Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E7300 vs X3 8650


michaelpes

Posts recomendados

E o seguinte, eu tenho um micro com a seguinte configuração

Core 2 Duo E7300, 4 GB DDR 800, placa mãe MSI P35 NEO

Um amigo meu comrpou uma maquina agora, so que ele não gostou muito dela, pra mim ele so disse que prefere intel, mas queria fazer um teste com AMD, ele me propos trocar com ele a maquina que tem a seguinte configuração Phenom X3 8650, 4 GB DDR 1066, e a ASUS M3A78.

Bom, na minha maquina eu uso com over diario de 3.3 ghz, sera que vale a pena trocar , mesmo esse AMD tendo 2.3 ghz, mas com um núcleo a mais, e esse phenom da algum overclock? eu to meio por fora dos Phenom 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o seguinte, eu tenho um micro com a seguinte configuração

Core 2 Duo E7300, 4 GB DDR 800, placa mãe MSI P35 NEO

Um amigo meu comrpou uma maquina agora, so que ele não gostou muito dela, pra mim ele so disse que prefere intel, mas queria fazer um teste com AMD, ele me propos trocar com ele a maquina que tem a seguinte configuração Phenom X3 8650, 4 GB DDR 1066, e a ASUS M3A78.

Bom, na minha maquina eu uso com over diario de 3.3 ghz, sera que vale a pena trocar , mesmo esse AMD tendo 2.3 ghz, mas com um núcleo a mais, e esse phenom da algum overclock? eu to meio por fora dos Phenom 1.

Amigo, não vale a pena não, o seu processador tem 2 núcleos o dele tem 3, mas mesmo assim o seu E7300 é bem melhor do que o phenom 8650 e se você trocar irá perder desempenho, além de ter um consumo de energia maior pelo tdp do phenom ser muito alto, fique com a sua máquina e não faça essa troca pra não andar pra trás.

Obs: Não tem nem como comparar esses dois processadores quando o assunto é over, o E7300 vai mais longe e consegue ser mais frio isso com o cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Putz, lembrando que eu não tenho jogado no pc, so faço conversão de video, usando virtual dub, engraçado que a primeira vista parece que esse phenom era um negocio viavel, alem de estar com memorias de 1066

Para conversao o phenom empatara com o seu, sendo ele em stock e o seu em over. A conversao trabalha com todos os núcleos, onde o tericeiro leva a vantagem. No entanto nao troque, a menos que voce depois de trocar com ele venda o processador dele e pegue um x3 710 ou x3 720. Estes dois são o bicho... O x3 710 tem 2.6Ghz, é melhor que o e7400 ambos em stock e chega tranquilo em 3.6 (se souber fazer) e 3.4Ghz de over na moleza.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o seguinte, eu tenho um micro com a seguinte configuração

Core 2 Duo E7300, 4 GB DDR 800, placa mãe MSI P35 NEO

Um amigo meu comrpou uma maquina agora, so que ele não gostou muito dela, pra mim ele so disse que prefere intel, mas queria fazer um teste com AMD, ele me propos trocar com ele a maquina que tem a seguinte configuração Phenom X3 8650, 4 GB DDR 1066, e a ASUS M3A78.

Bom, na minha maquina eu uso com over diario de 3.3 ghz, sera que vale a pena trocar , mesmo esse AMD tendo 2.3 ghz, mas com um núcleo a mais, e esse phenom da algum overclock? eu to meio por fora dos Phenom 1.

Acho que ele não sabe é analisar a coisa, esse Phenom nao overcloca muito e com isso vai perder nos jogos que não sao otimizados pra varios núcleos, exceto o GTA IV que já tira proveito dos núcleos a mais.

tb tem a questao do video ser onboard ou offboard, claro que o video on sera menos eficiente exigindo q nao se use efeitos especiais, mas o video dessa M3A78 é um dos melhores que existe

se você tem uma placa boa de video e ainda quiser fazer a troca, faz assim: tira a placa de video e fica com você, ele fica com o Phenom dele, se for o caso você poe pra ele te pagar uma diferença ja que ele gosta de intel e acha que é melhor, ou deixa a placa de video e deixa ele com o processador Ph8650 pra voltar mais dinheiro pra você, com o dinheiro a mais neste ultimo caso você pode pegar um PhenomIIX3 710 ou 720BE e faz over, ou então pega um PhenomIIX2 BE-550 (que tá recem lançado, custa R$440 + frete nos importadores, mas o valor de um PhenomIIX3BE-720 tá R$430 + frete) e faz over nele, esse PhenomIIX2BE-550 é superior a um E7400 graças ao clock alto que ele alcança

o PhenomIIX2BE-550 tá mais caro só por ser novidade e não haver concorrente por aqui, com o tempo deve baixar pra uns R$+/-300~350 porque aí já tá caro demais. As primeiras levas do X2-550 tem chance de poder destravar os outros núcleos, mas isso não importa no momento, ele é um bom processador e melhor que um E7400

deixando o amigo com o processador 8650, você fica com a placa e memoria Ram de 4gigas, tendo dinheiro na mao e compra um processador bom, um 8650 novo tá por R$+/-310

uma ultima coisa: os phenonsII X3 710/720BE e X2-550 já são superiores ao seu sem ter de fazer overclock, como você sabe fazer over, meu filho esses processadores vão voar na sua mão

agora, se você ver que a peça dele tá bichada, nem pensa em trocar, o principal é a mobo M3A78 tá legal e a memos tb serem boas, pegando tempos baixos tipo 4-4-4-12 ou pouca coisa acima disso pra você poder tirar o maximo desempenho da controladora do PhenomII

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o seguinte, eu tenho um micro com a seguinte configuração

Core 2 Duo E7300, 4 GB DDR 800, placa mãe MSI P35 NEO

Um amigo meu comrpou uma maquina agora, so que ele não gostou muito dela, pra mim ele so disse que prefere intel, mas queria fazer um teste com AMD, ele me propos trocar com ele a maquina que tem a seguinte configuração Phenom X3 8650, 4 GB DDR 1066, e a ASUS M3A78.

Bom, na minha maquina eu uso com over diario de 3.3 ghz, sera que vale a pena trocar , mesmo esse AMD tendo 2.3 ghz, mas com um núcleo a mais, e esse phenom da algum overclock? eu to meio por fora dos Phenom 1.

Seguinte, a placa mãe é M3A78(sem hífen) isso já é um bom motivo para estimular a troca, ou seja, o conjunto é melhor apesar do processador em diversas aplicações ser inferior, outro bom fator é que ainda está em todo vapor lançamentos para esta plataforma.

Eu trocaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, a placa mãe é M3A78(sem hífen) isso já é um bom motivo para estimular a troca, ou seja, o conjunto é melhor apesar do processador em diversas aplicações ser inferior, outro bom fator é que ainda está em todo vapor lançamentos para esta plataforma.

Eu trocaria.

ah, então ela não tem video on, confundi com outro modelo. Nesse caso vai ter que permanecer com a placa de video que ele tem, recusando apenas o processador 8650 pra ele pegar uma grana de volta, deixa o cara vender o 8650 pra outro. Poe um X3 710/720BE e cabô

CORRIGINDO DE NOVO: já corrigi, de novo

Veja no link os vários modelos M3A78, tem que ver qual é e exigir todos os acessorios, claro: http://www.asus.com/Search.aspx?SearchKey=m3a78

se for exatamente a M3A78:

P_500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas ao pessoal por nao ter podido responder ontem, deu zica na rede aqui, agora voltou e tá xupeta

sobre a M3A78 olha o link dela abaixo:

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=5pvgDAXJUV2orYzn

segundo o site o Chipset AMD 770/SB700

basta ver nas especificaçoes e quanto a BIOS, é bom pedir pra atualizar antes de realizar a troca pra já adiantar isso, senão vai ter que atualizar com o novo processador ANTES de fazer overclock

no link q passei antes a M3A78 tá lá embaixo, essa nomenclatura dificulta a vida da gente, tava pensando que era o AMD780G o chipset, não é, na verdade o correto é AMD770 que NÃO TEM video onboard.

