Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

Oi pessoal,

tenho DDR400 Samsung série TCCC e quando coloco elas em 266 cas 2.0-2-2 elas trabalham na boa com desempenho igual a elas em 400 cas 3.0 3-3 mas sem travamentos. O problema é que no AIDA 32 atesta quenda na leitura em relação a ela em 400 e aumento na escrita, já o Sandra atesta desempenho semilar a ela em 400mhz. Teste no 3D mark aponta desempenho equivalente a elas em 400. Porque tanta diferença em programas, qual programa vocês acham mais confiavel AIDA32 ou Sandra2004???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe+24 jan 2004, 03:28
Postado Originalmente por Renatomarcelino @22 jan 2004, 23:01

Sim, ele e o Cas Latency!, e faça o mesmo com as outras, mas testa uma por uma pra ver se a memo aguenta! :bye:

Mudei, acho que ganhei uns 40 pontos no 3DMARK, mas só achei esse CAS LATENCY, os outros será que não são configurarveis nessa minha placa mãe?

PS.: Cfas: os pentium III não trabalham a 133 não? :unsure:

A nomenclatura dos P3

Ex: P3 800 E (FSB 100)

P3 800 EB (FSB 133)

O sufixos (E e EB), podem ser identificados tanto com o CPU Z, Sandra, Aida ou mesmo visualmente (ta escrito no Die)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por raul100@02 fev 2004, 12:14

Se colocar 2.5-3-3-7 em 400Mhz e 2.6V ela fica um pouco instável, mas com 2.7V funciona normal.

Eu já testei várias opções, pelo q eu testei essa samsung é diferente da maioria das memos. De 400Mhz para cima ela nem sempre funciona mais rápido com latências mais baixas.

Em 400Mhz não vi diferença de performance entre CAS 2.5 e 3 por exemplo. Tem muita gente que usa ela com T-RAS 11 em 400Mhz porque acha que o desempemnho fica melhor. Já ví muito disso em sites gringos.

Aqui eu uso duas Samsung's TCCC também... Utilizo-as em sicronia com o barramento do processador, no caso 200MHz... Consigo CAS 2.5 somente c aumentar o VDIMM para 2.8v... Realmente, os maiores ganhos são obtidos com o TRAS em 11... Mas não consigo manter estes valores c passar d 205MHz, aumentando o VDDIM para 2.9v chego até 208MHz e só...

Estas memórias são boas, mas existem melhores, acredito eu q seriam o mínimo aceitável para overclock... Já cheguei a 221MHz em CAS 3-3-3-8 (SPD original das memos), 2.8v... Tem gente com A64 q as rodam em 235MHz, mas com os timings relaxados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Estas memórias são boas, mas existem melhores, acredito eu q seriam o mínimo aceitável para overclock... Já cheguei a 221MHz em CAS 3-3-3-8 (SPD original das memos), 2.8v... Tem gente com A64 q as rodam em 235MHz, mas com os timings relaxados...

bom rodei elas a 239MHZ 1:1 em CAS 3-3-3-8,A64/SAMSUNG@239MHZ

e no meu caso como T-RAS 11 tive um pequeno declinio no desempenho,

a minha melhor marca usando as SAMSUNGS foram com o T-RAS 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola

não manjo nada de memória, mas comecei a pesquisar o assunto por necessidade. Instalei um DDR kingston 400 e não ficou legal. Pesquisei um pouco e um pouco li as dicas aqui do clube. Depois de ter estudado , alterei minhas memórias e não é que melhorou!!! Só que tem um detalhe que aprendi, não basta apenas ir baixando os valores de CAS e RAS , porque inclusive ao invés de melhorar pode piorar. Eu rodei um programa para memória que não me recordo o nome agora (foi na empresa que trabalho) e peguei as principais caracteristicas dela e valores toleráveis e suportados. aí foi moleza. Entrei no setup e fiz as alterações que melhorou e muito a performance. Percebi também que para cada velocidade ou frequência as configurações de CAS e RAS podem responder de modo diferente. Quero dizer que a configuração que fiz para a frequência de 400 MHZ e que ficaram boas, não ficariam se tivesse alterado para 266 ou 333 MHZ.Antes de estudar o assunto, eu já tinha feito algumas alterações até sugeridas pelos colegas do forum e resultaram em fracasso. Lógico ainda tenho muito que aprender com vocês, mas deixo aqui minhas observações para análise de quem manja deste assunto. As características de módulo de memória podem ser vista também no site do fabricante. Ainda , consultei o cara da kingston porque eu estou usando uma KVR400X64C3A e ele me respondeu que o ideal pra minha Soyo Kt600 é um módulo KVR400X64C25/512, exatamente porque as caracteristicas responderiam melhor na minha placa-mãe. Então não basta a gente ir comprando memória só porque é de marca famosa. É sempre bom ver àquelas indicadas para o chipset da placa-mãe. Se alguém pensar diferente disso, que se manifeste, pois afinal estamos aqui pra aprender e transmitir o que aprendemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só mais um detalhe, nem sempre timers baixos significam perfeição no funcionamento. Digo isso pois uso minhas khx em 2 2 2 5 e não consigo dual cahnel nem mesmo subindo as latências. Creio que cada marca de memo pode se dar melhor ou pior com o chipset. Quando há perfeição no casamento, aceita modificação mais alta. Sempre dependerá do chipset.

