Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Quando vier a portabilidade numerica (se vier) o que voce falou ira se concretizar.

Eu tenho um Tim Nokia 3120, mas quero ir pra Claro vou tranquilo, mais queria um mais moderno, um Vivo V710, vou pra Vivo e volto com o mesmo numero. E dai ira mostrar que cel ta ai, voce escolhe a melhor tecnologia.

Eu irei ficar com GSM mesmo, ela me serve muito bem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Joao_Gabriel@13 de fevereiro de 2005, 10:32

voce fala isso mais sempre nos topicos de qual cel comprar do forum da raposa loca, voce poe requisitos como colorido , gprs, java..

Eu n faco questao d tela colorida, mais claro, s tiver um P&B por 200,00 e um colorido por 250,00 nem me perguntem o que irei fazer, colorido logico, GPRS é a primeira vez que tenho pra usa e abusar no T230, e só.

Tenho usado mesmo pra falar, e nem isso consigo, a BRT aumentou meu saldo de 30,53 pra 41,00  :D

Sim eu coloco mas Agora Eu to de olho no C650 que tá R$ 300 reais na Claro ou mesmo no 6600 que tá R$ 500 tb na claro.

Falando em claro aqui em SP ela tem umas promoções legais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Joao_Gabriel, o marcoia1 pode ter sido curto e grosso. Talvez até ignorante como você disse... mas eu lhe dou razão.

No Brasil só existe uma operadora CDMA e que tem preços abusrdos. é um monopólia da tecnologia CDMA. Não recomendo a VIVO pra ninguém. Mensagem mais cara, ligação mais cara, demora muuuito para completar a ligação, dá pau para receber mensagens... uma porcaria (forum censura a palavra m.e.r.d.a).

TDMA, aqui em Santa Catarina (moro em Blumenau) só tem a TIM que ainda opera. Não sei se eles ainda vendem celulares TDMA novos. Mas com certeza ainda dão suporte aos velhos clientes.

GSM funciona na TIM, Claro e Brasil Telecom. Tem a grande vantagem do chip.

só que como eu só uso o telefone para falar e para mandar mensagem não conheço as vantagens de transmissão de dados da Vivo. Não percebi diferença de voz quando mudei de TDMA Tim para GSM Claro. E quanto a cobertura... a Cobertura GSM Claro é maior do que TDMA Tim nas pequenas cidades que existem por aqui. Dentro da cidade, é difícil avaliar... tem bairros que só tim tdma pega, tem bairros que só gsm claro pega. Então, em termos de cobertura, não dá para avaliar direito, mas ainda acho que a GSM Claro está melhor.

Não tive oportunidade para comparar TIM TDMA com TIM GSM. Mas como a TIM está apostando no GSM, creio que eles têm mais antenas novas instaladas para gsm do que para tdma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para mim amelhor e gsm pois se eu me estressar com a operadora eu vou la e troco, jogo o chip fora e compro um novo não preciso ficar confiurando ou levando na loja pra trocar a linha(sei la como e q é na não gsm) e vai q vou sair de casa e eu cel ta sem bateria pego meu chip e ponho no celular do meu irmão ou meu pai sei la o importante e q não vou ficar sem cel!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, esse tópico poderia ser uma enquete!

Aqui em casa se tem 4 aparelhos celulares, um OI, um TIM e dois Vivos, moro no Rio de Janeiro - RJ

Um Vivo e um OI ficam comigo e o TIM e o outro Vivo com minha mãe.

o Vivo sempre tem sinal, já o OI e o TIM precisa ficar procurando lugar para falar as vezes.

Por diversas vezes eu ligo, toca toca e ninguém atende no TIM, sendo que o telefone na realidade nem toca!!!

O OI já veio diversas, inúmeras cobranças indevidas como alguns serviços que não foram contratados etc. (Isso já é um problema da operadora) Também tive problemas de qualidade de som com picotes horríveis mesmo com o sinal ao máximo.

Em qualidade de som, problemas, recursos fico com a Vivo que já tenho linha desde 1997 (Telerj, Telefonica, Vivo) que é baseada no cdma.

Todos são pós-pagos.

Sobre as tarifas, discordo de vocês, sugiro verificarem os sites das operadoras e ver a tarifa antes de sair falando ok? Apenas uma sugestão e deixo aqui minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

aqui na minha cidade (franca-sp) não tem vivo então não posso comentar nada em questao do CDMA, mas o TDMA da CLARO e CTBC e o GSM da TIM, CLARO e CTBC são muito boms, tenho um Nokia 1100 da TIM e não tenho o q reclamar, não sai fora de area na cidade, ja viajei com ele até São Jose do Rio Preto e pegou normalmente sem cobrança extra pra atender ligaçao.....

e meu pai tem um claro q também não ten muitas reclamaçoes a unica coisa é q sai muito fora de ar em algumas areas da cidade.....

agora a CTBC "inventou" um tal de GSM2 q nunca testei nem nunca vi se usa chip ou não...

