Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

  • 4 semanas depois...

Bom pessoal, li bastante sobre as tecnologias entendo um pouco de cada, mas na minha opnião o que vai pegar mesmo é o CDMA, e por consequência o WCDMA. De tudo que li nesse tópico notei que algumas pessoas escreve as coisas sem entender, deixando as coisas mais confusas pra quem vem aqui tirar dúvidas. O fato de um lugar ter sinal CDMA e não ter sinal GSM, não significa que o GSM não presta ou não funciona, isso ocorre devido a disponibilidade das ERBs (Estação Rádio Base), se não tem ERB naquela área não importa a tecnologia, não vai funcionar mesmo, pode ser AMPS, CDMA, TDMA, GSM ou o que for, sem antenas não funcionam. Se uma determinada área está sem cobertura não é por causa da tecnologia e sim porque não tem ERBs que cobrem essa área, e a culpa disso é da operadora. "Se acaba a gasolina do seu carro em um lugar ermo, o problema não é a gasolina e sim a falta de um posto de gasolina" Na sala onde trabalho no campus da USP de Ribeirão Preto o sinal CDMA é terrível, impossível de falar, já o sinal GSM e TDMA funcionam bem, acontece que aqui do "lado" tem uma ERB da TIM e uma da Claro, já a da VIVO (CDMA) nem sei onde fica. Meu celular é VIVO, e não funciona aqui de jeito nenhum, tenho que deixa-lo em um lugar específico pra pegar uma barrinha de sinal, e quando alguem liga só dá pra ver o número pra poder retornar de um outro telefone. Fora isso funciona muito bem em quanquer outro lugar, e agora a VIVO está com cobertura 1X na área da CTBC também, o que é ótimo pra nossa região. Fiz uma reclamação por escrito à VIVO relatando tal problema, o meu processo está roalando até hoje, vira e mexe eles me mandam um e-mail do acompanhamento, no último disseram que está na mão do pessoal da engenharia de redes, vamos ver o que vai dar. Pra quem não sabe o padrão CDMA foi criado na época da guerra do viatnã por sua confiabilidade e segurança em transmissão de dados, aliás imagina o inimigo interceptando o sinal do outro ??? Não ia prestar né ? De lá pra cá sofreu muitas melhorias mas mantendo o padrão de divisão por códigos. As melhores tecnologias surgem nas guerras, é a unica coisa boa das guerras, porque nelas se investem muito em tecnologia de comunicação.

Leandro Carlos

Técnico em Telecomunicações

VIVO LG StarShot CDMA 1X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu prefiro o cdma, porque essa historia de que o telefone cdma é fácil de ser clonado não existe mais, a maior parte dos aparelhos tem o AMPS desabilitado, e com isso não existe possibilidade de clonagem, essa historia do chip tambem existe no cdma o problema é que a VIVO não habilita esse serviço, e do meu ponto de vista o cdma é melhor o problema é a operadora(vivo) falta concorrencia para o cdma se tornar melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso BrT GSM, mas na minha opinião o melhor é o CDMA!!!

Usei CDMA e hoje estou com GSM por causa do pula-pula da BrT, tá certo q a VIVO "bloqueia" muito os aparelhos, mas pelo menos aqui em brasília a rede é ótima, é muito raro dar problemas e não é tão caro assim como muitos dizem, e também é bem veloz em dados.

Um usuário daqui citou o exemplo da rede CDMA2000 hoje, comparando com a rede EDGE, beleza, o EDGE realmente é mais rápido, mas porque não comparou com o GPRS, q possui em muito mais aparelhos??? aliás, quando você compra um CDMA, ele já vem com 1xRTT, q a taxa de transferência é de 144kbps (na realidade não é isso tudo, mas é o máximo) e os GSM quando vem com GPRS é apenas 50kbps (q também não é isso tudo aí) aí o cara compara apenas com o EDGE q é d 200kbps.

ou seja, os aparelhos com EDGE não são lá baratinhos também não, mas já no CDMA todos já vem com 1xRTT (se bem q não usufrui da tecnologia como no GSM, mas essa é a realidade das velocidades dos dados).

