Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Phoenyx

Raid & Serial Ata

Posts recomendados

Phoenix, tenho um HD Seagate 80Gb. com um placa mãe P4s800d-x, mas eu fiz todos os processos como manda o figurino, mas quando chega na ora de aparecer o para aparcecer o contratro não aparecce, diz que não tem unidade fixa presente. Ouq pode ser, alguem pode me dar um ajudar!?

Agradeço desde já!! <_<

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoas!

Aconteceu comigo o inverso do tema desse tópico. :blink:

Minha irmã comprou um Pc que veio montado, porém sem nada instalado.

Configuração: MB asus P4P800x-d , P43.2, 1 giga mem, seagate 120 giga SATA e etc.

Fui instatar o WIN XP esperando NÃO conseguir. :rolleyes:

Para minha surpresa instalei NORMALMENTE. :palmas:

A primeira hipótese foi: minha irmã foi enganada.

Pra minha surpresa após abrir a máquina confirmei que estava ligada com o cabo SATA.

E AGORA ????

O quê está errado??????

Como funcionou?????

Por favor, me dêem uma explicação!!!!! Passei um "carão" quando abri o PC e estava ligado com o cabo SATA. :zoio:

Desde já agradeço.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Phoenix,

Tenho uma pla p4c800 delux e sempre que tento instalar o driver

raid sata que esta no cd que vem junto com placa ocorre um erro codigo 10

O meu pc não tem disquete pois eu eliminei esse tipo de midia(pois não uso e não sei porque não instala).

Como instalo a controladora ja que não possuo disquete?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CCS1201@26 de abril de 2005, 22:27

Você só vai precissar instalar o driver que vem no disquete durante a instalação se for usar em RAID par usar apenas um HD não e necessario o carregamento do driver durante o inicio da instalção, isto na placas-mãe mais novas, nas antigas com controladoras PCI com as NF2 Ultra é precisso carregar o driver.

O que ocorre é que as novas a BIOS Faz com que o SO reconheça o HD como IDE.

[ ]'s

A minha placa é uma Asus P4S800-D e só estou querendo instalar um HD SATA 250G Seagate. Então não preciso deste drives RAID?

Como faço para instalar o XP neste HD, pois não consigo que ele seja ao menos reconhecido na BIOS. A opção Onchip SATA Controller está ENABLED.

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por xso@27 de julho de 2005, 10:59

Phoenix,

Tenho uma pla p4c800 delux e sempre que tento instalar o driver

raid sata que esta no cd que vem junto com placa ocorre um erro codigo 10

O meu pc não tem disquete pois eu eliminei esse tipo de midia(pois não uso e não sei  porque não instala).

Como instalo a controladora ja que não possuo disquete?

Não tem como instalar os drives sem unidade de disquet

você vai ter que comprar um drive para poder instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalo pra quem instlar apenas um HD sata sem raid, deixe as configurações de RAID na bios em disable e os chips ou suporta a SATA em enable, o HD sera reconchecisdo pelo win como IDE PATA, não sera necessario o disquete com driver para a instalação.

Leiam o manual dos seus produtos, peguem os drivers atualizados na pagina do fabricante da controladora SATA ou do chipset.

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, galera...estou com um probleminha.....to tentando instalar RAID 0 em uma SOYO Dragon KT600....com dois HDS IDE de 80Gb 1 master e outro slave na mesma IDE (ainda não testei outras configuração de jumper e IDE).....tenho o disquete com os drivers....quando inicio a instalação do XP aperto F6 e seleciono os driver....até ai tudo normal......depois que aceito os termos de contrato na hora de fazer partição e escolher onde instalar aparece os dois como drive c: e d: mas ambos como disco 0.....bom ai ele incia a copia pro c: no caso e depois quando termina ele reinicia e da erro de sistema operacional e não inicia....

Onde estou errando....

Obrigado Galera.... :bored:

Compartilhar este post

Link para o post

ola a todos gostaria da ajuda dos senhores: tenho um computador com a placa mãe Intel D865PERL, controller hub 82801EB(ICH5), HD SATA Maxtor 6Y160M0. Sistema Operacional Windows XP Professional SP2, Acontece que quando abro o Propriedades do sistema/hardware/gerenciador de dispositivos, aparece um controlador ATA/ATAPI IDE, ultra ata storage 82801 e quando analiso a unidade de disco no mesmo Gerenciador de dispositivo ele identifica como IDE\DISKMAXTOR_6Y160M0. Pergunto como faço para instalar uma controladora hub 82801EB que identifique o meu HD como sata e faça ele trabalhar neste modo :muro:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, vi no topico uma duvida parecida com a minha, porém não vi nenhuma resposta que pudesse me ajudar, então aqui vai minha duvida.

tenho uma A8N-SLI Deluxe (nForce 4) e um seagate 7200.7 120Gb SATA.

