Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


Posts recomendados

faller, uma duvida.....to querendo comprar mesmo esse protetor de notebook q você colocou....na vdd ele é um filtro de linha ou não tem nada a ver? qual seria a diferença?

entendi, tipo de conexao de entrada e saida é a IEC 320 C8.... eu vou conseguir conectar a fonte de 3 pinos do meu notebook no aparelho e este aparelho direto na tomada?

entendi, mt interessante....sou bem leigo no assunto, mas pra que servem essas 3 entradas laterais? alem da proteção para o notebook vou conectar o cabo do modem direto no protetor???

amigo faller, dsd já mt obrigado pela sua atenção....realmente tem me ajudado bst!! valeu!!!!!

ahh, esqueci de perguntar, é possivel saber se minha fonte do notebook tem ou não pfc??

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem, nem deveria porque as normas interncionais européias não exigem isso.

As normas européias são referencias para o mundo inteiro, principalmente o Brasil e nelas é exigido que apenas fontes chaveadas acima de 75W possuam algum tipo de correção do fator de potência. Fontes pra notebook não costumam ultrapassar os 65W.

Apesar disso, isso não interfere ela trabalhar de 100-240V com sua potencia maxima de 65W, sua TV LCD, seu DVD...

Fontes comuns, com chave seletora de tensão tb trabalham dentro de uma faixa nominal.

em 115V - 90-135V

em 230V - 180-250V

Valores esses exigido por norma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Cuidado que alguma fabricante destes transformadores vão querer teu coro, rsss...

Os vendedores de informática que gostam de vender estas tranqueiras, apavoram as pessoas, porque será que os vendedores de TV não fazem o mesmo? Parece que só computador é bicho de outro planeta, tamanha é a ignorância do povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Na verdade, a justificativa para esse alvoroço todo quanto ao uso de um estabilizador é que os componentes do computador são bem sensiveis a variação de tensão, onde por exemplo uma tensão de 3 volts representa bit 1, e ausencia de tensão representa bit 0, e qualquer valor intermediario não seria reconhecido pelo componente causando travamento, malditas telas azuis e reinicializações entre outros erros aleatórios

(Obs 1. O bit 1 pode ser 3volts, 2,6volts 2volts ou qualquer outra tensão, isso vai depender da tecnologia e do dispositivo em questão, se uma memoria, processaro ou chipset)

(Obs 2. Normalmente existe uma tolerancia para se reconhecer o bit 1, exemplo, um dispositivo que trabalha a 3 volts pode reconhecer como bit 1 uma variação de tensão 2,9 a 3,1 volts, e é claro que essa variação vai depender do dispositivo em questão)

Outro problema é o disco rigido, onde uma variação de tensão poderia fazer com que o disco girasse mais devagar em um dado momento fazendo a gravação ou leitura dos dados de modo errado. Quanto ao problema de queda de energia e você danificar o disco rigido. Nos discos antigo da epoca que a minha vó acessava orkut e conversava com meu vô por MSN, epóca em que os discos rigidos tinham capacidade máxima de 5MB, antes de desligar o computador, você tinha que dar um comando para que a agulha vá para a trilha de repouso, caso contrario ao disco parar de girar a agulha pousaria na área de gravação de dados danificando o disco, só que a mili dukas que os discos rigidos vem com um mecanismo que ao disco reduzir a velocidade, as agulhas vão automaticamente para essa trilha de repouso não tendo o problema anterior, isso não quer dizer que você possa meter o dedo no botão liga/desliga para desligar a maquina (Famoso dedoof) ou dar um Caboof pois isso pode conromper os arquivos do S.O., só que isso é outra história para outro forum

Bom, isso tudo são justificativas que eu acreditava até duas semanas atrás e que muitas pessoas ainda hoje usão para defender o uso ou vender o estabilizador.

Os problemas assima citados realmente existem, só que a fonte do seu computador por mais simples que seja já tem capacidade de resolver todos esses problemas não necessitando de um estabilizador.

E eu aqui todo esse tempo morgano usando o estabilizador.

