Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial : Introdução ao uso de PIC´s em BASIC com o PIC Simulator IDE - Parte 1/2


Posts recomendados

Boa!

Estou acompanhando!

E se ainda for possível integrar este projeto:

http://www.mediafire.com/download.php?kfvtqmdzawy

Ele encontra-se no final da revista!

Se fosse possível integrar td o q eu preciso em um único 16f877 eu teria meu Hi-fi dos sonhos!

Lembrando o amigo Paulo daquele VU que ele mencionou vez passada, se desse pra simular igual ao original hein??!!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo, tudo bem?!

Vamos aos comentários..

Oi Gladson, legal o tópico, e realmente é a área que eu gosto, sempre fui doido prá aparelhos de som !

Pelo que ví , o que voce quer é bem simples de fazer na parte digital, e na parte analógica, para comutar o áudio, tem várias maneiras de fazer isso. Se a sua ideia é hi-fi de verdade, existe uma técnica que eu lí numa Elektor inglesa, de uns 15 anos atrás ou mais, que faz a comutação de sinal com distorção abaixo de 0,02 % , usando compontes bem simples e fáceis de encontrar, com uma excelente separação de canais e de entradas.

Pretendo usar um Pré-amplificador de alta-fidelidade sim.

Evite usar esses CI's que dizem 0.1 % , eles sáo feitos para aplicações de baixo volume. Se voce usar um desses em um power de 200 W RMS, vai perceber logo que a distorção e a relação S/R acabam com o seu projeto ok ?

O power está mais ou menos em torno disso, ainda nao está definido, mas será algo de 100 a 200W.

Mas me diga qual é a sua ideia, se voce vai usar botões separados fica muito mais simples, e usar 2 CIS de potenciômetro digital para volume individual acho que seria a melhor solução.

Só náo sei se fica legal um display comum de 16X2 para mostrar tudo, eu usaria um de mais linhas, por exemplo, 4 linhas, o custo ainda é razoável.

voce prefere usar botões individuais para fazer a seleção ??? Digo isso porque fica bem mais fácil do que usar essas chaves rotativas heheheh pelo menos eu nunca usei .

A parte de software em Basic é bem simples de fazer, e eu acredito que muitos que estão acompanhando aquele tópico vão colaborar com idéias e aplicações heheehhe, eu ví lá o digam AMD e o Rodrigo Lange, entre outros, e todos gostam de som e PIC's !

Mas me diga exatamente o que voce quer fazer, com mais detalhes, para pensarmos no hardware e no software ok ?

Primeiramente, eu gosto de eletrônica, mas nunca fiz nada em digital. Estou montando um Pré-amplificador, power e caixas acústicas. Como é um projeto pessoal, gostaria de algo bem sofisticado, só vejo por ai as pessoas fazendo aparelhos com botões comuns rsrsr, mas a tela de LCD me interessou bastante.

O projeto original do pré pervê uma comutação dos canais de entrada através de chave seletora e indicação por 4 leds (quantidade de canais). Não achei interessante essa parte e decidi tentar incrementá-lo com o LCD.

A principio seria mostrar o canal selecionado, mas como vi que pode ser adcionado o volume pelos controles digitais, o volume deixará de ser analogico para digital.

Então, acredito que posso usar um controle de volume digital, seleção por botões individuais e VU. Se for preciso mudar o LCD para 4 linhas eu mudo! rsrs

Paulo

Abraços,

Gladson de Queirós

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sennamaral,

Obrigado, fico muito contente em saber que esse tutorial está servindo para muitos aprenderam a utilizar os Pics, e principalmente desmistificando que apenas Experts podem fazer projetos com eles !

Rodrigo,

Legal, eu sabia que você estava de olho heheheh, só esclarece prá gente se o projeto que você se refere nesse link é o pré digital.