Sempre fiquei confuso pela falta do dual usando as khx que são reconhecidamente, melhores que as spectek. Só que, com spectek meu dual funcionava 100%.

:tantan: T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Renatomarcelino@23 abr 2004, 09:34

Sim... pois latencia e o atraso que as memorias tem para realizar determinada instrução e voltar a se comunicar com o processador. Deve ter alguma opção do tipo Active RAS Dealay, Ras to Cas, Cas, Active Precharge Delay... algo assim.

Olá REnato, tenho um Pentium 4 1,5 com as tais memórias Rambus, tenho 512 MB, vou dar uma verificada pra ver se acho algo parecido com o que você me passou aí volto aqui pra te perguntar, ok?

Desde já agradeço pela ajuda

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serial Presence Detect

significa basicamente que a propria bios reconhecera automaticamente as configurações padrão do fabricante. Essas configs estão presentes em uma segunda memoria (EPROM) presente no proprio modulo de memoria. Essa congiguração e a garantida pelo fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RENATO você UM GÊNIO

Dúvidas 1: Por que a galera colocava a latencia assim: ex: munha latencia é 2, 3,4,5,7. Por que esse nº 2 logo depois do é já que são quatro nºs

Dúvida 2: O pode acontecer de pior se eu aumentar minimo Ex: CAS 3 para 2,5 ou 2.

Duvida 3: Se trava o que eu faço

Dúcida 4: As latencias ficam no setup mais aonde

Dúvida 5: como faço para saber se minha memo é pc100 ou pc133 ou etc.

O computador é um Pentium 4 100 x 4,5FSB E 128 de memo

é do meu serviço mais ta muito ruim e quero melhorar sem dar pal se não nem sei.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genio nada... aprendi com a galera do forum!

não e uma sequencia pre estabelecida, o que acontece e que normalmente a sequencia na no setup da maioria das placas e a mesma: Cas, Ras to Cas, Ras Precharge e Active Precharge. Latencia quanto menor melhor... todas devem ser testadas uma por uma para sabermos o limite da memoria. Se voce tem essas opções... diminua 1 por 1 ate onde a memoria aguenta.

O maximo que pode acontecer e: Aplicativos falharem, jogos fecharem do nada, a maquina não reiniciar. Pra resolver basta reiniciar o micro, entrar no setup e voltar a ultima config valida. Se travar faça o mesmo. Normalmente tem algo do tipo. Chip Configuration, Advanced Cmos Setup. Se voce encontrar algo do tipo BY SPD fique atento que deve estar perto... procure nomes como Cas, Ras to Cas, Ras Precharge e Active Precharge. Pra saber basta utilizar algum programa do tipo AIDDA32, este na verdade acabou e não conheço outro similar... mas existe.

Qual e a placa-mãe. P4 FSB400 deve usar no minimo memorias DDR 200/266 para não ter gargalos muito grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente encomendei na buynplay 1 pente 512mb Geil value series 3200 400mhz, as latências são: 2.5-6-3-3. Esse 6 aí não é muito alto? Renato você disse que esse é dos mais importantes, achei estranho em memória de marca, e agora?

Até onde mais ou menos dá pra chegar a 333mhz? E a 400mhz?

A placa mãe ainda não escolhi se uma ECS k7s7ag (333) ou Asrock k7s8xe rev3 (400). É com um barton 2500+ (333).

