Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Postado Originalmente por Carlos Junior+02 de novembro de 2005, 15:21-->

  Finalizando. Sei que o GSM é uma tecnologia bem mais avançada que as outras, mas optei pelo CDMA na minha região pois a cobertura é maior e praticamente utilizo voz e SMS. Para quem utiliza maiores recursos e não se desloca muito pode ser que as outras satisfaçam bem a necessidade. Cada caso é um caso a ser analisado, não se pode generalizar.

angelusrj@24 de novembro de 2005, 18:44

o cdma é a tecnologia do futuro por favor antes de opinarem com falsas verdades leiam isso http://www.tecnomundo.com.br/index.php?opt...id=353&Itemid=2

aqui esta explicando exatamente o porque da cdma ser a melhor

Desculpas ao angelusrj, realmente o CDMA tende a dominar o mercado. Reconheço de fiz uma falsa afirmação. Valeu pelos esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ALfa_@18 de novembro de 2005, 03:42

Moro em Florianópolis - Santa Catarina.

Aqui a TIM GSM cobre apenas Floripa e São José, ou seja, do estado todo somente duas cidades possuem GSM. E a CLARO, cobre somente o litoral. Então o jeito é optar por um CDMA ou um TDMA mesmo... já que hoje a cobertua da rede GSM é horrível. 

Mensagem editada por Infernal em 28 de dezembro de 2003, 11:38.

Infernal essa sua informação esta errada porque eu moro em Blumenau e a cobertura GSM da TIM é muito boa... Pra quem quer usar o celular apenas pra falar é muito bom pois a qualidade de som é muito boa... não só da TIM , mas também tem a Claro e a BRasil Telecom que fazem a cobertura de toda a cidade e a regiao do vale do itajaí e litoral norte de Santa Catarina ... Obrigado :):D

ALfa_, caso não tenha reparado, há uma diferença de quase 2 anos entre o seu post e o do Infernal, e por isso o post do Infernal pode não estar tão errado assim. Depois de todo esse tempo, obviamente que a área de cobertura foi ampliada. Eu mesmo posso confirmar porque ano passado comprei um celular em Joinville (TIM GSM) e funcionava muito bem. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angelusrj@24 de novembro de 2005, 19:44

o cdma é a tecnologia do futuro por favor antes de opinarem com falsas verdades leiam isso http://www.tecnomundo.com.br/index.php?opt...id=353&Itemid=2

aqui esta explicando exatamente o porque da cdma ser a melhor

Eu concordo com você que na questao de transmissao de dados o CDMA e muito melhor que o GSM, mas essa discussao sobre qual tecnologia e melhor é meio complicado aqui no Brasil, porque somente a Vivo trabalha com CDMA que oferece um serviço ruim e as pessoas acabam associando a operadora com a tecnologia, como já escrevi antes, eu já trabalhei na Vivo e sei como funcionam as coisas la dentro. Eu não tenho um CDMA por causa da Vivo. Outra coisa a se levar em consideraçao e se a tecnologia atende as necessidades do usuario, a facilidade de trocar de aparelho no GSM pra mim é muito útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li passientemente todos os posts, e fui respondendo mas quando eu acabei vi q estava estão grande e confusa q ia ser considerado FLOOD :tantan:

então la vai um resumo

Apesar de a tcnologia GSM ser tecnicamente a melhor, as operadoras não oferencem um suporte decente de tecnologia e serviços, por outro lado nenhuma operadora o fereçe esse suporte "completo" pois onde funciona GSM tranquilo não funciona tdma e cdma, isso acontece porque é mais rentavel as operadoras conseguir novos clientes em "novos" mercados doque melhorar os serviços dos seus clientes e ter de enfrentar a concorencia de outras operadoras... ok resumidamente era isso.... :stupid::priv:

Apesar de a tcnologia GSM ser tecnicamente a melhor
(Digo isso no sentido de liberdade x qualidade exigida hoje mas num futuro não estão distante todo indica q o jogo va virrar pelo menos forra do Brasil porque isso aqui, se me permitem dizer é uma ###### descendo ralo a baixo >>> :priv::naonao::muro: )
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não li tudo mas vejo q a maioria fala coisas sem fundamento, o presidente de uma grande empresa (relacionado a telefoinia não lembro qual) falou o seguinte:

as 2 tecnologias atualmente estão impatadas em questao de serviços qualidade etc porém a cdma tem um padrão no qual futuramente vira a passar a gsm .

