Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


Posts recomendados

São desvios de "copiar/colar", que o estagiário de plantão cometeu na redação do site, com certeza...

Ok Faller, então como não tem o estabilizador introduzido nesse transformador isolador, vou comprar ele e usar para evitar os choques inconvenientes caso aconteça, e se esse transformador isolador não fizer mal algum a fonte/PC, o único bem que ele pode fazer é SOMENTE evitar esses choques?

Agradeço a resposta!

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok Faller, então como não tem o estabilizador introduzido nesse transformador isolador, vou comprar ele e usar para evitar os choques inconvenientes caso aconteça, e se esse transformador isolador não fizer mal algum a fonte/PC, o único bem que ele pode fazer é SOMENTE evitar esses choques?

Agradeço a resposta!

Abraço...

Por um lado, Sábia decisão pelo entendimento de como a coisa é. Transformador isolador, sem estabilizador.. Por outtro lado, Péssima decisão do ponto de vista do dimensionamento. Sua capacidade de potência (desse Módulo Isolador Original) é de 300 Watts apenas e para quem vai ou já tem, como você, uma fonte Corsair 750W Professional Series Gold, fica mais ou menos asim:

Bikefat.jpg

O de baixo, seu Módulo Isolador Original.. O de cima sua fonte + monitor..

Deve desligar, se realmente tiver proteção, ou aquecer até pegar fogo, se não tiver proteção..

Adote, se assim desejares, um Isobox, da Toroid, de 1 ou de 1,5 KVA (o preço é salgado) e é difícil de achar. Entre em contato com a Toroid..

Como se não me engano, a tensão dai é 220 Volts, adote um Isobox da linha médica, que tem entrada 220 e saída 220 Volts. Nos Isobox da linha de áudio, a tensão de saída é sempre 120 Volts..

Veja ai:

Isobox da linha de áudio e vídeo:

Isoboxdalinhadeudio.jpg

Isobox da linha médica/hospitalar:

Isoboxdalinhamdica_hospitalar.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fuçando no mercado livre achei um transformador isolador:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204449845-transformador-entrada-127vac-saida-127vac-1000w-isolado-_JM

Porém não sei se presta e também estranhei ele ser 127v --> 127v

O fato de ser 127-127 em nada me espanta. Essa indicação dai é que me deixa com a pulga atrás da orelha..

Isolador127-127.jpg

Parece transformador especial, 127 para 100 Volts, usado seguidamente pela colônia japonesa, para alimentar os equipamentos de lá trazidos (lá a tensão é de 100 Volts AC)

Parece estoque encalhado, o que absolutamente não depõe nem a favor nem contra a qualidade do mesmo. Mas seria ele 127 / 100 Volts???

O que faz aqueles 100 Volts alí???...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

5 anos = 2 fontes você deve ta maluco eu ja troquei umas 5 fontes em 3 anos, inclusive faz uns 3meses que comprei uma multilaser 450w, o cara disse "sem estabilizador... o problema é que aqui em remigio tem a energia pesssima", cai na besteira concertei meu estabilizador que estava com um capacitor de 470ufx 16v com problema, ai ligeui com o establizador, mais por sorte ainda não deu problema na minha fonte vou tirar ele ja que estou presisando de um trafo de estabilizador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 anos = 2 fontes você deve ta maluco eu ja troquei umas 5 fontes em 3 anos, inclusive faz uns 3meses que comprei uma multilaser 450w, o cara disse "sem estabilizador... o problema é que aqui em remigio tem a energia pesssima", cai na besteira concertei meu estabilizador que estava com um capacitor de 470ufx 16v com problema, ai ligeui com o establizador, mais por sorte ainda não deu problema na minha fonte vou tirar ele ja que estou presisando de um trafo de estabilizador mesmo.

Quando se compra fonte porcaria e ainda se coloca um estabilizador a atrapalhar a mesma, dá nisso dai...

Economizar é comprar bem.. Já ouviste falar em PFC ativo numa fonte????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 anos = 2 fontes você deve ta maluco eu ja troquei umas 5 fontes em 3 anos, inclusive faz uns 3meses que comprei uma multilaser 450w, o cara disse "sem estabilizador... o problema é que aqui em remigio tem a energia pesssima", cai na besteira concertei meu estabilizador que estava com um capacitor de 470ufx 16v com problema, ai ligeui com o establizador, mais por sorte ainda não deu problema na minha fonte vou tirar ele ja que estou presisando de um trafo de estabilizador mesmo.