Gladson,

Ok, já deu para entender o que voce quer fazer. De minha parte, sei que podemos fazer fácilmente o controle digital das entradas de áudio, e do controle de volume e equilíbrio, sem nenhum problema, com baixa distorção.

Mas quanto ao controle de tonalidade..... esse até hoje náo achei nenhum exemplo de circuito utilizando pots digitais, pelo que vejo deve existir algum fator limitante que eu náo saiba ainda qual é ....

Também sei que existem alguns CI's que sào utilizados em sistemas de som de alta fidelidade por alguns fabricantes renomados, como a Sony, que facilitariam muito a nossa vida, e eles são controlados por I2C . Mas náo sei se é fácil encontrar esses CIs aqui no Brasil.

Vamos dividir os problemas desse projeto completo :

1 - Power

Existem dezenas de circuitos, esse é só escolhermos um já testado e mandar bala.

2 - Pré - Amplificador com controle digital

Precisamos definir a INTERFACE entre o usuário e o pré, por exemplo, quantos botões ele vai ter, quantos Leds, o LCD como vai ser e o que ele vai mostrar, tipo de seleção de funçoes que vamos adotar, etc.

Turma, deem sugestões para isto ok ?

Ah, e o tal do controle digital de tonalidade, se alguém tiver algo para começarmos, por favor postem ok ?

3 - Lay-out de PCB e cuidados para separarmos o sinal analógico do Digital, ou teremos um montão de zumbidos e chiados...

4 - Circuito de controle digital

Qual PIC, sensores diversos ( por exemplo , temperatura do estágio de saída e acionamento de ventoinhas de proteção...) , etc...

Bom, quanto ao programa, só poderemos começar quando o projeto estiver mais adiantado.

Agora, vou dar a minha ideia... adoraria ter um display igual ao Quasar QRT-5500 ........ que é um analizador de espectro... já pensaram que lindo que ficaria isto ????

Eu tenho algumas rotinas em Basic que fazem DFT para obtermos a amplitude do sinal de áudio em pelo menos umas 10 frequências, mas acredito que precisaríamos usar a família 18F com uns 768 bytes de Ram e no clock máximo possível. Ah, e o software teria de ser obrigatóriamente no MikroBasic, pois temos cálculos de senos e cossenos......

Se alguém se habilitar para fazer isto, eu passo o que já conseguí de software, algoritmos, exemplos , etc.

Aqui vocês podem ter uma ideia de como ficaria o display :

YouTube - Cool Audio Spectrum Analyzer- Distinctive Excellence.mpg

Se pesquisarem no Youtube, verão que existem vários projetos que utilizam PICs, e AVR's de 16 bits fazendo isto.

Vamos lá, pessoal, sugestões e idéias ????

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Gostei da separaçao do projeto que você criou, mas vou tentar explicar novamente o que pretendo fazer:

Power: já tenho em mente alguns projetos (não há necessidade de nós preocuparmos nesse post).

Pré-amplificador: O projeto será o do site www.nabucoeletronica.com.br. Quanto ao controle de tonalidade, no meu caso nao é necessario, já não utilizo esse recurso. Ai vem os detalhes: quantidade de botões (04 para seleção dos sinais de entrada e 02 para vomule + e -, tudo isso Digital), o LCD deve mostrar o que ja falei anteriormente, o VU, hehehhe esse que você mostrou ai é coisa de louco, se alguem conseguir desenrolar isso pra mim eu terei um ataque do coração e nao conseguirei terminar o projeto. kkk :lol:

Então, com isso o projeto está bem encaminhado. A ajuda que peço é com relação a parte digital da coisa.

Abraços,

Gladson de Queirós

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal, estou com uma duvida :

Ainda não terminei toda a segunda parte, mas já escreví sobre displays LCD's, memórias flash I2C, RTC's , serial assíncrona, e falta muito pouco para acabar o que me propús .

Percebí que muita gente pediu sobre LCD's e I2C, e isto já está pronto.