agora tem gente discutindo essa é melhor ou essa é melhor mas a realidade é q não é bem assim.

a vivo lançou a 3g (muito bom mas quem usa? e quem tem condições de pagar?) e a gsm tem edge q tambem é muito bom ( obvio q não c compara mas é alguma coisa)

por isso digo leiam antes postar c informem pra não falar bobagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aí pessoal,

Falaram neste tópico que a tecnologia CDMA 3G só existe no Japão, MENTIRA, a VIVO está fazendo teste da tecnologia nas seguintes cidades São Paulo - SP, Rio de Janeiro - RJ e Curitiba - PR, essa tecnologia poderá estar desponivel nas grandes cidades até o final de 2007.

O grande problema de investir em tecnologia dentro do Brasil e o seguinte, poucas pessoas tem dinheiro para comprar coisas tão caras ou usar serviços que custam uma nota, o Brasil de um modo geral se somparado com o Japão, EUA e UE, está mas do que atrasado. Mas não que o Brasil esteja atrasado por que as empresas querem mais sim por que a grande fração da sociedade brasileiro não tem o poder aquisitivo tão grande.

Agora, quanto a qual tecnologia e a melhor e muito difícil dizer, pois depende do que você procura. O que você que uma transmissão de dados, uma ligação que não fica cortando, tudo isso pode ser relativo. Tem também a questão de onde você mora, as vezes o ambiente geografico não ajuda a tecnologia X mas ajuda a tecnologia Y.

Vamos ser honesto todas as tecnologias podem ser boas porque? Leia este forum atentamende, são muito divergentes as opiniões, por que cada um utiliza um serviço. Um exemplo bem prático, moro em Londrina - PR, aqui quem conexão na net pelo celular a melhor o peradora e a Sercomtel (uma operadora local), primeiro a conexão via interne e de graça pelo celualr por essa operadora, quase todas as antenas GSM da cidade e dela, cobre a cidade inteira, mas quem precisa ficar saindo da cidade para ir em uma vizinha com menos de 20Km do centro já paga interubarno isso que o código e 43 também, neste caso a Tim , Oi, Vivo, Brasil Telecom e mehlor. Não adianta seguir opnões de pessoas que não são da sua região por que não resolve, como já foi dito em RS a melhor e TDMA eu sei que em MT e CDMA, em outros estados não sei, a melhor coisa a se fazer e igual eu fiz.

Entre nos sites da operadoras e veja qual oferece o melhor serviço para sua região e se quais serviços você realmente pretende usar.............

Vamos ser honestos, não depende somente da operadora você também tem que ver o aparelho pois até oi dois melhores de sinal que eu vi e o Motorola e a Nokia, para economizar bateria eu acho o LG, não adianta você tem uma tecnologia CDA 3G ou uma tecnologia GSM ultima gerção e usar um celular de R$100,00.

Viva ao nosso :bandeira: e a :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião:

TDMA

A area de cobertura é grande,apenas por isso o sinal é bom,pois funciona a 800mhz e essa freqüência não permite com que a qualidade seja boa

GSM

Boa,mas dependendo do local ela é um lixo,aqui no Brasil só no Sudoeste ou no Centro-oeste que você tem uma boa cobertura (eu moro em Brasilia e quando vou pra Minas Gerais o Roaming é pela Tim pois a Claro não tem uma boa cobertura lá)

CDMA

é uma tecnologia boa,mas ainda é nova e a cobertura é razoavel,apesar de a GSM dominar por que uma das unicas operadoras CDMA do Brasil(e a melhor) é a vivo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ai rapaziada vocês estão quase saindo no tapa sobre qual é melhor se é tdma ou cdma ou gsm. Na minha opiniaum nenhuma vale alguma coisa, na verdade são todos farinhas do mesmo saco as empresas querem tanto vender q so se preocupam em inventar recursos a maioria inuteis e se esquecem de trabalhar em cima da melhoria dos serviços q são toscos e ainda muito ineficientes. Quem tem gsm provavelmente num vai conseguir falar se se afastar da cidade quem tem cdma ou tdma é um grande candidato a ter sua linhada clonada e usada por traficantes de dentro dos presidios. então cada um deve comprar o que acha melhor eu tinha um siemem A52 nunca me deixou na mao graças a deus ele foi roubado

