Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Causados Aos Olhos.


Visitante

Posts recomendados

  • Membro VIP

Que eu saiba os principais problemas dos monitores CRTs é quando são usados com baixa taxa de atualização, por exemplo, se você usar uma resolução de 1024 por 768, com uma taxa de 60Hz, vai ficar com cansaço nos olhos rapidinho, podendo lagrimar e sentir irritação se demorar muito.

Também causam irritação e cansaço se tiverem um dot pitch muito grande, por exemplo acima de 0,26mm. Certa vez peguei um de 0,27 e a imagem ficava embaçadíssima, chegando a forçar a visão.

Quanto aos LCDs o único incoveniente é o ângulo de visão, que deve ser sempre próximo de 90º, ou não enxergamos direito a imagem, sem contar o problema da taxa de atualização, que conta nele também. O único problema que ele não tem é do dot pitch, que deve ser pequeníssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava lendo sobre isso esses dias e a maioria dos problemas em relação isso nos monitores MAIS MODERNOS é o usuário que,fica com a cara colada no monitor,taxa de atualização errada e uso por muitas horas seguidas,principalmente em Lan-houses ou escritórios.Monitores com aprovações como a MPR-II(existem outras) praticamente acabaram com problemas causados pelos monitores,o problema está em monitores mais antigos que não tem essa aprovação ou então de baixa qualidade,sem procedência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também causam irritação e cansaço se tiverem um dot pitch muito grande, por exemplo acima de 0,23mm.

Nossa!! 0,23mm é baixíssimo, eu comprei um monitor novo tela plana e ele tem 0,20mm. Os monitores comuns tem entre 0,24mm e 0,28mm. Os mais modernos de 0,15mm até 0,22mm.

A taxa de atualização influência bastante, o meu monitor novo fica em 1024x768 a 85Hz, a imagem é perfeita, não cansa a vista, eu passo quase 6h na frente dele e não sinto incomodo algum, já o outro fica em 1024x768 60Hz, esse cansa muito minha visto, então uso ele em 800x600 75Hz, senão é impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o que cansa mesmo a vista seja usar com taxa de atualização de 60 HZ, é impressionante mas a maioria dos usuários, até mesmo gente profissional da informática, não sabe que é necessário deixar uma taxa de no mínimo 75Hz se não acaba com a vista. Eu trabalhava numa grande empresa com muitos usuários e mandei por e-mail a informação para todos ajustarem a taxa de seus monitores. No dia seguinte foi uma fila de gente vindo me agradecer, pois todos estavam com 60 HZ , com vista cansada e sem saber o motivo, ao atualizar, o problema foi eliminado. Em outro caso, fui fazer um curso numa das mais famosas empresas de treinamento de São Paulo, na Avenida Paulista( não vou dizer o nome por motivos éticos), e simplesmente TODAS as estações estão configuradas com taxa de 60 HZ, o pior é que está travado pelo Windows NT 4.0 e não dá para colocar a taxa certa. Por isso eu digo que um bom profissional de informática vale muito, o pessoal que configura as máquinas lá desta empresa de treinamento é tudo fera de Oracle, Java, Linux, coisas super complicadas, e não sabem configurar uma simples taxa de atualização. Certas coisas que nós sabemos e outras que aprendemos uns com os outros aqui no Clube do Hardware podem parecer simples para nós, mas podem fazer uma grande diferença na vida prática nossa e também dos usuários que ajudamos, e é claro, nos ajuda também a sermos bons profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sips@24 dez 2003, 01:09

a já escutei falar tambem na radiação emitida pelo o tubo de imagem dos monitores, q podem causar probl. mais graves

Como já disse antes,isso só ocorre em monitores que não possuem aprovações como a MPR-II ou superiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nó, a 1ª coisa q eu faço quando instalo um OS aqui no meu PC é pô a taxa d atualização pra 85hz. Eu inxergo perfeitamente a tela piscando a 60hz, as vezes a ponto d nem consiguí mechê..

Creio q muita gente tenha esse mesmo problema q eu né, acho q a MS deveria reestabelecer os padrões das frequências d atualização dos OS deles, e colokassem um outro padrão pra monitores antigos q não suportem essas taxas.

Eu uso ele á 800X600 85Hz, mais gostaria d usar a 1024X768 75hz caso meu monitor suportasse (SyncMaster 551v). :(

Mais é isso aê gente.. FELIZ NATAL!!! :-BEER :xmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu uso resolução 1024x768 e queria saber qual a taxa de atualização de acordo com essa resolução e onde mudo no win98se, já que nas opções la de adaptador só tem Padrão do Adaptador, Otimizado e 60HZ!

