Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diogo Cabral

Projeto Ambap

Posts recomendados

Este projeto visa desenvolver um ambiente para facilitar o aprendizado de lógica de programação, no que diz respeito a construção de algoritmos, que permita minimizar o esforço do estudante em aplicar corretamente os conceitos e técnicas de programação, através de um processo de simulação. Isto é, este ambiente irá auxiliar o estudante na compreenssão de todas as etapas de desenvolvimento de um programa, independente da linguagem de programação utilizada, contando com recursos de indução. Entre estas etapas, podemos incluir a definição da seqüência de ações para solucionar problemas e a visualização de como esta seqüência de ações atua quando o elemento solucionador é o computador. Nosso argumento é que uma vez que o estudante assimile o raciocínio lógico que é exigido de todo bom programador, estará automaticamente cumprida uma das etapas mais importantes e sofridas no Curso de Ciências da Computação. E com este conhecimento torna-se facilitado o aprendizado de qualquer linguagem de programação hoje existente no mercado, uma vez que a lógica de programação já está assimilada.(TCI-UFAL)

Link com informações,screenshots e download do  AMBAP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal....vou dar uma olhada

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom! Vou dar uma conferida! Projetos assim vem pra somar... :)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por peu_cabral@01 de junho de 2005, 00:08

Muito bom! Vou dar uma conferida! Projetos assim vem pra somar... :)

Achei fantástica o software estou baixando para conferir!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse link, principalmente para quem ta iniciado na programação. valeu cara. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usava um programa similar aqui na faculdade. O VisuAlg.

Aparentemente os dois usam a mesma linguagem (sintaxe/semântica).

Realmente facilitou muito a aprendizagem...

falou

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante: andbks

alguém sabe me dizer porque o programa só dá um tal de erro 31 "mensagem de início esperado"?

Compartilhar este post

Link para o post

Seria legal que você postasse o código :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

la no site do programa, tem um link pra bugs , dá uma olhada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos!

2 alunos da Universidade Federal do Maranhão fizeram um programa na disciplina de projeto de compiladores que faz a geração de código c++ a partir do portugol (português estruturado) e ainda executa o programa que você acabou de fazer. Ele realiza análise léxica, sintática, geração de código e compilação e execução (linux e windows).

Existem duas versões, pois (apesar de ser feito em java), as chamadas ao sistema são um pouco diferentes (por exemplo: fazer uma chamada ao shell xterm no linux é diferente de "rodar" um .bat DOS-WINDOWS)

Se estiver interessado, basta baixá-lo em: www.gia.deinf.ufma.br/cp

P.S.: Baixa o manual caso tenha qualquer duvida ou envia email pra gente.

O projeto é código aberto (seguindo as especificações da GPL), mas ainda está em fase final de desenvolvimento. Ainda não concluímos o depurador.

Quando estiver pronto coloco um post aqui

Abraço... :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Realmente o AMBAP é ótimo ! Aprendi lógica de programação com ele, e recomendo a todos os iniciantes na programação. Outra coisa interessante no AMBAP é a execução "Passo-a-passo", anasilando linha por linha ! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Algum programador mais experiente usou o Ambap??

pois eu já programo a 4 anos e queria saber se o programa ajuda a melhorar as habilidades de alguem mais experiente.

quanto a analise de linha por linha por acaso seria o famoso debug??

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

Acredito que não vá ajudar uma pessoa com 4 anos de experiência.

E sim, é o famoso debug.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usava ambap na primeira metade do 1° semestre da faculdade.. depois disso comecei a estudar C... e continuo.. até o 4° semestre... e digo.. foi muito válido pra pegar o básico do básico da lógica...

a parte mais "avançada" eu só fui aprender mesmo no C...

Compartilhar este post

Link para o post

Algo bem interessante:

http://www.sbie.org.br/ws2.html

Inscrevemos nosso projeto de estrutura de dados nesse workshop...

Espero que dê certo, ficou muito legal e intuitivo.

Assim que me permitirem coloco aqui o artigo disponível pra download e o software desenvolvido, junto com as dlls necessárias (nao gosto de gerar instalador).

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Algum programador mais experiente usou o Ambap??

pois eu já programo a 4 anos e queria saber se o programa ajuda a melhorar as habilidades de alguem mais experiente.

quanto a analise de linha por linha por acaso seria o famoso debug??

Estes programas iguais ao do projeto Ambap e o VisuALG são focados nos iniciantes em programação, para que eles entendam como funciona a programação, o pensamento lógico que um programador deve ter. Acredito que este programa pode sim melhorar as suas habilidades como programador, mesmo que você já programe. Boa Sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!