Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Primeiramente: Eu viajo para o exterior!

O povão se interessa em celular barato e não em cobertura e essas coisas (toda regra tem sua exceção).

Os campeões de venda aqui em minha cidade são: Siemens A50 e A55, Motorola V120t e T190, Nokia 1220, 1221, 2220, 3320 (o celular que todo mundo tem!), 1100, 2100, 3310... Mas, voltando ao assunto, olhe só como uma coisa puxa a outra:

GSM não tem tanta cobertura, porém tem muitos serviços, o que peca na TDMA que tem muita cobertura, mas pouquissimos serviços, além de uma excelente qualidade de voz e aúdio, o que o CDMA não tem, porém o CDMA tem um serviço de dados muito bom, além de uma variedade grande de aparelhos (algumas marcas só disponibilizam celulares CDMA).

Vale lembrar que GSM tambén tem marcas que só fabricam aparelhos GSM... Assim como TDMA (Aiko!).

Voltando ao primeiro assunto, a exceção é de quem compra celular não pelo preço e nem de qualquer marca ou operadora... Quer dizer, as vezes a gente se preocupa c/ o preço sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor Lopes@01 jun 2004, 14:25

Primeiramente: Eu viajo para o exterior!

O povão se interessa em celular barato e não em cobertura e essas coisas (toda regra tem sua exceção).

Os campeões de venda aqui em minha cidade são: Siemens A50 e A55, Motorola V120t e T190, Nokia 1220, 1221, 2220, 3320 (o celular que todo mundo tem!), 1100, 2100, 3310... Mas, voltando ao assunto, olhe só como uma coisa puxa a outra:

GSM não tem tanta cobertura, porém tem muitos serviços, o que peca na TDMA que tem muita cobertura, mas pouquissimos serviços, além de uma excelente qualidade de voz e aúdio, o que o CDMA não tem, porém o CDMA tem um serviço de dados muito bom, além de uma variedade grande de aparelhos (algumas marcas só disponibilizam celulares CDMA).

Vale lembrar que GSM tambén tem marcas que só fabricam aparelhos GSM... Assim como TDMA (Aiko!).

Voltando ao primeiro assunto, a exceção é de quem compra celular não pelo preço e nem de qualquer marca ou operadora... Quer dizer, as vezes a gente se preocupa c/ o preço sim...

Bom eu empresto o meu celular TIM-GSM para minha mãe usar no exterior(por isso que eu tenho 2 aparelhos) e eu não posso ficar sem celular então eu pego uns dos meus cels para ela usar e eu fico com uma linha pré-paga.Amanhã minha mãe vai para a Europa e ela já "confiscou" o meu celular de conta para ela usar...

PS: Eu também viajo com ela para a Europa de vez enquando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BugRJ+01 jun 2004, 09:38-->
lidisoft@22 maio 2004, 02:05

Bem, agora quem pede perdão sou eu DARKILLER. você citou vários aparelhos CDMA que na sua opnião dão show eu não discordo disso. Porém os GSM Ofuscam esse show, pois nesta tecnologia tem os smartphones, além de aparelohos como o Nokia 3650,7650,7210,7250i além do N-gage,Motorola V300,V600, Samsung image Sony Ericsson T610, Gradiente Snap, Siemens MC60, SL55 e uma infinidade de outros aparelhos que se eu ficar citando vai até doer o meu dedo. Daí dá já dá para notar a diferença,enquanto que nosso caro colega citou apenas  meia dúzia de cels topo de linha CDMA, no GSM cheguei a mais de dez sem esforço. Já na conexão existe uma tecnologia ainda não lançada no Brasil,EDGE, que é quase3x mais rápida que a atual da CDMA. E o chip é uma maravilha sim pois não serve apenas para trocar de calular mai fácilmente como apenas explicou superficialmente o DARKILLER. Com ele você tem mais segurança com a senha PIM, melhores serviços com o menu exclusivo do chip(função muito útil pois até com modelos mais simples se tem a garantia dos principais e melhores serviços) Além da garntia anti clonagem já que o aparelho funciona no 100% Digital e é autenticado pelo chip e você não perde os serviços avançados por estar em área analógica. agora o CDMA é 100% Digital? NÃO Tem a garantia anti clonagem? NÃO Perde os serviços ao comutar para uma área analógica? SIM.