Antes de instalar o XP, carreguei o driver p/ o disquete usando o prg que veio no cd da pl.Mãe. O XP carregou o driver, recoheceu o hd, particionei ele formatei em ntfs, ele copiou os arquivos mas quando deu o boot p/ continuar a instalação, ele deu erro, não carregou o boot.

Alguem poderia me dar uma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei uma placa-mãe DFI Lanparty UT NF4-D e um HD SATA Seagate de 120GB só que está dando problemas na instalação do windows XP. É fornecido o disquete com os drivers da controladora (disquete esse que acompanha a placa-mãe), as vezes, o windows não consegue ler de primeira, mas eventualmente acaba copiando os arquivos, quando a instalação do windows prossegue, simplesmente trava em pontos diferentes do processo (às vezes dá mensagem de erro, mas nem sempre). Alguém sabe se isso pode ser algum problema com o driver ou pode ser algo mais sério? Já forma testados vários CDs do windows, o que descarta problemas na mídia. Não foi possível ainda testar com a versão mais recente do driver tirada da Internet porque é um amigo que está montando a máquina para mim e ele está sem acesso a Internet no momento e não tive ainda como enviar o driver.

Correção: já foi testado com novo driver tirado tando do site do fabricante da placa-mãe quanto o da controladora

Compartilhar este post

Link para o post

Vou relatar o meu sucesso aqui. Talvez isso possa ajudar alguém. Minha placa-mãe é Gigabyte GA-K8NXP-SLI (chipset nForce 4). Da primeira vez que fui instalar o Windows XP (eu só tinha 1 HD SATA na época), nem precisei de disquete com os drivers. Eu entrei no instalador, ele reconheceu o HD e acabou a primeira etapa da instalação reiniciando. Quando reiniciou, ele não bootava pelo hd. Para resolver isso, eu entrei no RAID Bios do nForce4 e criei um Array de RAID Stripe e coloquei como boot. Fazendo isso, ele reconheceu e bootou pelo HD, seguindo a instalação normalmente.

Da segunda vez, eu formatei o pc pra fazer RAID 0 em 2 HDs SATA. Entrei primeiro na RAID Bios e criei o Array de Stripe usando os 2 HDs. Nesse caso, eu precisei apertar F6 na instalação do XP e usar o disquete com os drivers de RAID. Se eu não fizesse isso, ele reconhecia o HD, mas não reconhecia o RAID, ou seja, ele reconhecia 2 HDs separados. Usando o disquete com os drivers, ele reconheceu o RAID e instalou normalmente. Na bios, deixei tanto o SATA quanto o RAID habilitados em ambos os casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu problema é este:

Estou utilizando um servidor Power Edge da Dell que possui dois hds 80gb cada e uma placa controladora cerc sata, a intenção é que haja Raid 1. Instalei o Conectiva Linux 10 normalmente e estou trabalhando com ele....havia ouvido falar que o Raid é automático........

Mas lendo este tópico me bateu a dúvida se realmente o raid está sendo feito e entrei no Setup da Controladora. Lá diz que não há array criado......quando vou criar um ele diz que na porta sata 0 e na porta sata 1 não há nenhum dispositivo...

Isso significa que a placa não detectou hd algum?

Num dos cds que vieram com o servidor, há alguns utilitários, e achei um arquivo com o nome de cerc sata, porém é um arquivo executavel........

alguem sabe o que devo fazer??

grata!

:cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Os HDs não estão sendo detectados nas portas sata 0/1, pois pro sistema eles estão na porta da controladora raid (se houver um array já criado).

Pra saber se está espelhado, tenta olhar a quantidade total do hd... Tem que ser 80gb, não 160gb.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não indica array criado, no setup da controladora......

ao dar o comando dmesg | grep hd veio o seguinte:

ide0: BM-DMA at 0xfc00-0xfc07, BIOS setting: hda DMA, hdb: pio

hda: GCR-8483B, ATAPI CD/DVD-ROM drive

SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB)

SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB)

hda: ATAPI 48X CD-ROM drive, 128 KB cache, UDMA(33)

E agora...? :(

Compartilhar este post

Link para o post

O teu linux ta reconhecendo como discos SCSI que é normal.