Bem, terminando, hoje uso GSM e estou super satisfeito, apesar do CDMA ser melhor, ainda estou preferindo o GSM, tenho mais liberdade, possuo um Nokia 2650 com GPRS, e já tive no meu cel. + q o triplo d coisas q eu tinha no meu CDMA.

E concordo com o Fábio Luiz, falta concorrência para o CDMA se tornar melhor.

falou pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um vivo cdma e um brasil telecom gsm, e na minha opinião o cdma é melhor (alem de pegar em tudo que é lugar, muito diferente da brasil telecom), porém mesmo assim estou pensando em cancelar o meu da vivo, não pelo cdma e sim pela vivo, pois os celulares são todos bloqueados, downloads só pela vivo :muro: além das tarifas serem mais altas.

Como os colegas disseram ai, o problema é a vivo e não o cdma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por powermax@15 de julho de 2005, 15:42

Bom pessoal, li bastante sobre as tecnologias entendo um pouco de cada, mas na minha opnião o que vai pegar mesmo é o CDMA, e por consequência o WCDMA.

Olá,

Acho que você esta fazendo uma confusão aqui... WCDMA é a mesma coisa que UMTS, ou seja, a evolução do GSM para a tecnologia 3G... A linha evolutiva das tecnologias, de forma simplificada, é a seguinte:

GSM > GSM+GPRS > GSM+EDGE > UMTS (WCDMA)

CDMA > CDMA 1xRTT > CDMA 1xEVDO > CDMA 1xEVDV

Sds,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui durante 5 anos cliente da Vivo, tendo trocado para a Tim a cerca de 6 meses.

Antes de começar, devem ser definidos alguns itens que considero como fatos:

1) Como tecnologia, o CDMA é superior ao GSM... o fato do GSM dominar o mercado mundial não muda este fato (o Betamax também era superior ao VHS mas o último foi o que se tornou padrão).

2) Ter cartão SIM não tem nada a ver com a tecnologia... CDMA tb tem cartão... se a Vivo não usa é só porque tem monopólio da tecnologia é quer nós obrigar a comprar o celular com ela.

3) Só é clonado com CDMA quem quer... do celular mais simples ao mais caro, todos tem como desativar o AMTS de modo que ele só funcione digital... o porém é que você não vai conseguir ligar em MG ou AL, por exemplo... é uma questão de risco/benefício.

4) A qualidade de sinal e transmissão de dados não depende exclusivamente da cobertura mas tb das características do seu aparelho... já estive com dois aparelhos da mesma operadora, lado a lado, e um pegava sinal completo e outro só uma barra... tem vários fatores para considerar mas um fácil de checar é o número de bandas de operação.

5) Quando um fabricante comercializa um celular, não é do seu interesse que a operadora bloqueie alguns de seus recursos.

6) Toda operadora se puder te passar a perna, o fará.

7) A Qualcomm, detentora da tecnologia CDMA exige que todos os fabricantes coloquem recursos no aparelho que permitam as operadoras bloquearem parte dos recursos do aparelho.

8) A VIVO (CDMA) bloqueia todos os recursos que pode do seu aparelho.

9) As demais operadoras (TDMA e GSM) não bloqueiam os recursos do seu aparelho porque não podem (os fabricantes não incluem esta opção).

Com base nestes fatos eu vim resistindo durante 5 anos como cliente da VIVO, apostando na melhor tecnologia. No entanto, devido a práticade bloqueio de recursos (que só este ano me rendeu 3 processos contra a Vivo, como por "propaganda enganosa"), eu me cansei e comprei um celular GSM.

A grande vantagem do GSM é: você só depende daquele cartão da operadora (cerca de R$15,00)... com o celular você faz o que quiser... isto me permitiu, por exemplo, comprar um aparelho que nem foi lançado no Brasil (não preciso mais ficar esperando lançar um modelo defasado).

Tanto em termos de sinal como transmissão de dados, o meu aparelho é impecável... já testei em vários estados e o serviço da TIM tem se mostrado tão ou mais adequado quanto o da VIVO.

Embora ainda considere o CDMA como uma tecnologia superior, não me arrependo de ter mudado de operadora. Na prática o GSM é muito melhor em vista da maior liberdade com relação a operadora.

E o pior é aguentar a VIVO justificando a perda de mercado porque ela esta priorizando o usuário mais "sofisticado" que utiliza diversos serviços de dados além da voz... peraí, mas este era eu ?!?!?!? Se ela quer priorizar o usuário "sofisticado", porque desabilita todos os recursos "sofisticados" dos aparelhos ?!?!?!? Não dá para entender... rsrsrsrsrsrs

Sds,

Bruno

Nokia 6630

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Exatamente, eu vou cancelar o meu da vivo por isso mesmo, alias, to achando q vou ter q entrar com processo contra eles porque to tentando cancelar esse celular a meses e não consigo, pois dizem q só posso cancelar a partir do dia 17 de setembro, sendo q no contrato diz q posso cancelar desde junho, enfim, VIVO NUNCA MAIS mesmo tendo melhor tecnologia, mas aparelhos bloqueados e mal atendimento não dá....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbabela, lembrado que desistiram do EVDV pois não o conseguiram fazer funcionar

já temos acho que dois aparelhos EVDO aqui (aquele que a Vivo faz propaganda do Vivo 3G) suporta rede EVDO, mas uma pena que ainda não temos esta rede aqui

Faz muito tempo que não participo deste tópico, não estou por dentro e nem vou ler de novo, porque ta muito grande, ehehe, mas enfim, eu prefiro GSM, acho que você tem como já falaram mais liberdade. Não adianta nada ter um Vivo CDMA 1xRTT com downloads bloqueados. Prefiro ter um GSM c/ GRPS ^^

Só pra finalizar

EVDV = Evolution Data and Voice

EVDO = Evolution Data Only

Para mais informações acessem www.espacomovel.com ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se já foi falado, mas eu gostaria de citar um problema com cdma. pode ser até uma tecnologia que vem se atualizando, mas tem um grande problema q é a VIVO. sendo a única operadora no mercado ela se acha no direito de fazer o que quiser com os usuários. vou citar o caso mais bobo. quantos celulares no mercado nós sabemos que pode realizar conexão com o pc? existem vários modelos e pelo que percebi, quem tem gsm não encontra muitas barreiras para fazer isso. eu tenho um motorola c358 e esse modelo tem porta usb e inclusive um tutorial com link neste fórum( é só procurar ) para fazer a conexão e o que acontece é que na vivo, se você procura saber eles dizem que não existe a possibilidade e a motorola diz q isso não existe! eu enviei um e-mail para uma revistacom um trecho de uma conversa com um funcionário da motorola, se quiserem eu passo depois por aqui ou redireciono pra quem quiser ver, e a conclusão que cheguei é que a VIVO não permite que seja levado a público certas funções dos aparelhos e os usuários tem que se virar pra descobrir, pois nem a motorola, neste caso, pode dar o devido suporte. já tinha visto antes o caso da mesma operadora bloquear o bluetooth dos celulares... francamente... o que a operadora vai conseguir? dinheiro e mais dinheiro. os recursos mais divertidos e práticos dos celulares ficam bloqueados, de uma forma ou de outra, para nós proprietários do aparelho, pois o que fazemos é comprar e não alugar, e as operadoras criam vários serviços para que usemos nosso dinheiro para compartilhar fotos toques e outros recursos multimídia. o que espero é que as pessoas se consientizem e quem sabe até se mobilizem para que acabemos com esse tipo de coisa imposta a nós por eles :chicote: pois escravidão já foi abolida faz muito tempo.