Agora com essa explicação mais aprofundada dar para ver qual é a melhor!

TCHAU POVO! :bandeira:

Mas o que adianta ter uns 200 aparelhos bons mas se a cobertura só funciona na cidade.

Eu tenho a seguinte tese, de que o GSM é bom por causa do chip e poder ter acesso a outros países e só!!! afinal como a maioria é pobre no Brasil e ninguém tem condição de ficar viajando para o exterior.

Não é só na capital que o telefone pega bem. Na região dos lagos por exemplo, funciona q é uma maravilha. Bom eu não sei aonde você mora, mas se aí pega mal, reclame junto à sua operadora p/ colocar mais antenas em sua região. E não ficar colocando desculpas esfarrapadas, por não fazer viagens ao exterior, dizendo que o povo é pobre. Pode ser pobre sim, mas não burro ao ponto de de não saber os seus direitos, ao reclamar com a operadora por uma melhor cobertura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu empresto o meu celular TIM-GSM para minha mãe usar no exterior(por isso que eu tenho 2 aparelhos) e eu não posso ficar sem celular então eu pego uns dos meus cels para ela usar e eu fico com uma linha pré-paga.Amanhã minha mãe vai para a Europa e ela já "confiscou" o meu celular de conta para ela usar...

PS: Eu também viajo com ela para a Europa de vez enquando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu empresto o meu celular TIM-GSM para minha mãe usar no exterior(por isso que eu tenho 2 aparelhos) e eu não posso ficar sem celular então eu pego uns dos meus cels para ela usar e eu fico com uma linha pré-paga.Amanhã minha mãe vai para a Europa e ela já "confiscou" o meu celular de conta para ela usar...

PS: Eu também viajo com ela para a Europa de vez enquando...

Tá podendo hein!

rsrsrsrsrsrsrs :-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a velha briga de partido.. Não adianta ser analógico CDMA TDMA GSM ###### MEFU e qualquer sigla escabrosa. SE A OPERADORA não colocar ANTENA em quantidade com muitos canais QUALQUER UMA vai ser UM LIXO!

Em qualidade DE VOZ, o melhor é realmente CDMA, TDMA e GSM tem um som meio metálico.

EM VELOCIDADE DE REDE: CDMA 1X e GSM. TDMA está no limite da capacidade, não aceita upgrade na rede ( por isso q a CLARO tá trocando o TDMA pelo GSM... Mas por enquanto o TDMA tá bem melhor q GSM (NA MESMA REDE CLARO)).

Vamos ver o futuro... Pelo que sinto, tudo isso vai virar LIXO em no máximo 5 anos!

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico com o GSM... é uma tecnologia mais promissora e nunca tive problemas com ela. Mas creio que só vai embalar mesmo daqui a algum tempo. As operadoras ainda não tem a estrutura necessária para operar perfeitamente com GSM. Por isso muitas esperam ter a estrutura necessária, e até isso acontecer, continuam com a CDMA. Essa é minha visão.

PS.: Postem suas dúvidas, se preferirem uma tecnologia, justifique. Evitem discussões e disputas acaloradas sobre qual é a melhor. Não sejam enérgicos ao defenderem suas opiniões. Isso é para que a enquete continue aberta e não seja bloqueada.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grtecno®@14 jun 2004, 17:16

É a velha briga de partido.. Não adianta ser analógico CDMA TDMA GSM ###### MEFU e qualquer sigla escabrosa. SE A OPERADORA não colocar ANTENA em quantidade com muitos canais QUALQUER UMA vai ser UM LIXO!

Em qualidade DE VOZ, o melhor é realmente CDMA, TDMA e GSM tem um som meio metálico.

EM VELOCIDADE DE REDE: CDMA 1X e GSM. TDMA está no limite da capacidade, não aceita upgrade na rede ( por isso q a CLARO tá trocando o TDMA pelo GSM... Mas por enquanto o TDMA tá bem melhor q GSM (NA MESMA REDE CLARO)).

Vamos ver o futuro... Pelo que sinto, tudo isso vai virar LIXO em no máximo 5 anos!

:priv:

Amigo como assim GSM tem voz metálica???