Meu monitor é um SAMSUNG SyncMaster 551s tela SEMI-PLANA e tenho uma geforce 2 mx 200 de 32 mb

:xmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela dica, eu não sabia disso e vivo com a vista cansada de tanto olhar para o monitor. :blink:

Eu já havia notado que taxas menores que 60Hz eram bem incômodas aos olhos e pensava que 60Hz era o ideal (ou próximo dele) pois vinham como padrão nos sistemas Microsoft. Já atualizei para 75Hz.

Sombra, eu que o diga; tô longe de ser bam-bam-bam.

SOMBRA

Falou tudo Locky, até o mais bam-bam-bam da informática tem coisas a aprender.

Então, precisamos usar uma taxa maior do que aquela que nossos olhos conseguem perceber?

Amigos, sei que explicaram bem o assunto mas poderiam ir um pouco mais além?

Qual a explicação físico-científica para isso?

Onde consigo mais informações sobre os padrões técnicos e recomendações?

Grato,

Captain_Clock :xmas:

Obs.: Acredito que esse assunto é de interesse de todos, afinal, trata-se da saúde dos nossos olhos. Esse tópico podia ser mais divulgado (destaque)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por WaVe@24 dez 2003, 03:32

eu uso resolução 1024x768 e queria saber qual a taxa de atualização de acordo com essa resolução e onde mudo no win98se, já que nas opções la de adaptador só tem Padrão do Adaptador, Otimizado e 60HZ!

Meu monitor é um SAMSUNG SyncMaster 551s tela SEMI-PLANA e tenho uma geforce 2 mx 200 de 32 mb

:xmas:

Alguém pode me tirar essa dúvida?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Captain: é relativamente simples entender porque taxas maiores fazem menos mal aos olhos.

Se você tem uma tela piscando (sendo atualizada) continuamente a uma taxa de 5 hertz por exemplo, você verá ela piscando 05 vezes por segundo, e com certeza não conseguirá ler nada direito, agora se você aumentar para 30 Hz, já vai poder ler as coisas, mas perceberá o piscar da imagem, a 60 ela já fica praticamente estática para a nossa percepção, mas ainda não o suficiente.

Agora quanto maior a taxa de repetição, mais temos a impressão de uma imagem estática, como se estivéssemos lendo uma revista por exemplo, por isso nossos olhos estão percebendo continuamente a tela e o pisca-pisca das atualizações menores não é sentida pela visão.

WaVe: muitas vezes uma atualização de driver da Placa de Vídeo resolve essas limitações, e também a instalação do arquivo de configurações do monitor (driver), que geralmente vem junto com ele em um CD, mas se não veio pode baixá-lo pela Internet.

vanildo: Nas propriedades de vídeo, faça o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse na sua área de trabalho, depois em propriedades e na tela que se abrirá, clique em configurações e depois em avançadas, procure por adaptador e lá estará a taxa, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola.. gostaria da ajuda de vocês se possível, tipo... no WIN XP, eu consigo colocar na resolução de 1152X8** , e aparecem todas as freqüências, 60HZ, 75, 85, etc..

aê tenho o WIN 98 também no pc... e tipo... já atualizei driver da placa de vídeo (NVIDIA geforce 440 MX) e não adiantou nada, só aparece para ir até 1024X768 e só aparecem 60HZ, Padrão do monitor e otimizado...

alguém poderia me ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah... já sei qual é o meu monitor , é um PROVIEW, e está escrito como descrição SA/PX/LX-558 , ele é da série PX-558 , só que não consegui o driver, srá que alguém poderia me ajudar a encontrar o driver, poderia me enviar o driver por favor????

Se puder mandar por Yahoo, ou ICQ, MSN, ou email mesmo... eu agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@02 jan 2004, 03:39

Clique no link abaixo e faça o download do driver mais atual para monitores tanto LCD quanto CRTs da Proview, para Windows 95/98/ME/2000/XP.

Drivers Monitores Proview

:D Muito Bom Tópico! Cara nem sabia configurar a taxa de atualização do monitor!

Sombra, esses driver servem para todos os modelos da Proview???

Tenho um Proview PX 14" série 456, e também, em 1024x768, só tem O Padrão, Otimizado e 60hz... mas vou testar esse que você postou ;) depois retorno...

Ah, ele tá como monitor Plug and Play, serie isso???

=====----------=====-----------=====

Li em um site alguma coisa em relação ao registro, tem como colocar os 75hz pelo Regedit??? Vai danificar o monitor???<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/style_images/1/icon14.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

[]'s' Obrigado ! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...