Thiago Albino Santos

Motorola C358

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quando criei este tópico, não imaginei que ele fosse ganhar estas

proporções, mais estou contente, pois, conheci muito mais sobre estas

tecnologias. Estava olhando a Revista "INFO" do mês passado, e vi

a respeito da 3G no Brasil, com a VIVO. Sei que ainda não faz o que promete,

porém já é algum avanço. E agora, quando a rede GSM vai dar o troco? Alguém

tem alguma previsão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre as tres tecnologias a GSM e minha preferida, a praticidade do chip e inquestionavel, e tambem quanto a segurança. A clonagem do GSM e bem mais difícil que no TDMA e CDMA. O CDMA e mais avançado na transmissao de dados, mas a Vivo não ajuda... Eu sei do que estou falando porque trabalho na Vivo, sou do call center que atende pre-Sp, e conheço de perto todos os problemas de la... Os engenheiros podem me falar o quanto o CDMA e avançado, mas eu lido dia a dia com varios celulares clonados, aparelhos que não recebem ligaçoes ( mesmo apos a programaçao feita, o celular atualizando com o HLR e com laudo de assistencia tecnica de que não ha anda de errado com o aparelho ),pra processar uma recarga de R$20,00 reais leva quase dois dias ( quem e Vivo pre-Sp sabe do que falo ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quero tirar uma dúvida no quesito de quando houve furto do aparelho, assalto e tudo mais...

Tem como recuperar o número do celular CDMA que foi roubado?

E o GSM? Se o chip tem tudo, não acabo levando no cano se o cara estiver só interessado no aparelho?

Não estou defendendo ninguém nem apoiando, só quero que tirem essa minda dúvida.

Se essa pergunta já foi feita nesse mesmo tópico, desculpe-me e avise.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de tecnologia x é melhor que y é meio utopia, o que vale é, satisfas ou não as necessidades, afinal de contas se você quer uma ferrari você vai ter que pagar por ela, mas você realmente precisa de uma ferrari?.

Não duvido da superioridade do CDMA como tecnologia, mas tem que por isso na pratica, tenho varios amigos que tiveram que mudar para outras operadoras pois niguem conseguia ligar para eles. Ligava par eles e só dava celular desligado ou fora da área de cobertura, mesmo ele estando do teu lado (fazendo um teste).

O importante é estar satisfeito com os serviços, eu estou, uso Tim Gsm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felipemachado@08 de julho de 2005, 01:36

em relaçao a essas tecnologias, eu sempre usei cdma (vivo) nunca me decepcionei, todos os lugares q eu viajo e quero fala com meus amigos/namorada aqui de sp o celular funciona...

Amigo, se você não tem problema com a Vivo-Sp levanta as maos para ceu, eu trabalho na Dedic que e uma empresa da Portugal Telecom que presta serviço pra Vivo no call center. Eu atendo pre pago Sp e sei bem o quanto a Vivo e uma porcaria, eu sou treinado para argumentar( leia-se enrolar ) com os clientes quando eles ligam la para reclamar de alguma coisa, se você e cliente pre pago e nunca sofreu com uma recarga de 20,00 reais por exemplo é porque você e um sortudo. É porque trabalho na Vivo que nunca vou comprar um CDMA, não por causa da tecnologia, mas pela empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra Mim é Melhor Que Tem é o CDMA (VIVO) Pois Eu tenho Um Celular Dela (Samsung_N480) é Veio Muita Promoção Muitas Opções Muitas Vantagens

o da vivo foi baratinho foi R$:500.00 é já ganhei + do q o dobro de promoção, ligação, vantagens...

sem conta a COBERTURA é enorme

si não existisse CDMA cara eu pegaria a GSM da TIM pois também é Bom So q Muito Atrapalhado Confuso. Oi, Claro , Brasil Telecom e essas outras tão por fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por spraydavisonbr@09 de outubro de 2005, 18:34

Pra Mim é Melhor Que Tem é o CDMA (VIVO) Pois Eu tenho Um Celular Dela (Samsung_N480) é Veio Muita Promoção Muitas Opções Muitas Vantagens

o da vivo foi baratinho foi R$:500.00 é já ganhei + do q o dobro de promoção, ligação, vantagens...

sem conta a COBERTURA é enorme

si não existisse CDMA cara eu pegaria a GSM da TIM pois também é Bom So q Muito Atrapalhado Confuso. Oi, Claro , Brasil Telecom e essas outras tão por fora...