Agora essa é para todos rirem afinal um pouco de humor nao faz mal a ninguêm , uma vez em que ao ligar a maquina de lavar roupa a luz da casa ficou piscando feito luz de natal eu na minha santa inocencia (leia-se santa ignorância), coloco dois estabilizadores em serie para ligar o computador, ou seja, a fonte teve que trabalhr 4 vezes mais.

Agora, quero aproveitar para tirar uma duvida.

Já li que o recurso PFC na verdade é para reduzir o consumo de energia reativa. Tem aquela historia que equipamentos que ultilizam bobinas como motores e transformadores tem uma resistencia reativa, e essa resistencia faz esses equipamentos consumirem mais doque deveriam, já as industrias para não pagar uma multa por esse exeço de consumo de energia reativa intalão bancos de capacitores, agora vem a duvida, sé o circuito PFC é para corrigir o consumo de energia reativa, como ele ajuda na estabilização da tensão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pergunte pras essas pessoas que divulgam essas informações malucas aí o que um processador de 10 anos de idade seria capaz de processar em 8 milisegundos ou quanto de dado poderia ser transferido em 8milisegundos, lembrando que em 1999 tinhamos memorias que eram capazes de ler e gravar em nanosegundos! Porque eu to citando 8 milisegundos? porque esse é o tempo que um relé de um "moderno" nobreak ou estabilizador leva pra ir da posição "A" à posição "B"! Nesse tempo aí está de fora o tempo que o estabilizador teria pra analisar a oscilação, o tempo de comando e o tempo de reação que pode envolver um ou mais relés. Quando mais relés envolvidos, maior o tempo de atuação que pode ser no melhor dos casos 1 ciclos da onda senoidal de 60Hz ou seja, 16 milisegundos ou no pior dos casos, 50ms! Se um computador dependesse do tempo de reação que fosse de 5 milisegundos, já teria dado ***** nos 1's e 0´s.

Esse povo que fica passando esse tipo de informação não se pergunta porque TV LCD com HD, TV de plasma com HD, gravadores de DVD de sala com HD e com um gravador a laser, Blu-Ray, Playstation, Xbox, decodificador de TV Digital, Sky, Net, todos que lidam com 0 e 1 e alguns possuem HD's não "precisam" de estabilizador?? porque as fontes por OBRIGAÇÃO não deixam as oscilações de tensão externas passarem pra dentro. Elas ficam em tempo integral recebendo uma onda AC filtrando-a, retificando-a, convertendo assim pra uma energia do tipo continua e comandando tudo isso atraves de transistores o tempo em que ela precisa drenar mais ou menos corrente (amperes) da rede eletrica pra manter suas saidas estáveis, em ciclos estão velozes que um estabilizador com seus 33 milisegundos com um relé eletromecanico seria incapaz de alcançar. Veja bem, comparar o tempo de resposta de um processador, de uma memoria com o tempo de um relé eletromecânico chega a ser cômico! É uma coisa sem lógica afirmar que um equipamento digital qualquer depende do lentissimo bater de relés, um mero interruptor automatico, pra funcionar bem! ARRE ÉGUA!!!!

Discos rigidos ainda por mais que uma partição NTFS e toda tecnologia implementada ainda podem ter dados corrompidos numa queda de energia, mas em no que o estabilizador ajudaria no caso de uma queda de energia, me diga! Pra isso só um nobreak! Mas felizmente o problema de corrompimento melhorou muito de vários anos pra ca, mas quanto a isso só nobreak pra resolver 100%. Os discos nao oscilam, nem nunca oscilaram sua rotação, desde que foram inventados, por causa de uma variação de tensão na rede externa.

O circuito do PFC em nada tem haver com a estabilização, nao diretamente, creio eu. Mas uma fonte de potencia alta como são as dos PCs, eu acredito ser mais viavel fazer opera-las em full range- 100-240V com PFC Ativo do que no caso uma fonte pra notebook que operam de 100-240V sem PFC Ativo ou outra fonte pra um PC de mesa mas sem PFC. Mas deixo o faller pra te responder essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...para que a agulha vá para a trilha de repouso...

Agora, quero aproveitar para tirar uma duvida.

