Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confusão na relação FSB:DRAM


thesent

Posts recomendados

Depois de muito tempo tentando estabilizar meu primeiro overclock, consegui colocar meu E4400 2.0 @ 2.62GHz 1.45V e minhas memórias 800 @ 1048MHz 5-5-5-15 2.4V. Até aí tudo bem, parabéns pra mim.

O problema é que eu sempre segui as configurações da BIOS, portanto ficou configurado FSB 262, FSB Strap a 200MHz [mas deixei no Auto] e a DRAM a 1048MHz, que é a última configuração nas frequências da DRAM ao configurar 262 de FSB.

Dae dei uma olhada no CPU-Z e a relação FSB : DRAM tá 1 : 2 porque a DRAM roda a 524MHz DDR2 que dá os 1048MHz.

Mas esse 1:2 me confundiu.. isso é sincronia? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Não é sicronia amigo, é modo assÍncrono.

Quando é ou está em modo sincróno 1:1 a frequência base do processador e DRAM são iguais.

É claro que para a memória o multiplicador é 2x e para o processador é o valor de cada modelo, o E4400 é 10X.

Sincronia é possível com o FSB STRAP em 333 e 400.

Pergunta: Você quer deixar em 1 por 1? Se sim, para quê?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a atenção Ribeiro.

Nessa configuração eu consegui rodar o Prime95 durante várias horas sem erros.

E como o procedimento pra deixar 1:1 pode ser complicado pois terei que mudar as latências e voltagens, resolvi verificar se é melhor eu deixar assim ou partir pro modo sincronizado.

Pois se eu abaixar a frequência da DRAM tb consigo abaixar as latências e consigo até levantar um pouco mais o processador, talvez pra 300 x9 ou até mesmo x10 se não esquentar muito.

Afinal, essa relação 1:2 é mais rápida que 1:1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...