Estive pensando em publicar mais esta parte, e só ficaria para o final o PWM, e outros exemplos de uso mais complexos.

Só que aí o tutorial completo seria composto de 3 partes em vez de 2 .

Outra coisa que vou fazer é colocar um arquivo com todas as listagens de programa, pois muitos me escreveram solicitando isso.

Gostaria de suas opiniões ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, estou com uma duvida :

Ainda não terminei toda a segunda parte, mas já escreví sobre displays LCD's, memórias flash I2C, RTC's , serial assíncrona, e falta muito pouco para acabar o que me propús .

Percebí que muita gente pediu sobre LCD's e I2C, e isto já está pronto.

Estive pensando em publicar mais esta parte, e só ficaria para o final o PWM, e outros exemplos de uso mais complexos.

Só que aí o tutorial completo seria composto de 3 partes em vez de 2 .

Outra coisa que vou fazer é colocar um arquivo com todas as listagens de programa, pois muitos me escreveram solicitando isso.

Gostaria de suas opiniões ok ?

Paulo

Caro Paulo...

Antes de mais nada os meus agradecimento por nos ter brindado com a primeira parte de seu tutorial. Essa segunda parte está sendo ansiosamente aguardada por muitos que assim como eu pretendem aprender a programar o PIC em basic e que enfrentam as dificuldades do assembler.

Antecipadamente grato...

Itamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok gente, vou colocar até amanhã à noite, vou pedir para o grande Bcptronzio atualizar o link.

Amigos Jorgeeletronico, Sennamaral e Itamar,

Obrigado pelos comentários, mas lembre-se de que eu preciso também de sugestões, idéias, pois quanto mais completo o tutorial, mais gente ele vai ajudar !

Para a parte 3 ficaram o PWM, Leds RGB, e potenciômetros digitais I2C, ok ?

Ah, Sennamaral, eu me lembro sim.... a simplicidade dos artigos era algo que se fosse publicada hoje seria vendida para crianças !

Mas a Editora Saber de vezem quando faz umas publicações desse tipo, vira e mexe eu encontro em bancas de jornais !

Mas sabe o que me deixa assim, meio saudoso também ?

Quando eu tive meu primeiro contato com eletrônica, meu pai me deu de presente um kit da Phillips chamado "Engenheiro Eletrônico" , que vinha com 3 transistores ( AF114, e dois AC126, todos de Germânio... ) , e com ele voce fazia 23 montagens diferentes, e tinha uma que era um rádio AM, que funcionava de verdade com um volume bom, eu ficava tentando entender como aquilo funcionava.....

Hoje, os kits que existem, são muito mais orientados à eletrônica Digital, e não dão a mesma satisfação de quando eu montava um intercomunicador, ou um alarme, um interruptor crepuscular, heheheh quando me lembro disso fico pensativo também , e com uma saudades dos meus 11 anos de idade...

Tem horas que eu acho que o progresso fêz as coisas simples perderem o encanto.

Um abraço a todos.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo, minha indrodução na eletronica foi com um kit da Phillips, o M350 um amplificador completo que depois de montado eu acoplei em um toca discos e escutava Beatles (Coisa de gente antiga, me desculpem a garotada do forum).

Bom, não sei se foge do escopo da apostila, mas um exemplo pratico de um voltimetro com basic seria bem interressante, pela base que ele representaria para outros projetos. O uso do WDT, que você não recomendou na primeira apostila, para o iniciante, me parece valido, depois que já tivermos alguma pratica.

Como disse o Itamar, fica um agradecimento antecipado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja que é pra falar de iniciação em eletrônica, meu primeiro contato foi com um toca discos da sharp, em que a fonte foi para o espaço, ali começava a nascer o conhecimento de diodo retificador kkkkk.