Já li que o recurso PFC na verdade é para reduzir o consumo de energia reativa. Tem aquela historia que equipamentos que ultilizam bobinas como motores e transformadores tem uma resistencia reativa, e essa resistencia faz esses equipamentos consumirem mais doque deveriam, já as industrias para não pagar uma multa por esse exeço de consumo de energia reativa intalão bancos de capacitores, agora vem a duvida, sé o circuito PFC é para corrigir o consumo de energia reativa, como ele ajuda na estabilização da tensão??

Só comentando.. "agulha do disco rígido foi bom.." E só faltava você falar agora que os toca discos, aqueles para tocar os discos de vinil, os "bolachões", tinham cabeça de leitura...:D

O PFC ativo não foi concebido nem é usado para economia de energia nem tampouco para aumentar a eficiência da fonte. Sua função é a redução da geração de harmônicas pois faz a fonte se comportar muito parecido com uma carga resistiva. Sem geração de potência reativa, sem harmônicas, sem RFI/EMI, sem stress nas linhas de alimentação, sem picos de corrente, ou seja um trabalho muito mais limpo, uma ausência ou diminuição do stress em toda a etapa de entrada da fonte. Não é por nada que as melhores companhias podem atualmente com PFC ativo, oferecer garantia de 5, 7 ou mais anos para suas fontes..

O aparecimento da energia reativa no caso das fontes para PC não deriva de comportamento reativo ou capacitivo da mesma e sim por acusa da retificação tradicional que apresenta um comportamento altamente não linear. Motores, indutores, conseguem deslocar a fase da corrente com relação a tensão em pequenos valores resultando em fatores de potência da ordem de 0,9 ou 0,8 os piores. São importantes muito mais pelas potências envolvidas do que pela defasagem.

Ao contrário as fontes para PC (ou quaisquer outros eletro-eletrônicos) embora com potências menores conseguem provocar defasagens da ordem de 0,6, ou até 0,5 os piores. Isso é terrível se considerares o quanto de carga desse tipo de modernidade, PC's, televisores, HT's etc crescem em quantidade nos grandes edifícios.. Facilmente a geração de harmônicos na rede podem ai levar a explosão em transformadores, a queima da fiação, etc..

Uma visão mais detalhada desse assunto podes ver ai: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Respondendo de modo mais objetivo a tua questão, o PFC ativo não tem a função de auxiliar a estabilização. O que é inerente a implementação da correção ativa do PFC é a fonte acabar resultando tolerante a imensa variação de tensão de entrada pois ela acaba ficando com dois elementos de ajuste.. De cara o PFC ativo estabelece uma fonte de corrente de entrada, regulada em PWM, cuja função é a de carregar o capacitor da fonte sincronamente com a tensão da rede, controladamente.

O efeito da capacidade de estabilização das tensões da fonte não é derivada do PFC ativo mas sim da própria estabilização da fonte. O que o PFC faz é alargar ainda mais essa faixa de entrada de tensão AC tolerada pela fonte.

Estabilizar a tensão de entrada é a última tarefa que uma fonte com PFC necessita que seja feito na entrada da mesma... Por isso fiz aquele filmete, para demonstrar isso dai.. Nele consegui ótimas tensões para o PC mesmo variando a entrada AC de 30 a 254 Volts, com 1/3 da potência sendo exigida da fonte. Se aumentarmos a carga da fonte, essa faixa se reduz, e finalmente, com certeza absoluta, se demandarmos da fonte a potência total para qual ela foi projetada, O AC de entrada poderá variar desde 90 VAC até 265 VAC que a fonte segurará...

