Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

já testei as tres tecnologias...

Ambas sao boas, principalmente a GSM, porém um detalhe importante e que pelo que tenho escutado, a tecnologia GSM não tem evolucao, parou como Windows 98 kk... putz ...comparação

E no fringir dos ovos....

Ouvi dizer aqui na cidade onde moro, gente da propria VIVO.. dizendo que a estão lutando pra trazer o GSM e assim poder "destruir" a concorrencia e poder estar em todos os estados brasileiros.

não sei se são comentarios reais..

então... esse rolo todo...acabo me importando mais pelo Modelo Do Aparelho e suas configurações do que dar importancia se ele é "GSM, CDMA ou TDMA"

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já testei as tres tecnologias...

Ambas sao boas, principalmente a GSM, porém um detalhe importante e que pelo que tenho escutado, a tecnologia GSM não tem evolucao, parou como Windows 98 kk... putz ...comparação

E no fringir dos ovos....

Ouvi dizer aqui na cidade onde moro, gente da propria VIVO.. dizendo que a estão lutando pra trazer o GSM e assim poder "destruir" a concorrencia e poder estar em todos os estados brasileiros.

não sei se são comentarios reais..

então... esse rolo todo...acabo me importando mais pelo Modelo Do Aparelho e suas configurações do que dar importancia se ele é "GSM, CDMA ou TDMA"

=)

Sobre a 'pausa' na evolução da tecnologia gsm, é verdade... pois não ha tanto o que melhorar talves, se não já teria muita gente lançando pesquisas e projetos para tal. E tem novas tecnologias vindo ai que substituirão a GSM e CDMA e o que vier :devil:

Esperem e verão :ahh:

PS: (inclusive já está sendo testado aqui no Brasil essa nova tecnologia)

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Sou cliente vivo pós-pago CDMA. será que quando a vivo implantar o GSM vou poder migrar para ele sem alterar meu atual número???

valeu

Olá!

também sou cliente pós da Vivo e vi que a Vivo faria a implantação darede GSM no final deste ano. Parece que eles vão manter as 2 redes GSM e CDMA operantes. E, no seu caso, se o seu número é da operadora Vivo, não faz sentido que você o perca, pois você não está mudando de operadora.

Li recentemente num artigo da Revista Connect que com a implantação das redes 3G, o Ev-DO tende a crescer mais que o GPRS e EDGE, fazendo com que a tecnologia CDMA consiga algum crescimento entre 2007 e 2010. Não sei se é válido levar isso em conta... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse assunto é uma confusão......

Ha tempos atrás falaram que GSM estava limitada e não suporta por exemplo tecnologia 3G.

Mas olhando em sites internacionais, como o GSM arena vi celulares GSM , com 3G.

E é difícil saber qual é o limite, pois li na connect, que ia ter um evento no japão se eu não me engano, que iam fazer uma demonstração onde iam baixar um video de 800mb rapidississimo...........e tb ouvi falar que no já pão é só GSM.

já não sei no que acreditar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse assunto é uma confusão......

Ha tempos atrás falaram que GSM estava limitada e não suporta por exemplo tecnologia 3G.

Mas olhando em sites internacionais, como o GSM arena vi celulares GSM , com 3G.

E é difícil saber qual é o limite, pois li na connect, que ia ter um evento no japão se eu não me engano, que iam fazer uma demonstração onde iam baixar um video de 800mb rapidississimo...........e tb ouvi falar que no já pão é só GSM.

já não sei no que acreditar

Pelo que eu li na Connect, na Ásia (Japão, Coréia do Sul e China) estão tentando implantar redes 4G, mas que eu saiba, no Japão, pelo menos, a NTT DoCoMo e a Vodafone usam tecnologia CDMA mais evoluída q da Vivoldita. porque se na Ásia só rolasse GSM, não teriam lançado o Nokia 6275 lá praquelas bandas. Mas pelo q parece, na Europa, GSM têm 3G já. E fora q WCDMA também vai ser uma conexão de alta velocidade para GSM (segundo informações de sites relacionados à Nokia na Europa).

tá um rolo do :bravo:

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A GSM é usado na Europa, e não é moda porque a VIVO tem perdido cuota de mercado, caiu para 30,77% depois de em Abril do ano passado ter 38,82% do mercado cá no Brasil.