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as latências são: 2.5-6-3-3. Esse 6 aí não é muito alto? Renato você disse que esse é dos mais importantes, achei estranho em memória de marca, e agora?

Te respondi por PM mas...

2,5 = Cas => 1º Mais importante em desempenho

3 = Ras to Cas => 2º Mais importante em desempenho

3 = Ras Precharge Time (Delay) => 3º Mais importante em desempenho

6 = Active Precharge Delay => Influencia quase nada em desempenho

Minha opinião, visto que percebi isso pelos benchmarks...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso quer dizer que na 400mhz o active precharge delay fica na segunda casa da numeração ao contrário da forma mais usada aqui?

Fuquei tranquilo quanto a isso hehe!

obs: Renato você tem experiência em montagem completa? Tô precisando de um help pra montar o pc todo, configurar tudo da melhor maneira, e deixar ele beleza, redondinho! Daí eu podia aprender mais da parte prática!

Se você não já trabalhar com isso e tiver preço fixo, de repente topa um precinho camarada, tipo a :-BEER e o busão, hehe! Se você não morar no alto esplanada da vida eu te pego aí :D !

Valeu, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Olá a todos, muito prazer!

Eu vi a seriedade deste fórum e pela equipe de feras qeu o forma e acredito que aqui eu poderei ter uma luz para um problema que estou ficando aflito.

Me chamo Edde, tenho 32 anos e trabalho com produção em áudio para propaganda.

Montei meu novo PC em agosto do ano passado com a seguinte configuração:

WIn XP PRO

P4 2,4Ghz

Mother B. ASUS P4S8X-X

512 RAM Kingston 333Mhz

2 Hds samsung de 20 giga cada ( um programas e outro arquivos)

Placa de vídeo ATI bba ALL IN WONDER 9000.

BEm, desde agosto do ano passado até ontem o PC era super veloz e , nas horas vagas, rodava até o FarCRy ( o jogo mais pesado atualmente), usei este jogo mais para testar a capacidade do sitema.

Pois bem, essa semana comprei no distribuidor autorizado Kingston de SP dois pentes de 512MB cada. ( pois segundo o manual da minha placa-mãe ela só suporta dois pentes de barramento 333Mhz ou 3 pentes de velocidade inferior)

Fiz todo o procedimento tradicional de desligar o pc, tirar a energia estática , retirei os dois pentes "antigos" de 256mb 333 cada e coloquei os NOVOS de 512mb 333 cada. Ou seja, dobrei a memória.( só salientando que a memória antiga era Kingston também exatamente igual no modelo desta nova que comprei, diferenciando apenas a capacidade superior de MB que é de 512MB cada pente)

Bem, pensei que o PC iria ficar mais veloz e aconteceu exatamente o inverso.

Ficou 2X mais lento.

Está super estável (como sempre foi), mas ficou mais lento mesmo!!!

O que aconteceu?!

Por exemplo: O norton Internet security professional que era super rápido, passou o dobro do tempo para checar o sistema .

2-A conexão ficou acho que 2X mais lenta também.

Abrir programas eu acho que ficou mais lento também.

Assim como abrir figuras.

ESTOU DESESPERADO!!!!

GASTEI 1200 reais no distribuidor oficila da Kingston em SP.

VocÊs poderiam me ajudar?

Para tentar mostrar como está se comportando meu PC eu copiei duas screens .

a primeira é 3 minutos de pois que ligo o PC.

A outra é depois que uso o norton.

Notem no Gerenciador do Windows "O uso de CPU"que ficava antes ( com dois pentes de 256MB ) sempre em 0%, agora ( com dois pentes de 512MB)fica sempre no mínimo em 2%( sem movimentar o mouse!)

Isso pode ser configuração de memória virtual ou quanto mais memória o PC fica mais lento?!??

Posso afirmar uma coisa: A memória é totalemente compatível porque comprei o modelo exato para minha placa pelo site da ASUS e pelo SITE da Kingston. Em ambos os sites indicavam a mesma memória. Até no representante oficial da Kingston eles me confirmaram isso por tel.

A antiga que eu usava era também o mesmo modelo diferenciando apenas a capacidade, ou seja, 256Mb cada uma delas ( a antiga) e 512Mb ( a nova).

ME ajudem por favor.

EU preciso muito de ajuda.

POR favor!

