Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Certificados, atualmente vale alguma coisa?


DarkDant

Posts recomendados

Bom pessoal, tava vendo um post aqui no forum, onde se discutiam a respeito dos certificados, esse topico é de 2004, um pouquinho antigo não?

E de forma resumida, de acordo com os membros, alguns dizem que certficados

já não valiam de nada ( em 2004), outros que certificados eram tudo, e por ai vai...

Hoje em 2009 como anda a influência dos MC* aqui no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, tava vendo um post aqui no forum, onde se discutiam a respeito dos certificados, esse topico é de 2004, um pouquinho antigo não?

E de forma resumida, de acordo com os membros, alguns dizem que certficados

já não valiam de nada ( em 2004), outros que certificados eram tudo, e por ai vai...

Hoje em 2009 como anda a influência dos MC* aqui no Brasil?

que tipo de certificação ...

microsoft???

se for dependendo do que voce faz vale muito a pena sim(experiencia propria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o post do amigo, que certificação microsoft hoje

é legal para administração de rede win2003??

já trabalho a anos na area, monto servidores... AD e tal...

mas to por fora dos cursos.

algum sobre SQLserver 2005 tambem me interessa...

alguem sabe de algo? contatos?

media de custo... provas em portugues ou inglês... como ta

funcionando isso hoje?

[]s mes amis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje as certificações são muito bem vistas. Você confiaria em um profissional com a MCSE ou sem certificação alguma para administrar o seu servidor (de missão crítica) Windows 2003 ?

Prefira as certificações em inglês, normalmente as traduções são terríveis ... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hoje as certificações são muito bem vistas. Você confiaria em um profissional com a MCSE ou sem certificação alguma para administrar o seu servidor (de missão crítica) Windows 2003 ?

Isso é relativo: sabe-se que um certificando sem alguma experiência (de alguns anos diga-se de passagem) terá menos chances de emprego ou contratação de sua mão de obra do que alguém com grande esperiência e formação superior na área.

A certificação, no meu ponto de vista, existe para de certa forma regulamentar as várias ramificações de profissionais de TI, Telecom e SI. Uma espécie de Pós-graduação que reflete a real aptidão do candidato mediante seu histórico profissional.

Caminham juntas basicamente três coisas em Certificações: real interesse e clareza do que se busca na carreira, formação (técnica ou superior, geralmente superior) e esperiência profissional. São um tripé inseparável.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então... eu tenho experiencia na area de servidores, e win2003 vai fácil,

até montagem da rede inteira, firewall e tudo.... só nunca tive a chance

de ir fazer cursos microsoft (pra ter canudo mesmo), então queria saber

se é interessante e quais posso procurar que se enquadrem nisso.

cluster.... virtualização.... são coisas interessantes pra mim.

[]s e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, eu ainda estou lutando pela LPI nível 1 (101 + 102) e o Spider tá lutando pela Cisco CCNA ;)

Pra mim tudo é estudo e tempo : Quem quiser se certificar tem que estudar com vontade, recomendo no mínimo 2 horas/ dia. Isso porque geralmente é muito assunto.

Outra coisa, pode instalar o VMware Server, porque você vai ter que fazer MUITOS testes práticos e, pra isso, tem que ser em máquinas virtuais. Um exemplo foi quando eu estava preparando um projeto, onde eu tive 5 máquinas vituais abertas simultaneamente para dar os "retoques finais " : Servidor Proxy/Firewall (Squid + DansGuardian + IPTables), Servidor de DB (MySQL), Servidor de aplicação , Servidor DHCP, DNS e de VPN (dhcp3-server, bind9 e openVPN) e um Servidor Windows 2003 (AD e GPOs). Com isso você vai poder testar pra ver se tudo está 100% afiado.

Em relação a qual certificação tirar eu lhe dou o seguinte conselho : faça apenas o que você gosta. Se você gosta de servidores Windows e gosta da área de Segurança, busque a MCSA, caso goste de Linux, busque a LPI nível 3 e as certificações da Red Hat, e por aí vai.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, tava vendo um post aqui no forum, onde se discutiam a respeito dos certificados, esse topico é de 2004, um pouquinho antigo não?

Rapaz essa discussão já existia desde que fazia curso técnico de informática, lá pra 1997.

O teor dela foi mudando ao longo do tempo: no começo quando poucas eram as pessoas que investiam em certificados, ninguém dava bola porque era um pensamento mais ou menos do tipo "nunca se precisou disso no mercado, to me virando aqui com tudo que aprendi sozinho". No começo também a maioria do povo que queria aprender (aliás até hoje é assim, mas naquela época era mais visível) tinha era que fuçar e correr atrás de livrões por conta própria.

Depois a coisa começou a ganhar mais importância, a medida que a informática foi começando a ser levada mais a sério (no começo o pré requisito pra mexer com PC era "ser nerd", com o tempo isso mudou). Aí viraram febre.

Hoje, como todo pós-febre, pra mim tem pessoas que querem transformar as certificações em uma espécie de MBA (Master in Business Administration - uma especialização dos cursos de Administração que também virou febre) da informática: quem não tem, não cresce. Mas (felizmente) não é isso que acontece.

O único problema é que, ao contrário da Administração, a informática muda a todo instante e suas profissões não são algo regulamentado no Brasil. Além desses dois fatos, o maior problema é que a informática sempre foi uma coisa muito prática. Se você fuçou e a aprendeu sozinho, pode não ter curso algum oficial no currículo e ainda assim ser alguém grande, apenas com base em seus conhecimentos e no fato de que você, na prática, resolve qualquer problema daquela área. Neste caso você também precisará de bons antecedentes e recomendações, porque sem prova documental de conhecimentos, vale a relação de confiança e gratidão que as pessoas terão com você.

Então hoje a certificação é um "a mais", sim; mas não substitui experiência prática de forma alguma, como citado pelo Spider.

Dito isso, se você ainda está estudando e quer aproveitar o pique; ou se você tem prática na tua área, mas almeja empresas multinacionais ou qualquer outro setor onde haja grande concorrência, corre atrás da certificação correta pra você e mergulha de cabeça. Mas saiba que será um investimento que deverá ter retorno. Então se lhe falta disposição ou ambição na área, não faça apenas "por fazer", pois não vale a pena.

Assim penso eu. E endosso a maior parte do que Spider e Ardanuy disseram.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jacypr, valeu pena opninão.

O lance das Multinacionais me chamou atenção, no entanto até chegar lá é um longo caminho...

Pretendo me preocupar agora só com o Certificado, visando claro um retorno lucrativo,

mas não faço só por isso, faço pelo conhecimento também, até por que não manjo de SQL nem SERVIDORES WINDOWS, dai a vontade de aprender, e se tenho que aprender que seja com um propósito, que no caso, os Certificados....

valeu man...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...