Atualmente, a TIM detém cerca de 24,5% da cuota de mercado brasileiro e a Claro cerca de 22,8%.

A VIVO vai entrar na GSM para recuperar o mercado perdido, a estimativa é começar a operar em Abril de 2007.

Isto diz tudo! O futuro próximo dos celulares no Brasil passa definitivamente por GSM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A GSM é usado na Europa, e não é moda porque a VIVO tem perdido cuota de mercado, caiu para 30,77% depois de em Abril do ano passado ter 38,82% do mercado cá no Brasil.

Atualmente, a TIM detém cerca de 24,5% da cuota de mercado brasileiro e a Claro cerca de 22,8%.

A VIVO vai entrar na GSM para recuperar o mercado perdido, a estimativa é começar a operar em Abril de 2007.

Isto diz tudo! O futuro próximo dos celulares no Brasil passa definitivamente por GSM!

Eu concordo!

Eu mesmo estava querendo trocar para GSM... os melhores celulares, na minha opinião, são os GSM... Eu sou VIVO já a um bom tempo e tenho um numero de pontos para a troca de celular e não queria perder... mas o celular que eu quero agora é Sony e a VIVO não trabalha com celulares da Sony... isso que é ruim!

Eu mesmo só trocaria de operadora só para ir para GSM...

Andei reparando também, a loja virtual da própria VIVO está muito fraca.... tem uma quantia muito limitada de modelos de Celulares...

Tinha que trocar logo... vou esperar até abril para comprar meu celular novo.. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, só um detalhe...

achei no site da vivo, na parte de imprensa, um release que a vivo anuncia a adição da GSM operar juntamente com a CDMA... O maior problema é que essa mensagem é de julho... ou seja, vai fazer 6 meses que foi anunciada a troca imediata.. porém até agora nada...

segue abaixo:

Vivo desenvolverá rede GSM

21/07/06

A Vivo, maior operadora de telefonia celular do Hemisfério Sul, anunciou hoje (21 de julho) que desenvolverá uma nova rede GSM/EDGE. Essa rede GSM coexistirá e complementará a oferta de produtos e serviços oferecidos pela atual rede CDMA/EV-DO da Vivo, que continuará em pleno funcionamento e expansão.

A operação consolida a posição competitiva da Vivo, que será a única operadora no Brasil a oferecer uma gama completa de produtos e serviços inovadores nas duas principais tecnologias de celular no mundo: CDMA e GSM, podendo personalizar suas ofertas de acordo com as necessidades e preferências de seus clientes.

Os clientes atuais da Vivo com tecnologia CDMA continuarão a se beneficiar dos produtos e serviços mais inovadores do mercado brasileiro, especialmente na oferta de serviços de dados, sem que a implantação da nova rede GSM afete o serviço que a Vivo lhes presta.

A Vivo manterá sua liderança no mercado nacional em termos de qualidade da cobertura de rede e de serviços, reconhecida publicamente pelos indicadores da Anatel.

A instalação da rede GSM/EDGE da Vivo será iniciada a partir da assinatura dos contratos de fornecimento. O investimento previsto (CAPEX) para a instalação desta nova rede é de aproximadamente R$1,08 bilhão (um bilhão e oitenta milhões de reais).

O desenvolvimento da rede GSM permitirá à Vivo ampliar sua gama de terminais e oferecer a seus clientes uma ampla cobertura nacional e internacional, beneficiando-se de acordos de roaming com as demais operadoras, inclusive com as controladoras Portugal Telecom e Telefónica Móviles, consolidando a maior comunidade de telefonia celular das línguas espanhola e portuguesa.