TEm o link da memória antiga:

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurat...VR333X64C25/256

e o link da nova:

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurat...VR333X64C25/512

Obrigado desde já e por favor me ajudem nisso porque estou aflito. Abraço,

Edde Cavalcanti.

screenmemoriaaposligarpc.jpg

screenmemoria.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@09 jan 2004, 12:00

Quanto a  :-BEER , e so marcar a data, inclusive vai rolar o encontro em BH, deem uma passada aqui!!! :D 

Quanto a Letencias mesmo, e verdade o que o Evilalex disse, não sao todas DDR que aceitam esses valores, o ideal e testa uma de cada vez, e se não funcionar, voltar pro normal e testar outra latencia.

A minha por exemplo, trabalha em 2 - 2 - 2 - 6 mas o padrão dela e 2,5 - 3 - 3 - 7.

falou!! :bye:

Edit: Minha fonte deve chegar amanha, dai eu farei testes para gente ver o ganho de peformance!

amigo qual valor devo diminuir esse que estão com aspas e vermelhos

3-3-3-7

por gentiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não cara... eu deixei em vermelho para mostrar de qual latencia estamos falendo. Procure Aqueles nomes no setup do seu micro e faça o teste... uma de cada vez.

Edde!, seguinte: Zere o Cmos e configure tudo de novo, teste um modulo de cada vez e veja quando ha ganho ou perda de desempenho.

Certifique-se se os Drivers estão instalados (Chipset/AGP/Bus Mastering = IDE).

Bom, o ganho com latencias e perceptivel mas nunca o dobro... mas depois disso veja se voce consegue trabalhar com latencias baixas... outra coisa, deixe seu P4 trabalhando em sincronia com as memorias.

Poste aí seus resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renato Marcelino@15 jul 2004, 18:05

não cara... eu deixei em vermelho para mostrar de qual latencia estamos falendo. Procure Aqueles nomes no setup do seu micro e faça o teste... uma de cada vez.

Edde!, seguinte: Zere o Cmos e configure tudo de novo, teste um modulo de cada vez e veja quando ha ganho ou perda de desempenho.

Certifique-se se os Drivers estão instalados (Chipset/AGP/Bus Mastering = IDE).

Bom, o ganho com latencias e perceptivel mas nunca o dobro... mas depois disso veja se voce consegue trabalhar com latencias baixas... outra coisa, deixe seu P4 trabalhando em sincronia com as memorias.

Poste aí seus resultados.

Caro Renato, acho que você acertou em cheio no problema, mas não sei fazer absolutamente nada do que você falou.

Como é que eu faço isso passo a passo?

Obrigado,

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zere o Cmos e configure tudo de novo

Cmos e um tipo de memoria na qual ficam armazanados as configuraões do setup.

Para zera-la, basta voce procurar na placa-mãe uma pilha (bateria de relogio) tipo uma moedinha... tire-a com muito cuidado (use uma tampa de caneta Bic) e espere alguns minutos... ou procure perto dela um jumper (uma peça bem pequena de plastico com uma ponte de metal que liga os pinos na placa-mãe tipo esse desenho aí -> TT ). voce encontrará um conjunto de 3 pinos ||| e esse jumper ligando-os |TT ou TT| ,enfim... mova esse jumper para a posição oposta a que estiver espere alguns segundos e mova de volta para a posição original. Entre no setup de novo e configure tudo para Load Bets Setup Defaults ou algo do tipo...

Certifique-se se os Drivers estão instalados (Chipset/AGP/Bus Mastering = IDE).

Basta instalar tudo que vem no cd da placa-mãe... normalmente no cd, ha pastas com os nomes AGP, Chipset ou talvez Intel XXX onde XXX e o chipset que sua placa tem ou o nome do fabricante da sua placa-mãe tipo ASUS XXX, deve ter outra pasta com o nome IDE ou Bus Mastering ou talvez o nome da controladora IDE que sua placa-mãe tem (basta ler o manual) enfim... rode tudo que aparece naquela tela inicial quando voce roda o cd da placa-mãe.

Latencias

Leia a primeira pagina deste topico e procure as opções descritas nela no setup do seu PC efaça os testes...

Poste aí seus resultados.

Bom quanto ao OPTERON... ele e um processador diferente... e me parece que ele se utiliza do chipset AMD 760... e me parece que ele so trabalha com memorias registradas mesmo, mas isso e devido ao fato de o controlador de memoria ser integrado ao Opteron assim como os Athlon 64. Como disse... me parece... não tenho certeza absoluta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...