Fontes multilaser...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Multilaser-400-W/2056

Fonte de R$1,99 + estabilizador, ai é fácil perder 5 fontes em 3 anos.

Se cada fonte dessa custou R$35, já gastou R$175 com fonte, valor de uma boa fonte, com pfc ativo e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Eu estou para comprar uma fonte com PFC ativo (Seasonic 430w) e agora que li o tópico fiquei ainda mais feliz com a escolha.

Meu computador ficará muito contente, em uma única compra vai ganhar um filtro de linha e uma fonte com PFC ativo. É muita emoção para o coitadinho - finalmente vai parar de sofrer -

Mais uma vez... Parabéns pelo tópico.

E por mais que seja desgastante/estressante ficar respondendo perguntas parecidas. Fiquei feliz com isto, pois, a cada pergunta uma pessoa aprende/confirma o quão desnecessário é um estabilizador. E hoje eu fui uma delas :D.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde Faller!

Estou com uma duvida cruel e gostaria de sua ajuda! Estou montando um PC novo e no meu pc antigo ja sofri muito com variaçoes de corrente eletrica aqui em casa, já queimei 3 fontes de alimentaçao do PC e um HD! Atualmente eu uso um estabilizador vagabundo desses e ainda uso um "filtro de linha" barato tb que é mais um extensor ne......como estou montando um computador novo queria garantir que nada vai queimar e a minha duvida e se compro um filtro de linha bom ou se compro um no-break ! Porém nao posso gastar muito..e nao sei se um nobreak na faixa de 300 reais resolveria meu problema. O que acha? Ou sera que so a fonte ja da conta do recado?

 

configuração do PC:

placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0

processador AMD FX 6300 3.5 GHz AM3+

placa de video VGA PNY geForce GTX650 2GB DDR5 128 bits

fonte de alimentaçao CORSAIR CX-600w 80 plus bronze

memoria KINGSTON 8gb

HD 1T

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Boa tarde Faller!

Estou com uma duvida cruel e gostaria de sua ajuda! Estou montando um PC novo e no meu pc antigo ja sofri muito com variaçoes de corrente eletrica aqui em casa, já queimei 3 fontes de alimentaçao do PC e um HD! Atualmente eu uso um estabilizador vagabundo desses e ainda uso um "filtro de linha" barato tb que é mais um extensor ne......como estou montando um computador novo queria garantir que nada vai queimar e a minha duvida e se compro um filtro de linha bom ou se compro um no-break ! Porém nao posso gastar muito..e nao sei se um nobreak na faixa de 300 reais resolveria meu problema. O que acha? Ou sera que so a fonte ja da conta do recado?

 

configuração do PC:

placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0

processador AMD FX 6300 3.5 GHz AM3+

placa de video VGA PNY geForce GTX650 2GB DDR5 128 bits

fonte de alimentaçao CORSAIR CX-600w 80 plus bronze

memoria KINGSTON 8gb

HD 1T

 

 

O que queima fonte é :

1) Fonte vagabunda, genérica;

2) Estabilizador;

3) No-break do tipo barato, desses interativos e de forma de onda retangular;

4) Falta de proteção contra surtos.

Uma boa proteção contra surtos seria a melhor alternativa que poderias colocar ai, tirando fora, deixando de usar o maldito estabilizador..

Por exemplo um filtro de linha da Clamper, o Multi Proteção, por exemplo..

 

E ademais, colocar um velho e vagabundo estabilizador para alimentar uma fonte capaz de operar sem nenhum problema mesmo que a tensão de entrada varie de 90 a 264 Volts AC e de uma burrice dupla.

Digo dupla porque:

1) Nem o maldito estabilizador é capaz de operar numa faixa tão grande assim  de variação ou oscilação da tensão, ou seja, adotar o maldito só piora o que a fonte seria capaz de suportar sozinha;

2) Pelo modo como falas desse estabilizador muito provavelmente se trata de um estabilizador com capacidade de entregar 300 VA apenas a alimentar uma fonte de 600 Watts. Ai podem acontecer varias coisas.

 - Ele gargalar tremendamente a sua fonte;

 - Ele aquecer até prender fogo;

 - Ele operar totalmente fora de suas especificações por estar tremendamente sub dimensionado;

 - Ele acelerar o processo de destruição de sua fonte.

 

Devo concordar com você que em matéria de destruir fontes sabes sim como proceder, e já carregas uma boa experiência nisso dai..

 

Então, tens ai a informação. O resto é contigo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Na prática a expressão "PFC ativo" é no mínimo destorcida porque nenhum fabricante coloca em equipamentos um circuito para deixa-lo desativado, portanto inútil.

O correto seria o fabricante informar a existência do circuito, não estado, ou seja:

PFC - "SIM" ou PFC "NÂO"; porque em havendo o circuito, obviamente estará ativo.

 

A função do PFC é devolver para a rede elétrica externa a chamada não utilizada pelos equipamentos para minimizar o desperdício de energia.

Esse circuito só tem utilidade em países que a legislação estabelece a obrigatoriedade de os fabricantes de eletrônicos  inseri-lo nos equipamento. No a lei no Brasil, não estabelece a obrigatoriedade dessa função.

Aqui no nosso país a existência do PFC indica que a fonte é auto volt, ou seja, ajusta-se automaticamente à tensão isponível no local em que o equipamento está instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática a expressão "PFC ativo" é no mínimo destorcida porque nenhum fabricante coloca em equipamentos um circuito para deixa-lo desativado, portanto inútil.

O correto seria o fabricante informar a existência do circuito, não estado, ou seja:

PFC - "SIM" ou PFC "NÂO"; porque em havendo o circuito, obviamente estará ativo.

Existem dois tipos de circuito PFC:

PFC Ativo e PFC Passivo

Você está confundindo as coisas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática a expressão "PFC ativo" é no mínimo destorcida porque nenhum fabricante coloca em equipamentos um circuito para deixa-lo desativado, portanto inútil.

O correto seria o fabricante informar a existência do circuito, não estado, ou seja:

PFC - "SIM" ou PFC "NÂO"; porque em havendo o circuito, obviamente estará ativo.

 

A função do PFC é devolver para a rede elétrica externa a chamada não utilizada pelos equipamentos para minimizar o desperdício de energia.

Esse circuito só tem utilidade em países que a legislação estabelece a obrigatoriedade de os fabricantes de eletrônicos  inseri-lo nos equipamento. No a lei no Brasil, não estabelece a obrigatoriedade dessa função.

Aqui no nosso país a existência do PFC indica que a fonte é auto volt, ou seja, ajusta-se automaticamente à tensão isponível no local em que o equipamento está instalado.

Sinto lhe dizer umas boas verdades que saberias se tivesses lido o tópico específico que está ai a sua disposição, em tópico afixado, desde maio de 2007, ou seja, há mais de oito anos. Esse dai:  Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

 

PRIMEIRO: PFC ativo existe sim para diferenciar essa topologia daquela outra que se chama de PFC passivo, que é composto somente de alguns componentes, todos passivos tais como capacitores, diodos e indutores para baixa frequência. Eis ai um exemplo de fonte com PFC passivo: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=9SIA6PW2F38974 que é totalmente diferente de tem PFC mas estar ativado...

Portanto a expressão PFC ativo é sim totalmente normal e nem um pouco distorcida, muito menos destorcida...

Uma fonte normal sem qualquer correção de fator de potência consegue fatores de potência típicos da ordem de 65%

Uma fonte com PFC passivo consegue aumentar esse fator de potência a ponto de alcançar coisa de 75 a 80%

Uma fonte com PFC ativo, que é implementado com CI controlando uma fonte de corrente regulada, consegue alcançar até coisa de 99% de fator de potência...

 

SEGUNDO:  A função principal da correção do fator de potência, seja do modo ativo ou passivo, é a de eliminar picos de corrente, típicos da retificação normal, e com isso eliminar a geração de harmônicos e consequente inundação da  rede elétrica de sua casa com essa anomalia. Isso reduz substancialmente os ruídos elétricos e faz com que sua rede elétrica opere melhor e, ao contrário do que muita gente pensa, sua função não é a de poupar energia..  De grátis sim, pois essa fonte consiste de duas fontes em uma só, se tem a facilidade da mesma operar desde 90 Volts até 264 Volts sem o menor problema, ou, como mostrei ai no tópico onde estamos, desde tensões bem mais baixas até, se não for necessário tomar da fonte toda a sua potência prometida..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Coordenador

Caros usuários,

buscando evitar tópicos muito grandes que acabam por perder a organização, e de forma a aumentar suas chances de obter respostas, tornar as dúvidas mais visíveis e facilitar o entendimento e análise de cada caso individualmente, este tópico será fechado e aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante devem criar novo tópico neste setor. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por usarem o Fórum.

Certo de vossa compreensão,

KairanD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...