A Vivo vai se beneficiar do amplo conhecimento próprio adquirido em implantações anteriores (TDMA/CDMA). Ao mesmo tempo, conta com a experiência de seus dois principais acionistas na implementação bem sucedida de novas redes GSM em curto prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os celulares da KDDI, Sony, Shar, Fujitsu e Mitsubishi usam o WCDMA, mas também utilizam aparelhos CDMA, tanto que alguns deles são reprogramáveis para operar na rede CDMA da Vivo. (ex: Sharp 550i)

Agora, quanto à rede GSM da Vivo, na revista Connect de Dezembro saiu q a Vivo ia implantar o sistema em dezembro. Agora, quais aparelhos GSM funcionariam pela Vivo, alguém sabe?

porque aí, eu troco meu Nokia 6275 por um E62 ou Blackberry.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Japão existe uma rede híbrida de compatibilidade de CDMA e padrão GSM.

Uma matéria legal explica melhor isso q citei. Saiu na revista Connect - Janeiro sobre o futuro e a união do GSM e CDMA. Explica também sobre o WCDMA e o UTMS. Vale a conferida, ok?

Está meio confuso o que está escrito.

Não existe rede híbrida CDMA-GSM.

As operadoras que trabalham com rede UMTS no caso Vodafone,

que possuem os aparelhos compatíveis com o GSM.

Os aparelhos UMTS são compatíveis com as 2 interfaces áereas (WCDMA e GSM).

As operadoras Europeias que possuem UMTS, operam com as 2 Interfaces aéreas.

Na Vodafone do Japão a rede UMTS só opera com a interface WCDMA (1900-2100Mhz).

Se você possui um aparelho UMTS, por exemplo um Nokia N80 vendido no Brasil, você usará o roaming internacional normalmente no Japão, com seu próprio aparelho e próprio Chip, usando a rede da Vodafone.

Se o seu celular for um Nokia 6101 por exemplo, você terá que alugar um aparelho UMTS e colocar seu chip nele, para usar o roaming internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
O espaço para chip é para chip RIM e não o chip SIM do sistema GSM. Esse chip RIM é utilizado nos sistemas CDMA da Ásia. Só comprando um aparelho GSM quadriband (850/900/1800/1900) para q você possa fazer a conversão GSM dentro da Vivo.

Poxa.. Então não tem como converter esse aparelho? porque tampouco dá pra comprar o chip da ásia. Complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como mesmo. Se quiser utilizar o sistema GSM só comprando o aparelho adequado a este sistema. Mesmo que você conseguisse comprar o chip RIM da Ásia, não funcionaria, devido à configuração das redes CDMA no Brasil, pois a Vivo não utiliza tais chips (geralmente a Nokia especifica sobre a entrada para cartões RIM nos seus manuais). Só comprando um aparelho quadriband GSM para ter operar em GSM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sou cliente vivo pós-pago CDMA (conta muito antiga).

Como o meu celular foi roubado, ligue para a vivo para saber sobre as promoções e me ofereceram um aparelho com Chip GSM, mantendo o mesmo plano e número. Gostaria de saber se tem alguma vantagem eu migrar para aparelho com chip? Não entendo muito a diferença entre GSM x CDMA x APARELHO c/CHIP e s/ CHIP, etc.