Se um fizesse um teste semelhante porém com uma fonte comum, sem PFC ativo, se veria que a tensão de entrada também poderia ser variada em uma grande faixa (aliás devo esse teste dai. Prometi fazer e não acho tempo para tal). Sim numa fonte normal se teria que separar em duas faixas e mover a seleção 110/220 sempre que mudasse de faixa, mais também a fonte normal seguraria e apresentaria igual estabilidade das tensões que são entregues para o PC..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, meses atrás, antes de você fazer aquela gravação eu quase tinha comprado um VARIAC pra realizar alguns testes, mas decidi não gastar porque ia ficar aqui parado, praticamente eu não iria usa-lo depois, então fico aguardando o teste com fontes comuns e se possível realizar um teste com carga maior nas fontes, tb seria útil saber o quanto elas suportam entregando uma potência maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Faller, me desculpe a ignorância... Montei uma máquina recentemente, e coloquei uma fonte OCZ de 500W reais que, segundo o fabricante, tem PFC ativo (OCZ Stealth). A situação é a seguinte: comprei um nobreak de 600 VA da SMS (sim, fiz burrice, mas agora é tarde...) e ele, ao entrar em modo bateria, "desarma", desligando e desligando a máquina junto. Pelo que li, o nobreak não é compatível com a fonte, porque ela tem PFC ativo.

Agora vem a dúvida: li os posts sobre PFC ativo, mas fiquei na dúvida... Somente um filtro de linha seria suficiente pra proteger a máquina das variações de tensão? Pelo que pude ler, vi que o estabilizador só faria aumentar o trabalho da fonte...

Desde já agradeço!

PS: a configuração da máquina é a seguinte:

- Fonte OCZ Stealth 500W reais;

- HD 500gb Seagate Barracuda;

- 2x2gb OCZ gold;

- Placa de vídeo Radeon HD 4870;

- Placa mãe Asus M3A78;

- Gravador de DVD LG SATA;

- Monitor Syncmaster T220.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo abaixo coloco uma informação de forma resumida por mim, mas direta da APC - Fabricante mundial de soluções de energia e refrigeração pra Data Center, mas primeiro queria dizer que esse nobreak de 600VA não fornece mais do que 300W, ele foi dimensionado esperando uma carga com Fator de potência = 0,5. Apesar da sua fonte ter FP bem acima disso, a lógica do nobreak acusará sobrecarga e poderá desarma-lo acima de 300W, mas segundo a APC:

Fontes com PFC Ativo exigem um pico de corrente que pode chegar a ser igual sua potência total + 20%, durante os 8 - 10ms típicos na transferência do modo energia AC para energia da bateria. Esse tempo é o suficiente pra fonte dar esse pico de corrente, fazendo o nobreak pedir arrego. No seu caso, o pico exigido seria de 600W, sem contar ai os perifericos que tb provocam um pico de corrente.

Pra você no mínimo algo em torno de 1400VA ainda assim algums fontes com PFC Ativo não gostam da onda semi-senoidal ou também conhecida como Senoidal por aproximação em PWM, Pseudo-senoidal, onda retangular, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_, a minha intenção ao comprar o nobreak era somente "proteger" o computador, mas pelo visto não é preciso, já que a fonte tem PFC ativo. Por isso perguntei se somente o filtro de linha seria suficiente (nesse caso, se não conseguisse nenhuma utilidade pro nobreak, o utilizaria pro monitor de 22", impressora, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, meses atrás, antes de você fazer aquela gravação eu quase tinha comprado um VARIAC pra realizar alguns testes, mas decidi não gastar porque ia ficar aqui parado, praticamente eu não iria usa-lo depois, então fico aguardando o teste com fontes comuns e se possível realizar um teste com carga maior nas fontes, tb seria útil saber o quanto elas suportam entregando uma potência maior.

Para não dizer que nada estou fazendo acerca da minha promessa de retestar a fonte com PFC ativo bem como alguma outra, com retificação normal, já comprei os resistores de carga, que foram um verdadeiro parto para achar, além de custar cerca de R$ 50 cada um, por se tratar de resistores com 130 Watts de capacidade de dissipação..

resistoresdepotncia.jpg

Agora há que montar uma gambiarra, com os resistores horizontalmente dispostos e arrefecidos por um fan com bom fluxo de ar, senão não dá para exercitar as fontes.. Com esses resistores poderei sacar cerca de 300 Watts das linhas de 12 volts. Faltam ainda os resistores para as saídas de 3,3 e 5 Volts. Esses não achei nos valores que necessitava...

Mas vou chegar lá ainda... Está no prelo, falta é tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_, a minha intenção ao comprar o nobreak era somente "proteger" o computador, mas pelo visto não é preciso, já que a fonte tem PFC ativo. Por isso perguntei se somente o filtro de linha seria suficiente (nesse caso, se não conseguisse nenhuma utilidade pro nobreak, o utilizaria pro monitor de 22", impressora, etc.)