Eu mesmo estou dando um TIM-GSM para a minha mãe sair da M**** da vivo CDMA que tem voz metálica tarifas altas...

GSM tem uma ótima qualidade de voz. Estou dizendo isso pois tenho 3 LINHAS GSM da tim em meu nome!

Quando aos dados eu devo reconheçer que o CDMA é melhor.Mas a TIM está implantando a rede EDGE que é superior ao GPRS e tem quase a mesmo performance do 1XRTT. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por daviddiniz@14 jun 2004, 20:27

Amigo como assim GSM tem voz metálica???

Eu mesmo estou dando um TIM-GSM para a minha mãe sair da M**** da vivo CDMA que tem voz metálica tarifas altas...

GSM tem uma ótima qualidade de voz. Estou dizendo isso pois tenho 3 LINHAS GSM da tim em meu nome!

Quando aos dados eu devo reconheçer que o CDMA é melhor.Mas a TIM está implantando a rede EDGE que é superior ao GPRS e tem quase a mesmo performance do 1XRTT. ;)

é isso mesmo, o da vivo que as vezes cparece que tem um robô do outro lado da linha, com o gsm nunca tive desses problemas. o edge pelo q eu li chega a 200kbps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ou não, queria que aqui em Natal tivesse a Morto, porque. somos atendidos apenas pela TIM (onde o atendimento ao cliente é pessimo, ate para vs. comprar o céluar, são uns vendedores prepotentes e bossais) pela OI (que o minuto é carissimo, so tem celular para filinho de papai, que quer tirar foto, um monte de frescurinha, que metade do pessoal que compra não usa 10%) o atendimento deles ate que é bom) e a CLARO :priv: (claro que é uma porcaria, o atendimento deles é pessimo, eles tem uma opção de vender celular mais barato para quem muda de operadora, fui fazer isso, me ferrei... são uns idi.., mais prepotentes que a Tim, acham que estão fazendo um favor para voce (a ralé do consumidor) não dão assistencia devida e lhe tratam super mal..

acho que o fundamental é julgar o serviço destas operadoras como um todo..

por exemplo no interior, não pega OI, tim so modelo antigo, não pega Claro também.. so em alguns lugares, mas o minuto da Claro é o mais barato..

mas se eles me oferecem 400 minutos de graça, eu não vou para Claro nunca mais.. :muro:

por isso que eu queria que a MORTO tivesse em Natal, ao menos seria outra opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pauxis@05 jul 2004, 07:46

Boa ou não, queria que aqui em Natal tivesse a Morto, porque. somos atendidos apenas pela TIM (onde o atendimento ao cliente é pessimo, ate para vs. comprar o céluar, são uns vendedores prepotentes e bossais) pela OI (que o minuto é carissimo, so tem celular para filinho de papai, que quer tirar foto, um monte de frescurinha, que metade do pessoal que compra não usa 10%) o atendimento deles ate que é bom) e a CLARO  :priv:  (claro que é uma porcaria, o atendimento deles é pessimo, eles tem uma opção de vender celular mais barato para quem muda de operadora, fui fazer isso, me ferrei... são uns idi.., mais prepotentes que a Tim, acham que estão fazendo um favor para voce (a ralé do consumidor) não dão assistencia devida e lhe tratam super mal..

acho que o fundamental é julgar o serviço destas operadoras como um todo..

por exemplo no interior, não pega OI, tim so modelo antigo, não pega Claro também.. so em alguns lugares, mas o minuto da Claro é o mais barato..

mas se eles me oferecem 400 minutos de graça, eu não vou para Claro nunca mais..    :muro:

por isso que eu queria que a MORTO tivesse em Natal, ao menos seria outra opção

Pois saiba que em SP tem vivo(morta) e a cada 2,20 minutos um celular da vivo é clonado!!!!