A bios não ta reconhecendo teus discos.... Tenta talvez atualizar a bios (se tiver uma nova versão do firmware da controladora raid entre os upgrades claro). E verifica se tua controladora não é so ATA.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém não sabe uma solução para o problema que postei algumas mensagens acima nesse tópico? Já tô a quase uma semana tentando instalar o windows na minha máquina sem que dê certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma placa ASUS A7V600-X, estou tentando instalar o win2003 em um HD SATA SAMSUNG 120G, já criei o disquete com os drivers, mas na hora da instalação quando aperto F6 ele passa direto e não reconhece o HD, depois de um certo tempo pede o disquete, mas não mostra nada, não reconhece, o que pode ser?

Marco Aurelio

Compartilhar este post

Link para o post

gente... ajuda para um pobre coitado desesperado

tipo, to com uma mb dfi lanparty ultra-d e to tentando instalar dois seagate 80gb sata em raid0 striping

tipo

configurei a parada la no comeco criando o array com os dois hds tranquilo

boto o cd do win e aperto f6

boto o disquete que veio junto com a mb e seleciono os drives q deve carregar

em seguida ele comeca a instalacao, e inclusive ve um hd só, o que imagino seja um bom sinal já q é essa a ideia. Particiono, ele formata a particao tranquilamente, e quando comeca a copiar os arquivos do windows, la pelas tantas reclama q não encontrou alguns arquivos, como nvidiaraid.sys dentre outros (todos relacionados com raid). Fala pra eu conferir se o cd ta no drive ou ignorar o arquivo. Como ele não lia, ignorei, e quando ele da o primeiro boot da instalacao da uma mensagem de erro tela azul dizendo q o windows foi interrompido porque não quer detonar meu pc porque deu algum pau no hd. já fui no disquete e os benditos arquivos estão la. Já tentei baixar os drivers nos fabricante, e não obtive sucesso... Alguem sabe o que pode ta acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post

comprei a placa asus k8n

como vou saber qual drive é da minha placa?

não consegui achar o fabricante... é asus mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, como faço RAID na minha placa Asus P4S800D-X que, segundo o manual, ela tem 2x serial ATA (SATA) com funçoes RAID 0,1.

Desculpe a ignorância, mas da pra usar 2 hds identicos SATA em RAID nessa placa P4S800D-X? Sem precisar de placa específica pra RAID? :unsure:

Sei que minha HD não e SATA, mas pretendo trocá-la por duas SATA Sangsung 160Gb cada, 8MB de buffer. Aproveitando a deixa, a memoria Buffer também vai dobrar??? Vai ficar com 16Mb ??? :unsure:

Obrigado amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor não repita mais a mesma pegunta em dois topicos diferentes.

Desculpe a ignorância, mas da pra usar 2 hds identicos SATA em RAID nessa placa P4S800D-X? Sem precisar de placa específica pra RAID?

Se tem raid onboard não precisa de placa separada.

Sei que minha HD não e SATA, mas pretendo trocá-la por duas SATA Sangsung 160Gb cada, 8MB de buffer. Aproveitando a deixa, a memoria Buffer também vai dobrar??? Vai ficar com 16Mb ???

Sim você ficara 'teoricamente' com 16mb de buffer se usar raid 0 (stripe) se for usar raid 1 (espelhamento) ai continuar 8mb mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe, sou novo aqui.

Mas como faço pra descobrir se tem onbord ou não?

no site da asus não achei nada

so essa "funçao".

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
desculpe, sou novo aqui.

Mas como faço pra descobrir se tem onbord ou não?

no site da asus não achei nada

so essa "funçao".

obrigado

já respondido a você neste outro topico

Compartilhar este post

Link para o post

Já respondido erradamente, acredito eu....... :(

Compartilhar este post

Link para o post

Tô com uma dúvida agora,

vou comprar mais um HD SATA p mim, e vou colocá-lo em Raid 0 com meu outro, mas o meu outro é bem particionado (iusahiusaiu) 5 partições iuashiu, mas eu preciso ;-/ , ai tipo, será q funciona beleza mesmo assim? é esse HD meu da assinatura mais um de 200GB,e outra...os drivers instalam sem ser durante a instalação do SO não?! Ou eu tenho q formatar e instalar o Windows de novo com os drivers da controladora?

valeu!!! T+ =]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!