O nobreak te fornecerá proteção na medida do que ele pode fazer e do ponto de vista de cada um. Eu por exemplo considero proteção contra queda de tensão uma proteção. Eu cansei de pegar computador pra ajeitar o Windows XP corrompido após um desligamento de energia, não adianta dizer que NTFS é imune a isso porque não é. Mês passo o PC da minha cunhada teve o Windows XP corrompio após uma queda de luz. Eu também não confio nada nada naqueles cortes com retorno seguido, muito frequente onde a rede elétrica é aérea e em dias de chuva e vento. Já vi PC dando ***** por causa disso tb.

Depois tem a proteção básica do filtro de linha que vem no nobreak com seus varistores, capacitores e indutores.

Os SMS pecam por ser um filtro que não protegem contra disturbios à terra. Por exemplo, surtos entre Neutro e Terra passam diretos pelo nobreak.

Para não dizer que nada estou fazendo acerca da minha promessa de retestar a fonte com PFC ativo bem como alguma outra, com retificação normal, já comprei os resistores de carga, que foram um verdadeiro parto para achar, além de custar cerca de R$ 50 cada um, por se tratar de resistores com 130 Watts de capacidade de dissipação..

Agora há que montar uma gambiarra, com os resistores horizontalmente dispostos e arrefecidos por um fan com bom fluxo de ar, senão não dá para exercitar as fontes.. Com esses resistores poderei sacar cerca de 300 Watts das linhas de 12 volts. Faltam ainda os resistores para as saídas de 3,3 e 5 Volts. Esses não achei nos valores que necessitava...

Mas vou chegar lá ainda... Está no prelo, falta é tempo...

Legal, vou ficar aguardando! Mas teve a coragem de gastar 50 "dinheiros" em cada um desses ai so pra realizar um teste?? Então a gente tem que ficar muito mais agradecido pela boa vontade sua em nos mostra o comportamento das fontes diante oscilações de tensão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Legal, vou ficar aguardando! Mas teve a coragem de gastar 50 "dinheiros" em cada um desses ai so pra realizar um teste?? Então a gente tem que ficar muito mais agradecido pela boa vontade sua em nos mostra o comportamento das fontes diante oscilações de tensão!!
Não... Eu não estou fazendo esse banco de cargas somente para esse teste, e é justo por isso que está demorando.. Pretendo fazer uma espécie de giga de teste, bem caseira mesmo, mas ajeitada, com chaveamento de carga, e nessa giga eu vou colocar o PSU tester, esse dai, como display de leitura de tensão:

PSUTester01.jpg

Vai me ser útil em alguns testes que desejo fazer por aqui...

As cargas serão comutadas via chave, e como derivam de resistores fixos e arrefecidos, não devem ter suas correntes muito diferentes daquilo que a lei de ohm ditar. I=V/R

Cada chave agrega uma certa corrente, que no início me propus a fazer como potência de 2.. Assim:

Chave 0: 2 na potência 0 = 1 Ampere aportado

Chave 1: 2 na potência 1 = 2 Amperes aportados a mais

Chave 2: 2 na potência 2 = 4 Amperes aportados a mais

Chave 3: 2 na potência 3 = 8 Amperes aportados a mais

Com essas 4 chaves se conseguiria qualquer combinação de correntes de 1 até 15 Amperes variáveis de 1 em 1 Ampere..

Desisti da ideia, apesar de boa, pela dificuldade de se encontrar bons e baratos resistores de potência..

Agora o projeto vai seguir muito mais pelas peças que vou encontrando com facilidade do que por uma lógica pré definida...

Viste porque não saiu esse teste ainda, ele depende de uma série de fatores e esses dependem da disponibilidade de tempo e por que não, de grana também...

Mas algum dia sai. Uma das coisas de que me orgulho é de ser perfeccionistra útil, que é aquele que acaba fazendo. O perfeccionista inútil é aquele que fica a vida inteira projetando e nunca se satisfaz com o projeto, querendo sempre melhorá-lo antes mesmo de que nasça a obra...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
pfc ativo parece ser muito bom para redes 110v pois tem uma margem muito grande, mas para redes 220v faria muita diferença?

Minha análise vai justamente no sentido contrário da sua. Veja que a rede de 220 Volts para subir até 270 Volts necessita ganhar um adicional de cerca de 23%, o que é muito difícil de acontecer uma vez que existem muitas proteções para que isso não aconteça, pois poderia ser trágico para os equipamentos nela ligados. A empresa de distribuição sabe que teria que indenizar aparelhos assim danificados por excesso de tensão e tem especial preocupação com a subida descontrolada de tensão...

A queda de tensão ao contrário pode não ser tão danosa assim, simplesmente apresentando um funcionamento errático dos diversos aparelhos nela ligados, mas dificilmente a queima, o dano...

Partindo do princípio de que a tensão subir desse modo não vai, resta a preocupação de se ela descer o que acontece... Pois ela pode nominalmente descer de 220 Volts até os 90 VAC que seu PC poderá ainda operar numa boa, muito boa... Se seu PC não estiver com o carregamento completo da fonte (o que geralmente acontece) essa tensão poderá descer ainda mais, como é visto aqui nessa teste que fiz, aonde uma fonte de 300 Watts é submetida a uma carga de 100 Watts e aguenta ser alimentada por tensão de rede tão baixa quanto 30 VAC mantendo as tensões do PC completamente estáveis.

Nesse caso a rede caiu em 86% um valor inadmissível, mostrando que para operação em 220 Volts a fonte com PFC ativo é muito mais vantagem ainda...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller,

Não sei se entendi direito o vídeo.

A primeira lampada, que acende apaga, sofre um monte de variação... Não está ligada na fonte, certo?

Porque se estiver, aonde está o PFC ativo trabalhando em "todas" as tensões?

Já a segunda lampada (que parece estar dentro de um copo), essa sim não ficou acendendo e apagando. Imagino que essa estava ligada na fonte que, por ser PFC ativo, trabalhava perfeitamente em qualquer tensão, fazendo com que a lampada ficasse sempre acesa de forma ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente. A lâmpada que varia o brilho está antes da fonte, para mostrar que está havendo uma variação de tensão na entrada da fonte.

A lâmpada que têm o brilho constante está após a fonte, sendo alimentada por ela e mostra que não há variação nas tensões de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller fico sem palavras cada vez que leio seus posts, fico muito entusiasmado em ver que ainda existe gente preocupada com os outros, no mais muito obrigado pelo post , desde de que li seus post nunca mais usei estabilizador , uso por enquanto um filtro de linha simples até eu conseguir uma grana para comprar um filtro de linha mais parrudo.

Abraço!

__________________________________

PM Asus - P5KPL AM/BR<>Intel E2140 1.6@Over 1.73<>1 GB DDR2 Samsung(_(<> Corsair 450 VX<> HD Maxtor 250 + HD Seagate 1TB<>PV Zogis - 9400GT 1GB^_^.

Conhecimento é uma dádiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
E olha que ter a entrada "full range" nem é a melhor característica das fontes com PFC ativo... Outras como a diminuição da geração de ruído elétrico, a ausência de geração de harmônicas, são muto mais importantes até..

Ae Faller, só tive a oportunidade de ver somente ontem um de seus tópicos, do "mal que o estabilizador faz", estou lendo igual "tarado", o citado e varios outros que se refere ao tema "energia para o PC". Vi o link para este teste e queria te fazer um pedido (se possível de atender), se puder refazer o teste como o nosso parceiro Ughadoo pediu, gostaria de ver as lâmpadas ( da entrada sinalizando a rede, e as da carga mostrando a estábilidade da fonte) ao fundo e separadas em grupo, exemplo do lado esquerdo a entrada que varia de acordo com a regulagem, e à direida as lâmpadas da carga mostrando a estabilidade da fonte com PCF Ativo em relação a rede variar.

Como este é a minha primeira mensagem à respeito deste assunto, vai um conceito que me lembro, vem do tempo da minha avó, os estabilizadores sómente serve para equipamentos que NÃO TEM REGULAGEM INTERNA como uma lampada incandescente, uma geladeira, um ferro de passar,... e naquela época (da minha avó), a rede elétrica era uma porcaria, as tensões variavão muito (dai a nescecidade do estabilizador), hoje, apesar de não ser o paraiso, a rede (externa de distribuição) elétrica é muito confiável em se tratando de variaçõe significativas (mais de 25%), que geralmente ocorrem em eventualidades (um carro acerta um poste que fica sem uma das fases de alta-tensão, ai nas casas ficam com a luz bem "fraquinha" sei lá uns 50 volts), que como todas são imprevisiveis. A conclusão é "abaixo aos Destabilizadores para PC". Note que escrevi "para PC", se tem algum equipamento sem regulagem interna e que seja sensivél a variações de tensão (como aquela TV pre-histórica que fica tremendo quando liga o chuveiro (já tive o despraser de presenciar este fato), use o estabilizador.

Um abraço fraterno, Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ae Faller, só tive a oportunidade de ver somente ontem um de seus tópicos, do "mal que o estabilizador faz", estou lendo igual "tarado", o citado e varios outros que se refere ao tema "energia para o PC". Vi o link para este teste e queria te fazer um pedido (se possível de atender), se puder refazer o teste como o nosso parceiro Ughadoo pediu, gostaria de ver as lâmpadas ( da entrada sinalizando a rede, e as da carga mostrando a estábilidade da fonte) ao fundo e separadas em grupo, exemplo do lado esquerdo a entrada que varia de acordo com a regulagem, e à direida as lâmpadas da carga mostrando a estabilidade da fonte com PCF Ativo em relação a rede variar.

Ai são duas coisas diferentes:

- O que o Ugadoo pediu, sugeriu, o que seja, é a repetição do teste porém com uma fonte sem PFC ativo, fonte comum, com chave seletora. Estou em dívida com esse teste, sim vou fazê-lo, e se leres ai pelo meio do tópico declaro uma das razões de não tê-lo feito ainda, ser a de não ter preparado uma pequena giga de teste, com as resistências "já compradas" para tal. É a velha falta de tempo... Fico na dívida, não está esquecido o teste não...

- Outra questão é a que levantas de poder ver as lâmpadas, tanto aquelas de 220 Volts, que estão ligadas à entrada AC quanto aquelas de automóvel que estão ligadas a saída da fonte.

Veja que não disponho de um set de filmagem nem tampouco de filmadora (foi um vídeo feito com a máquina fotográfica) e muito menos sou um Spielberg...

Pensei desse modo ao dispor as lâmpadas daquele modo...

Se as colocasse próximas o brilho de uma interferiria na outra, e por isso as separei. Fui ver de novo o vídeo e sinceramente dá para associar o barulho da variação do "Variac" a variação de brilho da Lâmpada de entrada, bem como, ao filmar as lâmpadas ligadas a saída da fonte (completamente estáveis) dá para se perceber ao fundo, a variação de brilho da lâmpada de entrada, acompanhada do ruído característico do ajuste do Variac.

Sinceramente amigo, me parece que o vídeo cumpre ao que veio, aliás, se realmente quiseres ver como as tensões de saída não se alteram, basta olhar no instrumento de medida, com a lâmpada de entrada ao fundo, variando desgraçadamente, com a tensão de entrada variando muito, e com todas as tensões derivadas da fonte fixas, estáveis como rocha, no medidor de fontes. Tanto os 12 Volts, em suas duas saídas, quanto os 5 Volts e também os 3,3 Volts. Estáveis todo o tempo, até mesmo com a tensão de entrada AC de baixíssimos 32 Volts....

Não, não vou repetir o filmete pois na minha concepção ficaria pior...

Acho que ao que veio está mais que suficiente, mais que esclarecedor. Afinal, não se trata de uma aula sobre fontes e sim somente uma demonstração da altíssima desvinculação das tensões de entrada com as tensões de saída em uma fonte com PFC ativo, principalmente para fazer acordar aqueles que insistem em colocar estabilizadores de tensão, totalmente dispensáveis e prejudiciais, defronte a uma fonte desse tipo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...