Se criassem uma Operadora que usasse uma tecnologia com a Cobertura Digital do TDMA, a Qualidade De Voz do GSM e a Facilidade de Gerenciar Dados do CDMA, ia ser a melhor empresa do país e talvez do mundo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opnião o GSM é melhor porque conta com algumas coisas q facilitão as coisas: chip ( para permitir troca de aparelhos ) varias operadoras ( desta forma existe mais aparelhos p/ escolher ) e pelo fato desta tecnologia estar em muitos países do mundo ( fazendo assim com q esta tecnologia melhore a cada dia )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heehehehe,

isso ai como todos dizem, bom pra começo de conversa a Vivo e hoje a que tem maior cobertura no Brasil, pois prestava serviço as operadoras ai no Brasil,

agora como estou morando na ##### da europa, aqui a tecnologia que está em funcionamento e 3G,

ou seja UMTS, mas não tem muita cobertura está como no Brasil a GSm em fase de teste, trabalho atualmente com desbloqueio de moveis e com está nova Tec a previsão e de somente desbloquear com Box ou Clips, a não ser que outro Eng. das Teles consiga os codigos de desbloqueios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sou de Blumenau - Santa Catarina.

Bem Falando de Voz Tenho a Vivo tb e para falar não tenho nenhuma reclamação pois isso é o mínimo que o celular tem que fazer B) .

Trabalho em uma empresa que desenvolve sistema de gestão de vendedores em Palm, testo os sistemas e ... Temos aqui disponíveis as 3 tecnologias.

Tim TDMA = Bom

Tim GPRS = Instável D+

BRT GPRS = Estável

VIVO CDMA 1x = A melhor e mais Rápida

Tim TDMA = 6 Minutos e quase não cai. <_<

Tim GPRS = 8 Minutos e A cada 10 tentativas apenas 4 chegam ao fim. :sne:

BRT GPRS = 8 Minutos mas quase não registra Quedas. :rolleyes:

VIVO CDMA1x = 4 Minutos E quase não registra quedas. :palmas:

Resumindo hoje esta muito mais Contente quem esta transmitindo dados Via VIVO

CDMA 1x que hoje é tão moderna quanto GPRS, foi só uma questão de escolha pelo melhor que fez a Vivo Investir em uma tecnologia Diferente do GSM (GPRS)

As operadoras que estão caindo muito estão descrevendo o problema como um Gargalo gerado pelo alto numero de usuários. :looka:

Conversando com o pessoal de uma delas foi observado que a transmissão de DADOS hoje tem Prioridade Mínima nos BTS (Antenas) ou seja se tiver muita ligação de Voz, consequentemente reduz a banda da transmissão para 9 KB/s em dados no mínimo porém esta taxa de 9 kb/s é compartilhada entre todos os Usuários naquele momento deixando a taxa de transmissão muito lenta ou até mesmo nula causando as quedas. :muro:

Eles dizem que o motivo da Falta de Prioridade na Transmissão de dados é por apenas ter registros de reclamações de Voz e muito pouca de Dados. :stupid:

Abraço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blumenau - Santa Catarina.

Bem Falando de Voz Tenho a Vivo tb e para falar não tenho nenhuma reclamação pois isso é o mínimo que o celular tem que fazer B) .

Trabalho em uma empresa que desenvolve sistema de gestão de vendedores em Palm, testo os sistemas e ... Temos aqui disponíveis as 3 tecnologias.

Tim TDMA = Bom

Tim GPRS = Instável D+

BRT GPRS = Estável

VIVO CDMA 1x = A melhor e mais Rápida

Este é um comparativo de conexões com o mesmo Palm com celulares diferentes.

