Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga e desliga sozinho


hgvini

Posts recomendados

Em primeiro lugar fico feliz em poder participar do forum, as vezes consigo resolver problemas com dicas tiradas daqui. Durante 2 anos trabalhei com montagem e manutenção hoje tenho outro trabalho e só faço uns bicos.

Estou com um PC aqui que as vezes liga por 3 ou 4 segundos e desliga ou se insistir ele liga entra no Windows e depois de 3 ou 4 minutos desliga e volta a situação anterior.

- Já tirei todas as peças e limpei contato.

- Substitui a fonte de 500 por uma de 450 (a unica que tenho disponivel), o PC ligava por 1 segundo e desligava.

- Tem 2 pentes de memoria, deixei um de cada vez e não resolveu.

- Acompanhei a temperatura em uma das vezes que consegui ligar e a placa marca 32°C e o processador 51°C no maximo, ate desligar.

- Abri a fonte e aparentemente nenhum componente está danificado.

Esse PC eu montei há 4 meses pra um cliente em que o antigo PC teve a placa-mãe e a fonte danificadas. Estive pensando se o estabilizador dele pode está danificando as fontes. Pode ser? Ou será que essa fonte de 500 não está dando conta do recado?

Configuração:

AMD X2 Athlon 5400

ASUS M2N68

4gb DDR2

GeForce 9400GT XFX 512Mb DDR2

Fonte ATX WISECASE 500w

HD SATA 160GB

HD IDE 40GB

Gravadora de DVD IDE

Desde de já agradeço a ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifica no painel o power sw, tira ele e liga com uma chave de fenda(usa a chave com um jumper).

liga com o minimo de dispositivos possivel mobo+processador+fonte+memoria

se tiver placa de video on-board deixa só com ela.

Já tentei, ficou do mesmo jeito.

Cortar energia, ou fonte ou estabilizado!

Mas nesse caso, você acha que a fonte está danificada ou que ela não está aguentando a configuração do computador?

Se tratando de um segundo problema com fonte apesar de computadores diferentes o estabilizador dele pode está comproblema ou é mais provavel que seja coincidência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu avalio da seguinte forma.

1-memória: ou da tela azul de erro de log ou trava o pc. as vezes não liga, mas n corta energia.

2-placa mãe: trava. geralmente queima um componente e n funciona mais, as vezes não liga, se liga n arranca, fica só os coolers ligados.

3-processador: trava. superaquece e reeinicia. quando estrga n funciona.

4-placa de video off board: trava. ou distorce a imagem, ou desliga o pc.(mas ai não é ela. o desligamento acontece por falta de energia) , até onde sei, fonte WiseCase não têm potência real, ou seja é fonte genérica!

Portanto, não creio que seja mesmo de 500WATTS!!

talvez tua fonte for 500 wts generica, pode vir a faltar energia e se desligar, por causa da gforce, que não me falhe a memoria, precisa de 300 watts reais, o que tua fonte se for generica vai ter uma saida somada de no maximo 220wtts reais. tua fonte é genérica, deve esta ai o problema. NAO AGUENTA 2 hds + gt 9400 + dvd + cpu +....

ai retiro a hipotese do estabilizador, já to achando que é mesmo fonte. não estragada, mas insuficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao meu ver, uma GeForce 7x ou superior não devem ser ligados em fontes genéricas.

e essa fonte ATX WISECASE 500w é muito suspeita, no google não da pra saber se ela é de watts reais ou genérica e encontra-se imagens de ambos os tipos.

enfim, liga o pc com a sua fonte e apenas com memória, mobo e CPU, utilize o vídeo onboard e veja no que dá.

é importante que você tenha certeza que a fonte está funcionando.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao meu ver, uma GeForce 7x ou superior não devem ser ligados em fontes genéricas.

e essa fonte ATX WISECASE 500w é muito suspeita, no google não da pra saber se ela é de watts reais ou genérica e encontra-se imagens de ambos os tipos.

enfim, liga o pc com a sua fonte e apenas com memória, mobo e CPU, utilize o vídeo onboard e veja no que dá.

é importante que você tenha certeza que a fonte está funcionando.

abraço

A fonte realmente não é real, é generica. A mobo não tem vídeo on-board.

Já providenciei uma fonte real, e assim que tiver o resultado posto aqui.

Nada resolvido pessoal, troquei a fonte por uma real e nada mudou.

Liguei direto na tomada pensando que talvez o estabilizador não estivesse aguentando e nada também.

Já eliminamos:

- Mau contato

- Fonte

- Estabilizador

- Memorias

- Temperatura elevada em algum componente

O que pega agora é que não tenho placa de video, nem processador e nem mobo pra testar.

Detalhe: depois que coloquei a nova fonte não precisa ficar persistindo pra ligar, agora ele tá ligando normal mas passa de 3 a 4 minutos ligado no windows e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece que sua MOBO esta "fondo".

faz uma limpeza caprixada nela, limpa tudo legal. adiciona os componentes com carinho.

se não tiver peças para testar, leve á um técnico de confiança.

Amanhã tomarei as providencias para testar os outros componentes.