Eu concordo que as promoçao da Vivo sao realmente muito boas,mas o problema é que os bonus sao somente on net,ou seja, de Vivo pra Vivo. A promoçao do dias dos pais que o cliente podia fazer com o bonus ligaçoes pra qualquer celular local, tem também a revoluçao dos dedos que o sms e mms estava R$ 0,05 o envio da 00:00h ate 12:00, tem tambem a promoçao " Fale mais por menos" que durante 6 meses o cliente paga R$ ,025/min em ligaçoes on net local, mas nada se compara com a Brasil Telecom que te da 100% em bonus em ligaçoes on e off net, eu ganho todo mes no minimo R$ 100,00 em bonus pula-pula, você também pode cadastrar CINCO numeros da BrT e DOIS fixo de qualquer operadora pagando apenas R$ 0,14/min. A cada recarga de R$ 30,00 você ganha 100 SMS on e off net. O serviço "Vivo Avisa" que a Vivo cobra R$ 4,90 por mes (diga-se de passagem que não funciona) na BrT e de graça (na Tim para os GSM tambem sao)

Igual a BrT não existe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@03 de outubro de 2005, 22:59

Só quero tirar uma dúvida no quesito de quando houve furto do aparelho, assalto e tudo mais...

Tem como recuperar o número do celular CDMA que foi roubado?

E o GSM? Se o chip tem tudo, não acabo levando no cano se o cara estiver só interessado no aparelho?

Não estou defendendo ninguém nem apoiando, só quero que tirem essa minda dúvida.

Se essa pergunta já foi feita nesse mesmo tópico, desculpe-me e avise.

T+

nesse caso é só você ter o IMEI(se descobre apertando *#06#) do telefone, com esse código você liga para o fabricante e pede para bloquearem, funciona do mesmo modo que bloquear um telefone cdma :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A verdade é uma só (se bem que não sou o dono da verdade):

- cada operadora somente criará promoções para ligações e mensagens entre seus usuários, diferenciando o valor para ligações para usuários de outras operadoras (todas fazem isso);

- quem já está a mais tempo no mercado tem maior cobertura (sem citar nomes, ok);

- esse mercado é bastante regionalizado, pode ser que uma operadora ou um sistema (o que é um bastante vinculado um item com a o outro) funcione bem em uma região mas seja péssimo em outra.

- não se deve tomar por base para avaliar o centro de uma cidade. Lógico que o maior fluxo de usuários está em uma região comercial e certamente a operadora investirá nessa região como prioridade. Pode ser que a periferia não seja coberta da mesma forma.

A melhor forma de escolher o sistema ou operadora é analisar a cobertura, serviços e também a maioria dos usuários que utilizam constantemente o sistema na cidade.

Finalizando. Sei que o GSM é uma tecnologia bem mais avançada que as outras, mas optei pelo CDMA na minha região pois a cobertura é maior e praticamente utilizo voz e SMS. Para quem utiliza maiores recursos e não se desloca muito pode ser que as outras satisfaçam bem a necessidade. Cada caso é um caso a ser analisado, não se pode generalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a discussão quero dizer o tópico. Será que alguem conhece alguma maneira para habilitar um celular da nokia 6560 com tecnologia TDMA. Ele era de linha e tinha um número, mais ele foi desabilitado e estou apenas com o celular. Algum tipo de sugestão..... Agradeço se alguem puder ajudar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Moro em Florianópolis - Santa Catarina.

Aqui a TIM GSM cobre apenas Floripa e São José, ou seja, do estado todo somente duas cidades possuem GSM. E a CLARO, cobre somente o litoral. Então o jeito é optar por um CDMA ou um TDMA mesmo... já que hoje a cobertua da rede GSM é horrível.

Mensagem editada por Infernal em 28 de dezembro de 2003, 11:38.

Infernal essa sua informação esta errada porque eu moro em Blumenau e a cobertura GSM da TIM é muito boa... Pra quem quer usar o celular apenas pra falar é muito bom pois a qualidade de som é muito boa... não só da TIM , mas também tem a Claro e a BRasil Telecom que fazem a cobertura de toda a cidade e a regiao do vale do itajaí e litoral norte de Santa Catarina ... Obrigado :):D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...