Tim TDMA = 6 Minutos e quase não cai. <_<

Tim GPRS = 8 Minutos e A cada 10 tentativas apenas 4 chegam ao fim. :sne:

BRT GPRS = 8 Minutos mas quase não registra Quedas. :rolleyes:

VIVO CDMA1x = 4 Minutos E quase não registra quedas. :palmas:

Resumindo hoje esta muito mais Contente quem esta transmitindo dados Via VIVO

CDMA 1x que hoje é tão moderna quanto GPRS, foi só uma questão de escolha pelo melhor que fez a Vivo Investir em uma tecnologia Diferente do GSM (GPRS)

As operadoras que estão caindo muito estão descrevendo o problema como um Gargalo gerado pelo alto numero de usuários. :looka:

Conversando com o pessoal de uma delas que usa GPRS (GSM) foi observado que a transmissão de DADOS hoje tem Prioridade Mínima nos BTS (Antenas) ou seja se tiver muita ligação de Voz, consequentemente reduz a banda da transmissão para 9 Kbps em dados no mínimo porém esta taxa de 9 kbps é compartilhada entre todos os Usuários naquele momento deixando a taxa de transmissão muito lenta ou até mesmo nula causando as quedas. :muro: Ainda pode-se observar que a taxa de transferência se você usar para conectar a internet por um Computador portatil um celular GSM é de no máximo 3 Kbps, enquanto pelo CDMA 1x chega a 6 kbps com picos de até 14 Kbps (Isso analisando a conexão por gráficos de um firewall)

Eles dizem que o motivo da Falta de Prioridade na Transmissão de dados é por apenas ter registros de reclamações de Voz e muito pouca de Dados, e justificou que a transmissão de dados com mais prioridade faria encarecer o valor dos bites. :stupid:

Abraço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um claro GSM (estou no RJ) e meu celular (samsung SGH 800) simplesmente não pega na minha sala no trabalho, local no qual eu passo a maior parte do dia e horário em que recebo o maior numero de ligações. Tenho q deixar o aparelho na janela e toda vez q atendo, mesmo na janela, fica picotando... ou seja, meu celular não passa de um enfeite...

Hoje me ligaram da vivo me oferecendo um plano de 560 minutos por um ano por R$ 59,00, alguém tem dúvidas q eu vou mudar?

Eu não tenho, já tive vivo e ele pagava até de baixo d'água...

O que importa pra mim num celular é que ele tenha sinal bom... e não que seja cheio de tecnologias q não vou usar e não pegue bem...

Com certeza GSM é melhor em tecnologia e blá blá blá... mas por enquanto, como isso é Brasil, essa porcaria de tecnologia vai demorar pra ficar no ponto (aliás eu escuto desde 2003 q dentro de um ano a gsm iria pegar bem em tudo quanto é lugar, alguem ta vendo isso?) e quando ficar... se ficar... eu troco pra gsm de novo...

O importante na escolha de cada um são as necessidas e nesse ponto a que irá atender as minhas é a vivo... velha e boa cdma...

Fui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hneto@12 de maio de 2005, 12:18

Eu tenho um claro GSM (estou no RJ) e meu celular (samsung SGH 800) simplesmente não pega na minha sala no trabalho, local no qual eu passo a maior parte do dia e horário em que recebo o maior numero de ligações. Tenho q deixar o aparelho na janela e toda vez q atendo, mesmo na janela, fica picotando... ou seja, meu celular não passa de um enfeite...

Hoje me ligaram da vivo me oferecendo um plano de 560 minutos por um ano por R$ 59,00, alguém tem dúvidas q eu vou mudar?

Eu não tenho, já tive vivo e ele pagava até de baixo d'água...

O que importa pra mim num celular é que ele tenha sinal bom... e não que seja cheio de tecnologias q não vou usar e não pegue bem...

Com certeza GSM é melhor em tecnologia e blá blá blá... mas por enquanto, como isso é Brasil, essa porcaria de tecnologia vai demorar pra ficar no ponto (aliás eu escuto desde 2003 q dentro de um ano a gsm iria pegar bem em tudo quanto é lugar, alguem ta vendo isso?) e quando ficar... se ficar... eu troco pra gsm de novo...

O importante na escolha de cada um são as necessidas e nesse ponto a que irá atender as minhas é a vivo... velha e boa cdma...

Fui...

Sabe eu prefiro ficar com um GSM mudo do que ter um celular da operadora Morta e ser escravidado com os aparelhos todos bloqueados(nem Bluetooth escapa de ser "capado"! :chicote: )Ter o celular clonado entrar em AMPS direto mesmo aonde tem cobertura digital sinal virtual enfim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Infernal@27 de dezembro de 2003, 16:27

Se GSM é tão superior.. por que a VIVO não investe nesta tecnologia também?

Cara , eu trabalhei em duas operadoras de celular. O ponto crucial para uma operadora escolher a tecnologia que ela vai usar é o preço !!