O que me doi quando você fala: "leve á um técnico de confiança." é que dos 25 que terminaram o curso comigo nem um está vivendo de montagem e manutenção, ou foram mexer com programação ou mudaram de ramo ou so fazem bico como eu. Ou seja nada de tecnico conhecido. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, o problema realmente era a mobo, consegui a garantia e como não tinha mais da mesma troquei por uma ASUS M3A78. Ainda não remontei o pc totalmente, mas em breve termino e conto aqui se deu tudo certo. Mesmo assim já vou agradencendo a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de volta com o mesmo problema, o pc funcionou tranquilamente durante 4 dias e começou tudo de novo. Cheguei ao ponto de desconfiar de alguma interferencia do gabinete já que vem do antigo pc e montei tudo em outro, mas ficou na mesma. O que eu faço agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spider. primeiramente gosto muito do seu trabalho, aprendi muito com você.

ele ja ligou sem hd, então acho que nao é esse problema.

mal contato com o gabinete, bom vale de tudo, liga ele fora do gabinete.

se ele desliga completamente, quando acontece com algum cliente meu, eu faço o seguinte: ligo só mobo+processador e fonte, não tem erro, eui deixo la o dia todo ele apitando pedindo memoria, se ele permanecer ligado, melhor.

faz esse teste ai amigo, deixa o dia todo se necessario. pelo menos voce descarta esses tres, que ao meu ver sao os mais importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pesoal acabei de me cadastrar aqui no clubedohardware, ai eu estou com o mesmo problema do amigo. por isto estou aqui pra pegar uma carona. hoje eu testei as memorias na casa de um amigo meu e elas estão boas. tenho quase certeza que e a placa-mãe, pois minha fote tem 1 semana de uso é uma c3tech de 420 reais tocando um phenon x3 8450 ema gforce 8500gt 1 hd 1 drive de dvd mais a mobo foxconn m61pmv. tudo aconteceu assim antem as 05:30 da manha meu pc apagou, ate me assustei pensando que acabou a energia. tracava as memorias de slot e nada ligava as vezes e entrava no setup. em meio a configuração ele apagava sozinho. agora apenas fica com os leds do power e hd aceso direto com os coolers rodando.

amigo tente fazer o que eu ja fiz, quem sabe pode te ajudar, pega um voltimetro e mede a corrente da tomada que você esta usando minha fonte foi feita pra funcionar em 115v quando a corrente padrão do Brasil sao 127v na minha casa ta marcando 130. meu estabilizador volta a mesma pra 127 quando eu acho aue o certo seria voltar para 115, por isso que minha fonte dava 12.5v/ 3.5v/ 5.2v amanha irei testar outra fonte e ver o que acontece.

abraço pra vocês desconsiderem os erros de português

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider,

Como o Sheephouse já falou eu ja liguei o pc sem hd, e alem disso formatei quando troquei de mobo.

Sheephouse,

Nem passou pela minha cabeça fazer isso. O computador está com um colega, para uma terceira opnião, assim que ele me devolver, se não solucionar o problema faço isso.

Matamipru,

Já medi a saida está tudo correto e por via das duvidas ja usei outros 2 estabilizadores e nada mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesoal vocÊs acham que pode ser o contato da placa com o suporte do gabinet? Gostei da ideia vou tira e liga sem gabinet volto aqui e digo o que aconteceu

abraÇos

________

Pessoal boa noite cheguei a triste conclusao, realmente e a placa-mãe, pois testei a fonte as memorias e o processador!!!!!!! o pior e que meu pc esta na garantia melhor estava, pois eu abri pra por mais 2gb de ram.

FICA AQUI A LICAO: COMPUTADOR E DELL (NAO VEM COM LACRE)

OU MELHOR AINDA, MONTE O SEU> abraços, PRA MIM TOPICO ENCERADO.

se o problema do amigo continua apos ter trocado a placa so pode ser uma coisa, alimentacao variando, tente abservar a tensão o dia todo, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada resolvido... levando em consideração que as peças foram testadas uma por uma e funcionou tudo corretamente. Uma última possibilidade é o cooler. É possivel que seja o cooler apesar da temperatura manter-se estavel e dentro da media quando o pc resolve ligar? Lembrando que eu usei um cooler desses simples da coolermaster. O caso desse computador tá parecendo daqueles carros zeros que saem com defeito e ninguem consegue resolver. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce ja fez isso?

o que aconteceu?

Já sim, ficou lá apitando uns 4min e desligou, depois não ligou, depois 2min e desligou e por ultimo parou de ligar.

Retiro o que disse, sobre só restar o cooler. Acabo de confirmar que a mobo não foi testada com outro processador. Vou comprar outro e por no lugar, se for ele bem, se não for depois vendo. Cansei de ficar dependendo dos outros pra testar as peças.

E se não resolver fico com o prejuizo e monto outro pro cliente. Não aguento mais esse problema na cabeça, cansei. :but:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sheephouse,

lembre-se que eu já troquei a mobo e o problema não foi solucionado.

Mas como disse qua ia fazer acima troquei o processador, e até agora pouco depois de 8 horas ligada e alguns liga-desliga, não apresentou o problema. Vou devolver ao dono. E depois de uma semana de uso volto aqui e digo se o problema realmente foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...