Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de um Data Warehouse histórico


Visitante: diegopaulin

Posts recomendados

Visitante: diegopaulin
 

Ola a todos!

Estou com uma dúvida quando a manter um histórico em um Data Warehouse. Atualmente venho mantendo o histórico "snap shots" através de uma dimensão chamada "Tempo_De_Processamento", onde guardo informações de quando foi feito a carga de dados, qual o Data Mart que sofreu a carga.

A Cada processo de carga de dados, crio um novo registro na dimensão Tempo_De_Processamento, que tem um id na tabela de fato.

O problema deste método está na redundância de dados na base, pois a cada carga, crio uma "foto" da situação atual do BD.

Gostaria de saber se existem outras técnicas para controlar os dados históricos de um Data Warehouse.

Agradeço desde já pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegopaulin
 

A grande dúvida que tenho é no momento da carga de dados. Digamos que meu Data Warehouse tenha sofrido o processo de carga com dados referentes a valores de venda de uma empresa no período de 05/2008 a 07/2008. No mês 10, farei novamente o processo de carga de dados, com objetivo de pegar os dados de 08/2008 a 09/2008. Neste segundo processo de carga de dados, eu devo incluir novamente os dados de 05/2008 a 07/2008?

Agradeço desde já pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegopaulin
 

Eu realmente achei estranho. Encontrei os algoritomos de carga de dados da empresa e precebi que estava fazendo isso. Fiquei na dúvida de mudar algo, então pesquisei em Inmon e Kimball porém os materiais que encotrei eram muito teóricos e pouco práticos no assunto carga de dados. Atualmente o sistema mantém uma dimensão "Tempo_Processamento", que é atualizada a cada carga.

Quando o cliente manipula as inoformações no OLAP ele é obrigado a usar esta dimensão para trazer os dados.

Você poderia me dar um exemplo de como usar a tabela histórico que você me sugeriu usando OLAP?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...