Mensagem editada por originalmente estar causando constrangimento aos outros usuários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando a questão entre CDMA e GSM... li em alguns posts anteriores que CDMA é mais barato de ser implementado, mas ninguém disse o porque disto... acho q sei a resposta... uma torre CDMA tem uma cobertura melhor (mais ampla, maior raio de abrangencia) em terrenos acidentados, morros, predios na frente ou qualquer coisa q fique entre a torre e o celular... e GSM inicialmente quando estavam para implantar rede digital de celular no Brasil anunciaram que só funcionaria bem, compansaria, se fosse na austrália, pelo simples fato do terreno ser plaino lá....

conclusão, o GSM é bom, mas em terreno plaino, uma boa alternativa para as regiões abertas, ex praias e cidades com lavouras... e CDMA em regiões de terrenos mais acidentados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião e por testes já feitos vou falar um pouco da telefonia no Rio Grande do Sul,

Vivo TDMA pega bem em praticamente todo o estado e onde não pega digitalmente em zonas rurais por exemplo pega analógico, qualidade de voz ou contrario do que falam por ai é muito boa, o que é meio lento é os serviços WAP e SMS... B)

Vivo CDMA pega muito nunca fiquei sem sinal nem mesmo em viagens em estradas remotas(pelo menos nas que eu viajei)... Qualidade de voz ao contrario do que dizem é RUIM fica meio metalizada na maioria das ligações, aqui no RS acho que não esta totalmente implementada a tecnologia, pois o WAP não funciona o CDMA 1x que deveria alcançar 144Kb não chega aos 14Kb da TDMA... e seguido dá um BUG no sistema onde quem te liga você ouve mas a outra pessoa não te ouve... e já verifiquei o problema com vários usuarios e em assitencias tecnicas também.... :(

Claro TDMA pega bem em praticamente todo o estado, "problema" é que em estradas não pega muito bem devido a Claro ser apenas digital e não ter o analogico que apesar da baixa qualidade de voz pelo menos pega em locais distantes... B)

Claro GSM a claro diz que pega em mais lugares que o TDMA deles, porém na garagem de um prédio o sinal é praticamente nulo, em viagens nas estradas também praticamente não pega e a conexão de dados que deveria passar de 100Kb não passa de 36Kb(comprovada por testes...) :bored:

TIM GSM pega bem na cidade, em estradas praticamente não pega e em cidades pequenas ainda não tem... é a que está conseguindo a maior velocidade de dados chega a aproximadamente 54Kb(comprovada via testes...) :bored:

:angry: A única que não recomendo no RS é a VIVO CDMA que esta uma droga(por enquanto) :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edgar Serra+28 dez 2003, 20:45-->
daviddiniz@28 dez 2003, 20:36

Não sei c vocês sabem mas o GSM é uma tecnologia de 2º geração e não 2.5G e o 3G por enquanto só tem no japão.

Uma dúvida que me pertuba: ainda existe em algum lugar do mundo rede GSM 900 mhz?

E o que o termo GSM 2.5 significa? agora fiquei confuso, já vi explicitamente uma vez escrito no site da claro [...] usando tecnologia GSM 2.5 [...] antes e depois vinha uma porrada de elogios e os prós da coisa, vou fuçar no site para ver se acho.

O que acontece de fato, é que a tecnologia GSM é uma evolução da 2ª geração.

O sitema GSM evoluiu e foi chamada de 2.5G por causa do "EDGE" (Enhance data

rates for GSM Evolution) ou a tradução da palavra que seria "limite"que no

caso seria o limite da tecnologia GSM. No GSM/GPRS Geralmete obtemos uma

conexão similar a de uma linha discada, enquanto que com a tecnologia EDGE essa conexão da um salto p/ 100kbps a 200kbps. Enquanto o 3G chega na casa dos 2Mbps.

Quanto a outra pergunta se existe redes que operam na faixa dos 900Mhz. Sim existe, na Europa e Aqui no Brasil tambem, essa banda é utilizada para algumas "soluções", um caso pode ser quando uma operadora, já utiliza a faixa 1800Mhz e a concorrente no caso pode utilizar a faixa de 900Mhz, o outro é quando se deseja cobrir uma grande área Ex: rodovias. pois a amplitude do sinal de 900Mhz é maior que a de 1800Mhz. A razão é a seguinte: quanto maior a freq. menor sua amplitude, quanto menor a freq. maior dua amplitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por darkiller@27 dez 2003, 09:40

