Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como gerar um pulso ao detectar esta onda?


GustavoLima

Posts recomendados

Pessoal...

estou desenvolvendo um projeto e fiquei boa parte do dia preso em um problema que acredito ser bem simples... Vejam se podem me ajudar. (Observem a figura anexa...)

Em um ponto do meu circuito tenho o sinal indicado na imagem (sua amplitude pode variar de 0 a 1,4V)

Preciso que este sinal, quando detectado gere um único pulso de largura definida e de amplitude 5 volts (pode ser um pulso de 0V p/ 5V ou de 5V p/ 0V, tanto faz...)...

Atenciosamente

Gustavo Lima

Só para completar.... pensei em usar um circuito multivibrador monoestável, porém neste caso o sinal que quero detectar deveria ter uma variação de 5V para 0V certo (o que não é o caso).

post-297497-13884952255644_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ... acho que dá para fazer, com um amplificador operacional rápido atuando como comparador de tensão, e a saída dele acionaria um monoestável, com tempo de uns 50 microsegundos.

Adicionaria um segundo circuito idêntico, mas que só entrasse em acão caso já existisse o sinal do primeiro monoestável, para que detectasse o SEGUNDO pulso do seu sinal ..... é um tipo de E lógico, para garantir que estamos detectando dois pulsos dentro de 50 microsegundos, e melhorar a imunidade a ruídos.

A saída deste segundo monoestável é que iria gerar o pulso que voce quer.

Por exemplo, se voce fixar o comparador de tensão em 4 volts, atuando quando a tensão cai ABAIXO desse valor, deve bastar para voce detetar os pulsos ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...