então, pra essa M3A78 será necessario uma placa de video, basta ver nas imagens ou nas especificações que não há video onboard

uma dica é fazer uma lista do que vem na caixa da mobo nova pra não ficar as coisas pra trás, atualiza a BIOS antes de desmontar a máquina, pega a placa e pede um dinheiro de volta avaliando o preço dos componentes que vai precisar colocar, veja quais memorias são melhores, se as suas ou as dele (seu colega), mantenha a placa de video, pois vai precisar dela, ou então venda e pegue uma melhor

obrigado ao colega jonny_br pelo toque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a troca seria somente com a placa mãe processador e memoria, bom, eu mexi um pouco na maquina ontem, e notei o seguinte, o som onboard e via ( que pra mim não e bom) outra coisa não sei se e limitação da placa ou do processador, mas se eu colocar 4 modulos 1066 mhz eles funcionam no maximo a 800 mhz, seu eu tirar 2 modulos elas funcionam a 1066, e todos os modulos são iguais.

E o overclock, eu não consegui muita coisa, mas por culpa do processador que eu não passei de 220 no htt x 3

Fiz uns testes de desempenho em conversão de video em alguns programas, empatou com o meu em outros ele perdeu feio, a placa mãe em si, so achei o som onboard ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, a troca seria somente com a placa mãe processador e memoria, bom, eu mexi um pouco na maquina ontem, e notei o seguinte, o som onboard e via ( que pra mim não e bom) outra coisa não sei se e limitação da placa ou do processador, mas se eu colocar 4 modulos 1066 mhz eles funcionam no maximo a 800 mhz, seu eu tirar 2 modulos elas funcionam a 1066, e todos os modulos são iguais.

E o overclock, eu não consegui muita coisa, mas por culpa do processador que eu não passei de 220 no htt x 3

Fiz uns testes de desempenho em conversão de video em alguns programas, empatou com o meu em outros ele perdeu feio, a placa mãe em si, so achei o som onboard ruim.

Como disse, no geral de conversao, mesmo tendo 1Ghz de clock a menos, vai empatar com o seu, pois tem um núcleo a mais... e tem varias conversoes que utilizam os núcleos. Mas amigo, se trocar o processador por um x3 710 e levar ele a 3.3Ghz igual ao seu agora, voce vai sentir uma diferenca absurda, principalmente nas conversoes.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é melhor deixar pra lá

somente seria interessante no caso comentado, podendo já trocar por outro PhenomII

Esta placa permitiria pegar uma boa leva de lançamentos da AMD, mas desta forma não vale à pena, os PhenomII permitem usar DDR2 1066MHz com todos os pentes, mas geralmente, quando se reduz frequencia pode-se diminuir as latencias das memorias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phenom x3 8650, o que essa coisinha é capaz:

http://www.ripping.org/database.php?cpuid=822

hardwares utilizados: X3 8650 by THERMALRIGHT ULTRA 90 || GA-MA79GP-UD4H || 2X2GB G.SKILL 1066MHZ PK || HD 4670 IceQ || ST-500P-CG

Um teste pena que não achei um com o E7300.

Pois é, como no teste mostrado o 8650 pode ganhar de processadores mais fortes que o e7300 dependendo do programa, mas quanto ao overclock, acho que pra 24/7 somente até uns 3GHz com tensão baixa ou com uns 10% acima, somente o PhenomII é mais seguro chegar até 1.5V

Resta testar aí se a placa de video usada no 8650 for muito boa e quanto de over ele chega, depende, no ranking de over que o jonny_br mostrou ele pode ir mais de 3GHz ou não, só testando pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é melhor deixar pra lá

somente seria interessante no caso comentado, podendo já trocar por outro PhenomII

Esta placa permitiria pegar uma boa leva de lançamentos da AMD, mas desta forma não vale à pena, os PhenomII permitem usar DDR2 1066MHz com todos os pentes, mas geralmente, quando se reduz frequencia pode-se diminuir as latencias das memorias

cara o problema não e que não vale a pena ao meu ver as duas se equivalem mais a questão seria que você iria perder na ora da venda pois sua maqna teria um valor maior na ora da revenda e amd seria mais custo beneficio então por esse motivo eu não trocaria mais eu venderia a que você tem e montaria uma maqna amd com um PhenomII que é um otimo proc e que estão com um preço bem assesiveis !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...