Perdao daviddiniz, mas você já testou as 3 tecnologias em todos os servicos ? é meio problema se você estiver definindo por teoria.... Como você tinha dito, a briga é entre cdma e gsm, de certo a tdma tá fora do pareo, não vai durar mais até o ano q vem. Sou cliente da Vivo, e até concordo q em qualidade de voz eles dao um pouco de pisada na bola, mas em termos de servico de dados e aparelhos são bons não há como negar. O GSM é um lixo em servico de dados, a conexao não chega nem em metade da taxa nominal que ele falam q chegam, o canal de voz não é aquela maravilha toda também, e a vantagem do "chip" .... <_< , pô cara, vivemos no Brasil, quem tem condicoes de ficar trocando de aparelho toda hora ? isso é padrão na europa onde eles jogam o celular antigo fora e só troca o chip.

não estou querendo fazer cartaz do CDMA, mas referente a ter dito q o gsm possui aparelhos mais modernos, dá uma olhada nos modelos LG Life, Samsung Twist, T731 ou Nokia 6585 da Vivo. :rolleyes:

Bom, essa é minha opinião...

falou!!! :-BEER

1º A tecnologia GSM é infinitamente superior, pois seus celulares não podem ser clonados;

2º Dos aparelhos que você citou, também há modelos similares na tecnologia GSM, alguns até melhores e mais bonitos, casos do Siemens SL55 e S55, Motorola C350 e V300...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora vou contra vocês..... :angry:

moro em GO... nais especificamente em Rio Verde meu celular é um TDMA... vou te dizer o seguinte... quala princupal função de um telefone?

FALAR

então o custo de um tdma é imbativel...

se quiser mais coisas eu compro um note....

AGORA VOU A FAVOR DE vocês.... :goff:

mas olha só.. em qualidade de voz, eu que sou de Sampa Capital.... e tive 5 aparelhos diferentes... tdma e cdma.. vou te dizer..não tem voz melhor que do tdma... e se é só para falar... a morto... tirando os dias que ela dá de não funcionar a semana inteira.... é muito boa...

agora..

vamos bater a real.. a partir do momento que a TIM começar a vender celulares NOKIA de mais modelos.. incluindo o que eu quero... É TIM NA CABEÇA... por que até mesmo aqui no fim do mundo... a ATCHIM É MELHOR QUE A MORTO.....mesmo tendo uma antena de GSM a cada 1000 KM...<---zoeira mas são poucas.... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, o mercado de celular brasileiro é tão imenso que é comparado com toda a europa, ou seja ... o brasileiro é apaixonado por celular, eu usava tdma, cdma nunca usei e to usando gsm... olha... o GSM é o melhor na minha opnião... não por uso... por que tem uma semana que eu to usando, mais pesquisar por ai e ver as funçoes e vantagens, completando, o mercado brasileiro de celular é enorme e as empresas vão investir muito em cobertura e melhoria dos serviços... por enquanto fico com gsm e aposto no seu dominio... mais quem sabe mais para frente um novo padrão não apareça e desbanque os 3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por los006@28 jul 2004, 22:52

agora vou contra vocês..... :angry:

moro em GO... nais especificamente em Rio Verde meu celular é um TDMA... vou te dizer o seguinte... quala princupal função de um telefone?

FALAR

então o custo de um tdma é imbativel...

se quiser mais coisas eu compro um note....

AGORA VOU A FAVOR DE vocês.... :goff:

mas olha só.. em qualidade de voz, eu que sou de Sampa Capital.... e tive 5 aparelhos diferentes...  tdma e cdma.. vou te dizer..não tem voz melhor que do tdma... e se é só para falar... a morto... tirando os dias que ela dá de não funcionar a semana inteira.... é muito boa...

agora..

vamos bater a real.. a partir do momento que a TIM começar a vender celulares NOKIA de  mais modelos.. incluindo o que eu quero... É TIM NA CABEÇA... por que até mesmo aqui no fim do mundo... a ATCHIM É MELHOR QUE A MORTO.....mesmo tendo uma antena de GSM a cada 1000 KM...<---zoeira mas são poucas.... :rolleyes:

que isso de fim do mundo rapaz, respeita a minha cidade!! hehe... Rio Verde arrebenta!!

a Capital Sampa que é o Caos... tadim dos paulistas... Brincadeira... bom ter mais gente de rio verde aqui.... :wacko:

continuo GSM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...