é isso aí abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Metalliun@28 de janeiro de 2006, 16:20

Ai rapaziada vocês estão quase saindo no tapa sobre qual é melhor se é tdma ou cdma ou gsm. Na minha opiniaum nenhuma vale alguma coisa, na verdade são todos farinhas do mesmo saco  as empresas querem tanto vender q so se preocupam em inventar recursos  a maioria inuteis e se esquecem de trabalhar em cima da melhoria dos serviços  q são toscos e ainda muito ineficientes. Quem tem gsm provavelmente num vai conseguir falar se se afastar da cidade quem tem cdma ou tdma é um grande candidato a ter  sua linhada clonada e usada por traficantes de dentro dos presidios. então cada um deve comprar o que acha melhor eu tinha um siemem A52 nunca me deixou na mao graças a deus ele foi roubado

é isso aí abraços

Eu uso GSM e tenho sinal perfeito em estradas afastadas de qualquer cidade. Não tenho do que reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • mês depois...

:bandeira: Olá pessoal adorei o tópico Eu em matéria de tecnologia também sou leiga... Mas Tenho dois celular um da Vivo, e outra da Tim, cada uma tem seus defeitos rs... O lado bom da Vivo é que pega muito bem aqui em meu bairro ou seja tem sinal em qualquer lugar, mas também come creditos que é uma beleza hehehe! A Tim por vez aqui na minha casa tenho de adivinhar onde por o celular pra capitar o sinal e logo desaparecer, o lado bom da Tim, é as promoções creditos mais em conta...

Ah! já estou sabendo que a Vivo em breve vai estar operando nas duas tecnolgia CDMA e GSM Principalmento no estado MG.

BJS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O assunto sem dúvida é muito polêmico e a maioria das pessoasestão fazendo seus comentários mais baseados em suas experiências e convicções pessoais do que analizando os aspectos técnicos. Temos que ver que as operadoras e os sistemas de celular não são times de futebol.

Pois bem, pesquisando eu descobri um texto técnico de fonte ignorada que achei em um CD de manutenção de celulares e vou postar aqui um trecho deste texto:

"...A recepção do sinal original e dos sinais refletidos (fenômeno de propagação por vários caminhos) é algo muito sério nos sistemas AMPS, GSM e TDMA. O sinal original e suas réplicas refletidas têm fase, atenuação e atraso distintos: pode acontecer que um sinal cancele o outro.

Os telefones celulares CDMA podem receber estes vários sinais ao mesmo tempo, compará-los e aproveitar o melhor sinal de cada um deles. Isto se faz usando receptores conhecidos como Rake. Três receptores trabalham cada um com uma réplica do sinal. Por meio da comparação entre estas três réplicas, a degradação do sinal é corrigida, resultando num único sinal mais robusto e saudável..."

É isso aí...Espero ter colaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Bem, essa TDMA já era mesmo, no lugar dele está CDMA q veio para tomar conta dele, aqui no Brasil, quem manda é operadora VIVO q é CDMA, somente aqui no Brasil e nos Estados Unidos é CDMA, enquanto no resto do globo é GSM, e tem outra, li uma nota q a VIVO daqui 3 anos passará a ser GSM, sendo assim todos os clientes da mesma poderão fazer a migração...SEM DÚVIDAS GSM É O FUTURO EM TELEFONIA CELULAR.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não só ntoa minha cara, a vivo libeirou em seu impresso mensal, sobre viabilidade de inveestir em GSm, como se fosse um homem, descrevendo a mulher perfeita. o que indica que eles querem mesmo.. gente, só a titulo de curiosidade, cdma 1x só vai conseguir efetivamente nas capitais, aqui no interior por exemplo não passa de 15kb... algo bem triste, enquanto meu EDGE da CLARO voa a 35kb em downloads, principalemnte a noite entre 19h e 22h.... ( horario que estou na facu usando o note).... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambas as tecnologias tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Quem quiser conferir, basta ler um artigo aqui mesmo do Clube do Hardware https://www.clubedohardware.com.br/artigos/104

