Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulinho na Fonte.


Rafael.F

Posts recomendados

Opa beleza,então...

Eu tenho uma Extream SuperFlower 550W Serie FEX-55T12 ela e preta e tem 1 fan de 120mm vermelho.

O Problema é que quando entra no Crysis Warhead nas primeira telas aquelas de propaganda Ea Games,Nvidia e tal a minha fonte começa a fazer um ruido, e quando eu rodo um stress test do Ati Tool. O que pode ser isso? -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza,então...

Eu tenho uma Extream SuperFlower 550W Serie FEX-55T12 ela e preta e tem 1 fan de 120mm vermelho.

O Problema é que quando entra no Crysis Warhead nas primeira telas aquelas de propaganda Ea Games,Nvidia e tal a minha fonte começa a fazer um ruido, e quando eu rodo um stress test do Ati Tool. O que pode ser isso? -_-

Eu to com esse mesmo problema também, na minha Corsair HX520W, mais n direto, e o zumbido n é contínuo, ele é aleatorio... Estou com medo da fonte queimar e levar alguma coisa junto com ela... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A vibração de algum componente pode ser a causa disso dai. Não é culpa da fonte, não é culpa do fabricante, é uma casualidade. Pode acontecer em determinada frequência, determinada corrente, determinado consumo, determinada software..

É igual aquele "grilinho" que só acontece no painel de um carro novo quando ele passa em quarta marcha numa velocidade de 95 a 98 Km/hora. É uma ressonância uma vibração própria e ligada a mecânica a física de algum componente.. Alguns desses ruídos são matados em fábrica com o "quebramento" da forma física de um indutor por exemplo..

Explico. Se uma corda de um violão vibra em determinada frequência, chamada de frequência de ressonância, ela pode ser quebrada, pode ser evitada, pode ser trocada se colocarmos um pingo de cola no meio da corda, ou se colocarmos um peso solidário a essa corda.

Assim, se alguns dos indutores ficam vibrando em fábrica o fabricante ao notar e se notar, "quebra" essa frequência de ressonância colocando alguma "gororoba" que mude o ponto de ressonância desse indutor..

Veja ai essa "gororoba" branca que o fabricante colocou em algum dos indutores. Certo que não é para garantir a fixação dos mesmos mas sim para "quebrar" a ressonância do mesmo com uma harmônica ou sub-harmônica das frequências normalmente encontradas na fonte:

DuploTrafoSilverstoneOP1000-E1kWPSU.jpg

Desse modo, no teu caso em que a fonte pode ser trocada, faça isso se o barulho te atrapalhar. Se não pode ser mais trocada, mãos a obra, ou seria "dedos a obra" com a fonte ligada, aberta em sua frente, num SW que mantenha esse ruído ativo, tente em tocando ou pinçando com os dedos cada um desses indutores para ver qual deles muda o ruído ao pinçar. Se levares medo de choque, coloque uma liva fina, daquelas luvas médicas, e parta para "operar" sua fonte..

É um excelente trabalho para uma tarde chuvosa de inverno...

Em encontrando (pode ser indutor e também, mais raramente, um outro componente qualquer) tente alguma ação para tirá-lo da ressonância. Ai vale a colocação de gororoba, pode se tentar com cola bastão, cola quente, ou alguma peça de plástico forçando, ou calçando o componente para algum lado. Só não vá colocar alguma coisa que tranque ou impeça o fluxo de ar..

Não tem regra prática nem dica para isso. Se fizeres o trabalho em 5 diferentes fontes, provavelmente encontrarás 5 diferentes problemas em 5 diferentes componentes..

Algumas vezes o barulho pode ser reflexo da modulação da exigência de corrente de parte do SW que está sendo executado. Ai pode ser até impossível a eliminação do problema, pois está ligado ao aumento e queda da corrente exigida pela CPU ou GPU, numa determinada frequência, e essa reação pode ser absolutamente normal da fonte..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr.Faller você conhece a hardstore aqui de Porto Alegre,foi la que montei todo o PC então sei eu for troca a fonte to pensando em troca por uma OCZ segue o link no fim do poste, será que e boa?

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=2509&cat=1

OBS: ta o mesmo preço do q a Extream de 550w. e tem PFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sr.Faller você conhece a hardstore aqui de Porto Alegre,foi la que montei todo o PC então sei eu for troca a fonte to pensando em troca por uma OCZ segue o link no fim do poste, será que e boa?

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=2509&cat=1

OBS: ta o mesmo preço do q a Extream de 550w. e tem PFC.

Veja bem.. A eXtream oferece uma corrente de 35 Amperes em 12 Volts, de modo combinado. Essa OCZ também oferece 35 Amperes ai, e tem PFC ativo, e maior eficiência que a eXtream. Toda vida trocaria pela OCZ..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...