Bom quero reforçar minha sugestão de soluções por software, por exemplo um PWM , uso de LCD em PIC da familia 12F, implementar barramento I2C em pic familia 16f84, conversão A/D usando celula RC.

estou no aguardo do tutorial.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo e demais colegas do forum - se é pra falar de velharias: vamos lá - eu iniciei os meus "estudos" em eletrônica queimando um moderno (na época) retificador de selênio - e haja cheiro de ôvo podre hehehe, usei e muito, válvulas 5Y3, 12AV6, 6AQ5, etc... e fui usuario de uma maravilha da modernidade: o fantastico TK82 com 16K de memoria RAM, mas hoje são outros tempos, coisas que na época eram apenas ficção de algum diretor de cinema muito futurista, hoje fazem parte do nosso dia a dia.

Mas vamos as sugestões - práticamente tudo hoje em dia gira em volta da automação, então se houvesse a possibilidade de incluir algo no qual fosse possivel enviar comandos e receber alarmes à partir do PC usando RS232, acho que seria excelente.

Em tempo: na minha opinião um tutorial necessáriamente não tem que ser bonito e arrumadinho, e sim, ter conteúdo - pela primeira parte dá pra perceber que boa vontade para repartir conhecimento e conteúdo de alto nível não vai faltar.

Atenciosamente

Itamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos!

Não por menus elogiar o Sr. Paulo ainda é pouco; além de aguardar a 2a e 3a parte que com certeza serão de valia imensurável!

Respondendo a pergunta me refiro ao projeto que encontra-se no final do livro mas o pré também é bem vindo!

Uma dica para controle de volume, balance, grave e agudo seria o TDA1524 por exemplo, mas para aplicações de maior qualidade particularmente não recomendo. Sei que funciona bem pois tem até um projeto da revista saber eletronica e ainda em Basic.

Pena que não consigo ver pois não sou assinante! Para quem quiser ver... http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/770

Uma outra curiosidade minha seria de como variar a tensão de saída nas portas do PIC, pois teria uma infinidade de aplicações para tal função! Essa semana ainda ví uma aplicação com um PIC12f675 se não me engano onde o autor usou um receptor IR e fez um dimmer com controle remoto. o circuito coube em uma placa de menus de 4x4cm.

ps:

Paulo ví seu comentário a respeito dos controles de tom, não sei bem como funciona os pot's digitais mas não seria possível usa-los no lugar dos pot's convensionais? pois tem alguns com até 6 pot's em apenas um CI.

Forte abraço a todos!

excelente tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, legal mesmo, agradeço as sugestões, estou anotando todas elas e vou procurar aplicações com elas para colocar na terceira ( e ultima, espero ! ) parte do tutorial.

Caramba, gente, pelo que vejo tem gente mais velha do que eu aqui... válvulas, eu também cheguei a montar amplificadores de RF com as velhas 6KD6, mas retificador de selênio ...... essa ganhou !!!!!! Nunca ví um desses !

O M350 era um belo amplificador, eu montei um m310 se não me engano, era um kit da Ibrape .... 10 + 10 watts stereo , um baita som na época dos toca-discos tipo vitrolinha !

Rodrigo, a revista que tem o TDA 1524 eu tenho ela, vou escanear e te mando ela amanhã mesmo ok ?

Mas ele tem muito ruido para usar em hi-fi ou home teather.

Quanto aos pots digitais, é fácil usar eles como colume e equilíbrio, mas complica um pouco como controle de tom.

Mas acho que encontrei a solução, vou projetar um controle de tom tipo Baxandall, com um transistor BC549C, e polarizando direitinho acho que vai funcionar sim. Vou usar um pot duplo , 100K linear, padrão I2C, só estou com dificuldade de comprar esse ci, pois nem na Farnell eu encontrei ....

Se souberem onde tem isso me avisem por favor, assim eu faço o protótipo e se funcionar coloco no tutorial também ok ?

Para variar a tensão na saida do Pic, o melhor método é usar um conversor R-2R, ou , claro , usar um CI conversor D-A mesmo.