Na verdade a decisão sobre o padrão a ser adotado no Brasil será mais por razões mercadológicas do que técnicas. É mais ou menos o que aconteceu na época do lançamento do VK7 onde existiam dois padrões: o VHS e Betamax (que é superior ao VHS). Acabou se firmando como padrão mundial o VHS. A mesma coisa aconteceu com o padrão de televisão NTSC e PAL-M (PAL-M tem um número de linhas maior que NTSC e maior fidelidade de cores) porém a maior parte dos países usa o NTSC (pra nossa sorte o Brasil usa o sistema PAL).

De qualquer forma mesmo que o Brasil adote como padrão o GSM o sistema CDMA continuará existindo principalmente para manter a compatibilidade em nível de roaming internacional com os países que adotaram esta tecnologia (quase todas as operadoras dos EUA e algumas das operadoras do Japão e da Coréia por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No jornal Valor Econômico de ontem, saiu uma entrevista com um diretor da Vivo informando que até o Natal a rede GSM já tem que estar funcionando. A operadora vai manter as duas tecnologias, até porque o CDMA tem um público enorme na área empresarial pela qualidade da transmissão de dados. A opção de usar também o GSM foi mercadológica: os celulares deste tipo são mais baratos e os preços podem ser menores. A Vivo não estava conseguindo acompanhar a concorrência com os subsídios aos aparelhos (a Claro e a Tim, por exemplo, estão com promoções onde o aparelho sai de graça!).

E por fim, esse mesmo diretor disse que, no futuro as duas tecnologias serão substituidas pelo WCDMA, de terceira geração. Vamos ver se isso tudo acontece mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No jornal Valor Econômico de ontem, saiu uma entrevista com um diretor da Vivo informando que até o Natal a rede GSM já tem que estar funcionando. A operadora vai manter as duas tecnologias, até porque o CDMA tem um público enorme na área empresarial pela qualidade da transmissão de dados. A opção de usar também o GSM foi mercadológica: os celulares deste tipo são mais baratos e os preços podem ser menores. A Vivo não estava conseguindo acompanhar a concorrência com os subsídios aos aparelhos (a Claro e a Tim, por exemplo, estão com promoções onde o aparelho sai de graça!).

E por fim, esse mesmo diretor disse que, no futuro as duas tecnologias serão substituidas pelo WCDMA, de terceira geração. Vamos ver se isso tudo acontece mesmo!

isso ker dizer q a gsm sera substiuido??

isso é bem pra frente mesmo hein....

agora o q terá nessa wcdma para conseguir substituir redes estão poderosas dos gsm??? hehe

la vai nóis peskisr de novo, e eu q queria pegar um cdma, vou continuar no gsm mesmo....

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COM CERTEZA é A GSM!

Além de ser anti-clonagem, é a melhor em termos de sinal e ótima qualidade digital...

Vão por mim...

Tenho um celular da Tim e funciona perfeitamente bem....

já o Vivo que eu tenho, só dava problemas...

A VIVO é A ÚNICA QUE TEM A TECNOLOGIA CDMA... E POR QUE AGORA ELA QUER MUDAR PRA GSM?????????????????????????????????????????????????

TA NA CARA QUE CDMA NÃO é A TECNOLOGIA DA 4° GERAÇÃO, COMO AFIRMA A VIVO...

PENSEM... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:bandeira: Todos os aparelhos cdma nokia da vivo já estão vindo com GSM.

tambem embutido neles.. estão envestindo na duas tecnologia sendo que cdma e bem melhor q GSM ... pois e via Satelite exclusivo..!!... gsm trabalha com antenas... eo sinal e horrivellll.... com cdma.. pega em qualquer parte...fazenda bancos...e outros.. :bandeira:

:bye: A vivo esta investindo pra GSM para estar a conquistar mais Clientes so para convertelos a CDMA que atenologia que tem a opção GPS em seu aparelhos... onde você pode estar a usar mapas para localiza ou pra te acharem em caso acidente ... outros... :bye:

:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...