Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Ambap


Posts recomendados

Este projeto visa desenvolver um ambiente para facilitar o aprendizado de lógica de programação, no que diz respeito a construção de algoritmos, que permita minimizar o esforço do estudante em aplicar corretamente os conceitos e técnicas de programação, através de um processo de simulação. Isto é, este ambiente irá auxiliar o estudante na compreenssão de todas as etapas de desenvolvimento de um programa, independente da linguagem de programação utilizada, contando com recursos de indução. Entre estas etapas, podemos incluir a definição da seqüência de ações para solucionar problemas e a visualização de como esta seqüência de ações atua quando o elemento solucionador é o computador. Nosso argumento é que uma vez que o estudante assimile o raciocínio lógico que é exigido de todo bom programador, estará automaticamente cumprida uma das etapas mais importantes e sofridas no Curso de Ciências da Computação. E com este conhecimento torna-se facilitado o aprendizado de qualquer linguagem de programação hoje existente no mercado, uma vez que a lógica de programação já está assimilada.(TCI-UFAL)

Link com informações,screenshots e download do  AMBAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Olá a todos!

2 alunos da Universidade Federal do Maranhão fizeram um programa na disciplina de projeto de compiladores que faz a geração de código c++ a partir do portugol (português estruturado) e ainda executa o programa que você acabou de fazer. Ele realiza análise léxica, sintática, geração de código e compilação e execução (linux e windows).

Existem duas versões, pois (apesar de ser feito em java), as chamadas ao sistema são um pouco diferentes (por exemplo: fazer uma chamada ao shell xterm no linux é diferente de "rodar" um .bat DOS-WINDOWS)

Se estiver interessado, basta baixá-lo em: www.gia.deinf.ufma.br/cp

P.S.: Baixa o manual caso tenha qualquer duvida ou envia email pra gente.

O projeto é código aberto (seguindo as especificações da GPL), mas ainda está em fase final de desenvolvimento. Ainda não concluímos o depurador.

Quando estiver pronto coloco um post aqui

Abraço... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Realmente o AMBAP é ótimo ! Aprendi lógica de programação com ele, e recomendo a todos os iniciantes na programação. Outra coisa interessante no AMBAP é a execução "Passo-a-passo", anasilando linha por linha ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 8 meses depois...

Algo bem interessante:

http://www.sbie.org.br/ws2.html

Inscrevemos nosso projeto de estrutura de dados nesse workshop...

Espero que dê certo, ficou muito legal e intuitivo.

Assim que me permitirem coloco aqui o artigo disponível pra download e o software desenvolvido, junto com as dlls necessárias (nao gosto de gerar instalador).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Algum programador mais experiente usou o Ambap??

pois eu já programo a 4 anos e queria saber se o programa ajuda a melhorar as habilidades de alguem mais experiente.

quanto a analise de linha por linha por acaso seria o famoso debug??

Estes programas iguais ao do projeto Ambap e o VisuALG são focados nos iniciantes em programação, para que eles entendam como funciona a programação, o pensamento lógico que um programador deve ter. Acredito que este programa pode sim melhorar as suas habilidades como programador, mesmo que você já programe. Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...