Eu coloquei aqui uma ideia de projeto :

http://forum.clubedohardware.com.br/programa-pic/713720

Um abraço a todos !

(ah .... Rodrigo, Sr. Paulo é fogo ein .... meu eu tenho 49 anos cronológicamente, mas mentalmente tenho 35, pára com isso ! hehehe )

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Paulo chamar de senhor na minha concepção não se dá pela idade mas sim pelo intelecto do mesmo, uma questão de respeito; e é claro tenho apenas 23 anos! meus irmãos tem menus idade e me dirijo a eles assim. Mas desculpe Sr. se o ofendi! hehehe

Mas não é por isso que vamos brigar né? iahuiHAHauih

Reparei no projeto do link que me passou, não foi daquela maneira, como se tratava de uma lampada encandecente eu acredito que o controle foi feito através de PWM. Pois usava um simples triac.

Ando totalmente sem tempo pra mexer no PSI mas ideias sempre tenho, até tenho bolado algumas coisas diferentes com base nas informações do tutorial e sites sugeridos, é bem fácil mas nada de grandioso!

Veja suas MP!

Abraços a todos.

Edit:

Achei o que procurava, bem interessante!

http://www.electronics-lab.com/projects/motor_light/044/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheh num esquenta não Felipe, é que não me sinto bem com esse tal de Sr. ..... ! hahahahaha

Meu, eu não tenho essa reverência toda não, não tenho frescura, nem sou diferente de ninguém aqui no Fórum, estou aqui para ajudar , como quase todos , não é ?

Ah, muito legal o projetinho que voce achou, me interessei, vou ver se consigo montar um aqui em casa e dar umas incrementadas nele....

Felipe, dá a dica, aonde compro esses pots digitais duplos ???? Me passa um lugar aqui em SP , ou um telefone, sei lá, !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tutorial.

Eu não conseguia ter disposição para trabalhar com PIC era muito massante mas, com esse tuto junto com o PSI e o basic ficou gostoso estou entusiasmado a medida que leio o tutorial fica difícel parar. Estou com problema no projeto 3 onde usa 2 displays 7 seg, está lenta a amostragem, não consigo ter os 2 display acessos ao mesmo tempo. Como eu posso resolver esse problema? Um forte abraço.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tche,

Obrigado mesmo, nessas horas que eu sinto que valeu o trabalho hehehe

Quanto à ver os dois displays ao mesmo tempo no simulador, não tem jeito, voce vai ver um de cada vez, e vai ter uma ideia do que acontece no processo.

Mas pode montar o circuito num protoboard, e vai ver funcionar direitinho !

Jorge,

Vale a mesma coisa que eu disse ao Tche, a simulação não é perfeita, e não vai fazer as atualizações em tempo real, que é necessária para termos o efeito desejado, que é o de parecer que ambos estão acesos ao mesmo tempo , ok ?

Gente, quando simulamos programas E hardwares, temos vários limites, e não temos como contornar.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Paulo,

Obrigado pelo pronto atendimento; retorno com objetivo de contribuir com informações pois como sou fussador de natureza, consegui resolver o meu problema selecionando a opção "keep last display" no "Painel 7-Seg led display". Este negócio tá virando cachaça de tão gostoso que ficou tua apostila, deixa o cara viciado já estou curioso pela próxima.

Forte abraço,

Enio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Enio, caramba, legal isso que voce descobriu !

Já vou acrescentar isso na primeira apostila, assim todos ficam sabendo isso.

Isso só mostra a todos que sempre podemos aprender algo novo, não é mesmo ?

Obrigado pelo seu comentário, Enio, só te lembro que a segunda apostila já está disponível, veja o próximo post logo abaixo do post que contém o link da primeira apostila, e ela vai te deixar mais animado ainda : Lcd´s , comunicação serial, I2C, e Relógios de tempo real ( RTC ) , voce vai se divertir com isso tudo junto !

Um abraço a todos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...