Se a Siemens oferecer equipamento pra rede GSM pra uma operadora com preço X e vier a Nortel com tecnologia CDMA com preço X/2 a operadora não vai pensar duas vezes. Eles não estão nem aí para o que pensam os clientes, se eles vão gostar ou não. Tendo um mínimo de equivalência entre eles e os concorrentes, eles vão deixar de colocar o melhor para colocar um compatível mais barato em termos de custos operacionais. A Tim é fácil de entender porque escolheu o GSM. Ela nasceu com GSM na Europa e acompanhou sua evolução com o tempo. Não faria sentido entrar com CDMA aqui. As outras operadoras fizeram o balanço entre custo e benefício. GSM é a tecnologia de celular mais difundida do mundo com quase 70% da totalidade do mercado mundial.

Na teoria CDMA atual(cdma2000) permite conexões de dados na teoria até 20KBytes/s enquanto o EDGE do GSM (EGPRS) atual permite até 50Kbytes/s . Na prática com EDGE em qualquer ponto da rede eu tenho conseguido 30Kbytes/s , o que equivale a um serviço ADSL.

Em relação à quantidade de aparelhos existentes no mercado, o GSM já lançou 10 vezes mais aparelhos que o CDMA.

Olhe na página da nokia portugal, alguns modelos já lançados (isso que ainda muitos que foram lançados nem estão mais lá). você vai ver que tem modelos que nunca sequer chegaram ao nosso conhecimento, mas que se você trouxesse qualquer um deles pra cá, era só colocar o chip e sair falando.

Nokia modelos Europa. E por aí vai......

Hasta <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

putz topico grande d+

so li ate a pagina 7

para mim tanto faz a tecnologia usada contanto que na regiao onde eu use funcione.

Aqui onde mora tem

Brasil Telecom (GSM - é verdade que a Tim compro ela)???

Tim (TDMA-GSM)

Vivo(CDMA)

Claro(GSM)

Eu tenho um celular Nokia (por falar nisso li uma noticia não lembro onde que a Nokia vai parar de produzir celulares com a tecnologia CDMA e vai ficar so com a GSM) e uso a Tim - TDMA que funciona muito bem.

não usei GSM, mas meus amigos que tem por sinal da Claro não reclamam e olha que os GSM foram implantados aqui so em Janeiro desse ano.

Tambem tenho amigos que usam Vivo, meus pais tamebem usam Vivo, eu particularmente odeio a Vivo ¬¬ gosto é gosto, mas não olhando pro meu pessoal posso dizer que a Vivo funciona em muitos lugares que meu Tim-TDMA e cels-GSM não funcionam direito, agora a qualidade do sinal e da voz sao muito superiores que os da Vivo, o celular da minha mae tambem da Nokia-CDMA VIVO tem muitas vezes não recebe chamadas, não importa de qual telefone, seja fixo ou de outros celulares, outra coisa que acontece aqui é a ma qualidade da Vivo, atraso no recebimento de mensagens, nas ligacoes que faço demora uns 10 segundos ou mais ate os celulares da Vivo comecarem a chamar, então de que adianta funcionar em mais locais se a qualidade do serviço é ruim. Hoje se eu trocasse de celular eu ficaria entre Tim-GSM ou Claro-GSM (que tem muitos servicos bons apesar de nova por aqui), hoje a Tim anda aumentando a cobertura do sinal ainda que bem mais lentamente que a Vivo mas com qualidade superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Realmente é uma boa discussão TDMA X CDMA X GSM. Tenho um OI-ES que e serve muito bem. Aqui no Espírito Santo quem domina é a VIVO porque comprou a cobertura da TELEST CELULAR. A OI, TIM E CLARO estã expandindo rapidamente sua cobertura.

Estava lendo o comentário do DARKILLER em que ele opina sobre o o CDMA. Bem vou discordar em você em um ponto. Os celulares mais fáceis de se clonarem são os da VIVO, quando você compra um aparelho novo, você tem que digitar manualmente os números das pessoas, a bateria acaba rapidamente quando fica analógioco e pelo menos aqui no ES, a VIVO está dando problema direto. Sem contar que os aparelhos mais bonitos e modernos da VIVO custam um ABSURDO!!!!

Concordo com quando diz que nõs Brasileiros não temos condições de ficar trocando de aparelho que custa caro para quem ganha um salário miserável, mas cá para nós, o usuário só irá gastar um absurdo se comprar aparelho da VIVO porque os aparelhos GSM são bem mais em conta.

As tarifas da VIVO sempre são mais caros do que as do concorrente, além do mais, a VIVO terá que investir milhões para trocar suas torres CDMA para GSM.

Eu acho que o GSM já está começando a tomar conta do mercado, pois várias empresas estão trocando seus planos para operadoras GSM pelo fato da transmissão de dados serem mais rápidas e com melhor qualidade.

Bom esta é minha opinião e respeito a de todos!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...