Agradeço se alguem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Perdao daviddiniz, mas você já testou as 3 tecnologias em todos os servicos ? é meio problema se você estiver definindo por teoria.... Como você tinha dito, a briga é entre cdma e gsm, de certo a tdma tá fora do pareo, não vai durar mais até o ano q vem. Sou cliente da Vivo, e até concordo q em qualidade de voz eles dao um pouco de pisada na bola, mas em termos de servico de dados e aparelhos são bons não há como negar. O GSM é um lixo em servico de dados, a conexao não chega nem em metade da taxa nominal que ele falam q chegam, o canal de voz não é aquela maravilha toda também, e a vantagem do "chip" .... <_< , ** cara, vivemos no Brasil, quem tem condicoes de ficar trocando de aparelho toda hora ? isso é padrão na europa onde eles jogam o celular antigo fora e só troca o chip.

não estou querendo fazer cartaz do CDMA, mas referente a ter dito q o gsm possui aparelhos mais modernos, dá uma olhada nos modelos LG Life, Samsung Twist, T731 ou Nokia 6585 da Vivo. :rolleyes:

Bom, essa é minha opinião...

falou!!! :-BEER

Caraca até ´parece que você sabe alguma coisa...

a tecnologia gsm pode ate ser lenta minha filha mais você ja usou por um acaso a tecnologia EdgeGsm no seu celular ...

nao ! saiba que ela chega a 350 KB/s é banda larga no celular ..

por causa destes 350 de download e até 100 de upload é possivel assistir tv pelos celulares da Brasil telecom em tempo real..

ta duvidando ... então assiste... ha e o pacote de daos mais barato do mercado é da brasil telecom tambem 14MB por 20 reais ...

14 mega da pra passar 20 minutos por dia no Orkut..... durante 30 dias no celular :eek::lol:^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Sobre a discussão acima, de 3G, GSM, 2G e por aí vai...

Cada um trabalha numa faixa de frequencia, qto mais alta, maior a banda de dados, ou seja, atualmente o 3G é a maior das citadas, operando em uma faixa maior, gasta mais energia.

Não sei aonde vocês moram, mas nas antenas temos todas as tecnologias, e quanto maior a frequencia, menor a cobertura, quem entende um pouco de comunicação de dados sabe porque um onda AM vai mais longe que uma FM, e porque a luz tem sombra.

O que o amigo disse é verdade, se você não usa a internet 3G (HSDP), 2,5G (EDGE) ou vídeo conversa, não prercisa estar usando o 3G, e você vai gastar mais bateria pelos seguintes motivos:

1 - Manter a frequencia mais alta para pronto uso (cada antena aguenta um número X de linhas, então pra você não perder a sua conexão, o aparelho manda sinal constantemente);

2 - Trocar de antena ou tipo de sinal devido cobertura pequena do 3G e um pouco maior do 2,5G.

Wi-Fi sem uso tbém não precisa estar ligado, consome mais ainda se estiver para procurar conexão automaticamente.

Bluetooth idem ao Wi-Fi

GSM utiliza conexão GRPS, mas é um lixo, pra WAP e olha lá, browser html é um parto, mas tem cobertura maior, por isso troca menos de antena e de sinal (cdma ou tdma quando muito longe da antena). Fora que a faixa suporta uma enorme quantidade de linhas.

Sabe quando você vai ligar pra alguém ou quando alguém liga pra você e a primeira vez dá REDE OCUPADA?

É que tem mais celulares de determinado sinal do que aquela área pode aguentar no momento, então o sistema verifica o celular que a mais tempo está em inatividade e desabilita pra ir colocando os novos aparelhos que vão entrando na cobertura. Depois da sua primeira tentativa, você ganha o status de ativo, e recebe seu "canal" dentro da faixa de frequencia de volta, podendo efetuar ou receber a ligação, mas alguém perdeu esse canal pra isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bem amigos, já vimos que o GSM ganhou o pareo devido ser capaz de gerar mais serviços para as operadoras ok, vamos levar em conta que com a saida do CDMA e o TDMA muita gente que tinha celular instalado na zona rural estão sem cobertura , deviso o cumprimento de onda do GSM ser menor e por consequente atingir uma público menor, estão querendo liberar a frequência de 450mhz para celular, para resolver o problema exatamente das localidade que não se consegue sinal de celular nem mesmo com antena rurais como as que fabricamos (YAGI), espero que alguem me ajude a como encontar informação para saber como conseguir saber qual frequência trabalha cidade por cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...