~53°, é um cooler muito bom.

Recomendado cara, a pasta termica q vem nele é boa tb, n se compara a uma Artic Silver 5, mais até a pasta termica tem um bom custo/benefício...hehehe valeu aí

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agradeço a todos as sugestões, já estão devidamente anotadas.

Como devo trocar algumas peças do PC em julho/agosto, resolvi colocar o cooler também na "lista de espera", assim posso comprar um com um orçamento um pouco mais folgado.

Pra evitar superaquecimento, acabei comprando um cooler akasa "normal", daqueles de 20R$ e a artic silver 5, só pra segurar até lá (já que o meu cooler intel stock estava me dando temperaturas muito altas). Ontem, quando cheguei, retirei o intel stock e coloquei o Akasa, que já vinha com pasta térmica pré-aplicada na sua base. Abri um grande sorriso quando as temperaturas (levando em conta que a temp ambiente estava em torno de 23-24 graus) me deram 31-33 em IDLE e 54-55 em full load. Satisfeito, mas ainda c/ uma AS5 para aplicar, comprei o Alcool Isopropílico e fiz o procedimento todo agora, há 10 min. Retirei o cooler, limpei com pano macio e o alcool, retirei o processador e fiz a mesma coisa. Apliquei so um pouco de pasta no centro do processador e espalhei com a ponta do dedo (que estava protegido com um saco plástico), deixando uma fina camada uniforme. Recoloquei tudo e liguei o PC, já ansioso para ver meu PC bem mais resfriado, levando em consideração que eu estava aplicando uma Artic Silver (e não a genérica que veio com a Akasa) e aí veio minha surpresa, no mal sentido.

Temperatura Ambiente - 30-31graus

Temperatura do Gabinete - 32graus

Real Temp -

IDLE - 36-38 graus

Full Load - 64-65graus

É certo, após a aplicação da Artic Silver, a temperatura se manter igual/maior que antes, quando tinha uma genérica aplicada?? (mesmo que a temp. ambiente esteja mais quente?)

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem certeza q colocou bem o coole de volta...da uma olhadinha aí...pode ser cooler mal colocado...da um tempo pra AS5..o tempo de cura dela sao de 200 hrs...espera um pouco...mais mesmo assim olha se o cooler ta colocado direitinho...valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Já chequei o cooler. Tá bem preso e encaixado, sem folgas. Pode ser então o tempo de cura. O susto foi porque a outra pasta genérica que veio com a akasa já resfriou a temperatura na primeira vez que liguei o PC. Quando apliquei a AS5 e a temp continuou a mesma, achei que tinha algo errado...

Vamos esperar, volto para dar boas (ou más) notícias em algum tempo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais