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Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


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As vezes os caras colocam alguns componentes a mais e capam outros que não estão a olho nú ou seja os de dentro do produto que são os mais excenciais pois são os de proteção, se fosse você daniel_kxs eu abreria o produto e matava logo a curiosidade, se ele tiver todas as proteções beleza, se não você pode colocar elas você mesmo basta pedir umas dicas pro faller ou pra min mesmo não sou expert nisso mais posso te ajudar procurando algum esquema na net de filtro de linha, aqui mesmo nas paginas anteriores tem o link que passei de um ótimo filtro feito pelo Almeida Filho com esse pode se tirar uma base para dar uma melhorada no teu.

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o Filtro/regua/como quiser chamar....aberto.

Desculpa a qualidade mais a maquina que eu tirei as fotos é da epoca do win 95. ;)

Cara aqui em Fortaleza é dose. As tomadas da minha casa são todas desprovidas de TERRA! Só tem dois buracos: Que eu acho que seja Fase e Neutro, pois não entendo nada disso. A questão é que o tal do módulo isolador promete aterramento.

Se ele, o módulo, não funciona, eu pergunto, soluções como esse clamper, filtros de linha e outras mais já muito bem discutidas neste tópico, resolvem o problema do aterramento ou é necessário sair quebrando tudo quanto é parede e fazer o aterramento mesmo?

Abs.

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A questão é que o tal do módulo isolador promete aterramento.

Se ele, o módulo, não funciona, eu pergunto, soluções como esse clamper, filtros de linha e outras mais já muito bem discutidas neste tópico, resolvem o problema do aterramento ou é necessário sair quebrando tudo quanto é parede e fazer o aterramento mesmo?

Nenhum dispositivo inventado ou por inventar vai substituir ou emular um aterramento para sua tomada!!!

Nem módulo isolador, nem dispositivo de proteção nem filtro de linha...

O módulo isolador isola referências, deixa seu PC no Ar, sem nenhum referencial muito menos de terra. Por isolar do referencial do gerador da usina, que é o terra, ele quebra a possibilidade de existência do circuito gerador=> rede elétrica => carcaça de seu PC => operador => terra => gerador novamente.. e desse modo cessa a sensação de choque, por parte do operador. Protege o operador mas isso não garante a proteção de seu PC..

Não será necessário sair quebrando tudo se sua rede elétrica foi construída de acordo e com um ponto de aterramento na entrada, debaixo do contador (relógio medidor de energia) Se existir esse ponto de aterramento, traga-o com um fio, desde esse ponto até a tomada. Isso se chama aterramento do tipo TN-S é homologado e é uma das topologias boas de aterramento..

Veja em um esquemático..

AterramentoTN-S.jpg

Repara no fio PE, trazido desde a entrada de energia, do bastão de terra que lá deveria existir (por vezes ou por economia ele pode não estar lá), até a tomada de seu PC, aonde acaba por chegar na carcaça do mesmo...

Abraço...

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o Filtro/regua/como quiser chamar....aberto.

Desculpa a qualidade mais a maquina que eu tirei as fotos é da epoca do win 95. ;)

dsc02442b.jpg

dsc02434wq.jpg

dsc02435f.jpg

dsc02436e.jpg

dsc02437m.jpg

Nos redondos ta escrito: S.14

K 275

Я SA

No retangular: T593 X429

K630

p.s:Leigo

dsc02440xu.jpg

dsc02441b.jpg

dsc02441z.jpg

Os redondos são varistores e o retangular é um capacitor de poliester pelo que você escreveu parece ser de 59K (nF) por 630v tenho dúvidas, pelo jeito aí nesse filtro tem um varistor ligado na configuração fase/neutro e fase/terra faltaram os capacitores Y o varistor terra/neutro esse capacitor aí provavelmente deve estar ligado fase/neutro o indutor inicial é meio fraguinho, pena que não conheço o interior do outro filtro que você falou pois se eu o visse dava para distinguir as diferenças um do outro.Sei não, no meu ver dá pra dá uma melhorada vamos ver o que o faller vai dizer o cara é bom nisso.

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Nenhum dispositivo inventado ou por inventar vai substituir ou emular um aterramento para sua tomada!!!

Nem módulo isolador, nem dispositivo de proteção nem filtro de linha...

Concordo com você faller eu usava aqui um modulo isolador da microsol que na saída das tomadas o negativo simplesmente era ligado ao neutro aí tinha uma etiqueta la no aparelho falando não aterre de modo algum esse aguipamento, tive que desmontar ele e modificar algumas coisas como deligar entre si os dois pinos das tomadas de saída terra neutro, arranquei o cabo original de dois pinos e coloquei um de fonte atx de tres pinos e liguei o fio terra respectivamente no pino terra das tomadas de saída pena que não usei pelo menos um varistor negativo/fase. só sei que transformei meu modulo isolador em um estabilizador pois a unica diferença que esse eguipamentos tem incomum é o uso do terceiro pino de aterramento no cabo do estabilizador e se não me engano o modulo isolador tem seu primário isolado do secundário.

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.....Não será necessário sair quebrando tudo se sua rede elétrica foi construída de acordo e com um ponto de aterramento na entrada, debaixo do contador (relógio medidor de energia) Se existir esse ponto de aterramento, traga-o com um fio, desde esse ponto até a tomada. Isso se chama aterramento do tipo TN-S é homologado e é uma das topologias boas de aterramento....Abraço...

É vou ver se consigo alguém por aqui para fazer esse serviço pra mim. E preciso muito, pois estou montando um pC com configuração mais forte e as oscilações de energia aqui são bem visíveis. Dá medo de ligar a fonte do PC diretamente nos 220v (não aterrados) aqui de casa, apesar de saber que a fonte conta com PFC ativo.

Caro Faller quais seriam os principais e reais riscos (pro PC) de eu utilizá-lo diretamente em tomadas não aterradas? A pergunta pode ser boba e talvez a resposta seja um tanto óbvia para muitos aqui, mas é que, como já citei, não entendo absolutamente nada de elétrica, isso tudo é bem novo pra mim. Se puder responder fico muito agradecido!

Abraços.

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Concordo com você faller eu usava aqui um modulo isolador da microsol que na saída das tomadas o negativo simplesmente era ligado ao neutro aí tinha uma etiqueta la no aparelho falando não aterre de modo algum esse aguipamento, tive que desmontar ele e modificar algumas coisas como deligar entre si os dois pinos das tomadas de saída terra neutro, arranquei o cabo original de dois pinos e coloquei um de fonte atx de tres pinos e liguei o fio terra respectivamente no pino terra das tomadas de saída pena que não usei pelo menos um varistor negativo/fase. só sei que transformei meu modulo isolador em um estabilizador pois a unica diferença que esse eguipamentos tem incomum é o uso do terceiro pino de aterramento no cabo do estabilizador e se não me engano o modulo isolador tem seu primário isolado do secundário.

Meu módulo também só tem dois pinos e minhas tomadas, como citei acima, também só tem 2 pinos. Acho que fase e neutro e nada de TErra.......

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Meu módulo também só tem dois pinos e minhas tomadas, como citei acima, também só tem 2 pinos. Acho que fase e neutro e nada de TErra.......

com certeza amigo se só tem 2 um é fase e o outro é neutro:D

você mora em apartamento é isso.? Se não, vai numa casa de material eletrico e compra uma haste de aterramento de 2 metros ou mais e enfia ela em algum lugar por aí no chão e traz um fio dela até o PC e liga na carcaça do bicho pode ser um dos parafusos que segura a fonte no gabinete simples assim ok.

:eek: mais tem a droga do modulo isolador e pode causar problemas se você aterrar ele, lembre-se do que eu disse acima internamente os modulos isoladores na saída tem o neutro e o terra ligados junto se você for usar o aterramento te recomendo ligar o PC direto na tomada com um bom filtro de linha a decisão é sua. Sertifigue-se caso você vá liga-lo na tomada se a fonte está em 230v se ela for com PFC ativo desconsidere isso.

Edit: Como falou o rau você pode isolar o modulo isolador.

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com certeza amigo se só tem 2 um é fase e o outro é neutro:D

você mora em apartamento é isso.? Se não, vai numa casa de material eletrico e compra uma haste de aterramento de 2 metros ou mais e enfia ela em algum lugar por aí no chão e traz um fio dela até o PC e liga na carcaça do bicho pode ser um dos parafusos que segura a fonte no gabinete simples assim ok.

:eek: mais tem a droga do modulo isolador e pode causar problemas se você aterrar ele, lembre-se do que eu disse acima internamente os modulos isoladores na saída tem o neutro e o terra ligados junto se você for usar o aterramento te recomendo ligar o PC direto na tomada com um bom filtro de linha a decisão é sua. Sertifigue-se caso você vá liga-lo na tomada se a fonte está em 230v se ela for com PFC ativo desconsidere isso.

A fonte tem PFC ativo, é uma corsair vx450w. O problema é que o cabo da fonte tem 3 pinos e minhas tomadas têm dois pinos. Eu teria que usar um "T" daqueles que pode entrar plugs de 3 pinos, mas saem apenas 2 pinos para a tomada. Dá certo? Outra alternativa seria utilizar o filtro de linha. Eu pensava que o aterramento era mais complicado, mas quer dizer que basta eu amarrar um fio no gabinete do PC e "literalmente" socar este fio no solo? Pra mim só sai um pouco mais complicado por que moro em apartamento e não casa, por isso acho que vou precisar de ajuda profissional...

Abs.

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Concordo com você faller eu usava aqui um modulo isolador da microsol que na saída das tomadas o negativo simplesmente era ligado ao neutro aí tinha uma etiqueta la no aparelho falando não aterre de modo algum esse aguipamento, tive que desmontar ele e modificar algumas coisas como deligar entre si os dois pinos das tomadas de saída terra neutro, arranquei o cabo original de dois pinos e coloquei um de fonte atx de tres pinos e liguei o fio terra respectivamente no pino terra das tomadas de saída pena que não usei pelo menos um varistor negativo/fase. só sei que transformei meu modulo isolador em um estabilizador pois a unica diferença que esse eguipamentos tem incomum é o uso do terceiro pino de aterramento no cabo do estabilizador e se não me engano o modulo isolador tem seu primário isolado do secundário.

Pois você fez errado, e você quis dizer que o terra era ligado no "negativo" (neutro), correto?

Após o secundário de um transformador isolador, neutro-terra podem ser ligados para efeito de equipotencialização sem risco algum, isso ao contrário do que pensa, é benéfico!

O que mais estranho é a indicação que o equipamento não poderia se aterrado, é claro que pode! Você poderia puxar o fio terra direto pro pino das tomadas de saida do modulo isolador, desde que N/T estivesse interligados na saida tb, inclusive isso é exigido pelo NEC americano, que mesmo usando um transformador isolador, não se deve eliminar o fio terra e que esse deve ser interligado com neutro no secundário.

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Pois você fez errado, e você quis dizer que o terra era ligado no "negativo" (neutro), correto?

Após o secundário de um transformador isolador, neutro-terra podem ser ligados para efeito de equipotencialização sem risco algum, isso ao contrário do que pensa, é benéfico!

O que mais estranho é a indicação que o equipamento não poderia se aterrado, é claro que pode! Você poderia puxar o fio terra direto pro pino das tomadas de saida do modulo isolador, desde que N/T estivesse interligados na saida tb, inclusive isso é exigido pelo NEC americano, que mesmo usando um transformador isolador, não se deve eliminar o fio terra e que esse deve ser interligado com neutro no secundário.

Então amigo não sabia que nesse caso poderia estar ligado negativo/terra, desculpe ninquem nesse mundo sabe de tudo por isso que aprender é uma coisa natural do ser humano certo, o aterramento que geralmente as pessoas usam aqui na minha região para PC tem sua propria haste de aterramendo sendo que ela é totalmente independente da haste lá do neutro(negativo) da rede da casa, ou seja o PC fica com um aterramento exclusivo pra ele o meu é desse jeito, então fiz a mudança no modulo isolador porque minha tomada é de 3 pinos aí ficar com meu aterramento desligado não era legal né e como o faller falou nunca nenhum eguipamento qualquer vai substituir o aterramento normal.

O incrível aqui é que por mais errado que eu esteja eu ainda estou certo :D

isso parece frase de filosofo grego.:cool:

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A fonte tem PFC ativo, é uma corsair vx450w. O problema é que o cabo da fonte tem 3 pinos e minhas tomadas têm dois pinos. Eu teria que usar um "T" daqueles que pode entrar plugs de 3 pinos, mas saem apenas 2 pinos para a tomada. Dá certo? Outra alternativa seria utilizar o filtro de linha. Eu pensava que o aterramento era mais complicado, mas quer dizer que basta eu amarrar um fio no gabinete do PC e "literalmente" socar este fio no solo? Pra mim só sai um pouco mais complicado por que moro em apartamento e não casa, por isso acho que vou precisar de ajuda profissional...

Abs.

Realmente amigo é meio complicado pra você fazer um bom aterramento aí se bem que meu aterramento aqui do trabalho é feito direto no esgueleto do prédio e funciona perfeitamene nada de choques eletricos ou caisa parecida e ainda dá a metade da tensão da rede se ligarmos uma carga na configuração fase/terra(faço isso só pra verificar o funcionamento do aterramento), não vou pedir pra você quebrar uma parede aí mais se estiver alguma estrutura metalica do predio a vista pode ser nela, creio que não exista aterramento melhor e mais simples do que esse rsrsrsrsr. Isso é apenas uma dica não faça se você estiver com dúvidas ok

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Então amigo não sabia que nesse caso poderia estar ligado negativo/terra, desculpe ninquem nesse mundo sabe de tudo por isso que aprender é uma coisa natural do ser humano certo, o aterramento que geralmente as pessoas usam aqui na minha região para PC tem sua propria haste de aterramendo sendo que ela é totalmente independente da haste lá do neutro(negativo) da rede da casa, ou seja o PC fica com um aterramento exclusivo pra ele o meu é desse jeito, então fiz a mudança no modulo isolador porque minha tomada é de 3 pinos aí ficar com meu aterramento desligado não era legal né e como o faller falou nunca nenhum eguipamento qualquer vai substituir o aterramento normal.

O incrível aqui é que por mais errado que eu esteja eu ainda estou certo :D

isso parece frase de filosofo grego.:cool:

Me desculpe se o tom da minha ultima msg foi grosso.

Pelas próprias características de operaçao de um transformador isolador faz com que não haja os mesmos riscos inerentes de se ligar o neutro no pino de aterramento da tomada da parede, isso sim condenável.

Mas mais uma coisa em que você está equivocado é quanto ao aterramento com hastes independentes. Leia o tópico, e saiba os porquês:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Há pelo menos uns quatro problemas em se usar aterramento independente:

- Perigos com tensão de passo

- DDP entre malhas aterradas durante descargas atmosféricas nas proximidades o que poderá destruir uma fonte de alimentação ou causar choques por arcos-voltaicos.

- Resistência/impedância elevadas - um curto Fase-Terra com hastes isoladas não é capaz de jogar a corrente ao "infinito" para que o disjuntor do circuito ou fusivel, atuem.

- Perigos com tensão de contato devido ao tópico acima.

Editado:

Retirado da NBR5410:

recomendaonormativa.jpg

Ilustração demostrando várias malhas de aterramento, mas todas em equipotencialidade:

Malhasdeaterramentoequipotencializa.jpg

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Me desculpe se o tom da minha ultima msg foi grosso.

Pelas próprias características de operaçao de um transformador isolador faz com que não haja os mesmos riscos inerentes de se ligar o neutro no pino de aterramento da tomada da parede, isso sim condenável.

Mas mais uma coisa em que você está equivocado é quanto ao aterramento com hastes independentes. Leia o tópico, e saiba os porquês:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Há pelo menos uns quatro problemas em se usar aterramento independente:

- Perigos com tensão de passo

- DDP entre malhas aterradas durante descargas atmosféricas nas proximidades o que poderá destruir uma fonte de alimentação ou causar choques por arcos-voltaicos.

- Resistência/impedância elevadas - um curto Fase-Terra com hastes isoladas não é capaz de jogar a corrente ao "infinito" para que o disjuntor do circuito ou fusivel, atuem.

- Perigos com tensão de contato devido ao tópico acima.

Então amigo pelo o que li por aí a configuração TT é a mais eficiente de todas mas como eu vi em seu artigo eu estava equivacado e minha fonte de informação tambem, mas como muitos aqui não são especialistas, e como eu não sou diferente de todo mundo aqui estou tentando aprender e se possível passar um pouco do que eu sei como você passou um pouco do que você sabe pra min e pra todos que estão vendo esse tópico.

Então qual a configuração de aterramento você recomenda para usuários de PC e mais precisamente aqui o Edskyline.

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...as oscilações de energia aqui são bem visíveis. Dá medo de ligar a fonte do PC diretamente nos 220v (não aterrados) aqui de casa, apesar de saber que a fonte conta com PFC ativo.

Caro Faller quais seriam os principais e reais riscos (pro PC) de eu utilizá-lo diretamente em tomadas não aterradas? A pergunta pode ser boba e talvez a resposta seja um tanto óbvia para muitos aqui, mas é que, como já citei, não entendo absolutamente nada de elétrica, isso tudo é bem novo pra mim.

Inicialmente não fique com medo de ligar seus equipamentos em 220 Volts. Saiba que a maior parte desse planeta faz isso dai. Ligar seus equipamentos em 220 Volts. 110 Volts é exceção..

Veja ao mapa da distribuição da tensão residencial no mundo:

Mapadastenses_wikipdia.jpg

Agora leia esse tópico que te fará bem: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Ligar um equipamento sem aterramento a uma série de fiações, que podem ser a rede elétrica, o fio do telefone (se tiveres conexão discada ou modem ADSL) ou ao cabo da rede (cable da NET se tiveres o Vírtua) representa problema no tocante a falta de um caminho de fuga para os raios (tempestades elétricas) sejam eles diretos ou induzidos...

No caso da energia elétrica ainda se tem o cabeamento desbalanceado, com um referencial de aterramento no condutor neutro, que na maioria das vezes ajuda nessas horas.. No caso da fiação de telefone e o cable, sem o terra não tem mais caminho para o raio ou a energia induzida pelo mesmo, o que pode ser desastroso para o equipamento dependendo sempre da intensidade desse raio..

Tens que contar nessa hora, a persistires sem o aterramento, com a lei das probabilidades.... Qual seria a probabilidade de um raio atingir exato seu equipamento???

É assim que talvez uns 80% ou mais dos PCs brasileiros trabalham... Sem aterramento..

Do ponto de vista da energia, (rede elétrica) o aterramento tem também importante função na proteção do operador, pois se alguma coisa acontecer na fonte de seu equipamento pode ela colocar o fio fase exposto ao gabinete metálico de seu PC, o que representaria risco de choque elétrico ao operador. O aterramento nessa hora agiria como proteção do operador...

Abraço...

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ligar um equipamento sem aterramento a uma série de fiações, que podem ser a rede elétrica, o fio do telefone (se tiveres conexão discada ou modem adsl) ou ao cabo da rede (cable da net se tiveres o vírtua) representa problema no tocante a falta de um caminho de fuga para os raios (tempestades elétricas) sejam eles diretos ou induzidos...

No caso da energia elétrica ainda se tem o cabeamento desbalanceado, com um referencial de aterramento no condutor neutro, que na maioria das vezes ajuda nessas horas.. No caso da fiação de telefone e o cable, sem o terra não tem mais caminho para o raio ou a energia induzida pelo mesmo, o que pode ser desastroso para o equipamento dependendo sempre da intensidade desse raio..

nesses casos eu compraria um e-clamper ou e-terra pra ligar meu modem adsl ou cabo nele, mesmo não sendo a proteção das mais eficientes, é alguma coisa. Lembrando que ele escoa os surtos da linha de sinal direto no neutro. É um somatório à lei das probabilidades...

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....leia esse tópico que te fará bem: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Ligar um equipamento sem aterramento......representa problema no tocante a falta de um caminho de fuga para os raios (tempestades elétricas) sejam eles diretos ou induzidos...

No caso da energia elétrica ainda se tem o cabeamento desbalanceado, com um referencial de aterramento no condutor neutro, que na maioria das vezes ajuda nessas horas....Tens que contar nessa hora, a persistires sem o aterramento, com a lei das probabilidades.... Qual seria a probabilidade de um raio atingir exato seu equipamento???

É assim que talvez uns 80% ou mais dos PCs brasileiros trabalham... Sem aterramento..

Do ponto de vista da energia, (rede elétrica) o aterramento tem também importante função na proteção do operador, pois se alguma coisa acontecer na fonte de seu equipamento pode ela colocar o fio fase exposto ao gabinete metálico de seu PC, o que representaria risco de choque elétrico ao operador. O aterramento nessa hora agiria como proteção do operador...

Abraço...

Primeiro comentar sobre o artigo recomendado: Excelente.

Então quer dizer que os raios (ou alguma instabilidade elétrica ambiental mesmo) poderia, no caso de tomadas não aterradas, danificar os equipamentos a elas plugados, correto? Então tudo resume-se à chance de um desses fenômenos elétricos atuarem sobre tal sistema (equipamento(s) + tomada não aterrada). Hum...Tô começando a entender. Arriscaria dizer que a chance disso acontecer aqui em Fortaleza é pequena então, pois o índice pluviométrico já é naturalmente baixo, que dirá a incidência de raios. O que você acha Faller levando em conta isso que eu disse? Por exemplo, já em regiões de tempo instável com incidência de vendavais e temporais, seguindo essa lógia de pensamento, o aterramento é uma condição fundamental, correto? Assim, diria que em dias chuvosos seria melhor evitar ligar o PC, rsrssr....

A questão da fonte dar algum problema e esse resultar sobre o operador poderia estar relacionda com a qualidade da fonte e sua capacidade de suportar sobrecargas etc etc? Fontes de boa qualidade, em sistemas não aterrados, seriam mais seguras que fontes de má qualidade?

Outra questão:

Meu monitor é um Samsung T220M (monitor-TV), BIVOLT. Como ele não tem nenhuma chave de seleção de tensão, diria que ele tem PFC ativo e poderia naturalmente ligá-lo na corrente de 220V, correto? A questão do aterramento que você deixou bem claro se estenderia ao monitor ou qualquer outro equipamento eletrônico da residência....

Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos amigo. ;)

nesses casos eu compraria um e-clamper ou e-terra pra ligar meu modem adsl ou cabo nele, mesmo não sendo a proteção das mais eficientes, é alguma coisa. Lembrando que ele escoa os surtos da linha de sinal direto no neutro. É um somatório à lei das probabilidades...

Entendo. Obrigado pelas sugestões!

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Então quer dizer que os raios (ou alguma instabilidade elétrica ambiental mesmo) poderia, no caso de tomadas não aterradas, danificar os equipamentos a elas plugados, correto? Então tudo resume-se à chance de um desses fenômenos elétricos atuarem sobre tal sistema (equipamento(s) + tomada não aterrada). Hum...Tô começando a entender. Arriscaria dizer que a chance disso acontecer aqui em Fortaleza é pequena então, pois o índice pluviométrico já é naturalmente baixo, que dirá a incidência de raios. O que você acha Faller levando em conta isso que eu disse? Por exemplo, já em regiões de tempo instável com incidência de vendavais e temporais, seguindo essa lógia de pensamento, o aterramento é uma condição fundamental, correto? Assim, diria que em dias chuvosos seria melhor evitar ligar o PC, rsrssr....

Diria mais... Se o tempo dai fechar daquele modo que parece que o céu vai cair, não custa além de desligar seu PC, retirar o plug da tomada e também retirar as conexões que porventura ele tenha com a rede telefônica e também a rede do cable... Não vá fazer isso dai todo o santo dia... Só quando parece que o céu vai cair...

A questão da fonte dar algum problema e esse resultar sobre o operador poderia estar relacionda com a qualidade da fonte e sua capacidade de suportar sobrecargas etc etc? Fontes de boa qualidade, em sistemas não aterrados, seriam mais seguras que fontes de má qualidade?

Mais ou menos isso dai... Se bem que é mais provável tomares um choque ao operar uma máquina de cortar grama, o refrigerador, a máquina de lavar roupa, louça, etc..

Meu monitor é um Samsung T220M (monitor-TV), BIVOLT. Como ele não tem nenhuma chave de seleção de tensão, diria que ele tem PFC ativo e poderia naturalmente ligá-lo na corrente de 220V, correto?

Inicialmente a resposta.. SIM.. Geralmente os equipamentos chamados Full Range vem com a descrição INPUT 100VAC~240VAC em sua placa traseira ou no seu manual, que se agregada dos +-10% que ainda toleram, vai resultar numa faixa útil de 90 VAC a 264 VAC...

Agora uma explicação. A maioria das pessoas confundem PFC ativo com Full Range, mas de longe não são a mesma coisa... Veja ai..

- Se uma fonte tiver PFC ativo, necessariamente ela será Full Range.

- Uma fonte Full Range, entretanto, pode não ter PFC ativo...

Vou te dar dois exemplos..

Veja ai a etiqueta de um monitor Samsung 950B...

Monitor950BSansungPFC.jpg

Note que visivelmente ele é do tipo Full Range, pois tolera alimentação de 100 a 240 Volts (+-10% já citados anteriormente).

Agora olhe ao lado, no instrumento chamado Kill-a-Watt as leituras de:

Consumo em VA: 43 VA

Consumo em Watts: 30 Watts

Fator de potência: Esse é lido como sendo de 0,69, comprovando o que já havíamos reparado. O valor em VA é bastante maior que o valor em Watts. Essa fonte desse monitor portanto apesar de ser Full-Range, não possui PFC ativo...

Olhe agora a etiqueta desse monitor Olevia 526-S31, também Full-Range pois aceita tensão de 100 a 240 Volts AC...

HDTVMonitorOleviaPFC.jpg

As leituras do Kill-a-Watt entretanto mostram o seguinte:

Demanda em VA: 96VA

Demanda em Watts: 95Watts

Fator de potência: 0,99

Esse dai tem fonte Full-Range e também correção do fator de potência (PFC ativo) pois resgatou o mesmo dos pobres sessenta e pouco por cento, que é o fator de potência natural de uma fonte para ótimos 99% que é um fator de potência quase unitário, que seria o melhor de todos...

A questão do aterramento que você deixou bem claro se estenderia ao monitor ou qualquer outro equipamento eletrônico da residência....

Não só eletrônicos como também elétricos como as máquinas de lavar, ar condicionado, forno de microondas, máquina de cortar grama, etc... Veja que insisto na questão da máquina de cortar grama uma vez que é muito comum, por descuido, deixar a máquina passar e cortar o fio da alimentação, podendo desse modo colocar o fase na massa da mesma e se você de pés descalços encostar em seu cabo metálico pode ficar por ali mesmo...

Abraço...

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Primeiro comentar sobre o artigo recomendado: Excelente.

Então quer dizer que os raios (ou alguma instabilidade elétrica ambiental mesmo) poderia, no caso de tomadas não aterradas, danificar os equipamentos a elas plugados, correto? Então tudo resume-se à chance de um desses fenômenos elétricos atuarem sobre tal sistema (equipamento(s) + tomada não aterrada). Hum...Tô começando a entender. Arriscaria dizer que a chance disso acontecer aqui em Fortaleza é pequena então, pois o índice pluviométrico já é naturalmente baixo, que dirá a incidência de raios. O que você acha Faller levando em conta isso que eu disse? Por exemplo, já em regiões de tempo instável com incidência de vendavais e temporais, seguindo essa lógia de pensamento, o aterramento é uma condição fundamental, correto? Assim, diria que em dias chuvosos seria melhor evitar ligar o PC, rsrssr....

Entendo. Obrigado pelas sugestões!

Pois olha essa notícia de Fortaleza:

http://www.clamper.com.br/noticias_artigo.asp?id=824

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Pois olha essa notícia de Fortaleza:

http://www.clamper.com.br/noticias_artigo.asp?id=824

Pra você ver como estou falando a verdade. A coisa aqui é tão rara que quando acontece é logo motivo de matéria, seja na imprensa ou internet e deixa todo mundo aqui impressionado....:D

Em outras regiões do país isso é normal...Normal o tempo fechar duma hora pra outra e o dia parecer noite, típico de São Paulo e algumas regiões do Sul e Sudeste!

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Diria mais... Se o tempo dai fechar daquele modo que parece que o céu vai cair, não custa além de desligar seu PC, retirar o plug da tomada e também retirar as conexões que porventura ele tenha com a rede telefônica e também a rede do cable... Não vá fazer isso dai todo o santo dia... Só quando parece que o céu vai cair...

Mais ou menos isso dai... Se bem que é mais provável tomares um choque ao operar uma máquina de cortar grama, o refrigerador, a máquina de lavar roupa, louça, etc..

Inicialmente a resposta.. SIM.. Geralmente os equipamentos chamados Full Range vem com a descrição INPUT 100VAC~240VAC em sua placa traseira ou no seu manual, que se agregada dos +-10% que ainda toleram, vai resultar numa faixa útil de 90 VAC a 264 VAC...

Agora uma explicação. A maioria das pessoas confundem PFC ativo com Full Range, mas de longe não são a mesma coisa... Veja ai..

- Se uma fonte tiver PFC ativo, necessariamente ela será Full Range.

- Uma fonte Full Range, entretanto, pode não ter PFC ativo...

Vou te dar dois exemplos..

Veja ai a etiqueta de um monitor Samsung 950B...

Monitor950BSansungPFC.jpg

Note que visivelmente ele é do tipo Full Range, pois tolera alimentação de 100 a 240 Volts (+-10% já citados anteriormente).

Agora olhe ao lado, no instrumento chamado Kill-a-Watt as leituras de:

Consumo em VA: 43 VA

Consumo em Watts: 30 Watts

Fator de potência: Esse é lido como sendo de 0,69, comprovando o que já havíamos reparado. O valor em VA é bastante maior que o valor em Watts. Essa fonte desse monitor portanto apesar de ser Full-Range, não possui PFC ativo...

Olhe agora a etiqueta desse monitor Olevia 526-S31, também Full-Range pois aceita tensão de 100 a 240 Volts AC...

HDTVMonitorOleviaPFC.jpg

As leituras do Kill-a-Watt entretanto mostram o seguinte:

Demanda em VA: 96VA

Demanda em Watts: 95Watts

Fator de potência: 0,99

Esse dai tem fonte Full-Range e também correção do fator de potência (PFC ativo) pois resgatou o mesmo dos pobres sessenta e pouco por cento, que é o fator de potência natural de uma fonte para ótimos 99% que é um fator de potência quase unitário, que seria o melhor de todos...

Não só eletrônicos como também elétricos como as máquinas de lavar, ar condicionado, forno de microondas, máquina de cortar grama, etc... Veja que insisto na questão da máquina de cortar grama uma vez que é muito comum, por descuido, deixar a máquina passar e cortar o fio da alimentação, podendo desse modo colocar o fase na massa da mesma e se você de pés descalços encostar em seu cabo metálico pode ficar por ali mesmo...

Abraço...

Beleza...sinal de que eu estou começando a entender melhor as coisas. Quando meu sistema estiver completo vou investir mesmo num bom filtro de linha e dispensar o módulo, tendo sempre os devidos cuidados nos dias de chuva....

Abraços.

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Pra você ver como estou falando a verdade. A coisa aqui é tão rara que quando acontece é logo motivo de matéria, seja na imprensa ou internet e deixa todo mundo aqui impressionado....:D

Em outras regiões do país isso é normal...Normal o tempo fechar duma hora pra outra e o dia parecer noite, típico de São Paulo e algumas regiões do Sul e Sudeste!

Eu achava que chovesse mais aí. A ultima e única vez que fui em fortaleza eu tinha uns 7 anos se não me engano, lá pelo final da década de acho que mais ou menos em 87, 88...

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Hoje tive uma experiência curiosa e que me deixou bem feliz, estava usando o PC quando a luz do escritório deu umas piscadelas e logo imaginei, bem faltará energia, e de repente a luz ficou fraca e já sabendo que se tratava de problemas em uma das fases da rua, fui verificar com o multímetro a tensão das tomadas, estava em 90V sendo que aqui o nominal é 220V.

Logo a felicidade de ver que meus dois PCS estavam intactos e funcionando a pleno vapor, com suas fontes full range e PFC ativo, uma da assinatura e outra que comprei usada por R$50 da Thermaltake, elas aguentaram firmes e tranquilas até a chegada de um carro da companhia elétrica que precisou desligar a rede para fazer o rápido reparo, esse tempo de espera foi maior que duas horas.

Esse KILL A WATT onde é vendido? Muito caro? Fiquei super interessado!

Já achei ele mas só tem com tensão de 110 - 127V, aqui tem por ~ R$ 100 - 200, e pra variar nos EUA US$ 20

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